RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 2534 registros para a palavra: pernambuco

Deputada Isabel Cristina aprova inclusão de manifestações culturais do Sertão no calendário de eventos de Pernambuco‏

Com o objetivo de ter maior apoio do Poder Público para eventos socioeconômicos e culturais do sertão de Pernambuco, a deputada estadual Isabel Cristina de Oliveira (PT) aprovou, na ALEPE, projetos de lei que incluem, no Calendário de Eventos de Pernambuco, a Romaria de Santa Cruz (a Festa do Romeiro do Município), a Festa de Tomate de Açude do Saco (distrito de Lagoa Grande), o Concurso de Quadrilhas Juninas de Nova Descoberta (distrito de Petrolina) e a  EXPOCAROÁ - Exposição de Caprinos e Ovinos de Caroá (distrito de Petrolina).

Nas suas justificativas, Isabel Cristina enfatizou que estes eventos são de fundamental importância para a integração das comunidades, uma vez que eles promovem o lazer, a cultura, o turismo e a geração de emprego e renda, movimentando suas localidades economicamente, além de valorizar a rica tradição do povo sertanejo. Com a inclusão, pode-se, ainda, garantir o desenvolvimento sustentável dessas atividades.

..

Adutora do Pajeú beneficiará municípios de Pernambuco

Nesta segunda-feira (02/09), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, inauguram, às 11h30, o trecho Serra Talhada e Calumbi da Adutora do Pajeú. Com investimento total de R$ 547 milhões, as obras da Adutora Pajeú são executadas pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS), entidade vinculada ao Ministério da Integração Nacional.

Os primeiros trechos entregues evitaram o colapso de água na zona urbana e já beneficiam cerca de 90 mil famílias na região. Depois da conclusão da segunda etapa, os 598 quilômetros de extensão vão captar água do Rio São Francisco e do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco atendendo, com água de qualidade, 400 mil pessoas em 21 municípios de Pernambuco e oito da Paraíba...

Deputado Gonzaga Patriota cumpre extensa agenda no sertão de Pernambuco

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), cumpriu uma extensa agenda nesta sexta-feira (30). O parlamentar visitou os municípios de Santa Maria da Boa Vista, Belém do São Francisco, Serra Talhada e Lagoa Grande. Em Santa Maria da Boa Vista, o deputado participou de uma reunião do IF-Sertão com a prefeita Eliane Costa, onde discutiram o início da construção da sede desse importante Instituto no município. Gonzaga Patriota aproveitou para se colocar à disposição da prefeita e anunciou recursos, a exemplo de R$ 1 milhão destinado à adutora de Redenção.

Em Belém do São Francisco, Gonzaga Patriota participou de uma audiência publica promovida pelos trabalhadores dos assentamentos Chico Mendes, Marcelino, Barra e Renascer. O encontro aconteceu no auditório da FACESF (Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco) e contou com a presença de representantes do Incra, Interpe (Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco),  Banco do Nordeste, Celpe e várias lideranças locais...

Oitava edição do Festival Raiz e Remix inova unindo Bahia e Pernambuco‏

 
Considerado o festival mais festejado e aguardado do Vale do São Francisco, o Raiz e Remix, que vem movimentando Petrolina – PE durante sete concorridas edições, acontece pela primeira vez em Juazeiro neste sábado (24), com uma programação pra lá de interessante.
 
Unindo cultura popular com a mais moderna música produzida no Brasil, o Raiz e Remix movimenta o Centro de Cultura João Gilberto a partir das 20h, com o lançamento do primeiro CD do Samba de Véio do Rodeadouro - Tradição do Samba Baiano e  na sequência,  shows com as bandas  Andranjos e Semivelhos, além da cantora recifense Isaar e  o juazeirense Edy Star, primeiro artista “Glam Rock no Brasil”.

O Raiz e Remix também vai receber o público no Centro de Cultura João Gilberto com uma mostra de curtas metragens do cinema nacional e regional, além do cordel fotográfico, exibindo o trabalho de vários fotógrafos da região. ..

Aprovado, com críticas, projeto que concede título de cidadania ao secretário de Saúde de Pernambuco

A máxima usada no futebol “o placar não corresponde ao que se viu em campo” caberia em bom tamanho na votação de projeto de cidadania aprovado na Câmara Municipal de Petrolina na sessão de ontem, terça-feira (20).

