RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 2143 registros para a palavra: pernambuco

Prefeitura de Petrolina divulga programação oficial do Festival Pernambuco Nação Cultural/ Festival da Primavera‏

A Prefeitura de Petrolina divulga a programação oficial do Festival Pernambuco Nação Cultural/ VII Festival da Primavera que irá comemorar os 116 anos de Petrolina neste ano. Entre as atrações o filho da terra, Geraldo Azevedo que lançará seu novo cd durante o evento. Bem diversificada, a programação buscou atender os mais variados segmentos culturais da cidade, com ações voltadas para a literatura, música, dança, cortejos de cultura popular, artes cênicas, entre outros. Neste ano, o diferencial está na ênfase dada para artistas locais, como forma de valorizar a “prata da casa”.

“Estamos muito felizes pela diversidade da programação do Festival da Primavera e pela valorização da produção cultural local neste ano. Isto só demonstra como está sendo boa e positiva para a cidade a parceria com a Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundarpe com a vinda do Festival Pernambuco Nação Cultural e a realização em conjunto das atividades propostas pela classe artística de Petrolina e Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos”, declarou a Superintendente de Cultura, Roberta Duarte. ..

Mortes causadas por animais em BRs do Sertão voltam à pauta da Assembleia Legislativa de Pernambuco

O deputado Odacy Amorim, do PSB/PE, voltou a usar a tribuna na Assembleia Legislativa de Pernambuco nesta terça-feira, dia 13, preocupado mais uma vez com os acidentes nas rodovias do Sertão envolvendo animais. O parlamentar inclusive perdeu um parente na segunda-feira (12), o jovem Patrício Amorim, pouco mais de 20 anos, sobrinho do ex-vereador de Petrolina, Miguel Amorim, que se envolveu num acidente com um animal quando trafegava de moto pela BR 407 que corta Petrolina.

“Volto a tocar neste assunto nesta Casa onde solicitei através de indicações, áreas do Exército, em Jutaí, interior de Lagoa Grande, e também áreas dos perímetros irrigados ociosas pertencentes à Codevasf para abrigar estes animais que continuam causando medo e tristeza nas estradas que cortam o Sertão. As mortes continuam acontecendo, os proprietários de terra continuam cercando suas propriedades e levando os animais para as margens das BRs na região. Já apontamos a solução”, reiterou Odacy...

Agroindústrias vão impulsionar beneficiamento de frutas nos Perímetros Irrigados Fulgêncio e Brígida, Sertão de Pernambuco

 
Incremento na cadeia produtiva da fruticultura com a construção de duas agroindústrias nos Perímetros Irrigados Fulgêncio e Brígida, localizados nos municípios de Santa Maria da Boa Vista e Orocó, Sertão de Pernambuco, respectivamente. A implantação dos empreendimentos custou aos cofres do Governo do Estado de Pernambuco investimentos da ordem de R$ 650 mil. A construção dos empreendimentos agroindustriais dentro dos Perímetros Irrigados contou com a articulação da Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Petrolina (PE), para minimizar, a médio e longo prazo, os danos causados às plantações de banana pelas chuvas e fortes ventos que ocorreram no início de 2010, além de ampliar as alternativas de comercialização da produção.
 
De acordo com o gerente geral de Arranjos Produtivos Locais, Gabriel Maciel, da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), mais de R$300 mil serão aplicados na aquisição dos equipamentos. “O empreendimento é uma alternativa que visa aproveitar o excedente da produção e pretende, também, viabilizar a abertura de novos mercados”, explica Maciel. As organizações de produtores, com o apoio da Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina; AD Diper; Fundação para o Desenvolvimento do Semiárido Brasileiro (Fundesa), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) formaram um grupo de trabalho para estudarem o modelo de gestão das agroindústrias que deverão produzir polpas e doces de frutas.
 
“A agroindústria agrega todas as organizações de agricultores familiares dos Perímetros Irrigados Fulgêncio e Brígida. O objetivo é aproveitar o excedente da produção, diminuindo o desperdício para gerar produtos de alto valor agregado”, reforça o superintendente regional, Luiz Frota, da Codevasf em Petrolina.
..

