Foram encontrados 56 registros para a palavra: olimpiadas

ESPAÇO DO LEITOR: AS OLIMPÍADAS ELEITORAIS EM JUAZEIRO-BA

Ah, sim! Não há de quê. Obrigado, gentil leitor. Pronto e ponto abri o artigo de trás pra frente. Sou prá frentex! Compreendeu? Tendeu?

Pode perguntar: Boa parte dos atletas-candidatos fazem treinamentos de sabiedades, exercícios físicos e mentais para a correria olímpica eleitoral? Fazem, amicíssimo leitor? Se fazem por que   voltam, invariavelmente, do mesmo jeitinho: manhosos, dengosos, falsozinhos de dá dó, a correrem contra o tempo, já que passaram os últimos quatro anos escafedendo-se e sumidinhos nos esconderijos das inoperâncias?..

COI aprova entrada de cinco novas modalidades para Olimpíadas de 2020

As modalidades surfe, beisebol/softbol, karatê, skateboard e escalada farão parte das Olimpíadas de Tóquio, em 2020. A inclusão dos cinco esportes foi aprovada por membros do Comitê Olímpico Internacional (COI), em um congresso realizado em um hotel no Rio de Janeiro. O conselho executivo da entidade já havia aprovado em junho a proposta feita pelo comitê organizador dos Jogos de 2020 de adicionar essas modalidades. Com as inclusões, a Olimpíada de 2020 deve contar com mais 18 eventos, considerando as categorias dos esportes, de acordo com a Folha de S. Paulo. O skateboard, por exemplo, terá duas categorias (street e park), tanto no masculino como no feminino. Já o beisebol será disputado apenas no masculino, enquanto o softbol, no feminino. Outra modalidade que deve ser dividida em duas categorias é o karatê: kata e kumite - essa última com três classes de peso diferentes. ..

Atleta do Sertão Pernambucano será a porta bandeira do Brasil nas Olimpíadas

A pentatleta Yane Marques foi escolhida como a porta-bandeira do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. A escolha aconteceu através de votação pela internet, onde a pernambucana superou o atleta da vela Robert Scheidt e o líbero Serginho, do Vôlei masculino.

"Eu quero ser uma porta-bandeira muito alegre e talvez uma porta-voz, através dessa bandeira, para que o nosso país se una mais. Quero ser uma representante do povo brasileiro", afirmou a atleta, depois do anúncio oficial, em entrevista à TV Globo.

Nascida em Pernambuco, Yane Marques é a única atleta da América Latina com uma medalha olímpica no pentatlo moderno. Bronze em Londres 2012, a brasileira também tem duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos e um título mundial. ..

ARTISTA PLÁSTICO DE JUAZEIRO NAS OLÍMPIADAS

O artista plástico Alex Moreira, estará representando a cidade de Juazeiro-BA e todo Vale do São Francisco ao participar de exposição artística que será realizada na cidade do Rio de Janeiro, com a escultura CARRANCA QUEIMADA, durante a realização dos jogos olímpicos do Rio de Janeiro 2016.

A obra de arte: Carranca Queimada foi selecionada na II Mostra Rio Esculturas Monumentais, concorrendo com artistas de todo país, e até mesmo do exterior. Quando teve dentre tantas obras inscritas, 27 obras elegidas. A escultura Carranca Queimada mede 4 metros, e pesa quase 500 quilos, a mesma estará exposta na cidade do Rio de Janeiro durante a realização dos Jogos Olímpicos 2016, na Praça Paris. A exposição acontecerá de 24 de julho a 25 de setembro...

Ação no Aeroporto Internacional de Salvador simula chegada de delegações para Olimpíadas

Para garantir a segurança e a tranquilidade na chegada das dez delegações que vão participar dos Jogos Olímpicos 2016, na capital baiana, foi realizada na manhã desta quinta-feira (14) uma simulação no Aeroporto Internacional de Salvador. Vistoria dos ônibus que vão transportar as delegações do aeroporto ao hotel, segurança durante o desembarque e escolta estiveram entre as ações que integram as medidas de segurança coordenadas pelo coronel PM Marcos Oliveira. 

Também serão realizadas simulações na Estação Pirajá, neste sábado (6), e na Arena Fonte Nova, no próximo dia 26, incluindo o Centro Histórico. "As simulações visam estressar o máximo possível as nossas forças de segurança para ver o nível de adestramento que elas se encontram e a resposta que pode ser dada diante de uma situação crítica. Teremos, aqui, no aeroporto, o reforço no policiamento do Batalhão de Polícia Turística (Beptur), além da atuação da Polícia Federal na sua área de competência", informou o coronel. 

