RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 48 registros para a palavra: memorial

APLB-UAUÁ INAUGURA MEMORIAL DO 13º SALÁRIO USURPADO

No último domingo, dia 13, na Praça São João Batista, a APLB-UAUÁ (Sindicato dos Professores) inaugurou o "Memorial do 13º salário usurpado". O objetivo segundo a coordenação da entidade sindical é reunir os professores e demais servidores da educação todo dia 13 de cada mês para ilustrar essa agressão. “Não deixar cair no esquecimento”, explicou Francisco Prolepses. “Agradecemos aos funcionários que compareceram. Mês que vem, faremos o mesmo encontro, se Jesus permitir”, concluiu Prolepses. ..

Memorial dos 80 anos do HDM/IMIP volta a ser exposto


O memorial comemorativo aos 80 anos do Hospital Dom Malan, voltou a ser posicionado na unidade hospitalar após de ter sido retirado para reforma e recuperação do acervo. Os sete painéis que medem 1,80 m x 1,20m expõem fotografias que contam a história do Hospital Dom Malan desde a sua fundação em 1931.
 
Os painéis foram inaugurados em 13 de setembro de 2011, como homenagem a todos que fizeram parte da trajetória histórica do hospital. O acesso é livre e o acervo está em exposição no acesso lateral da unidade na Rua Joaquim Nabuco.
..

Solenidade marca inauguração do Memorial aos Pracinhas em Petrolina

O som da Ordem Militar e a memória dos ex-combatentes integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial foram as estrelas da noite dessa quarta-feira (04). A Prefeitura Municipal de Petrolina em forma de reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelos homens convocados a defender as nações do regime que se impunha até 1945 do ditador nazifascista Adolf Hitler receberam homenagens através do mais novo monumento criado pelo artista plástico Ledo Ivo.

Denominado “Os Pracinhas”, o monumento faz referência aos ex-combatentes brasileiros que lutaram na guerra, em especial àqueles que vivem na região. Após o fim da luta, decretada oficialmente em 02 de setembro de 1945 quando foi assinada a rendição alemã diante das tropas aliadas, alguns combatentes escolheram Petrolina e região como aporte para iniciar uma nova vida...

Petrolina: Memorial aos Pracinhas será inaugurado nesta quarta-feira

Para homenagear os ex-combatentes que participaram da Segunda Guerra Mundial, conhecidos como Pracinhas, nesta quarta-feira (04), às 18h, a Prefeitura Municipal de Petrolina, por meio da Secretaria de Cultura, irá inaugurar o Memorial aos Pracinhas, construído na Praça Kennedy, em frente ao Colégio Pio XI, no Centro da cidade. O monumento faz uma alusão simbólica ao ano de 1945, final da guerra, quando foi travada a Batalha de Monte Castello, que marcou a presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB). O memorial tem como objetivo reconhecer o esforço e a bravura dos ex-combatentes brasileiros da Segunda Guerra Mundial, em especial, aqueles que se instalaram na região do Vale do São Francisco no pós-guerra, dos quais muitos tornaram-se cidadãos de Petrolina de coração, assim como vários outros que aqui chegam anualmente.

A solenidade de inauguração contará com a presença do prefeito de Petrolina, Julio Lossio, além de representantes do Exército Brasileiro e dos ex-combatentes que residem na região. Dos 51 ex-combatentes, a maior parte que já faleceu e atualmente 13 ainda residem na região. Segundo o prefeito, “é importante registrar e valorizar a história daquelas pessoas que contribuíram bravamente para a liberdade do nosso país. E a maneira que encontramos foi imortalizarmos esta passagem histórica, através da construção de um monumento”, explicou Julio Lossio.

O monumento foi construído pelo escultor juazeirense, Ledo Ivo, que levou três meses para a conclusão do memorial, que é composto por ferro, cimento, pó de pedra, fibra de vidro, pigmentos e resina acrílica. Filho de um ex-combatente, Aureliano Filho, salientou o importância da obra. “Meu pai, Aureliano Cardoso dos Santos, foi um dos combatentes da Batalha de Monte Castello, na Segunda Guerra Mundial, ele se sente muito feliz por estar sendo homenageado neste momento, pois muitos anos passaram-se sem que ninguém falasse nada sobre esses guerrilheiros que arriscaram suas vidas para defender a Nação”, afirmou. ..

Lançamento de memorial marca aniversário de 80 anos do HDM

 

O Hospital Dom Malan completou 80 anos de serviços prestados à região nesta terça-feira, 13. A data foi celebrada pelos colaboradores da instituição que participaram de uma missa em Ação de Graças realizada na área de convivência do hospital no início da manhã.

Após a celebração, foi inaugurado o memorial dos 80 anos do HDM contendo sete painéis de fotografias que contaram uma parte da história do hospital. O trabalho foi resultado de extensa pesquisa e de doações de registros fotográficos por entidades e autoridades ligadas a unidade de saúde, como a vereadora Raimunda Solposto, que se emocionou ao falar do hospital. “É falar de minha infância, do meu pai que foi um dos fundadores daqui”, revelou a vereadora que recebeu das mãos do superintendente do HDM, Marcelo Marques, o certificado de “Amigo do HDM”.

