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Cartilha do Cidadão vai democratizar o acesso aos serviços do Governo do Estado

Para democratizar o acesso dos cidadãos às políticas públicas estaduais, foi lançada, nesta terça-feira (26), a primeira Cartilha do Cidadão. A publicação, elaborada pela Ouvidoria Geral do Estado (OGE), tem o tema "A Democracia está em sua participação!". O ato aconteceu no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, e contou com a participação de representantes de ouvidorias de diversos órgãos da gestão estadual.

A intenção é oferecer, de maneira didática e objetiva, orientações sobre a atuação da Ouvidoria, e como cada pessoa pode manifestar suas inquietações e proposições neste canal. Para a ouvidora geral, Arany Santana, é fundamental ampliar as formas de fazer com que os serviços do estado cheguem à população. "Para nós é muito importante, considerando que a Ouvidoria é uma ferramenta de diálogo da população com o Governo do Estado. É relevante o lançamento dessa cartilha, que vai chegar na mão da população, que precisa dos serviços", pontuou Arany...

Jornalista, ex colaboradora da TV Grande Rio toma posse na ouvidoria do IFPB

Um serviço fundamental que contribui para a transparência, ética e a qualidade do serviço público, ao permitir que a comunidade educacional expresse suas preocupações, sugestões ou denúncias de forma anônima e imparcial. Assim é a Ouvidoria.

Esse canal democrático de comunicação vai passar a ser conduzido pela primeira vez no Instituto Federal da Paraíba por uma mulher: trata-se da jornalista Edezilda Alves, que trabalhou em Petrolina, ex-colaboradora da TV Grande Rio/Afiliada Globo e do Jornal Gazzeta...

Ouvidoria do Hospital Dom Malan faz pesquisa diária de satisfação junto aos pacientes

A Ouvidoria do Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, administrado pelo Instituto Social das Medianeiras da Paz (Ismep), é um canal de contato da população com a gestão da unidade.  São realizados em média 20 atendimentos por mês no setor, tanto presencialmente, como por e-mail, por telefone e pelo Ouvidor SUS de Pernambuco.

O setor é responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais manifestações dos cidadãos quanto aos serviços e atendimentos prestados. É uma ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social dentro da unidade hospitalar e para além dela, já que o HDM é um hospital da rede pública de saúde de Pernambuco, parte do SUS...

UPAE Petrolina usa a estratégia da Ouvidoria Ativa para fortalecer o programa "Fale com a Gente"

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) tem realizado semanalmente a Ouvidoria Ativa como parte do programa de Ouvidoria "Fale com a Gente".

A iniciativa tem como objetivo promover uma maior divulgação dos serviços oferecidos aos usuários e fortalecer o acolhimento ao público...

Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos vai acompanhar 30 mortes em diferentes confrontos na Bahia

O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, disse que acionou a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos para acompanhar 30 mortes em diferentes confrontos com policiais militares, na Bahia.

"Não são compatíveis com um país que se pretende democrático e em consonância com os Direitos Humanos", disse o ministro em nota...

Autarquia Municipal de Abastecimento de Juazeiro implanta ouvidoria para facilitar o contato com a população

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), abriu um novo canal de comunicação entre a gestão e os  permissionários, clientes e população em geral, com a entrada em funcionamento da ouvidoria da AMA. O serviço, que começou a funcionar esta semana, visa facilitar o contato da população pelo número (74) 99819-9400. Adesivos  da ouvidoria serão afixados no Mercado do Produtor, nas feiras e mercados em lugares visíveis para aumentar o alcance do serviço.  

Através do número disponibilizado é possível fazer contato por chamadas  telefônicas ou por mensagens via WhatsApp, com sugestões, elogios e denúncias. "Quando nós assumimos a gestão da AMA, a primeira providência foi ouvir todos aqueles que estivessem ligados a nossa gestão de alguma forma, sendo permissionários, servidores ou usuários de nossos equipamentos, e o que estamos fazendo agora é ampliar a capacidade  de comunicação, reunindo informações importantes e dando encaminhamentos necessários", informou o diretor presidente da AMA, Carlos Neiva...

Estado da Bahia disponibiliza acesso à Ouvidoria através do WhatsApp

Baianos e baianas poderão acessar os serviços da Ouvidoria Geral do Estado (OGE) pelo aplicativo WhatsApp, 24 horas por dia, a partir da próxima segunda-feira (26). Através do número 0800 284 0011, o cidadão poderá fazer sua denúncia, reclamação ou elogio a qualquer órgão do Estado sem precisar aguardar atendimento.

