RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 367 registros para a palavra: paulo afonso

Homem é preso após agredir filho de um mês e mãe do bebê em Paulo Afonso

Um homem foi preso em flagrante após agredir o filho de um mês e a mãe do bebê, na madrugada desta terça-feira (24), em Paulo Afonso, na região norte da Bahia. Segundo a Polícia Civil, o suspeito foi preso por policiais da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) da cidade.

A mulher vítima da agressão, está internada no Hospital Nair Alves de Souza, com o rosto bastante machucado e o nariz fraturado. O bebê fraturou o fêmur e será transferido para outro hospital para passar por uma cirurgia. O acusado passou por uma audiência de custódia na Vara Criminal do município e a Justiça determinou a prisão preventiva. Ele já se encontra preso no Conjunto Penal de Paulo Afonso...

Energia Nuclear e Eólica: Senador anuncia diálogo para investir o que representa quase três Sobradinhos ou metade da produção do sistema Paulo Afonso

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), apontou, durante a 11ª edição do Fórum Nordeste 2019, realizada nesta segunda-feira (16), no Arcádia Paço Alfândega, no Bairro do Recife, o início de um diálogo do Governo Federal com o Estado para planejar um grande projeto de geração de energia. Segundo o senador, ele trará toda a equipe do Ministério de Minas e Energia no próximo dia 30 de setembro, para uma reunião com o governador Paulo Câmara (PSB).

"Nós vamos ter a oportunidade de desenvolver um projeto de quase 3 gigawatts. Para se ter uma ideia do que é isso, representa quase três Sobradinhos (referência barragem de Sobradinho Bahia) ou metade da produção do sistema Paulo Afonso e vai gerar cerca de 15 mil empregos. Pernambuco precisa se preparar porque as placas solares mais de 80% serão instaladas em território pernambucano. E nós precisamos nos organizar para aqui produzir as placas, todos os equipamentos, componentes e insumos e será, portanto, uma grande oportunidade", apontou...

UNEB realiza seminário sobre Direitos Humanos em Paulo Afonso

A UNEB, por meio do Departamento de Educação (DEDC) do Campus VIII, em Paulo Afonso, vai realizar o IV Seminário de Direitos Humanos, entre os dias 18 e 20 de outubro, no auditório da unidade. O evento, organizado pelo colegiado de Direito, tem como objetivo tratar do amplo espectro civilizatório que os Direitos Humanos representam e contestar a crescente desinformação acerca da temática. 

programação reserva palestras e minicursos. Os interessados podem realizar inscrições on-line, através do ig @sdhuneb, ou presencialmente, no departamento. As vagas são limitadas e os participantes receberão certificado com carga-horária de 40h. A iniciativa conta com a parceria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)...

Secretaria da Educação realiza formação continuada de professores indígenas em Paulo Afonso

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) inicia, nesta segunda-feira (26) e segue até sexta (30), a formação continuada de 187 professores indígenas, em Paulo Afonso. A formação também contemplará professores das redes municipais em função do regime de colaboração da SEC com os municípios. A atividade será realizada por educadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), inclusive indígenas de etnias como  Guarani, Tupinambá e Pataxó, e acontecerá em três módulos. A abertura será às 9h, na Escola de Formação Técnica Josefa Gomes.

A formação continuada envolverá professores indígenas das regiões Norte e Oeste da Bahia, dos Núcleos Territoriais de Ensino de Bom Jesus da Lapa (NTE 02), Ribeira do Pombal (NTE 17) e Paulo Afonso (NTE 24), contemplando os povos Tuxá Aldeia Mãe; Tuxá Banzaê; Tuxá Oeste; Pankararé Brejo do Burgo; Pankararé Ponta D'água; Pankararé Serrota; Xucuru kariri; Truka Tupan; Kantarure Baixa das Pedras; Kantarure Batida; Kiriri Mirandela; Kiriri Araças; Kiriri Cajazeira; Tumbalala; Tuxi e Kaimbé.

A iniciativa propõe a discussão de temas relevantes e atuais para o processo de ensino e aprendizagem nas escolas indígenas, sendo fundamentada no fortalecimento do pertencimento étnico; na valorização dos conhecimentos tradicionais índigenas, nas visões de mundo; e no acesso aos códigos, ciências e tecnologias da sociedade nacional, que possam subsidiar os projetos societários e indenitários nas escolas indígenas. Um dos temas abordados é a Base Nacional Comum Curricular e o Novo Ensino Médio, considerando as especificidades da Educação Escolar Indígena.