Funcionários do HDM, vereadores e representantes da sociedade civil participaram da cerimônia de inauguração do memorial, o superintendente do Hospital Dom Malan ressaltou os valores que fizeram do Dom Malan, um hospital referência em toda a região. “Esse é um patrimônio dos nossos pacientes, fruto de um trabalho que teve início há 80 anos e que continua em evolução”, ressaltou Marcelo Marques, que concluiu “tenho muita alegria de entregar hoje esse memorial para que as pessoas possam conhecer essa história”.

Presente à cerimônia, a secretária de saúde de Petrolina, Lúcia Giesta, parabenizou  os colaboradores do hospital e lembrou que a mudança do atendimento do HDM para atender exclusivamente ao público materno – infantil trouxe melhorias no atendimento. “Fico satisfeita em ver a evolução do hospital”, disse a secretária que aproveitou para ressaltar que o município trabalha na melhoria da atenção básica para que o atendimento nos hospitais não seja sobrecarregado.

O Superintendente Geral do IMIP, Gilliatt Falbo finalizou as comemorações lembrando que o Hospital Dom Malan foi iniciado por um homem que foi um bom exemplo e que essa deveria ser a missão dos que trabalham na instituição. “Uma instituição como essa não é do estado, nem do município e nem  do governo federal, ela é da sociedade e nós não estamos aqui apenas para tratar o paciente, estamos aqui para sermos um bom exemplo”, concluiu.
 ..

ESPAÇO DO LEITOR: JUAZEIRENSE SONHA COM O MEMORIAL JOÃO GILBERTO

 

Geraldo José e amigos,
 
Durante as comemorações dos 80 anos de João Gilberto, aqui em Juazeiro, com as presenças luminosas de João Bosco, maestro Aderbal Duarte e a contora/compositora paulista Regina Benedetti, apesar das críticas e desconfianças, eu afirmei que o lendário guitarrista Eric Clapton era amigo de João e Jon Hendricks outra lenda viva do jazz, havia gravado um disco em homenagem ao pai da bossa nova.
 
João Gilberto não gosta que a gente fale o que a gente fala com ele, mas em uma das nossas raras conversas ele me falou da solidariedade de Eric Clapton no caso entre ele e a gravadora inglêsa emi-odeon.
 
Está surgindo a possibilidade da implantação do "Memorial João Gilberto" eu prefiro Casa de Cultura João Gilberto. Recebí inúmeros e-mails do Japão, Europa e Estados Unidos, Juazeiro pode estar mesmo em um possível roteiro turístico internacional de cultura "in", juntando com o "vapor do vinho" estaremos no "mapa-mundi", gerando emprego e renda; antes é claro, precisamos acreditar e lutar muito, melhorar significativamente nossa rede hoteleira, serviços, restaurantes. A natureza nós já temos, cultura poderemos ter.
 
É uma pena, em Juazeiro tudo esfria muita rápido, mas a "felicidade é uma arma quente" e sonhos não desistem, ainda seremos uma cidade bossa nova de pura MPB, para o mundo respeitar e conhecer - rimas e vamos remando.
Estou passando este e-mail para gente do mundo inteiro.
 
abraços
 
Maurício Dias
..

Prefeito anuncia projeto de construção do ‘Memorial João Gilberto’

 

O prefeito Isaac Carvalho anunciou nessa manhã (6), durante participação em programa de rádio, que o vice-governador da Bahia, Otto Alencar parabenizou o governo municipal pela realização do show em comemoração aos 80 anos de João Gilberto e avaliou positivamente o projeto apresentado pelo município, que prevê a construção do ‘Memorial João Gilberto’. De acordo com o prefeito, Otto Alencar garantiu o apoio do governo do estado para a construção do memorial. “A intenção é valorizar a prata da casa, mostrando para o mundo os frutos de Juazeiro e criando uma imensa vitrine, fortalecendo a cultura regional”, enfatizou o prefeito. ..

Memorial do Vaqueiro é inaugurado em Santa Maria da Boa Vista

Durante a 9ª Festa do Vaqueiro em Santa Maria e na presença de centenas de vaqueiros e populares, o prefeito Leandro Duarte cumpriu mais um dos compromissos assumidos, e inaugurou o Memorial do Vaqueiro, escultura de um cavalo com seu vaqueiro montado, em uma praça próxima ao Terminal Rodoviário da cidade. O Memorial era um compromisso que o prefeito Leandro havia assumido com a Associação de Vaqueiros João Barros de Araújo e o Vereador Mendoncinha.

“Eu estou muito feliz com essa obra do prefeito Leandro. Nós tínhamos esse compromisso e hoje, todos os vaqueiros de Boa Vista e da região, estão vendo que em nossa cidade tem um lugar, um monumento que exalta a figura do homem forte do sertão”...