O projeto, de autoria do vereador Dr. Pérsio Antunes (PMDB), que concede título de cidadania ao Secretário Estadual de Saúde de Pernambuco, Antônio Figueira, foi aprovado por 15 a 0, mas diante de críticas contundentes de muitos parlamentares.  ..

Diário Oficial de Pernambuco e da União publicou hoje a licitação para retomada das obras da Praça da Juventude, em Petrolina

O governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Esportes publicou no Diário Oficial do Estado e da União, nesta sexta feira (09/08), edital de licitação para a retomada das obras da Praça da Juventude de Petrolina. O aviso de licitação nº 001/2013 estabelece a abertura do processo licitatório no próximo dia 10 de setembro, às 10h00 em Recife.

A expectativa é que as obras sejam retomadas logo após assinado novo contrato com a empresa vencedora, vez que foram interrompidas depois que a empresa vencedora do primeiro processo de licitação, em 2011, não cumpriu o que estava previsto no contrato e abandonou a obra, causando transtornos a toda população do bairro João de Deus e de Petrolina.

Essa importante obra que beneficiará a população do bairro João de Deus foi idealizada por emenda parlamentar de autoria do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), majoritário nesse grande e importante bairro de Petrolina...

Pernambuco reunirá indústrias de autopeças de todo o Brasil

Profissionais ligados a setor de autopeças, tais como fabricantes, lojistas, distribuidores, representantes comerciais, balconistas, mecânicos e apaixonados pelo mundo automotivo têm um encontro marcado na Feira de Tecnologia Automotiva do Nordeste - Autonor 2013, que reunirá em Pernambuco indústrias do segmento de todo o Brasil. O evento, que será realizado de 18 a 21 de setembro, no Recife, é a oportunidade para se conhecer as últimas novidades em peças, acessórios, ferramentas e componentes para o setor de peças de reposição para veículos automotores.

Este ano, a Autonor tem tudo para ser a maior edição dos últimos tempos. Isso porque, seis meses antes do início do evento, todos os estandes já estavam vendidos, incluindo as áreas extras localizadas no mezanino do Centro de Convenções de Pernambuco...

HDM/IMIP recebe a visita do Secretário de Saúde do Estado de Pernambuco

 
Na manhã desta terça-feira (30.07), o Hospital Dom Malan/IMIP recebeu a visita do secretário estadual de saúde de Pernambuco, Dr. Antônio Carlos Figueira, e da secretária-executiva de atenção à saúde, Dra. Tereza  Campos. O objetivo da atividade foi verificar a estrutura do hospital e o bom funcionamento dos serviços prestados. O Secretário foi acompanhado pelo corpo diretivo do HDM. Na oportunidade, Dr. Antônio Carlos Figueira declarou-se satisfeito com o desempenho e atividades da instituição.
..

Ney Vital é homenageado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco

Membro da Comissão Suprapartidária do Centenário de Luiz Gonzaga, da Assembleia Legislativa, a deputada Isabel Cristina (PT), homenageou o jornalista e radialista  Ney Vital, pela contribuição dada à cultura e à música brasileira.

O radialista Carlos Augusto e o artista Iranildo Moura também receberam um kit contendo o livro "Luiz Gonzaga - O matuto que conquistou o mundo", de autoria de Gildson Oliveira; o dvd "Luiz Gonzaga - A Luz dos Sertões"; dois cordéis: "O Nosso Rei do Baião" (Felipe Júnior) e "Luiz Gonzaga: Som, Voz e Poesia" (Cícero Lins de Moura); cartão (com a letra da música "Asa Branca"; folder (contendo excertos de músicas do Rei do Baião e síntese de sua biografia); marca-página, além de um poema (três estrofes) de homenagem da ALEPE ao maior pernambucano do Século 21.

A deputada Isabel Cristina ressaltou que os três são, na sua opinião, os maiores divulgadores da obra de Luiz Gonzaga na região sanfranciscana e por isto são "merecedores dessa deferência, por parte da Comissão Suprapartidária da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

"Orgulho-me dessa homenagem. Afinal denuncio a corrupção da indústria cultural e fonográfica. Nosso trabalho é valorizar  Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, ampliar a consciência dos nossos valores mais brasileiros. Nós valorizamos todos aqueles que fazem um forró verdadeiro com ritmo, melodia e harmonia", finalizou Ney Vital. ..

