RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 19873 registros para a palavra: petrolina

Mutirão Petrolina Saudável acontece neste domingo

Acontece neste domingo (22) a 11ª edição do Mutirão Petrolina Saudável, realizado pela prefeitura municipal de Petrolina por meio da articulação entre as secretarias e de parcerias. As atividades serão realizadas na Escola Municipal Monteiro Lobato, localizada no distrito de Izacolândia, no interior da cidade, no período das 9h às 13h.

Serão oferecidos para a comunidade e regiões adjacentes atendimentos médicos, como ginecologistas, clínicos gerais, cardiologista e ortopedistas, emissão de documentos, realização de testes, exames oftalmológicos, oficinas educativas, assistência jurídica, apresentações culturais, palestras educativas, orientação psicológica e social, aplicação de vacinas, entre outros.
  ..

Estudantes participam de mobilização contra a dengue em Petrolina

Orientações sobre formas de prevenir e combater o mosquito transmissor da dengue levaram agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, enfermeiros e estudantes de uma escola municipal a participar de uma mobilização educativa, realizada nesta sexta-feira (20) no bairro são Jorge. As ações de promoção à saúde e prevenção de doenças fazem parte das atividades da AME Leonor Elisa, localizada no Dom Avelar, mas que atende também ao Vila Rotary, Padre Cícero, Terras do Sul, São Joaquim e São Jorge.

As atividades foram idealizadas com o objetivo de enfatizar dicas de prevenção contra o Aedes Aegypti, identificando os locais que podem servir de depósito para proliferação do mosquito, esclarecendo também sobre formas de contágio, sintomas da doença e atitudes que devem ser tomadas em caso de suspeita de dengue. As equipes que percorreram todo o bairro visitando as residências, eram formadas por agentes de saúde, de endemias, enfermeiros, estudantes de medicina e enfermagem da Univasf e UPE e por alunos da Escola Municipal Luiz Rodrigues Araújo, que se tornaram agentes mirins...

Petrolina se destaca na geração de empregos

De acordo com os dados divulgados esta semana pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, das 50 cidades que mais geraram empregos no mês de julho, Petrolina ocupa a 12ª colocação com 2086 contratações. Excluindo as capitais, o município fica atrás apenas de Campinas-SP. 

O governo federal divulgou os dados gerais e mostrou que foram criados 181.796 postos de trabalho com carteira assinada no mês. O balanço mostrou desaceleração na comparação com o resultado dos meses anteriores, já que entre janeiro e maio deste ano a geração de emprego registrou recordes seguidos. Considerando o acumulado dos sete primeiros meses do ano, no entanto, o saldo ainda é o mais alto da história.

Excluindo as capitais, os principais destaques do mês foram Campinas (SP), Petrolina (PE), Osasco (SP), Matão (SP) e Jundiaí (SP). O Caged só considera os dados das cidades com mais de 30 mil habitantes...

FACAPE participa do Projeto Primeiro Emprego da Prefeitura de Petrolina

Dentro do modelo de Instituição de Ensino Superior que modifica e influencia a comunidade à qual está inserida, a AEVSF/FACAPE vai realizar voluntariamente o processo seletivo do projeto ‘Primeiro Emprego’, da Prefeitura Municipal de Petrolina, através Secretaria de Administração. O projeto, subsidiado pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal, tem o objetivo de promover a inserção de jovens no mercado de trabalho.

A equipe que coordena o projeto se reuniu na ultima quarta-feira, dia 18, com o presidente da Autarquia, Prof. Rinaldo Remígio Mendes e o presidente da Comissão de Concursos e Vestibular da FACAPE, Prof. Pedro Norberto, além da equipe do Núcleo de tecnologia da Informação da Faculdade (NTI), o Prof. Jocélio Passos e o Programador Amilton Santos...

Inscritos no "Minha Casa, Minha Vida" devem atualizar dados em Petrolina

Algumas famílias que se cadastraram no programa Minha Casa, Minha Vida e mudaram de endereço ou moram de aluguel, precisam atualizar suas informações na diretoria de habitação da secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, localizada na antiga secretaria de obras, avenida da integração, s/n. As informações são do diretor de habitação, Edinaldo Lima. 

Para atualizar o cadastro, os interessados que mudaram de endereço devem levar a xérox e o original do comprovante de residência e recibo de pagamento de aluguel, se reside numa casa alugada. O horário de funcionamento da secretaria de planejamento é de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 13h.   

De acordo com Edinaldo Lima, os cadastrados que moram de aluguel ou mudaram endereço devem realizar o procedimento o mais rápido possível, posteriormente uma equipe da prefeitura vai iniciar nos próximos dias visitas para averiguar os dados fornecidos. “As visitas têm o objetivos de localizar os moradores e constatar as informações. Pois são as famílias que moram em situação de risco ou em área degradada que terão prioridade na seleção”, afirma o diretor de habitação, Edinaldo Lima...

