Foram encontrados 127 registros para a palavra: medicamento

UPAE Petrolina redefine fluxo para emissão de laudos que dão acesso a medicamentos de alto custo

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) passará a contar com um novo fluxo para emissão de laudos que dão acesso a medicamentos de componentes especializados (de alto custo). A decisão foi repactuada em reunião realizada nesta quinta-feira (16), que contou com a presença da farmacêutica gerente da Farmácia de Pernambuco (Unidade Sertão do São Francisco), Elisângela Araújo Costa, da coordenadora geral da UPAE, Grazziela Franklin, do coordenador médico, José Roberto Coelho, e responsável técnico da farmácia, Reginaldo Souza.

Após implantação, todos os médicos do ambulatório da UPAE terão acesso ao site da Diretoria Geral de Assistência Farmacêutica, que irá contar com os laudos de solicitação específicos para cada especialidade. "A ideia é que o paciente já saia do nosso serviço com a LME, para que possa ir direto à Farmácia de Pernambuco retirar o seu medicamento. Será uma facilidade a mais para o usuário do SUS, que não vai mais precisar ficar rodando dentro da rede para conseguir esse laudo", comemora Reginaldo...

Governo de São Paulo sanciona lei para oferecer remédios à base de cannabis no no Sistema único de Saúde

A lei que garante a inclusão dos medicamentos à base da cannabis no Sistema Único de Saúde (SUS) em São Paulo foi sancionada no dia  (31), com vetos parciais. O projeto foi aprovado em 21 de dezembro na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) com proposição do deputado Caio França (PSB). 

Nas redes sociais, o parlamentar disse que esta é uma vitória das famílias “de autistas, pessoas com síndromes raras, Parkinson e outras patologias”. Ontem (30), o deputado entregou um abaixo-assinado com 40 mil assinaturas, além de notas de apoio, ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. A nova lei tinha que ser sancionada ou vetada até esta sexta-feira (3)...

Novo medicamento para combater a obesidade pode reduzir até 17% do peso corporal

O endocrinologista e professor do Instituto de Educação Médica (IDOMED), Rogério Couras, afirma que o medicamento poderá ser utilizado em tratamentos de obesidade grau 3 e grau 2 com comorbidades. O seu uso deve estar aliado a dietas e atividades físicas.

Um medicamento que utiliza como princípio ativo a semaglutida, que já é utilizada para o tratamento de diabetes tipo 2, foi recentemente liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Wegovy é injetável, deve chegar ao Brasil este ano e promete ser um grande aliado em tratamentos contra a obesidade de milhares de pacientes. Estudos realizados pela fabricante, apontaram que pacientes que fizeram uso da droga em tratamento de pouco mais de um ano, tiveram perda de peso média de 17%...

UPAE Petrolina recebe novo medicamento antiviral para tratar pacientes com a Covid-19

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) recebeu nesta terça-feira (17) o novo antiviral  Paxlovid (Nirmatrelvir/Ritonavir), para tratar pacientes com a Covid-19, não hospitalizados e de alto risco. A Unidade faz parte da lista de distribuição do Governo de Pernambuco, que contemplou um serviço de saúde em cada macrorregião de saúde do estado, sendo a UPAE Petrolina referência para a IV Macro. 

Os primeiros kits contra a doença chegaram em Pernambuco em novembro de 2022 e a distribuição dos fármacos está sendo feita pelas Gerências Regionais de Saúde. O medicamento está sendo usado para tratamento, em caráter experimental, da Covid-19. A remessa foi enviada pelo Ministério da Saúde. Os pré-requisitos para uso da associação dos fármacos são pacientes com teste positivo para a doença, que não requerem o uso de oxigênio suplementar, e que estejam até o quinto dia do início dos sintomas. Que sejam imunodeprimidos, com idade maior ou igual a 18 anos ou pessoas com idade igual ou maior a 65 anos. ..

Busca por medicamentos para a saúde mental cresce a cada ano no Brasil

A comercialização de antidepressivos e estabilizadores de humor cresce a cada ano no Brasil. Conforme dados do Conselho Federal de Farmácia,  a venda desses medicamentos cresceu cerca de 58% entre os anos de 2017 e 2021.

A população brasileira recorre de forma progressiva aos fármacos em situações relacionadas à saúde mental. De acordo com um levantamento divulgado em 2017 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é um dos países mais depressivos e ansiosos do mundo...