Segundo ele, "as equipes de segurança pública terão o trabalho de guarnecer o aeroporto e também fazer a escolta e batedores das delegações e do material esportivo, daqui [aeroporto] até o Hotel Stella Maris". Durante a simulação, soldados do Exército representaram uma das 10 delegações de futebol que vão desembarcar na cidade a partir do final deste mês. A intenção é que a chegada das equipes ocorra com tranquilidade e interfira o mínimo possível no desembarque e embarque dos demais passageiros...

Realizado na Bahia 2º maior treinamento de equipes para desastres nas Olimpíadas

Uma explosão que deixou vítimas, nas arquibancadas da Arena Fonte Nova, e projetou pessoas para o gramado. Esse foi o cenário de abertura da segunda maior simulação de ataque terrorista, já realizada no mundo e a maior na América Latina, promovida no Congresso Internacional de Desastre de Massa, que aconteceu em Salvador até este domingo (12), como preparação para os Jogos Olímpicos. Participam 25 forças nacionais e internacionais, como a Interpol, a Marinha, o Exército, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Técnica, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outras. 

Segundo o coronel Antônio Júlio Nascimento, coordenador do Centro de Gestão Estratégica do Corpo de Bombeiros da Bahia, o estado está preparado para qualquer incidente. “O terrorismo é a nossa maior preocupação, mas existem vários fatores que podem acontecer. Um simples tumulto pode provocar uma grande correria. Este evento serve para fazer o treinamento das forças como um todo”. Nascimento avalia que a simulação é complexa e difícil para todas as corporações. No treinamento também foi montado um cenário de intoxicação alimentar, perseguição tática ao portador de uma mala que seria colocada na arquibancada, e pesquisa de artefato não identificado. 

O coronel diz que, no caso de uma bomba, quem primeiro entra em ação é a Marinha, com roupa específica. “Em seguida, a Comissão Nacional de Energia Nuclear para saber se há componente que possa ser ofensivo. Depois, o batalhão de Operações Antibomba, [usando] um robô, para completar a avaliação e neutralizar alguma ameaça. Controlado o risco, entra o Corpo de Bombeiros para fazer o atendimento às vítimas que são trazidas para uma área específica, onde está o Samu”.

Segundo ele, a Bahia está preparada para desastres com múltiplas vítimas. “O Hospital Geral do Estado [HGE] sai na frente, em nível nacional, pois tem uma área de atendimento para múltiplas vítimas, que eu só vi na Alemanha, em 2014. A gente conseguiu implantar aqui um sistema de análise e avaliação de vítimas para que elas sejam examinadas, antes de entrar na área de ortotrauma do hospital, evitando inclusive contaminações”. 

Forças de segurança preparadas para resposta efetiva

De acordo com o coordenador geral do evento, Jeidson Marques, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), juntando todos os integrantes das forças que participaram da simulação e os voluntários para fazer o papel de público, são cerca de 1.500 pessoas envolvidas no treinamento. O registro do maior simulado da história mundial aconteceu há pouco tempo, em Londres, com duas mil pessoas.

Ele explica que o foco é preparar as forças de segurança para uma resposta rápida e efetiva no caso de um atentado. “Mas um susto pode gerar ação, como o abandono de uma mochila que pode ser suspeita de conter explosivo e causar um tumulto no estádio. As forças devem estar preparadas para conduzir isso sem que se transforme em uma tragédia”. 

Este é o terceiro dia do congresso. “Dias 10 e 11 de junho, tivemos a presença do Comitê Olímpico e do Ministério da Defesa, e estão todos sinalizando positivamente. Teremos dez jogos de futebol aqui na [Arena] Fonte Nova. Então é preciso ter uma preparação e um alinhamento das forças tão grande quanto o que está acontecendo no Rio de Janeiro”, diz ainda o coordenador geral do evento. 

Ele reforça ainda que é preciso estar alinhado com os protocolos internacionais. “Estamos falando de Olimpíadas, mas em qualquer outro grande jogo, que aconteça na Fonte Nova, ou até mesmo no Carnaval de Salvador, que também atrai multidões, estamos expostos a situações críticas e de visibilidade internacional. Por isso seguimos aqui protocolos da Interpol, da Guarda Costeira americana, e estamos colocando o nosso alinhamento em teste”.

