RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 48 registros para a palavra: memorial

PROJETO MEMORIAL SERTANEJO MUSEU ARCA DAS LETRAS INCENTIVA LEITURA NA ZONA RURAL

A comunidade de Poço Dantas, interior de Santa Cruz da Venerada, Pernambuco, vivenciou no início deste mês, a IX EXPORART Arca das Letras 'Da Sala de Aula a Convivência da Comunidade'. A Arca das Letras é um Programa de Bibliotecas Rurais que, além de dar acesso a livros, busca incentivar a leitura e a expressão cultural nas comunidades rurais e tradicionais de todo o país". O evento cultural busca valorizar trabalhos, objetos, musicas, danças e o incentivo social em busca da formação do cidadão através de varias informações e demonstração dos trabalhos apresentadores pelos expositores.

A Agente de Leitura Arca das Letras e idealizadora, Luzia Barbosa é professora da Escola Municipal Tiburcio da Silveira. Ela mantém um trabalho constante de resgate das memórias locais, recolhendo (e recebendo doações) utensílios e outras relíquias, para compor um futuro museu. Todos os anos, sempre no mês de agosto, esse trabalho sai da escola e é exposto na Casa da Feira (local de encontro das famílias), para que todos possam revisitar o passado, além de ouvir palestras e conhecer fragmentos culturais. ..

Exposição do Memorial de João Gilberto recebe visitas de turistas e estudantes diariamente

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, lançou uma exposição em homenagem ao artista juazeirense João Gilberto - mundialmente conhecido por sua música. A exposição ‘João Gilberto - Uma vida Bossa Nova de Juazeiro Para o Mundo’ tem sido visitada diariamente por turistas, estudantes e curiosos no Memorial Casa da Bossa Nova, mesmo endereço da SECULTE (Praça da Bandeira, 20, Centro), podendo ser visitada das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Após receber visitas durante toda a semana, nesta sexta-feira (26), o memorial recebeu os estudantes da Escola Municipal Paulo VI e Escola Municipal Centro Social Urbano, acompanhados de seus professores. Sofia Laís Gomes é estudante do 6º ano do Paulo VI e conhecia o gênio da Bossa Nova através de sua mãe, que sempre foi fã de suas músicas. “Minha mãe escuta muito João Gilberto, mas eu não conhecia sua história. Hoje a gente veio e eu gostei de saber como ele era, a forma como tudo aconteceu para ele ter se tornado esse grande nome da música brasileira.”, afirmou...

Memorial casa da "bossa nova" em Juazeiro Bahia

A ‘berlota' do Memorial Casa da Bossa Nova foi plantada em Juazeiro (BA), onde nasceu João Gilberto. O Casarão da família fica na praça da catedral. O Memorial também homenageia Tom Jobim e Vinícius de Moraes. O mundo vem aí!

Maurício Dias..

Prefeitura de Juazeiro inaugura memorial em homenagem a João Gilberto 

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, inaugurou na noite desta sexta-feira (12), na sede da SECULTE, um memorial em homenagem ao músico juazeirense João Gilberto. O evento contou com a presença de vereadores e secretários municipais, além de familiares do artista e comunidade juazeirense.

João Gilberto transformou Juazeiro em Capital Mundial da Bossa Nova quando criou a batida diferente do violão, originando o novo ritmo. A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes funciona na casa onde João Gilberto nasceu e, de acordo com o gestor da SECULTE, Sérgio Fernandes, desde o início da gestão Paulo Bomfim há o projeto de realizar essa homenagem. “É com satisfação que inauguramos este memorial. Ainda não é do tamanho que João Gilberto merece, mas era preciso dar o pontapé inicial e aos poucos vamos fazendo novas intervenções”, disse Sérgio. ..

Caso Beatriz: Memorial será inaugurado em Petrolina e Pai diz que ainda não existe uma resposta para o assassinato de Beatriz

A transferência dos restos mortais de Beatriz Angélica Mota Ferreira da Silva do cemitério de Lagoa da Pedra, no distrito de Maniçoba para o Cemitério Memorial, na BR 428 em Petrolina será realizado no Sábado (6). O sepultamento acontecerá às 16h30, no Memorial localizado na BR-428, em Petrolina. Beatriz foi assassinada durante um evento no Colégio Auxiliadora em dezembro de 2015.

Em contato com este Blog, Sandro Romilton, pai de Beatriz,  enfatizou que o Memorial é uma homenagem a Beatriz. "Agora todos nós vamos poder visitá-la. Sabemos que será um momento muito difícil para nós, mesmo porque não temos nenhuma resposta a dar para Beatriz”. Sandro se refere ao fato de até o momento passados 3 anos e 4 meses ninguém foi preso pelo crime...