Polícia Civil de Pernambuco e Paraíba realizam operação conjunta e prendem homem por assalto a banco com explosões de caixas eletrônicos

Foi preso ontem no inicio da tarde (01), Jansen Eduardo Alves, de 25 anos. Ele foi preso por força de mandado de prisão expedido pela Comarca de Campina Grande, pela prática de assalto a bancos com explosão de caixas eletrônicos no estado da Paraíba. O acusado foi preso numa operação integrada por Policiais Civis da 25ª Delegacia Seccional de Cabrobó e Polícia Civil da Paraíba.

A operação que foi coordenada pelo Delegado Seccional de Cabrobó, Moary Drumond Pimenta, localizou o acusado que havia fixado domicílio na cidade de Santa Maria da Boa Vista onde foi preso e em seguida apresentado na Delegacia Plantonista de Cabrobó, sendo recambiado pela equipe policial para o Estado da Paraíba...

Estudantes de Pernambuco conhecem o Mercado do Produtor de Juazeiro

O Mercado do Produtor de Juazeiro periodicamente é visitado por estudantes da área agrícola de todo o Brasil. Ontem (25), 42 alunos dos cursos técnicos em Agricultura e Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus - Vitoria do Santo Antão, visitaram as dependências do entreposto e conheceram de perto a realidade da quarta maior CEASA do país. 

O coordenador de estatística e controle de qualidade do entreposto, Carlonito Dias dos Santos, inicialmente explicou a importância do processo comercial realizado no Mercado. “É um momento oportuno para vivenciar a produção, comercialização e qualificação dos produtos, numa central que chega a comercializar 80 mil toneladas de produtos por mês. Acredito que proporcionar aos estudantes uma integração com o setor produtivo e principalmente informar sobre a importância do entreposto contribuirá muito para a formação desses jovens”, observou. ..

Comissão vai convocar superintendente para explicar fechamento de postos da PRF em Pernambuco

O deputado estadual Odacy Amorim, do PSB/PE, além de ter se pronunciado contra o fechamento de sete postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Estado (três no Sertão) em sessão da Assembleia Legislativa, vai convocar como presidente da Comissão de Negócios Municipais da Casa Joaquim Nabuco e a pedido do deputado estadual Rodrigo Novaes (PTC/PE), vice-presidente do Colegiado, o superintendente da corporação em Pernambuco para dá explicações sobre as desativações. 

Odacy repercutiu o assunto junto com outros colegas de parlamento na sessão da Assembleia realizada quarta, dia 24. “Me posicionei contra como fizeram outros colegas de Assembleia e vamos discutir o problema no âmbito da Comissão de Negócios Municipais.Queremos que a PRF se explique porque não existe até o momento nenhum fato que justifique a retirada dos postos de cidades como Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Serra Talhada, no Sertão, região que necessita é de mais segurança e não da retirada de policiamento”, destacou o socialista. ..

Dirigente da AMMA é eleito vice-presidente da ANAMMA em Pernambuco

Em reunião da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente – ANAMMA, realizada na última terça-feira (23), em Gravatá, o Diretor-Presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente de Petrolina – AMMA, Geraldo Junior, foi escolhido pelos 54 municípios presentes, como vice-presidente da Associação, em Pernambuco. O encontro, que contou com a participação do Secretário Estadual de Meio Ambiente, Sérgio Xavier, elegeu também o presidente da entidade, Erivelto Lacerda (Secretário de Tecnologia e Meio Ambiente de Ipojuca), e toda a sua diretoria para mandato de dois anos. 

“O fato de contarmos com uma diretoria presidida por um representante da Região Metropolitana de Recife e outro do Sertão traz um ponto muito positivo para a ANAMMA em Pernambuco. Enquanto o presidente se ocupa das ações de monitoramento e acompanhamento ambiental nas regiões mais próximas à capital, eu posso fazer o mesmo no Agreste e no Sertão do Estado. Essa divisão garante maior efetividade na gestão ambiental”, afirmou o Diretor-Presidente da AMMA, Geraldo Junior. ..