O primeiro módulo desta formação já foi realizado no polo de Porto Seguro e em Itabuna. A rede estadual de ensino conta, atualmente, com 6.765 estudantes indígena matriculados em 27 escolas indígenas e 43 anexos, em todo o Estado, contemplando 16 etnias. ..

Operação Killers cumpre mandado de prisão em Paulo Afonso

Equipes das Polícias Militar e Civil da cidade de Paulo Afonso localizaram o homicida Janduir da Silva Tenório no bairro Tancredo Neves III, durante a Operação Killers, deflagrada na manhã desta quarta-feira (14). A ação integrada tem objetivo de cumprir mandados de prisões temporárias e de busca e apreensão, no intuito de reduzir Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na região.

A titular da 18ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Paulo Afonso), delegada Mirela Ventura, destacou que “cerca de 30 policiais, civis e militares, foram empregados nas diligências pelos bairros Tancredo Neves III, Barraco, Moxotó, Senhor do Bonfim, povoados de Vila Matias e Nambebé”. Ela ainda frisou que a redução de mortes violentas é o foco destas ações...

Paulo Afonso sedia seminário sobre moda, visual e merchandising

Empreendedores do segmento de moda de Paulo Afonso e região recebem este mês a especialista Anna Cláudia Libório, que traz para a terra da energia o Seminário Visual Merchandising da Moda. O evento será realizado no dia 8 de agosto, às 18h, no auditório do Hotel San Marino. As inscrições estão abertas e devem ser feitas na agência do Sebrae, que fica na Rua São Francisco, no Centro da cidade. 

O seminário é voltado para empreendedores do varejo de moda, que inclui os segmentos de vestuário, calçados e acessórios e podem participar gestores, gerentes e vendedores. Durante a programação, a palestrante vai mostrar como os lojistas devem encantar e atrair consumidores para os pontos de venda, através de uma vitrine desejável e ampliar as vendas na empresa. ..

Justiça determina transferência de presos do presídio de Paulo Afonso

A Justiça determinou que o Estado da Bahia transfira, em 30 dias, para outras unidades carcerárias todos os presos do Presídio Regional de Paulo Afonso que não são oriundos das comarcas de Paulo Afonso, Chorrochó e Jeremoabo. A decisão foi publicada ontem, dia 24, atendendo pedido liminar do Ministério Público estadual, realizado pelo promotor de Justiça Igor Miranda. A determinação foi proferida pelo juiz Cláudio Sobrinho.

Foi determinado também que não sejam admitidos na unidade prisional detentos que tenham praticado crimes em comarcas, já citadas acima, que não integram a regional de Paulo Afonso. Na decisão, o juiz considerou o argumento do MP de que o presídio sofre de superlotação. Conforme o pedido formulado pelo promotor Igor Miranda, desde 2017 a situação da unidade se agravou, pois a população passou de 550 detentos, em 2017, para 750 em junho deste ano, diante de uma capacidade de abrigar 338 presos. O descumprimento da decisão implica em multa diária de R$ 20 mil. ..

Alunas do IF Sertão-PE campus Floresta conquistam medalhas de ouro em campeonato de Jiu-Jitsu, em Paulo Afonso-BA

Duas alunas do campus Floresta do IF Sertão-PE conquistaram medalhas de ouro e bronze no Open PA de Jiu-Jitsu 2019, que aconteceu no último dia 21, no ginásio Luís Eduardo Magalhães em Paulo Afonso-BA. A competição organizada pela prefeitura da cidade reuniu mais de 450 atletas de 5 estados do nordeste, e fez parte das comemorações dos 61 anos de emancipação política de Paulo Afonso.

Gabriele Lorena, aluna do 3º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária, competiu em duas categorias, na Adulto Leve faixa Azul, para atletas de até 64kg, e na categoria Absoluto, para a qual não há limite de peso. Na modalidade Adulto Leve faixa azul Gabriele conquistou a medalha de ouro após vencer duas lutas. Já na modalidade Absoluto, disputando com três atletas mais experientes, Gabriele ficou com a terceira colocação...

Dois mandados de prisão são cumpridos em Paulo Afonso

Policiais do 20ª Batalhão da Polícia Militar (BPM/Paulo Afonso) prenderam dois criminosos com mandado de prisão em aberto nesta quinta-feira (18), em Paulo Afonso. Arthur Souza de Oliveira, 28 anos, já tinha passagem por roubo e Nerisvan Araújo Vidal, 43, tinha envolvimento com tráfico de drogas.