Estudantes de Juazeiro visitam o Quintal do Poeta e Memorial Manuca Almeida

O mês de março chegou e o QUINTAL DO POETA  já começou a receber caravanas de estudantes  da região. Na última quinta-feira (28) foi a vez do colégio D que sob o comando  do professor César Filho levou quase 80 alunos para uma verdadeira aula cultural. O Colégio vai realizar o seu sarau no dia 14 de março  e este ano cada turma irá homenagear um poeta da nossa região. 

Os alunos do  6º ano A sob a responsabilidade do prof. César filho estão preparando a homenagem a Manuca Almeida através de uma grande apresentação com o tema "A palavra em primeiro plano". ..

Memorial Luiz Gonzaga celebra 106 anos do Rei do Baião com programação gratuita

Para celebrar o Rei do Baião, mais fidedigno e festejado representante e defensor que a cultura nordestina já produziu, o Memorial Luiz Gonzaga (Rua São Pedro, 35, São José, Recife) preparou uma programação especial para esta quinta-feira (13), dia em que o Velho Lua festejaria seu aniversário de 106 anos. Das 9h às 18h, serão oferecidas diversas atividades, como oficina de sanfona, visita guiada, apresentações artísticas, exibição de vídeos e sorteios.

Pela manhã, o local estará de portas abertas para visitação guiada por seu acervo, que conta com fotos, vídeos, discos, músicas, instrumentos musicais e objetos da cultura sertaneja. Além disso, haverá exibição de vídeos sobre o cantor, sanfoneiro e compositor...

Memorial do DETRAN-PE recebe material publicitário datado de 1941

Para uns, apenas passatempo. Para outros, razão de viver. Dedicar 58 anos da vida a colecionar coisas esquecidas ou descartadas faz parte do dia a dia de Ricardo Breno Rodrigues, 85 anos, que coleciona objetos como relógios, xícaras, imagens e cartões postais. Ele é dono de centenas de peças que lembram o passado e agora está se desfazendo devido a um problema de visão.

Uma delas é um bilhete postal enviado pelo Departamento dos Correios e Telégrafos durante a 1ª Semana de Trânsito do Recife, que aconteceu de 5 a 10 de maio de 1941. O bilhete alerta aos motoristas sobre ultrapassagem proibida. Foi justamente esse item que Ricardo Breno se desfez ao vender para o Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, que adquiriu e imediatamente fez doação para o Memorial José Moreira, localizado na sede do Órgão de trânsito...

Após velório no Memorial JK, enterro de Joaquim Roriz será na sexta (28) em Brasília

O velório do ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, que morreu na manhã de hoje (27) aos 82 anos, foi marcado para as 15h de hoje (27) no Memorial JK, na região central de Brasília.

A despedida vai até as 10h de amanhã (28), quando será celebrada uma missa no memorial. O corpo de Roriz será sepultado no cemitério Campo da Esperança, na capital. A informação foi confirmada há pouco pela família que ainda aguarda a liberação do corpo no hospital onde o político morreu depois de um infarto do miocárdio nesta manhã...

Sarau Memorial Troféu Caymmi celebra aniversário do mestre

O aniversário do compositor Dorival Caymmi (1914-2008), dia 30, será comemorado em um espetáculo que contará com grandes músicos e intérpretes do cenário baiano, a exemplo das cantoras Jussara Silveira, Marilda Santana, Simone Motta e do cantor Jonga Lima. Os artistas se juntam a outras feras, como os pianistas Luizinho Assis e Fernando Marinho, o saxofonista Paulinho Andrade e o violonista Leonardo Barros Reis para realizar o primeiro Sarau Memorial Caymmi no Teatro Sesi, no Rio Vermelho, segunda-feira (30), às 20 horas.

A produção do evento cabe ao veterano produtor Tuca Morais, idealizador do Troféu Caymmi, criado em 1985, revelador de grandes talentos da música baiana e brasileira. O espetáculo é uma extensão dos saraus que Morais vem promovendo em sua casa, na Graça, após ter transformado a sala do imóvel em um Memorial do Troféu Caymmi. Lá está abrigada uma das histórias mais expressivas da nossa música plural, através dos mais diversos acervos (fotográfico, fonográfico, audiovisual, jornalístico, publicitário, além de documentos valiosos que ratificam a grandeza desse patrimônio) de artistas, técnicos e eventos que foram revelados e homenageados pelo projeto...

Fundação Casa Grande Memorial do Homem do Kariri completa 25 anos na terça-feira (19)

A Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri comemora 25 anos de história no dia 19 de dezembro de 2017, em Nova Olinda, no Cariri Cearense. O evento, que acontece a cada ano, desde a origem da entidade, promove a Renovação do Sagrado Coração de Jesus e Maria, momento de confraternização entre as famílias e amigos da instituição.