Armando Monteiro fala para Petrolina

 

Foi ao ar nesta sexta-feira (20) a inserção comercial do candidato ao Senado pela Frente Popular de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB), específica para Petrolina. A peça, com duração de 30 segundos, mostra a ação de Armando na área da qualificação profissional na Região. Petrolina contou com o maior investimento do SENAI para o setor do agronegócios do Brasil e hoje possui um grande complexo de formação profissional. Apenas em 2009, 3,5 pessoas se matricularam nos cursos do SENAI da unidade. 

A inserção mostra um depoimento do presidente Lula afirmando que o SENAI de Petrolina equivale a uma universidade. Armando aproveita o VT para reforçar que no Senado pretende trabalhar para trazer mais investimentos ao Estado e garantir mais trabalho para os pernambucanos. ..

OAB REALIZA DEBATES COM OS CANDIDATOS DE PETROLINA

A OAB – Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Petrolina inicia nesta sexta-feira (20), uma série de debates com os candidatos no pleito deste ano. O convidado que abre a série é o ex-deputado federal Osvaldo Coelho que tenta retornar à Câmara Federal. O evento começa às 20 horas, no auditório da OAB na vizinha cidade.

A informação é do vice-presidente da Ordem Dácio Martins que convida a população a participar desse processo de vital importância para consolidar a democracia no País...

Sesc Petrolina recebe exposição sobre evolução pré-histórica do homem

O Sesc Petrolina recebe a mostra itinerante de ciência Valise Rastros Evolutivos, que foi desenvolvida pelo Museu de História Natural, pelo Atelier Dexet Auger e pelo Centro Franco Brasileiro de Documentação Técnica e Científica. O tema é a evolução do homem na pré-história, e ela fica em cartaz até o dia 3 de setembro, com o seguinte horário de visitação: 8h às 18h. A entrada custa 1 quilo de alimento não perecível. 

O acervo conta com mapas, ilustrações, jogos e utensílios típicos. Eles são montados em gavetas que reproduzem diferentes etapas do processo evolutivo. Há também bonecos em tamanho natural que reproduzem hominídeos que antecederam a atual espécie, como Australopithecus, o Homo habilis e o Homo erectus...

População participa de reunião no bairro Mandacaru em Petrolina

Entre amigos, aliados políticos e eleitores, o deputado federal Fernando Filho do PSB participou, na noite de ontem (18), de uma reunião no bairro Mandacaru, em Petrolina. Durante seu pronunciamento Fernando Filho falou dos  empreendimentos que viabilizou para a região, enquanto deputado e do trabalho que pretende realizar, se for eleito. Estiveram presentes, o deputado Ciro Coelho, o vereador Ibamar Fernandes, além do líder político, Dr. Moisés.

...

Prefeito Julio Lóssio diz que saúde pública em Petrolina precisa se consolidar

Foi assinado ontem (18), no Hospital Dom Malan, um convênio para obras de recuperação e manutenção do Hospital Dom Malan no Valor de R$ 529 mil. Os recursos são do governo do estado. O Presidente do IMIP, José Antonio Carlos Figueira, falou sobre a inauguração da Casa de Apoio, para abrigar as mães de crianças internadas na unidade que leva o nome da Irmã Dourado, criadora e gestora da entidade Petrape e sobre o papel do Dom Malan como hospital de referência por seu papel social. A irmã Dourado teve vários filhos, mesmo não sendo biológicos. As mães precisam acompanhar os seus filhos, não queremos separá-los nesses momentos. Agora terão essa casa de apoio para acompanhá-los. Digo sempre que o ser humano só se realiza plenamente quando se integra no meio social onde vive”, disse.

O presidente do PETRAPE, José Vieira, relembrou o trabalho da Irmã Dourado durante mais de 30 anos na entidade. “Ela dizia – eu quero as crianças que ninguém quer” afirmou. O Secretário estadual de Saúde, Frederico da Costa Amâncio, falou da experiência da Casa de Apoio no hospital Barão de Lucena no Recife que está se repetindo em Petrolina com o Dom Malan. “O Dom Malan é a principal referência materno-infantil pública na cidade. A casa de apoio dará mais assistência às mães das crianças que ficarão próximas dos seus filhos. Temos que trabalhar unidos para que possamos trazer melhorias para a assistência dessa região”, disse.