Fecomércio de Pernambuco inicia em Petrolina a Missão China-Brasil e lança pedra fundamental da Construção da Escola de Gastronomia

Trazida pelo prefeito em exercício, Domingos Sávio Guimarães, durante uma viagem à China, em outubro de 2010, quando palestrou sobre o potencial econômico desenvolvido no Vale do São Francisco, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio – PE), através do presidente Josias Albuquerque, lançou ontem (23) em Petrolina a abertura da 3ª Missão Internacional China-Brasil, que acontecerá no mês de outubro. Durante o evento, foi lançada a construção do Centro de Gastronomia e Turismo do Serviço Nacional de Aprendizagem – Senac Petrolina. O evento contou com a participação de empresários, autoridades e representantes de instituições de ensino (Facape, Sesc, Senac, Senai, IF Sertão). 

Em fevereiro, Petrolina sediou o primeiro encontro China-Brasil que marcou a abertura do município em investimentos com empresários da China, que estão interessados em produtos do Vale do São Francisco, como destacou o prefeito em exercício, Domingos Sávio, idealizador do evento na região, que também frisou a importância da construção do Centro Gastronômico e Turismo para o município. “Esse evento é muito importante para realizar essa aproximação do Vale do São Francisco com a China, além disso estamos comemorando o início da construção do Centro de Gastronomia do Senac, mais uma prova da visão de futuro que dão a Petrolina. E esse empreendimento chega em boa hora, porque discutimos durante uma reunião com o Contur sobre projetos concretos que vão melhorar ainda mais o turismo em Petrolina”, declarou...

AUDIÊNCIA PÚBLICA COLOCA GOVERNO DE PERNAMBUCO E PREFEITURA DE PETROLINA NA BRIGA PELO COMANDO DO SISTEMA DE ÁGUA E ESGOTO DO MUNICÍPIO

 

“A prefeitura tem todo o direito de querer ter de volta os serviços de água e esgoto de Petrolina, mas para isso terá que pagar tudo o que a Compesa já investiu no município, cerca de R5$ 180 milhões, e ainda brigar na justiça para quebrar o contrato. O Governo do Estado não pensa em entregar nada para a Prefeitura e mesmo enfrentando uma batalha jurídica, estará realizando as obras previstas dentro do plano de trabalho já em andamento firmado em 2007 quando a cidade era governada pelo deputado Odacy Amorim”, disse o secretário de Recursos Hídricos do Estado, João Bosco Almeida, num recado duro do governador Eduardo Campos (PSB) para o prefeito de Petrolina, Julio Lóssio (PMDB).

Lossio mandou para a Câmara de Vereadores da cidade projeto de lei que pede de volta os serviços de água e agosto hoje comandados pela Compesa criando a Empresa Municipal Águas de Petrolina e colocando 45% do sistema para serem comandados pela iniciativa privada. A declaração de João Bosco aconteceu durante a audiência pública realizada na Câmara de Petrolina solicitada pela Comissão de Negócios Municipais da Assembleia Legislativa que é presidida pelo deputado estadual Odacy Amorim (PSB/PE)...

ESPAÇO DO LEITOR: JUAZEIRENSE RECLAMA DE BLITZ DA PM DE PERNAMBUCO NA PONTE PRESIDENTE DUTRA

Geraldo,..

LAGOA GRANDE ABRAÇA PROGRAMA PROERD DA PM DE PERNAMBUCO

Os Instrutores do Projeto Patrulheiro Mirim e Proerd da 7ª CIPM, Soldados Júlio César da Silva, Vitório Lopes de Souza, Jayce Sousa e Liliana Alves, se reuniram terça-feira (02) com a Secretária de Educação do Município de Lagoa Grande, Aparecida Diniz.

Na oportunidade, foi discutida a aplicação do PROERD no município. A Secretária falou da importância do programa e deu prioridade a algumas escolas, que ela admite serem muito carentes e que precisam de uma atenção maior. “O PROERD chegou no momento certo”, destacou...

Bahia e Pernambuco consolidam primeira área de proteção fitossanitária do Brasil no Vale do São Francisco

Os secretários de Agricultura da Bahia e Pernambuco, engenheiro agrônomo Eduardo Salles e Ranilson Brandão Ramos, celebraram ontem (27) em Juazeiro, na abertura da 22ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri) acordo de cooperação, batizado de Pacto pela Agropecuária do Vale do São Francisco.

A medida visa unificar ações dos dois Estados para estimular a produção da agropecuária, principalmente da fruticultura irrigada, dos oito municípios, (Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho e Curaçá na Bahia, e Petrolina, Lagoa Grande Santa Maria da Boa Vista, e Orocó, em Pernambuco), localizados na região do Vale do São Francisco. A agricultura irrigada emprega 150 mil trabalhadores rurais em 2 mil propriedades...