A Renovação do Sagrado Coração de Jesus e Maria é uma manifestação de fé comum às famílias do Cariri, momento e ato em que familiares e amigos revigoram a ligação com o sagrado, por meio de cânticos, rezas e pedidos com devoção...

Memorial da Bossa Nova é apresentado ao secretário de Turismo da Bahia

Recepcionado na manhã desta quinta-feira (11) pelos secretários municipais, Clériston Andrade (Governo), Sérgio Fernandes (Turismo, Cultura e Esporte), por Vilmar Ferreira (Chefe de Gabinete) e pelo Assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Isaac Carvalho, José Alves, secretário de Turismo da Bahia estará na cidade durante todo o dia, onde irá participar de atividades ligadas ao trade turístico na região do Vale do São Francisco com o objetivo de conhecer o potencial turístico e discutir quais políticas públicas podem ser realizadas em Juazeiro. O prefeito Paulo Bomfim, cumpre agenda na capital baiana neste dia.

Ao secretário de Estado foram apresentados alguns projetos, entre eles o Memorial da Bossa Nova. “O secretário José Alves se mostrou bastante expressivo e otimista com os projetos apresentados, em especial com o Memorial da Bossa Nova. Ele se comprometeu em buscar apoio junto às outras secretarias do Estado e com o governador Rui Costa para a consolidação desse projeto pela importância da obra de João Gilberto que é filho de Juazeiro e que tem reconhecimento internacional. Não podemos deixar que Juazeiro perca a sua relação com esse grande artista”, colocou Isaac Carvalho...

Equipe F-Carranca da Univasf cria Memorial para preservar sua história

Aeronaves oficiais e objetos utilizados pelos integrantes da F-Carranca em competições de aerodesign agora estão disponíveis para visitação em um memorial da equipe, localizado no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O Memorial F-Carranca foi criado com o objetivo de preservar a história do grupo, que coleciona bons desempenhos em competições realizadas nos últimos anos.

O memorial foi inaugurado no último domingo, com a participação do orientador do projeto, o professor do Colegiado de Engenharia Mecânica Luiz Mariano Pereira, de membros atuais e antigos da equipe e outros convidados. A ideia de sua fundação surgiu a partir de um membro da equipe, que ressaltou a importância de manter registrada a história do grupo, conservando desde as aeronaves que já participaram da competição SAE-Brasil AeroDesign até as camisas que foram usadas pela equipe em cada uma de suas participações...

Medeiros defende que estátua de Samuel Nascimento seja transferida para o Memorial do Legislativo Municipal

Em requerimento enviado à Mesa diretora da Câmara, em março de 2012, o vereador José Carlos Medeiros (PV) reivindicou que a Câmara solicitasse do empresário Assunção de Castro uma estátua feita em homenagem ao ex-vereador Samuel Ayres do Nascimento para que possa ser colocada no Memorial do Legislativo Municipal. A estátua foi encomendada pelo empresário ao artista plástico Ledo Ivo, o mesmo que criou o Nego D’água. 

Para Medeiros, essa é uma justa homenagem ao grande homem público que empregou sua marca de gestão eficiente na Câmara Vereadores. “Juazeiro se orgulha até hoje de Samuel. Ele foi um exemplo de vereador e presidente; a Casa Aprígio Duarte, sede do parlamento de Juazeiro, foi realizada em sua gestão e com recursos próprios. Tivemos a oportunidade de caminhar com ele em 2004 na sua candidatura a prefeito quando pensamos, pela primeira vez, em transformar a história política da nossa cidade e atesto o quão sério e honesto ele era. Essa será uma grande homenagem deste parlamento ao homem que pensou nossa cidade grande”, afirmou...

OAB entrega memorial ao TCM sobre contratação de advogados por prefeituras

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-Secção Bahia (OAB-Ba), Luiz Viana Queiróz, acompanhado de diretores e conselheiros da entidade, apresentou ao presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, em visita quinta-feira (20/11), um memorial com decisões do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça que respaldam, segundo ele, a posição da OAB em defesa da inexigibilidade de licitação para a contratação de advogados por parte das prefeituras municipais. O assunto – admitiu o presidente da ordem -, é polêmico e não há um entendimento firmado entre os conselheiros do TCM. “Por isso queremos estreitar o diálogo com os conselheiros de contas, de modo que haja segurança jurídica e a prestação de serviço por parte dos advogados não seja criminalizada”, disse.