Na solenidade de inauguração da Casa de Apoio do Hospital Dom Malan nesta quarta feira (18), o prefeito de Petrolina Julio Lóssio ressaltou que ao assumir o governo em 2009, o município vivia uma situação de muita dificuldade com um déficit de R$ 3 milhões, o que exigia ações pontuais para melhorar a assistência. “Ainda não está tudo feito, mas vivemos uma situação mais calma". Lóssio falou do hospital Dom Malan como uma unidade de saúde de referência. O gestor também falou sobre as necessidades dos municípios brasileiros, no que tange à saúde e das ações do governo de melhorar o atendimento como o projeto Nova Semente nas comunidades que pretende ser um suporte educativo, mas também de saúde. Julio Lóssio informou que o PETRAPE, é uma das beneficiárias do programa. ..

Lula assiste primeiro guia eleitoral na casa de Fernando Bezerra Coelho em Petrolina

Na noite da última terça-feira(17), o presidente Lula esteve na casa do secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, para assistir ao primeiro guia eleitoral. Estavam em sua companhia o governador Eduardo Campos, os candidatos a senador Humberto Costa e Armando Monteiro Neto, o deputado federal Fernando Filho (PSB) e o secretário Ranilson Ramos (Agricultura). ..

Petrolina: Final de semana de futebol nos Jogos da Integração

Neste sábado (21) três partidas iniciam a primeira fase dos Jogos da Integração na modalidade Futebol de Campo. As partidas acontecerão simultaneamente às 15h nas seguintes localidades: N-10, N-4 e Boa Vista. Pela chave “A” jogam N-10 x N–8, na chave “B” disputam N-4 x C-2 e pela chave “C” a partida é entre a equipe da Emparedade e Rajada.

Já no domingo (22) serão realizadas partidas na sede e no interior do município. As disputas acontecem na Ilha do Massangano, Campo do Espacial, bairro João de Deus e na comunidade de Caatinguinha. Confira a programação completa das partidas do final de semana na primeira fase dos Jogos da Integração.                       ..

Presidente Lula visita canteiro industrial da Transnordestina, inaugura escola em Salgueiro e novas edificações da Univasf em Petrolina.

Nesta terça-feira (17/8), o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva visitou em Salgueiro (PE) o canteiro industrial da ferrovia Transnordestina, que contará com uma fábrica de dormentes de concreto, um estaleiro de solda de trilhos e uma usina de britagem. No início da tarde, foi assinada em Missão Velha (CE) a ordem de início da construção do trecho Missão Velha-Aurora (lote 1) da Transnordestina, com transmissão simultânea do evento para o município de Salgueiro. Com 50 quilômetros, o trecho terá investimento de R$ 163 milhões e empregará 1,2 mil trabalhadores. 

Ainda em Salgueiro, o presidente dirigiu a cerimônia de inauguração do Campus integrante  do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano (IF Sertão –PE). Com 4.120 m2 de área construída, o campus conta com estrutura física de oito salas de aula, laboratórios, auditório, sala para videoconferência, biblioteca e sala multimídia...

Petrolina: Aberto oficialmente o Programa “Juventude e Cidadania”

No último sábado (14) foi aberta oficialmente à nova turma do Programa Juventude e Cidadania. A Escola que já funciona nos finais de semana, tem como objetivo qualificar jovens no que diz respeito ao crescimento pessoal e profissional. Estavam presentes na solenidade, o prefeito Julio Lóssio, a secretária da Sedest, Tereza Virginia, o diretor do Senai, Flávio Guimarães e o diretor da juventude, Robson Rocha, além dos 306 jovens que participam da capacitação.

A Secretária Tereza Virginia em seu discurso afirmou que a meta do Programa Juventude e Cidadania é investir na capacitação dos jovens petrolinenes para o mercado de trabalho. O que, segundo a mesma, tem sido possível desde o ano passado, através dos cursos ministrados no Senai. Durante a solenidade Lóssio ressaltou a importância da qualificação profissional. “As oportunidades só surgem para aqueles que se qualificam, por isso essa gestão tem se dedicado em promover ações neste âmbito”, assegurou. ..

Presidente Lula inaugura escola técnica em Salgueiro e novas instalações da Univasf em Petrolina

 

Nesta terça-feira (17/08), às 15h20, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa da cerimônia de inauguração do Campus Salgueiro, integrante  do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano (IF Sertão –PE), em Salgueiro (PE). Com 4.120 m2 de área construída, o campus Salgueiro conta com estrutura física de oito salas de aula, laboratórios, auditório, sala para videoconferência, biblioteca e sala multimídia.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), foram investidos cerca de R$ 2,9 milhões no campus Salgueiro que, este ano, atenderá 190 alunos matriculados nos cursos técnicos de Edificações, Agropecuária e Informática. A previsão para 2011 é oferecer outros três cursos: Curso Superior de Gestão da Tecnologia da Informação, Curso Superior de Tecnologia de Alimentos e Licenciatura em Física. O campus de Salgueiro faz parte do plano de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica, que prevê o aumento do número de escolas técnicas existentes no país.  ..