Perita do Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT), Tânia Gesteira afirma que a perícia segue o protocolo da Interpol no âmbito criminal “para a determinação das causas do acidente, seguindo todos os padrões [estabelecidos] para a atuação em desastres e eventos adversos com múltiplas vítimas”.

De acordo com ela, o trabalho é iniciado com uma equipe de varredura para identificação de vestígios. “Depois as equipes trabalham simultaneamente, inclusive as de recuperação de corpos que vão fazer as fotografias, as anotações, o resgate das vítimas e levá-las para as equipes de recepção, aos veículos e ao departamento para a identificação”.

Segundo o subcoordenador do Samu, Alex Mine, a capacitação é fundamental para quem integra uma equipe de resgate. “Fica um legado, principalmente para Salvador, uma capital voltada para festas. O Carnaval é um evento grande onde pode haver múltiplas vítimas. Outra possibilidade é em deslizamentos como os que já ocorreram [na capital baiana]. Se a gente faz essa capacitação para períodos de olimpíadas, isso repercute para outros momentos também”. ..

PETROLINA: Condutores da tocha olímpica participam de prévia do revezamento

Petrolina já está no clima olímpico. Os atletas selecionados pela Prefeitura de Petrolina para a condução da tocha olímpica no dia 26 de maio participaram da cerimônia de abertura da 46ª edição das Olimpíadas Estudantis. Na solenidade, eles já viveram uma prévia do revezamento da tocha e carregaram o fogo olímpico dos jogos estudantis na quadra do Ginásio Municipal Osvaldo de Carvalho. 

A abertura dos jogos municipais aconteceu na última segunda (09) e contou com a presença do secretário executivo de Esportes, Britto Junior, e da secretária de Educação de Petrolina, Gilmara Lacerda, que representou o prefeito Júlio Lossio na solenidade...

Prefeitura avança em preparação para revezamento da Tocha Olímpica

A Prefeitura de Petrolina avança nas mobilizações para receber o revezamento da tocha olímpica na cidade, que acontece no próximo dia 26. Na manhã desta terça (10), a comissão municipal responsável pela organização do evento esteve reunida na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG) para deliberar as questões de logística da passagem do fogo.

As intervenções no trânsito, segurança e apoio no trajeto e os detalhes sobre o roteiro do revezamento foram discutidos por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedesa), Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Secretaria de Cultura (Secult), Secretaria de Ordem Pública e Segurança Cidadã e da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA). ..

Plano de Segurança para Jogos Olímpicos é assinado na Bahia

Com o intuito de repetir o êxito alcançado na Copa das Confederações (2013) e na Copa do Mundo (2014), realizados na Bahia, representantes da Comissão Estadual para Grandes Eventos (Coesge) assinaram, na tarde desta quinta-feira (5), o Plano Tático de Segurança Integrada para os Jogos Olímpicos Rio 2016, que serão realizados na capital baiana. Durante o evento no Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador, também foi assinado o plano para o revezamento da Tocha Olímpica, no estado, onde percorrerá 27 cidades. 

O Coesge é formado por representantes das principais frentes de trabalho da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), a exemplo do Corpo de Bombeiros das polícias Militar, Civil e Técnica, além de efetivos das Forças Armadas, Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e guardas municipais...

Inscrições dos Jogos Escolares Juazeiro na Rota das Olimpíadas acontecem nesta terça-feira (3)

A Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC realiza nesta terça-feira (3), das 8h às 16h, as inscrições para a 38ª edição dos Jogos Escolares, que este ano tem como tema ‘Juazeiro na Rota das Olimpíadas’, em homenagem a cidade ter sido escolhida pelo Comitê Olímpico para receber a Tocha. A abertura oficial do evento será no dia 17 de maio, às 18h, na Orla Nova.

Os alunos interessados em participar dos Jogos devem ser inscritos gratuitamente pelas instituições de ensino onde estudam, seja da rede pública ou particular, no prédio da SEDUC, na Rua Antônio Pedro, nº 139, no Centro da cidade. Participantes precisam apresentar documento de identificação com foto para o registro...