Entende a OAB, segundo Luiz Viana Queiróz, que não cabe licitação para a contratação de escritórios de advocacia pelos prefeitos porque a concorrência fere o próprio código de ética da OAB, que não permite a “mercantilização” da prestação de serviços jurídicos. Embora não haja jurisprudência firmada a respeito, ele garantiu que “são inúmeras as decisões do STF e no STJ que respaldam o entendimento da OAB contra a concorrência pública para contratação de advogados pelas prefeituras”...

O MEMORIAL DO SÃO FRANCISCO E O PARQUE DA CIDADE EM JUAZEIRO

O Art, 116 da nossa lei orgânica, promulgada em 30 de março 1990, diz que o município deve construir o “parque da cidade” objetivando o lazer, esportes, cultura, preservando o meio ambiente e uma melhor qualidade de vida para o nosso povo. Cadê? Até hoje ninguém se importou com isto. Ainda em 1990, sugerimos que o parque fosse construído no “campus da Uneb”, com trilhas de chão batido, equipamentos rústicos para práticas esportivas, campos de futebol, quadras (areia) para vôlei, anfiteatro, quiosques, lago artificial, enfim um parque parecido com o da “USP” na grande São Paulo.

Geraldo José é tesmunha viva deste fato desde 1990.  

O Memorial do São Francisco é um sonho antigo, seria um grande centro de educação, cultura, preservação, museu, uma grande biblioteca, pinacoteca, exposições permanentes, oficinas de artesanato, teatro, literatura, dança, artes plásticas, aquário, cinema, uma sala de projeção moderna. O MSF abrigaria o acervo histórico da navegação no rio São Francisco, enfim uma coisa parecida com o “Memorial da América Latina” também em São Paulo...

Afrânio ganha espaço cultural e Memorial José Theodomiro

A filha do homenageado Monica Araújo fala emocionada sobre seu pai.

Numa cerimônia que contou com a presença dos familiares do afraniense José Theodomiro  de Araújo aconteceu na última sexta-feira (20) a inauguração do espaço cultural Memorial José Theodomiro. A prefeita Lúcia Mariano acompanhada do filho e acadêmico de medicina Adalberto Filho recepcionou a esposa do homenageado d. Geni que estava acompanhada da filha e advogada Mônica e do neto Henrique e do arquiteto responsável pela obra Cosme Cavalcante...

PACIENTE DENUNCIA ERRO DE MÉDICO DO HOSPITAL MEMORIAL DE PETROLINA

Quatro meses após ter feito uma radiografia do tórax com o Dr. Alexandre de Paula Arraes Ramos, CRM 11.306, no Hospital Memorial Petrolina, o senhor Victor Ferreira Fonseca, 25 anos, repetiu o exame e foi surpreendido com o laudo, feito pelo mesmo médico. O diagnóstico foi exatamente o contrário do primeiro exame, invertendo do lado direito para o lado esquerdo as constatações ortopédicas. A chapa do raio-x não tem nenhum erro, tudo leva a crer que o médico, por negligência, fez as observações analisando pelo avesso.

Outro fato que chama atenção no caso são as assinaturas totalmente diferentes nos dois resultados, apesar de constar o carimbo do mesmo médico. O grave erro expôs a sério risco o paciente que, se fosse submetido a uma intervenção cirúrgica, sofreria danos à saúde pela orientação contraditória contida no documento...

URGENTE: Incêndio devasta terreno próximo ao hospital Memorial em Petrolina

Nesse momento, o Corpo de Bombeiros de Petrolina tenta controlar um incêndio em um terreno no centro de Petrolina, próximo ao Hospital Memorial.

Há muita fumaça no local e a previsão é que entre pela noite o controle do fogo. Ainda não se sabe a causa do incêndio. Em instantes, mais informações. ..

Presidente da APLB de Juazeiro é internado no Hospital Memorial em Petrolina

O professor Antonio Carlos dos Santos, diretor presidente da APLB Sindicato em Juazeiro, foi internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Memorial de Petrolina na tarde deste sábado (31), após sentir fortes dores no peito.

Por medida de precaução a equipe médica resolveu mantê-lo hospitalizado e após diversos exames foi constatado o entupimento de uma veia, por esta razão, o sindicalista, representante dos professores das redes estadual e municipal de ensino vai passar ainda neste domingo (01) por um cateterismo cardíaco, que é um exame invasivo para verificar vasos sanguíneos e o interior do coração. O acesso ao interior do coração é feito através de um tubo longo, fino e flexível, chamado cateter, geralmente com cerca de 2,5 milímetros de diâmetro e 1 metro de comprimento, colocado por um vaso sanguíneo periférico do braço, da coxa ou do pescoço. Tem como objetivo corrigir problemas em veias e artérias, com obstruções...