Compra de medicamentos cardiovasculares tem queda, enquanto número de mortes por doenças do coração aumentam

No Brasil, cerca de 1.100 pessoas morrem por dia devido às doenças cardiovasculares. Somente este ano já são contabilizadas mais de 290 mil mortes em decorrência dessas doenças[i], porém o consumo de medicamentos para tratamento dessas enfermidades está em queda.

Segundo dados de transações dos beneficiários da base da epharma, plataforma líder em programas de benefícios em medicamentos no Brasil, as vendas de medicamentos para prevenção de AVC, uma doença que acomete muitos brasileiros, diminuíram 35,04% em relação ao ano de 2021 mesmo com o aumento do número de casos de doenças do coração...

Vigilância Sanitária interdita estabelecimento com vacinas e medicamentos vencidos em Petrolina

Na manhã desta sexta-feira (06) as equipes da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), interditaram parcialmente uma clínica privada localizada na Avenida Cardoso de Sá, após uma denúncia anônima.

Na unidade, foi constatado que a sala de vacina possuía imunizantes e medicamentos com a validade expirada. Após constatação da veracidade da denúncia, a fiscalização interditou parcialmente o estabelecimento.  ..

Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprova primeiro tratamento semanal contra obesidade no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (2), o primeiro tratamento de uso semanal para sobrepeso e obesidade. O Wegovy (semaglutida 2,4mg) é produzido pela farmacêutica Novo Nordisk, que também fabrica o Ozempic — medicamento para diabetes usado “off label” para a perda de peso.

A semaglutida é um agonista receptor do GLP-1 RA, muito semelhante ao hormônio humano GLP-1, que age na produção de insulina e na sensação de saciedade. A molécula induz a perda de peso e reduz a fome do paciente. Esta combinação contribui para que o indivíduo coma menos e, consequentemente, tenha um déficit calórico e emagreça...

Anvisa aprova medicamento da AstraZeneca para tratamento da Covid

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta sexta-feira (16) por unanimidade o uso emergencial do medicamento Evusheld (ou AZD7442), da AstraZeneca, para tratamento da Covid-19.

O medicamento possui uma combinação de anticorpos monoclonais cilgavimabe + tixagevimabe e era indicado para indivíduos que não estão infectados com a Covid-19 e não tiveram contato com o vírus...

Covid: Anvisa aprova indicação da dexametasona para pacientes graves

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a indicação do medicamento Decadron (fosfato dissódico de dexametasona), fabricado pela farmacêutica Aché, para pacientes graves de Covid-19.

O Decadron é um corticosteroide usado para aliviar inflamações e vinha sendo usado “off label” para a Covid. ..

Molnupiravir: antiviral para tratar Covid chega às farmácias

O antiviral molnupiravir, criado pela farmacêutica MSD para tratar a Covid-19, chega ao mercado brasileiro nesta segunda-feira (24/10). O medicamento é o primeiro antiviral oral contra a Covid a ser vendido no país.

O monulpiravir é indicado para adultos com sintomas leves ou moderados de Covid. Além disso, ele é prescrito para pessoas que correm o risco de desenvolver quadros graves da doença, como imunodeprimidos, pessoas com câncer ativo e outras comorbidades. A venda será realizada apenas mediante prescrição médica...

Medicamento para tratar câncer de mama é incorporado ao SUS

Pacientes com câncer de mama podem contar com o medicamento Trastuzumabe Entansina. Indicado em monoterapia - método em que o processo de tratamento é realizado utilizando apenas uma droga ou procedimento - para tratamento de pacientes classificados no nível HER2-positivo da doença. A Portaria que incorpora o medicamento ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira (12).

“A tecnologia recebeu recomendação favorável de incorporação ao Sistema Único de Saúde SUS após passar por avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), responsável por assessorar a pasta nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS”, informou o ministério...

Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) da Univasf lança e-book em Libras e português sobre Covid-19

“Covid-19: da Libras para o português”. Este é o título do primeiro e-book bilíngue lançado pelo Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A obra foi produzida para contribuir com a democratização da informação em saúde e contém informações essenciais sobre a Covid-19 em Libras, por meio de vídeos on-line, e textos em português em linguagem acessível.

O e-book pode ser acessado gratuitamente pelo link. Os vídeos referentes a cada capítulo do e-book estão disponíveis no canal CIM UNIVASF no YouTube, que pode ser acessado através do QR code informado no livro. Dividido em 13 capítulos, a obra foi organizada pelas professoras do Colegiado de Farmácia Deuzilane Muniz Nunes e Isabel Dielle Souza Lima Pio, coordenadoras do CIM, e teve o prefácio escrito pela coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), Karla Daniele de Sá Maciel Luz...