Petrolina: Reunião discute logística para o revezamento da Tocha Olímpica

A comissão organizadora do revezamento da Tocha Olímpica em Petrolina, formada por membros da Prefeitura Municipal, se reuniu durante esta semana para definir, discutir e deliberar as ações necessárias para receber o evento, no dia 26 de maio. Além do revezamento da tocha, a cidade será sede também de um evento de celebração pelos Jogos Olímpicos que  acontecerão no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro em agosto. Das mais de 300 cidades que vão receber a chama olímpica, apenas 82 foram selecionadas para ter eventos festivos, Petrolina foi uma delas. 

O coordenador geral do comitê organizador e secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG), Geraldo Junior, conduziu a reunião que contou com a presença de membros de órgão municipais que estão envolvidos na logística e realização dos eventos. O encontro contou com as participações de representantes da SEPOG, Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina – AMMPLA, SAMU, Ordem Pública e das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Educação, Esportes e Cultura. ..

Bahia acerta detalhes de segurança e mobilidade para as Olimpíadas

Faltando exatamente um mês para o início do percurso da Tocha Olímpica por 26 cidades baianas, os detalhes técnicos para que o estado receba eventos olímpicos - como os dez jogos de futebol que serão realizados na Arena Fonte Nova - e também atletas e seleções foram discutidos em reunião do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) das Olimpíadas na Bahia, nesta terça-feira (19), na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Entre os temas abordados, a segurança pública e a mobilidade foram destaques.

O GTT, criado por decreto do governador Rui Costa, é composto por secretários e suplentes de 12 secretarias e mais duas autarquias estaduais, sob a presidência do titular da Setre, Álvaro Gomes. "Todos os preparativos estão sendo feitos para os grandes eventos que serão realizados no estado. Teremos na Fonte Nova seleções importantíssimas como o México, atual campeão olímpico, [e] a Alemanha, campeã do mundo. Teremos um grande espetáculo", afirma Gomes.

Segundo ele, a Seleção Brasileira de Nado Sincronizado vai treinar na nova piscina olímpica da Bahia, na Avenida Bonocô, e a seleção de judô de Cuba pretende utilizar o Centro Pan-Americano, em Lauro de Freitas, para treino e aclimatação. "Na reunião de hoje, nós identificamos que está tudo ocorrendo bem. A segurança já tem o plano montado e mobilidade também. Essa é a meta do Governo da Bahia e do governador Rui Costa", acrescenta Gomes.

Segurança

Segundo o coronel da Polícia Militar Marcos Oliveira, coordenador de Segurança Pública para Grandes Eventos, a Bahia está articulada com outros estados. "Um dos pontos que nos preocupou foi a transição nas fronteiras com os estados do Espírito Santo e de Pernambuco. Fizemos uma videoconferência para permitir que as forças de segurança pública de um estado possam entrar no outro. Também estamos mandando nossa equipe de batedores para acompanhar o trajeto nas cidades do interior onde não há policiamento de trânsito".

O percurso da Tocha Olímpica na Bahia está previsto para ter início em 19 de maio, a partir da cidade de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul do estado. De acordo com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, 26 cidades baianas serão contempladas com a passagem da tocha olímpica. Entre os principais destinos estão Feira de Santana, Juazeiro, Salvador, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Valença, Senhor do Bonfim, Ilhéus e Paulo Afonso. Os sete últimos foram escolhidos como local de pernoite para a chama olímpica.

"O modelo de segurança foi traçado a partir do plano estratégico de segurança integrada traçado pelos ministérios da Defesa e da Justiça e junto com a área de inteligência. Temos três eixos principais, que são defesa, segurança pública e inteligência. A palavra de ordem é integração total para o sucesso da missão", explica o coronel Oliveira.

Mobilidade

A superintendente de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Grace Gomes, destaca que o sistema de mobilidade da Bahia para o transporte de torcedores foi o mais elogiado durante a Copa do Mundo. "Nós conseguimos evacuar a Arena em tempo recorde, menor que qualquer outro estádio do Brasil. O Governo do Estado vai participar com o metrô em pleno funcionamento, com mais experiência. Teremos ônibus saindo dos shoppings Bela Vista, Salvador e Salvador Norte até a Avenida Bonocô. [E] o metrô leva até o Campo da Pólvora, saindo do Acesso Norte. As pessoas podem deixar os carros no Shopping Bela Vista e pegar o metrô para chegar rapidinho à Arena". ..