De acordo com a guarnição, Arthur tinha passagem pela polícia por tráfico de drogas e estava com mandado de prisão em aberto por praticar roubos. Ele foi capturado no Centro de Paulo Afonso depois de uma denúncia anônima. "Os dados do criminoso constavam no banco nacional de mandados, favorecendo a prisão", disse o comandante do 20º BPM, tenente-coronel Carlos Humberto da Silva...

Rui inaugura nona Policlínica Regional em Paulo Afonso

O governador Rui Costa inaugurou, nesta sexta-feira (12), a nona Policlínica Regional de Saúde do estado, localizada em Paulo Afonso, cidade do norte baiano. A unidade chega para beneficiar 260 mil moradores dos municípios integrantes do consórcio público de saúde formado por Abaré, Chorrochó, Glória, Jeremoabo, Macururé, Paulo Afonso, Pedro Alexandre, Rodelas e Santa Brígida.

"Espero que as pessoas possam, como tem sido nas outras oito policlínicas pelo estado, utilizar 100% do equipamento que já começa a atender a população na próxima semana, com 19 especialidades médicas e realizando os principais exames que nem são oferecidos na maior parte das clínicas particulares, e a população vai ter acesso na saúde pública", comentou o governador Rui Costa. ..

Em Paulo Afonso nesta sexta (12), Rui Costa entrega a 9ª policlínica regional de saúde

O governador Rui Costa inaugura, às 9h desta sexta-feira (12), a Policlínica Regional de Saúde em Paulo Afonso. A unidade terá 69 profissionais atuando para dar assistência à população de nove municípios do norte baiano. São médicos, enfermeiros, psicólogo, farmacêutico, nutricionista, ouvidor, assessores técnicos, assistente social, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia e assistentes administrativos. O Governo do Estado investiu R$ 22 milhões na construção e aquisição de equipamentos, mobiliário e micro-ônibus para o transporte de pacientes que residem nos outros municípios integrantes do consórcio público de saúde.

Os cerca de 260 mil moradores dos municípios do consórcio – formado por Abaré, Chorrochó, Glória, Jeremoabo, Macururé, Paulo Afonso, Pedro Alexandre, Rodelas, Santa Brígida – terão à disposição consultas médicas em diversas especialidades, como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia...

Paulo Afonso: Adolescente é apreendido por suspeita de homicídio

Um adolescente suspeito de homicídio foi apreendido no último  domingo (7), por guarnições do 20º Batalhão da Polícia Militar (BPM/ Paulo Afonso), no bairro Boa Esperança em Paulo Afonso. Segundo o comandante 20º BPM, tenente-coronel Carlos Humberto Moreira, policiais conduziram a vítima até o Hospital, em seguida realizaram rondas para tentar localizar o autor do crime. "A faca foi encontrada no local e a tesoura ainda com sangue estava em posse do menor", explicou o comandante.

A titular da 18ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Paulo Afonso), delegada Mirela Santana, explicou que uma briga teria motivado as agressões. Adson Jeferson Nunes de Souza, 31 anos, estava em posse de uma faca e foi encaminhado para o Hospital com perfurações no tórax. Enquanto o menor, que estava com uma tesoura foi apresentado a Delegacia Territorial de Paulo afonso e em seguida apresentado ao Ministério Público...

Poluição: Grande quantidade de baronesas continua invadindo o rio São Francisco em Petrolina e Paulo Afonso

A grande quantidade de baronesas às margens do Rio São Francisco está diretamente relacionada a qualidade das águas do Velho Chico. A proliferação de macrófitas, as chamadas baronesas além de Petrolina (PE), atinge a região de Paulo Afonso e Glória, municípios baianos. A promotora do Ministério Público da Bahia (MPE/BA), Luciana Khoury, relatou sua preocupação com o problema, cujos impactos são sentidos na economia da região, na saúde pública e abastecimento humano. 

“A área conhecida como Prainha, em Paulo Afonso, tem um forte apelo turístico e após o aparecimento das baronesas, ficou esvaziada. Os prejuízos são relatados por comerciantes, pescadores e todos os que dependem de alguma forma da saúde do Rio São Francisco”, relatou Luciana...