Bahia e Pernambuco unidos pela agropecuária do Vale do São Francisco

Os secretários de Agricultura da Bahia e Pernambuco, engenheiro agrônomo Eduardo Salles e Ranilson Brandão Ramos, celebram hoje (27) em Juazeiro, na abertura da 22ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri) um acordo de cooperação, batizado de Pacto pela Agropecuária do Vale do São Francisco.

A medida visa unificar ações dos dois Estados para estimular a produção da agropecuária, principalmente da fruticultura irrigada, dos oito municípios, (Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho e Curaçá na Bahia, e Petrolina, Lagoa Grande Santa Maria da Boa Vista, e Orocó, em Pernambuco), localizados na região do Vale do São Francisco. A agricultura irrigada emprega 150 mil trabalhadores rurais em 2 mil propriedades...

Governadores da Bahia e Pernambuco e ministros visitam Fenagri 2011 daqui a pouco

 

Jaques Wagner (BA) e Eduardo Campos (PE)

A coordenação da Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri 2011- informa que a visita do governador da Bahia, Jacques Wagner à área de exposição da feira, na Univasf / Juazeiro-BA, programada para esta quarta-feira (27/07), teve seu horário antecipado para às 17h. Na ocasião, Jacques Wagner conhecerá as instalações da feira acompanhado dos ministros de Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, dos secretários de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia, Eduardo Salles e de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Ranilson Ramos...

Caxeiras do Divino chegam ao Sertão de Pernambuco

O maior projeto de circulação musical brasileiro,o Projeto Sonora,promovido pelo Sesc, chega a Pernambuco neste mês de julho para uma temporada de 16 apresentações no Recife, Região Metropolitana e Interior do Estado. O grupo Caixeiras do Divino, do Maranhão, que representa a tradição da Festa do Divino Espírito Santo, é a atração deste primeiro circuito (de um total de quatro programados para o ano). Amanhã (27) as maranhenses chegam a Triunfo. E seguem pelas cidades de Carnaíba (28), Bodocó (30), Araripina (31) e Petrolina (1°/08). As apresentações acontecem sempre às 20h. 

Em 2011, Pernambuco ainda irá receber os grupos: Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança (PA) – em agosto; Banda de Congo Panela de Barro (ES) – em outubro; e o Quarteto Colonial (RJ) – em novembro. Todos compõem as atrações do tema: Sagrados Mistérios: vozes do Brasil, que destaca o repertório da música vocal presente nas festividades populares em devoção às entidades religiosas. 

Pela primeira vez, o projeto foi planejado para dois anos, a fim de permitir a itinerância de forma mais ampla e menos cansativa para os grupos. São dois temas, com quatro grupos cada, que farão a circulação de maneira alternada entre 2011 e 2012. Além do Sagrados Mistérios: vozes do Brasil, que circula em 2011 pelas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a coordenação do projeto escolheu o tema: Sotaques do Fole, que apresenta o acordeão em suas variantes regionais ligadas à tradução oral, que irá circular pelo Sul e Sudeste do país. Em 2012, eles invertem às regiões. ..

Agricultores e Agricultoras realizam o Grito da Terra Pernambuco

Nesta terça-feira (5), cerca de cinco mil trabalhadores e trabalhadoras rurais ocuparam as ruas do Recife  no 3º do Grito da Terra Pernambuco. Homens e mulheres do campo caminharam da Rua Gervásio Pires até o Palácio do Campo das Princesas para cobrar do Governo do Estado um posicionamento sobre a pauta com 157 reivindicações que foi entregue no dia 31 de maio. A mobilização é uma realização da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), com o apoio dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Contag e CUT.

A negociação das reivindicações constantes no 3º Grito da Terra Pernambuco ocorreu durante três dias na semana passada, e só foi finalizada na tarde de hoje. Ao todo, 14 secretarias receberam uma delegação da Fetape para discutir os itens da pauta. Para garantir que todos os acordos firmados durante esse período de mobilização se concretizem, a Federação solicitou ao Governo que possa entregar, por escrito, as respostas para todos os itens da pauta...