A ferramenta foi apresentada aos representantes das demais ouvidorias de secretarias e órgãos estaduais nesta quarta-feira (21), no auditório da Secretaria da Segurança Pública do Estado, no CAB. A OGE é vinculada à Secretaria Estadual de Comunicação Social da Bahia (Secom) e tem o objetivo de manter um canal aberto com a sociedade para promover a defesa dos direitos e interesses do cidadão...

Ouvidoria da Secretaria de Saúde de Juazeiro é canal eficiente de contato com a população

A população de Juazeiro que pretende fazer algum registro acerca dos serviços da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), da Prefeitura de Juazeiro, seja elogio, reclamação, solicitação, denúncia, informação ou sugestão podem entrar em contato com a Ouvidoria. O canal de diálogo entre a população e a Sesau é eficiente e busca ajustar os serviços, de acordo com o retorno que recebe do público cidadão.

No mês de junho, a Ouvidoria da Sesau recebeu 36 registros. Todos foram respondidos. De Janeiro a Junho deste ano, a Ouvidoria da Sesau recebeu 168 demandas, destas 160 tiveram respostas à população. "A Ouvidoria é um canal que as pessoas podem e devem buscar quando precisam fazer algum registro sobre os serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde. É importante esse contato, pois somente desta forma podemos melhorar o serviço oferecido para as pessoas", destacou o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa...

TSE cria Ouvidoria da Mulher para combater violência política

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou a Ouvidoria da Mulher, órgão permanente para recebimento de denúncias de violência política contra candidatas. A ouvidoria terá a missão de prevenir e combater casos de assédio, discriminação e outras formas de abusos cometidos contras as mulheres. 

O objetivo do órgão será a disponibilização de canais de atendimento especializado para receber as denúncias e realizar o encaminhamento das demandas envolvendo assédio no ambiente externo e interno do tribunal. ..

UPAE e HDM reforçam a importância da Ouvidoria para os usuários do SUS 

Neste Dia do Ouvidor (16 de março), a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina e o Hospital Dom Malan, unidades estaduais de saúde do sertão de Pernambuco, reforçam a importância da Ouvidoria para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).  

As Ouvidorias funcionam como instrumento de gestão participativa do SUS e canal legítimo de comunicação entre os cidadãos usuários do serviço público e equipe gestora das unidades assistenciais de saúde.  ..

Ouvidoria do MPPE terá canal especializado para atender as demandas decorrentes de casos de violência contra a mulher

Somente no período de 1º de janeiro a 30 de junho deste ano, cerca de 20 mil mulheres registraram violências doméstica ou familiar. Também no mesmo período, 1.020 estupros e 52 feminicídios foram registrados em Pernambuco.

Ciente da necessidade de se criar canais e sistemas alternativos especializados para atender as demandas decorrentes de casos de violência contra a mulher, ampliando, assim, a rede de apoio às mulheres vítimas de violência, no próximo dia 14 de outubro, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizará a solenidade de inauguração da Ouvidoria das Mulheres...

Prorrogadas as inscrições para seleção de estágio na Ouvidoria-Geral da Univasf

A Ouvidoria-Geral da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) prorrogou até 31 de julho as inscrições do processo seletivo para estágio. A seleção oferta uma vaga para estudantes do curso de Administração de qualquer Instituição de Ensino Superior (IES) pública ou privada e que estejam cursando do 2º ao 5º período com frequência efetiva.

Os estudantes interessados devem encaminhar para o e-mail [email protected], até as 12h de 31 de julho, os seguintes documentos requisitados no Edital Nº 1/2021 retificado: formulário de inscrição (Anexo I) devidamente preenchido; histórico acadêmico atualizado, com a indicação do Coeficiente de Rendimento Estudantil (CRE); declaração de matrícula e horário do semestre no qual se encontra matriculado, emitidos pela IES do candidato; e currículo atualizado. A Ouvidoria irá confirmar a inscrição do candidato por e-mail...

Ouvidoria-Geral da Univasf abre processo seletivo para estágio. Inscrições vão até o dia 26 de julho

Para realizar o preenchimento de uma vaga de estágio, a Ouvidoria-Geral da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) abriu hoje (14) processo seletivo para estágio remunerado e formação de cadastro reserva.

Estão aptos para participar estudantes do curso de Administração de qualquer Instituição de Ensino Superior (IES) pública ou privada e que estejam cursando do 2º ao 5º período com frequência efetiva. Os candidatos podem realizar suas inscrições até o dia 26 de julho...

Atendimento na Ouvidoria da Secretaria de Saúde de Juazeiro ajuda a melhorar serviços

De janeiro a abril deste ano, a Ouvidoria da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) registrou 108 mensagens e chamadas da população. A Ouvidoria é um canal de articulação entre o cidadão e a gestão pública, para priorizar e melhorar o atendimento à população.