Coletivo de Mulheres Negras de Pernambuco e Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher realizam “I Seminário sobre Mulheres Negras e as Políticas Públicas” em Petrolina

Dentre as comemorações da Semana da Mulher Negra (22 a 26/07), idealizada pelo Coletivo de Mulheres Negras de Pernambuco, com apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Assembleia Legislativa (ALEPE), que é presidida pela deputada Isabel Cristina de Oliveira (PT), consta uma audiência pública em Petrolina, na próxima segunda-feira, 22, na Câmara de Vereadores, das 09:00 h às 17:00 horas, cujo tema é: “I Seminário sobre Mulheres Negras e as Políticas Públicas”.

O seminário contará com as presenças da deputada Isabel Cristina (Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres), Lindacy Assis (Coletivo de Mulheres Negras de Pernambuco), Cristina Buarque (Secretária Estadual da Mulher), Rejane Dantas (Antropóloga e representante do NEAB/UFPE), Júlio Lóssio (Prefeito de Petrolina),  Roseane de Souza Farias (Secretária da Mulher de Petrolina) e Socorro Lacerda, presidente do Conselho da Mulher em Petrolina...

Fernando Bezerra Coelho assina ordem de serviço de instalação de mais de 4 mil cisternas no interior de Pernambuco

Os esforços de preservar a bacia do Rio São Francisco levaram o Ministério da Integração Nacional a concluir, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), a obra de esgotamento sanitário da cidade de Ipubi, no interior de Pernambuco. O investimento de mais de R$ 12 milhões já atende mais de 17.500 pessoas, e é responsável por garantir coleta e tratamento do esgoto de toda a zona urbana da cidade pelos próximos 20 anos. Em visita ao munícipio, nesta sexta-feira (19), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, aproveitou para assinar a ordem de serviço de instalação de mais de 4 mil cisternas no interior do estado, com investimento aproximado de R$ 6,5 milhões.

"A partir da próxima semana daremos início à instalação de mais quatro mil cisternas do programa Água para Todos. A determinação da presidenta Dilma é de que todas as casas da zona rural no semiárido nordestino tenham uma cisterna. Por isso, aqui no sertão de Pernambuco, a Codevasf já instalou mais de 30 mil unidades. Somadas às cisternas oriundas de outras parcerias, o número total já ultrapassa 60 mil em todo o estado", disse o ministro.

Também estão previstos três outros grandes empreendimentos em saneamento. Exu e Bodocó receberão tratamento completo de esgoto em toda sua zona urbana. A cidade de Trindade receberá a segunda fase da obra de esgotamento sanitário, tornando-se mais uma cidade do interior pernambucano a ter 100% de seus efluentes urbanos tratados. As três obras, juntas, terão investimento superior a R$ 23 milhões, beneficiando mais de 52 mil pessoas. Segundo Bezerra Coelho, com essas três obras, o total investido pela Codevasf em saneamento básico apenas no Sertão do Araripe pernambucano nos últimos anos ultrapassa os R$ 100 milhões...

Petrolina será sede da 4ª Copa Pernambuco de Handebol

 
Entre os dias 25 e 28 deste mês, Petrolina será a sede da 4ª Copa Pernambuco de Handebol. Os jogos acontecerão no SESC Petrolina/PE e no Ginásio Osvaldo do Flamengo das 14 horas até as 22 horas. Como anfitriões, os clubes Petrolina e Eduardo Coelho participarão da competição junto com o Clube Português, Sertânia, Bodocó e Caruaru. 
..

Deputado discute com superintendente estadual do BB investimentos para o semiárido de Pernambuco

Num encontro ocorrido no Recife, na sede da superintendência do Banco do Brasil em Pernambuco, o deputado estadual Odacy Amorim, do PT, discutiu sobre a presença do BB em ações para o semiárido.  “Na audiência com o superintendente estadual do Banco do Brasil, Luiz Alves Pordeus Júnior e com Stephano Gonzalez, gerente de negócios do banco, conversamos sobre os investimentos da instituição para os pecuaristas do semiárido e em programas de habitação. Temos propostas nessas áreas e espero que possamos dispor da parceria com o BB nessas ações”, revelou Odacy. ..