Audiência pública sobre emancipações em Pernambuco na pauta da Comissão de Negócios Municipais da Assembléia nesta quarta, dia 8

O deputado estadual Odacy Amorim, do PSB, reúne nesta quarta-feira, dia 8 de junho, a partir das 16 horas, parlamentares estaduais e federais, senadores, prefeitos e representantes de distritos de todo o Estado, na audiência pública que tratará da criação de novos municípios em Pernambuco. O debate acontece na Plenarinho da Assembléia Legislativa durante reunião ordinária da Comissão Permanente de Negócios Municipais que é presidia por Odacy. Atualmente, cerca de 20 projetos de lei tramitam na Casa Joaquim Nabuco, solicitando o desmembramento e a emanciapação de distritos.

Odacy apresentou na última semana, projeto de lei no âmbito da Comissão de Negócios Municipais que visa disciplinar a criação dessas possíveis novas cidades, mas o deputado explics que a última palavra sobre o assunto vai depender da aprovação de uma PEC que tramita no Congresso Nacional, concendendo às Assembléias Legislativas a volta do direito de coordenar as emanciações de municípios no país, fato que não ocorre desde 1996. Um grande movimento em Brasília marcado para o dia 15 desse mês, visa pressionar uma definição à respeito dessa PEC. Assembléias Legislativas de todo o Brasil estarão na Capital Federal, além de representantes de comunidades que querem se tornar cidade em vários Estados brasileiros...

Polícia Militar de Pernambuco prende o último dos quatro acusados de atentado contra Desembargador do TRE de Sergipe

Por volta das 15 horas de ontem (05), após levantamento feito por núcleos de inteligência (NIS-4/Petrolina e Santa Maria da Boa Vista) a equipe Malhas da Lei, da ROCAM, além da GT Tanques Comandada pelo Cabo Renato, realizaram a prisão de Antônio Ivandro do Nascimento, popular NÊ, 22 anos, residente no Povoado dos Vermelhos, Lagoa Grande. Contra o mesmo existe um mandado de prisão relativo ao crime cometido por ele juntamente com outros comparsas em Sergipe, quando atentaram contra a vida do Desembargador do TRE-SE Luiz Mendonça, em agosto do ano passado. Atentado este que deixou gravemente ferido o Cabo Jailton com vários tiros inclusive na cabeça. O elemento foi preso na Avenida Principal de Vermelhos, mais precisamente no lava jato. O mesmo foi conduzido à 1ª Delegacia de Polícia Civil em Petrolina para as medidas cabíveis.

..

SECRETARIA DE SAÚDE DE PERNAMBUCO RESPONDE DENÚNCIA DO PSOL DE PETROLINA

Secretaria de Saúde de Pernambuco enviou nota ao blog contestando a denúncia do Psol de Petrolina, postada na manhã desta quinta-feira. Confira:

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) esclarece que o medicamento Nistatina não é distribuído pelas Gerências Regionais de Saúde (Geres). Por ser da rede básica de saúde, o fluxo de distribuição é de responsabilidade dos municípios, que o recebem diretamente do Governo do Estado, sem intermédio das Geres.  ..

COMISSÕES DE IZACOLANDIA E SANTANA DO SOBRADO ESPERAM QUE PERNAMBUCO E BAHIA RESPONDAM O PLEITO DE EMANCIPAÇÃO COMO OCORREU NO MARANHÃO

Foi realizada segunda-feira (23) no auditório do Multcenter Sebrae, em São Luis, a apresentação e bênçãos das bandeiras dos 45 povoados maranhenses que querem se transformar em municípios.

O evento organizado pelo Modenmu – Movimento em Defesa dos Novos Municípios, cujo lema é “Emancipar Para Crescer”, reuniu cerca de mil e quinhentas pessoas incluindo: prefeitos, vereadores, secretários municipais e líderes comunitários, além de representantes das comissões de Izacolandia em Petrolina, Alírio Reis, um dos palestrantes, e Cosme também integrante da comissão, Raquel Coelho e Jakeline Coelho, representando a comissão do distrito de Santana do Sobrado no município de Casa Nova, na Bahia. Para Alírio Reis, existe uma determinação rígida e permanente, insuscetível de ser objeto de qualquer deliberação e/ou proposta de modificação, ainda que por emenda à Constituição...