Prefeituras alertam para a falta de medicamentos básicos nas farmácias populares

Quase 2 mil prefeituras alertaram para a falta de medicamentos básicos nas farmácias populares e de insumos para tratamentos complexos.

Rejane tem lúpus, uma doença inflamatória em que o sistema imunológico ataca os próprios tecidos. Mas há três meses ela não consegue um medicamento na farmácia pública em Belo Horizonte...

Atraso na entrega de medicamentos pelo Ministério da Saúde afeta 37 mil pacientes, diz Saúde da Bahia

Um total de 37 mil pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para fornecimento de medicamentos de alto custo estão sendo afetados pelo não fornecimento desses medicamentos pelo Governo Federal, sendo 20 mil medicamentos com estoque zero e 17 mil com medicamentos em risco de falta. A irregularidade na entrega desses medicamentos vem ocorrendo desde 2019, conforme explica Luiz Henrique d'Utra, superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia (Saftec) da Secretaria da Saúde do Estado.

Ainda segundo o superintendente da Saftec acrescenta a irregularidade na entrega desses medicamentos vem ocorrendo desde 2019, acarretando na interrupção dos tratamentos. Atualmente existem 28 medicamentos com estoque zerado e 45 com risco de falta. São medicamentos para doenças como Alzheimer, glaucoma, HIV/Aids, doença de Parkinson e anemia falciforme, entre outros, cuja compra é centralizada no Governo Federal, que consegue fazer a aquisição por preços mais acessíveis...

Municípios alertam Ministério da Saúde por desabastecimento de medicamentos no SUS

Conforme relatou a REDEGN, o desabastecimento dos medicamentos e PPS volta a ser um fator preocupante na saúde brasileira. A indústria apresenta como justificativa para a escassez dos medicamentos, em parte, das consequências de acontecimentos mundiais, a exemplo da guerra na Ucrânia e o fechamento de portos na China em decorrência da Covid-19, o que prejudica a importação dos produtos.

Os municípios pernambucanos alertam para falta de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS)...

Escassez de uma série de medicamentos já atinge Juazeiro e Petrolina

Conforme já informado pela REDEGN, as fármacias e drogarias do país estão com estoques desfalcados. Há escassez de uma série de medicamentos. O desabastecimento atinge dezenas de tipos de remédios.

A REDEGN obteve a informação (e prefere não identificar o dono da famárcia) que em Juazeiro e Petrolina,  alguns medicamentos já começam a faltar nas prateleiras, exemplo Antialérgicos, descongestionantes nasais, xaropes para tosse, antibióticos e até novalgina estão sumindo das prateleiras...

Abril pela Segurança do Paciente: pacientes e profissionais são orientados sobre uso e administração segura de medicamentos 

A campanha 'Abril pela Segurança do Paciente' mobiliza, todos os anos, variadas instâncias da saúde por todo o país, compartilhando conhecimento e práticas seguras. Em 2022, o tema da programação do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) é 'Uso de medicamentos: evitando erros na transição de cuidados', realizada de 12 a 14 de abril. 

Com articulação da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente, residentes e estudantes de Farmácia, a programação foi iniciada com uma palestra sobre conciliação medicamentosa, proferida por Carina Carvalho Silvestre, professora do Departamento de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), convidada para realizar a abertura na tarde da última terça (12), no auditório do HU. ..

Aprovado o primeiro medicamento para tratamento da covid-19 no SUS

Pacientes adultos hospitalizados que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal por consequência da covid-19 poderão ser tratados com baricitinibe. O medicamento - que passa a ser primeiro para o tratamento da covid-19 incorporado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) - já tem registro no Brasil com indicação para artrite reumatoide ativa moderada a grave e dermatite atópica moderada a grave.

A decisão foi publicada por meio da Portaria nº 34/2022 assinada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) no Diário Oficial da União...

Governo autoriza reajuste de até 10,89% no preço dos medicamentos

O governo federal autorizou o aumento de até 10,89% no preço dos medicamentos. A resolução com os percentuais de reajuste ao consumidor final foi publicada hoje (1°) no Diário Oficial da União (DOU), com o mesmo percentual de ajuste máximo permitido para os medicamentos dos níveis 1, 2 e 3.  Os níveis se referem às classes terapêuticas de cada medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios. A cobrança dos novos valores começa a valer a partir desta sexta-feira.

De acordo com a resolução, o aumento foi calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mais fatores ligados à produtividade relativos a cada setor, conforme resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED)...