20º Batalhão realiza prisões em Paulo Afonso e Chorrochó

O 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Paulo Afonso realizou, nesta quinta-feira (27), várias ações no município e também em Chorrochó, prendendo, em momentos distintos, Jônatas Santos da Silva, 18 anos, e Mauro César Bertoldo Júnior, além dos irmãos Alysson Vicente Lima, 20, e Danilo Nascimento Vicente 19. Também três adolescentes, que tinham furtado uma residência, foram apreendidos.

Jônatas Santos da Silva, conhecido como 'Jonh', foi localizado em casa, com duas pedras de crack, uma balança, quatro celulares e R$ 110 e encaminhado para a Delegacia Territorial de Paulo Afonso, onde ficou constatado que, quando menor, já acumulava diversas entradas por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas...

Continuam abertas as inscrições para médicos na Policlínica Regional de Paulo Afonso

Continuam abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado, destinado aos profissionais médicos interessados em atuar na Policlínica Regional de Paulo Afonso. Os profissionais de diversas especialidades serão contratados no regime jurídico estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e receberão salário no valor de R$ 10 mil.

A contratação será por tempo determinado e tem validade de um ano a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Paulo Afonso...

Paulo Afonso: Mulher com medida protetiva é baleada pelo ex-marido na frente dos filhos 

Uma mulher com medida protetiva foi agredida e baleada pelo ex-marido, na frente dos filhos, em Paulo Afonso, norte da Bahia. O caso ocorreu na última terça-feira (11). Após o crime, o homem, que era bombeiro militar, cometeu suicídio, segundo informações da polícia.

Conforme Mirela Ventura, coordenadora da Polícia Civil em Paulo Afonso, o homem tinha sido preso em maio de 2018 por agredir fisicamente a ex-mulher. Na época, a vítima recebeu da justiça uma medida protetiva de urgência, o que impedia a aproximação do homem...

Inscrições para contratação de médicos para a Policlínica da Região de Paulo Afonso serão abertas em 3 de junho

O Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Paulo Afonso, informa que estarão abertas, no período de 3 a 7 de junho, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado visando à contratação de médicos de diversas especialidades, para compor o quadro de pessoal da Policlínica da Região de Paulo Afonso.

O Processo Seletivo Simplificado visa à contratação por prazo determinado de vagas existentes, sob regime celetista, no quadro de empregos e, de acordo com o Edital, tem prazo de validade de 01 (um) ano a contar da data da homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Paulo Afonso..

Sanfoneiro Enok do Acordeon morre em Paulo Afonso, Bahia

Morreu na noite de quinta, 23, vitima de consequências de um câncer, o sanfoneiro Enok do acordeon. EnoK do Acordeon sempre foi e será considerado pelo músicos de Pualo Afonso e região como um dos grandes músicos da sua geração.

Instrumentista de talento acima do comum, Enok manuseou como poucos uma sanfona, recebendo inclusive elogios do cantor e sanfoneiro Domiminguinhos...

Setre lança projeto de desenvolvimento territorial solidário em Paulo Afonso

Ponte Dom Pedro - Paulo Afonso - Divulgção.

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) lança amanhã (23), às 9h, no Centro de Cultura de Paulo Afonso, na região norte do estado, o projeto Articulação Territorial de Socioeconomia Solidária de Itaparica. A iniciativa, executada pela Assessoria e Gestão Em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia (AGENDHA), conta com um investimento de R$ 348 mil. Serão beneficiados diretamente 15 empreendimentos econômicos solidários, formados por agricultores familiares, artesãs, catadores, quilombolas, populações ribeirinhas e povos indígenas. ..

Ex-prefeito de Paulo Afonso é punido pelo TCM

O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta quarta-feira (08/05), julgou procedente o termo de ocorrência lavrado contra o ex-prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos Pereira, por irregularidades na desapropriação de imóvel pertencente à empresa DISBEN – Transportes e Serviços Ltda, objetivando a alocação da sede da Secretaria de Educação da municipalidade, no exercício de 2013. O relator do parecer, conselheiro Fernando Vita, multou o gestor em R$5 mil. Foi determinada ainda a representação ao Ministério Público Estadual, para que as irregularidades identificadas sejam investigadas para eventual ação criminal.

A relatoria constatou que a empresa beneficiada tinha como sócio minoritário o então chefe de Gabinete do prefeito, Hermes Benzota de Carvalho Júnior, que exercia atividades como organização e gerenciamento dos atos administrativos e políticos de Governo. “Dessa forma, é de se concluir que todo o processo de desapropriação passou pelo seu crivo, fato este que, por si, só atenta contra os princípios da moralidade e da impessoalidade”, disse o relator...