Inscrições para os Jogos Escolares Juazeiro na Rota das Olimpíadas será no dia 3 de maio

A Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC realiza no dia 03 de maio, das 8h às 16 h, às inscrições para os Jogos Escolares 2016 – 'Juazeiro na Rota das Olimpíadas'. As escolas das redes municipal, estadual e particulares já podem solicitar as fichas de inscrições, no prédio da SEDUC, na Rua Antônio Pedro, nº 139, no Centro. 

Segundo a coordenação do evento, a expectativa é que mais de 2 mil alunos de escolas públicas e particulares participem da competição, nas modalidades Futsal, Futebol Society, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Atletismo, Natação, Judô e Xadrez, nas categorias Mirim e Infantil, de 12-14 anos e 15-17 anos, respectivamente...

Prefeito Isaac participa do lançamento do projeto Juazeiro, na rota das Olimpíadas Nota 10

O prefeito Isaac Carvalho participou nesta quinta-feira (07), do lançamento do Projeto "Juazeiro, na rota das Olimpíadas Nota 10 – Do Olimpo ao Velho Chico 2016", no complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro. O evento foi mais uma ação do 'Toda Quinta tem Agenda Educação Nota 10', da Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC.

A superintendente de gestão da SEDUC, Lucinete Alves apresentou o projeto para os gestores, professores, coordenadores da Rede Municipal de Ensino e autoridades presentes, que tem como objetivo fomentar a prática esportiva, a integração e a saúde física e psíquica dos alunos, através da vivência dos valores Olímpicos e Paraolímpicos. "O projeto envolverá diversas atividades com a participação de 8 mil estudantes da Rede, de abril até setembro deste ano, e pretende movimentar a população juazeirense no dia 26 de maio,  em que a Tocha Olímpica estará na nossa cidade. A Prefeitura, através da SEDUC e outras secretarias, está preparando um grande evento para este momento histórico do esporte", evidenciou Lucinete...

SEDUC lança projeto "Juazeiro na rota das Olimpíadas Nota 10 – Do Olimpo ao Velho Chico 2016"

Dentro do 'Toda Quinta tem Agenda Educação Nota 10', a Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC) lança nesta quinta-feira (07), às 9h, o projeto "Juazeiro, na rota das Olimpíadas Nota 10 – Do Olimpo ao Velho Chico 2016", no Complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro. Com o objetivo de fomentar a prática esportiva, a integração e a saúde física e psíquica dos alunos, através da vivência dos valores Olímpicos e Paraolímpicos, o projeto irá desenvolver diversas atividades envolvendo 8 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino, de abril até setembro deste ano.

De acordo com o secretário da SEDUC, Clériston Andrade, durante seis meses os alunos vão estudar a história do esporte e das Olímpiadas, utilizando equipamentos audiovisuais, participar de competições, assistirem a palestras com atletas de Juazeiro, entre outras atividades. "Para potencializar nossas ações, utilizaremos o Transforma, que é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 para dentro das escolas. E como os jogos acontecerão em nosso país, e Juazeiro é um dos 26 municípios baianos selecionados para o revezamento da Tocha Olímpica, vamos envolver e incentivar os alunos e professores a fazerem parte deste momento histórico do esporte no Brasil e na nossa cidade", ressaltou o secretário...

Forças de segurança intensificam treinamentos para Olimpíadas

Faltando menos de 150 dias para o início dos Jogos Olímpicos 2016, as forças de segurança intensificaram as ações de capacitação contra atentados em grandes eventos. Nesta sexta-feira (18), representantes da Marinha, Exército, Aeronáutica, polícias Federal, Militar e Civil, além de membros de órgãos e instituições que vão estar diretamente ligados às Olimpíadas, participaram do Estágio de Percepção de Ameaças Terroristas (EPAT), iniciado na quinta (17), no Centro Militar de Convenções e Hospedagem Aeronáutica, no bairro de Ondina, em Salvador. "Esse é um evento para alinharmos estratégias e somarmos força. O nosso plano de ação integrada entre as forças é melhorado a cada dia. Esse é um momento de o reforçarmos", afirma o vice-almirante da Marinha, Cláudio Portugal Viveiros, comandante do 2º Distrito Naval. 

O encontro é organizado pelo Comando do 2º Distrito Naval, que será responsável pela Coordenação de Defesa de Área (CDA), na capital baiana, entre 4 e 13 de agosto, quando a Arena Fonte Nova sediará dez jogos de futebol. Entre os assuntos abordados no evento, destacam-se ações de identificação, prevenção e combate ao terrorismo. ..