Petrolina: Serviços serão oferecidos no Dia do Campo Limpo

A Secretaria de Saúde de Petrolina participará do Dia Nacional do Campo Limpo, que acontece nos dias 18 e 19 de agosto. A iniciativa é promovida pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), em parceria com a Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf) e conta com o apoio da SMS, que irá levar serviços para o evento.

O Dia Nacional do Campo Limpo é realizado para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente, além de convidar a população para participar de atividades que contribuam com a natureza. Este ano as ações de Portas Abertas acontecerão em dois momentos. No dia 18 ficará aberto para escolas da Zona Rural, onde será demonstrado aos filhos de produtores, a importância da preservação do campo. Já no dia 19 o evento é direcionado para produtores. Será feita a apresentação dos resultados positivos do programa de devolução de embalagens vazias.

Ainda como parte da programação, a Secretaria Municipal de Saúde estará realizando serviços como aferição de pressão e glicemia - buscando o diagnóstico precoce da hipertensão e diabetes -, orientação sobre hábitos saudáveis com nutricionistas do NASF, palestra com a equipe do COAS, sobre prevenção de DST e distribuição de preservativos. Também haverá atividades como escovação supervisionada e palestra sobre saúde bucal, com distribuição de kits de escovação e realização do teste de audiometria. ..

BLOCO UNIVERSITARIO AULA VAGA CHEGA A PETROLINA NO DIA 7 DE SETEMBRO

 

Depois do grande sucesso no carnaval 2010 de Juazeiro, o bloco “Aula Vaga” chega a Petrolina no dia 7 de setembro, mais precisamente, no bairro Areia Branca. O bloco que é formado por grupos de estudantes da UNEB, FACAPE, FFPP e UNIVASF, promete bastante animação. As camisas, a preço de custo, estão sendo vendidas por apenas 10 reais e o bloco vai ser puxado por um paredão de som tocando todos os ritmos. Este é o principal atrativo para os estudantes, fortalecendo a cultura local e a classe estudantil.  Contatos 74 8813-3638. ..

Grande caminhada de Fernando Filho levou uma multidão ao Centro de Petrolina.

A caminhada de Fernando Filho (PSB) levou uma multidão as ruas de Petrolina, na manhã de ontem (15). Com muita alegria Fernando Filho acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra e dos candidatos a deputado Estadual, Adalberto Cavalcanti e Ciro Coelho, percorreu as principais avenidas do centro da cidade cumprimentando a população
que o recebeu com apoio e carinho.

O evento foi encerrado em frente ao Mercado do Turista, onde os candidatos discursaram para o público presente. ..

Petrolina: Inscrições abertas para o II Intercâmbio Interdisciplinar

Até o próximo dia 20 de agosto a Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Educação, está realizando as inscrições para o II Intercâmbio Interdisciplinar. Poderão participar professores da rede municipal das modalidades: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação para Jovens e Adultos – EJA, que apresentem até dois projetos de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.

De acordo com a coordenadora do evento, Maria Aparecida Freire de Souza, o evento tem como objetivo promover a socialização dos projetos desenvolvidos no contexto escolar. O II Intercâmbio Interdisciplinar colabora para a inserção da arte e da pesquisa no contexto educacional do município. Para a coordenadora “a promoção de eventos deste gênero incentiva os professores da rede municipal a desenvolverem mais projetos pedagógicos, que possam vir a despertar no aluno o interesse pela pesquisa e pela arte”, concluiu.

A seleção dos projetos será realizada em duas etapas: na primeira, os professores defenderão as suas experiências pedagógicas numa apresentação oral a uma banca examinadora. Os dez melhores projetos irão passar para a segunda fase, na qual serão apresentados publicamente pelos seus respectivos autores, que receberão um bônus no valor de R$ 1 mil. Além disso, os autores vencedores terão os seus trabalhos publicados na 2ª edição da Revista Contexto, produzida pela Secretaria Municipal de Educação. ..

Gonzaga Patriota lança candidatura com grande carreata em Petrolina

 

Rodeada de muitos amigos, a carreata de lançamento da candidatura de Gonzaga Patriota (PSB) reuniu cerca de 1040 veículos entre motos e carros durante a tarde deste sábado em Petrolina. Saindo do bairro Cohab VI, passando pelo João de Deus, Av. dos Topeiros, Av. Sete de Setembro, Bairro José e Maria, Vila Eduardo, Av. Monsenhor Ângelo Sampaio e encerrando no bairro Areia Branca...