Comandante do 6º BPM recebe condecoração em Pernambuco

O Tenente Coronel PM José Anselmo Moreira Bispo, Comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar da Bahia, foi agraciado com a Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar, concedida pelo Governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos, por indicação do Comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco, Coronel PM José Carlos Pereira.

A solenidade militar, na manhã do dia 11 de junho, encerrando as comemorações alusivas dos 188 anos de existência da Polícia Militar de Pernambuco, no Teatro Guararapes, Centro de Convenções, Olinda, foi marcada pela entrega da Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar às personalidades civis e militares pelos relevantes serviços prestados à segurança pública e a efetiva colaboração à Corporação, considerada a maior honraria concedida pelo serviço policial militar...

Secretário de Saúde de Pernambuco vem a Petrolina divulgar os indicadores regionais do Pacto pela Saúde nos municípios

Dando continuidade ao ciclo de Audiências Públicas sobre o Pacto pela Saúde, o secretário Estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira, divulgou na manhã desta sexta-feira (14), no auditório do Petrolina Palace Hotel, os indicadores regionais do pacto pela Saúde dos municípios do Vale do São Francisco, que vêm sendo monitorados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Nos dez indicadores apresentados, Petrolina, sede da 4ª Macrorregião, aparece com balanço positivo em relação à Atenção à Saúde, com apenas um indicador abaixo da meta estimada pela Secretaria Estadual; enquanto, nas outras sedes de Macro como a capital, Recife aparece com dois indicadores de alerta, Caruaru com três indicadores de alerta, e Serra Talhada também com três indicadores.

Destacando-se entre os municípios que compõem a 8a Gerencia Regional de Saúde (GERES), com a oferta de consultas em cardiologia e endocrinologia; a proporção de hipertensos acompanhados pela Atenção Básica de Petrolina está com 86,29% de cobertura desses pacientes; percentual maior que nos municípios de Santa Maria da Boa Vista, Afrânio, Cabrobó e Dormentes. Com proporção de 88,54% de diabéticos acompanhados pela Atenção Básica, está acima da meta regional de 88.53% . ..

Profissionais do Sistema Grande Rio de Comunicação recebem honraria da Polícia Militar de Pernambuco‏

 
Na Solenidade Militar Comemorativa ao 188º Aniversário da Polícia Militar de Pernambuco, realizada no Centro de Convenções de Olinda (Teatro Guararapes) na manhã desta terça-feira (11), três profissionais do Sistema Grande Rio de Comunicação receberam a Medalha Pernambucana de Mérito Policial Militar (MPMPM) – uma comenda concedida pelo Governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos. 
 
Foram agraciadas a diretora da TV Grande Rio, Patrícia Coelho; a Gestora de Recursos Humanos e Responsabilidade Social da emissora, Marli Ruys e a Gestora de Comunicação das Rádios do Sistema Grande Rio de Comunicação, Neya Gonçalves. Segundo o Comandante-Geral da PMPE, Cel. Carlos Pereira, a comenda celebra o bom relacionamento com a Polícia Militar. 
 
“As três mulheres condecoradas vêm facilitando o trabalho da instituição na região e levando informações sobre polícia e segurança pública às pessoas, resultando na melhoria da qualidade de policiamento ostensivo em nossa região. Elas foram lembradas neste momento e representam o sertão pernambucano”, destacou Cel. Carlos.
..

Água para Todos já instalou mais de 58 mil cisternas em Pernambuco

 

O Governo Federal já instalou 58.170 mil cisternas do Programa Água para Todos em 103 municípios de Pernambuco, beneficiando quase 60 mil pessoas. A ação tem como meta a universalização do acesso à água em comunidades rurais do semiárido brasileiro. Satisfeito com a melhora na qualidade de vida, o morador da Comunidade do Sítio Sombrio, no município de Bodocó (PE), Espedito Torres de Oliveira diz que as chuvas de março e abril foram suficientes para encher a cisterna de polietileno de sua casa: “A gente achou que a seca ia ser mais brava, mas a chuva deu para encher a cisterna e agora a qualidade da água melhorou. Antigamente a gente ia buscar água longe e era salobra”, avalia.