É através da Ouvidoria que os pacientes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde e na rede hospitalar podem enviar sugestões, críticas e elogios por e-mail, WhatsApp, telefone e também presencialmente na sala da Ouvidoria no prédio da Sesau, no Shopping Águas Center...

Covid-19: Região Sudeste lidera as manifestações de fura-filas recebidas pela Ouvidoria Nacional do MP

A Região Sudeste lidera as manifestações sobre casos de fura-filas na vacinação contra a Covid-19 recebidas pela Ouvidoria Nacional do Ministério Público (ONMP), órgão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Das 1.106 manifestações, 655 se referem aos quatro estados da região (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo), o que corresponde a 59% do total. Os dados compreendem o período de 27 de janeiro a 17 de fevereiro.

São Paulo é a unidade da Federação com o maior número de manifestações: 470, ou seja, 42% do total de casos recebidos pela Ouvidoria Nacional do MP. Na Região Nordeste, foram 186 informações, das quais 78 estão relacionadas ao estado da Bahia...

Ouvidoria da Saúde: serviço atua como elo entre usuários do SUS e Prefeitura de Juazeiro

A Secretaria de Saúde de Juazeiro está com a Ouvidoria em atividade remota e presencial, funcionando das 7h às 13h, no prédio da secretaria, no shopping Águas Center, no bairro Maria Gorete.

A Ouvidoria é para atender aos anseios da população, mas é importante saber quando procurar o órgão. "Toda vez que é necessário se manifestar a respeito do atendimento do sistema SUS, principalmente nas unidades de saúde de Juazeiro, a Ouvidoria está pronta para atender a todos. Ela trabalha como mediadora entre a gestão e o povo, respeitando os direitos de cada cidadã e cidadão no exercício da cidadania", explica a ouvidora Márcia Leila dos Reis...

Ouvidoria Nacional recebe mais de mil manifestações sobre casos de fura-filas na vacinação contra a Covid-19

A Ouvidoria Nacional do Ministério Público já recebeu 1.065 manifestações sobre casos de fura-filas na vacinação contra a Covid-19. O órgão passou a receber denúncias e informações sobre o tema há duas semanas, no último dia 26 de janeiro.

Do total de manifestações, 787 chegaram via WhatsApp, 137 por formulário eletrônico, 21 pelo Instagram, 16 pelo Facebook e 104 por e-mail. As informações, em razão da urgência e excepcionalidade, estão sendo encaminhadas imediatamente às respectivas unidades e ramos do Ministério Público para que sejam tomadas as providências cabíveis...

Casos de "fura-fila" da vacina contra Covid-19 podem ser denunciados à Ouvidoria Nacional do Ministério Público

Como canal direto de comunicação à disposição da sociedade, a Ouvidoria Nacional do Ministério Público (ONMP) pode ser acionada por qualquer cidadão que queira denunciar casos de “fura-fila” na vacinação contra a Covid-19.

Para fazer a denúncia, o cidadão pode acionar a Ouvidoria Nacional do MP por meio do Whatsapp (61 3366-9229), do e-mail [email protected], de mensagem direta nos perfis do CNMP nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), ou de formulário eletrônico disponível na página da ONMP...

Lei Aldir Blanc: Parceria com UPB e Ouvidoria do Estado garante atendimento aos municípios baianos

A Lei Aldir Blanc garantiu repasses financeiros para área da cultura dos estados e municípios de todo país. Na Bahia, uma parceria da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) com a União dos Municípios da Bahia (UPB) e a Ouvidoria Geral do Estado (OGE) disponibilizou canais de atendimento aos municípios para orientações sobre a efetivação da Lei. Os atendimentos foram realizados via videoconferência, sala virtual, whatsapp e/ou por telefone.

Entre os meses de agosto a novembro, a UPB montou plano especial de atendimento para orientar os municípios. O órgão disponibilizou todo o passo a passo do cadastramento operacional para que os municípios se habilitassem ao recebimento do recurso...

Saneamento do Dom Avelar: solicitação de manutenção da rede deve ser feita através da ouvidoria

Após as últimas chuvas, bairros englobados pela Bacia do Dom Avelar começaram a ter problemas na rede de saneamento recém recuperada pela prefeitura. É que a população tem aberto as tampas de acesso à rede de esgoto para escoamento da água.

Com isso, além de escoar, a ação tem levado para a rede materiais como terra e lixo, entupindo a rede de saneamento. A Prefeitura de Petrolina está dando continuidade à obra e iniciou a manutenção, enquanto não entrega a rede definitivamente  para a Compesa. ..