Somente pelo Ministério da Integração Nacional, já foram implantadas 24.676 cisternas de polietileno. No total já foram instaladas mais de 300 mil equipamentos. A meta do ministério é instalar mais 128 mil equipamentos em todo o semiárido até o final de 2013. Coordenada pelo Ministério da Integração Nacional, a estratégia conta com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Ministério do Meio Ambiente, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Banco do Nordeste (BNB) e da Fundação Banco do Brasil (FBB). Até o final de 2014, 750 mil cisternas, dentre outras tecnologias do programa, estarão à disposição aos moradores do semiárido...

Governador empossa novo comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco

O governador Eduardo Campos empossou, nesta terça-feira (21/05), o novo comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco. Quem assume o mais alto posto da corporação é o coronel Carlos Pereira, que antes exercia a função de diretor integrado do Interior II. O novo comandante substitui o coronel Marcos Aureliano. Durante a solenidade, que reuniu centenas de oficias de vários órgãos operativos da PM, no Quartel do Derby, o governador enalteceu a qualificação dos dois oficiais.

Ao agradecer os serviços prestados pelo comandante Luiz Aureliano ao Estado de Pernambuco, o governador destacou a “lealdade, correção no trato da coisa pública, empenho e talento” do ex-comandante. O coronel foi, segundo Eduardo, o responsável por uma “transição respeitosa” de geração que deu oportunidade à jovens policiais militares de mostrarem seu talento ao ingressarem no mais diversos postos da carreira da corporação. Eduardo disse estar tranquilo em passar o mais alto comando da Polícia Militar para o coronel Carlos Pereira, por sua “capacidade de trabalho, preparo e dedicação e de cumprir missão nos mais diversos recantos deste Estado”.

Ainda durante a solenidade, o governador destacou a necessidade da implantação de uma ação integrada para vencer a criminalidade no País, a exemplo do que vem sendo realizado em Pernambuco. “O esforço policial precisa ser somado ao esforço de se gerar desenvolvimento econômico e de se chegar com ações que estruturam a mudança efetiva, como uma política de educação que leve a grande transformação para uma legião de jovens que vivem expostos aos riscos”, defendeu...

Comando da Guarda Civil Municipal de Juazeiro, participa da 1º Marcha Azul Marinho de Pernambuco na Cidade de Garanhuns.

 

No último dia 17, sexta-feira, a cidade de Garanhuns no agreste pernambucano, vivenciou a 1º Marcha Azul Marinho do Estado. A Marcha Azul Marinho vem acontecendo por todo Brasil e breve estará acontecendo no Estado da Bahia. O Comandante da GCM de Juazeiro Elias Rodrigues e a Sub- Comandante Josumira Pereira, acompanhados dos GCMs Pedro Francisco e Jeane Marques, estiveram participando do evento representando a nossa cidade e à Guarda Civil Municipal. Durante o percurso da passeata, os GCMs foram elogiados por várias autoridades, dentre eles o prefeito de Garanhuns, Isaias, o Tenente Coronel PM Donizete, atual Secretário de Segurança de Santa Cruz do Capibaribe, o comandante da GCM de Paulista- PE, e atual presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais, Senhor Admilson, a Secretária de Segurança da Cidade de Garanhuns, Senhora Ana Rosine, o Coronel BM Marcílio Rosine, e alguns comandantes GCMs, principalmente ao CMT Edmilson da GCM de Garanhuns, não esquecendo as participações dos vereadores locais.

O Evento teve inicio às 08:00h do dia (17), saindo da Praça das Flores, percorrendo ruas em direção ao Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti onde foi aberto oficialmente o I Seminário de Fortalecimento das Guardas Municipais. No encontro, autoridades locais e da região debateram melhorias para a condição de trabalho das guardas municipais, avanços e melhorias na segurança pública. O término do evento foi às 18:00h, pelo GCM CD Maurício Domingues (NAVAL), onde o mesmo frisou as lutas e os avanços  em prol das Guardas Municipais do Brasil. ..

Coronel Carlos Pereira assume comando da PM em Pernambuco

O coronel José Carlos Pereira assume nesta terça-feira (21), às 16h, o comando geral da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). A solenidade vai acontecer no Quartel do Derby, em Recife.

O coronel atuava no comando da Diretoria Integrada do Sertão 2. Antes disso, comandou o 5° BPM em Petrolina. O governador do Estado, Eduardo Campos deve comparecer ao evento...