RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 1989 registros para a palavra: mec

MEC confirma nome de nova presidente do Inep

..

Alfa Brasil: Jornada Pedagógica começa dia 25

O Instituto Alfa Brasil, que dá suporte para a qualificação profissional, voltado à funcionários de órgãos públicos, estará oferecendo neste mês de janeiro  a Jornada Pedagógica 2011, com o Tema Vivendo e Aprendendo Desafios Pedagógicos. Segundo Rosilda Souza, Gerente do Instituto, a opção da Jornada Pedagógica supre as necessidades de aperfeiçoamento dos professores das redes municipais de ensino, especialmente nos pequenos municípios, que passam a contar com professores qualificados com o mesmo nível de cidades maiores. A jornada Pedagógica, que se inicia no dia 25 de Janeiro tem a seguinte programação:

Dia 25 de janeiro de 2011 8h – Professor: profissão relacional Palestrante: Dilma Costa Alves – Professora de Orientação Humana, Psicanalista, Consultora Educacional e Palestrante...

PROGRAMA SEGUNDO TEMPO RECOMEÇA EM JUAZEIRO NO PRÓXIMO MÊS

A coordenadora municipal do programa Segundo Tempo Laércia Souza, contestou veementemente no programa Revista da Cidade, sexta-feira (14), com Waltermário Pimentel, a informação do ex-coordenador professor José Raimundo dos Santos de que o projeto do governo federal estaria atrasado em Juazeiro.

Laércia explicou que em função da má utilização dos recursos por parte de gestores anteriores em nível nacional o Ministério dos Esportes criou um novo sistema de monitoramento, burocratizando ainda mais o programa. “Ressaltamos que todos estamos empenhados para construir uma estrutura segura, aprovada pelo Ministério tanto na parte técnica quanto na financeira, a fim de garantir que a população de Juazeiro não seja mais uma vez penalizada”...

Começa convocação para troca do RG pelo novo registro de identidade

A convocação dos selecionados para trocar a antiga cédula de identidade (RG) pelo novo cartão de Registro de Identidade Civil (RIC) começou nesta segunda-feira (17). Os moradores de Brasília, do Rio de Janeiro e de Salvador serão os primeiros a receber as cartas informando sobre a troca. A escolha foi aleatória.

Segundo o Ministério da Justiça, as cidades de Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO) também fazem parte do projeto piloto, e o início da convocação será ainda no primeiro semestre. Os cartões dos selecionados já estão prontos, pois foram feitos com base nos cadastros repassados pelos estados ao Ministério da Justiça.

O RIC é um cartão magnético, com impressão digital e chip eletrônico, que inclui informações como nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade e assinatura, entre outros dados. O Ministério da Justiça estima que a substituição da carteira de identidade será feita gradualmente, ao longo de dez anos. As informações são da Agência Brasil...

Secretária de Agricultura de Lagoa Grande começa o ano beneficiando comunidade da Fazenda Tanque

A comunidade da Fazenda Tanque, a 15 km da sede do município de Lagoa Grande – PE, sertão do estado, iniciou o ano  com o pé direito em relação aos investimentos da prefeitura Municipal em parceria com a secretária de Agricultura. 

A população que no passado recebia  água uma vez por semana, agora conta com abastecimento  em dobro, de segunda a sexta-feira, suprindo a necessidade total daquela comunidade. ..

MEC DIVULGA RESULTADOS DO ENEM 2010

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 já podem ser consultados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Após consultar seus resultados, os participantes do Enem 2010 podem se inscrever a partir de domingo (16) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no primeiro semestre de 2011. Nesta edição, serão oferecidas 83.125 vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais. Criado pelo MEC no ano passado, o Sisu possibilita ao candidato do Enem que disputar vagas em diferentes instituições, substituindo o vestibular. As inscrições vão de 16 a 18 de fevereiro. Os estudantes já podem acessar o Sisu para consultar quais são as instituições e cursos participantes desta edição. Informações da Agência Brasil.

..

Projeto São Francisco começa a operar no próximo ano

O Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional deverá iniciar suas operações já em 2012, segundo declarações do Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, feitas durante visita ao Escritório Regional de Gerenciamento e Apoio Técnico do Projeto em Salgueiro (PE), nesta segunda-feira (10/01). As obras estão com mais de 80% de avanço e têm conclusão prevista para o primeiro semestre de 2012. A entrada em operação ocorreria até seis meses depois.

O Ministro esteve reunido por quase duas horas com técnicos e coordenadores de campo que fazem o acompanhamento das obras, ouviu explicações sobre o seu andamento e informou que a manutenção do ritmo de implantação do Projeto São Francisco é prioridade absoluta do governo Dilma Rousseff.

O Eixo Leste, com captação no lago da Barragem de Itaparica, no município de Floresta (PE), percorrerá 220 km até o Rio Paraíba (PB) após ter parte da vazão transferida para as Bacias dos Rios Pajeú e Moxotó, e para a região do agreste de Pernambuco...

Juazeiro: UNEB adota sistema unificado do MEC

A UNEB, maior universidade do norte-nordeste, mais uma vez exercita seu pioneirismo em favor da sociedade e da democratização do acesso ao ensino superior, adotando o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). Para o Campus III, em Juazeiro, estão sendo oferecidas 32 vagas distribuídas entre os cursos de agronomia (06), Direito (10), Pedagogia (16).

Do montante de vagas, 40% são reservadas a candidatos negros da rede pública de ensino e 5% para indígenas, conforme edital do processo seletivo, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no último dia 28 de dezembro. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas entre os dias 16 e 18 de janeiro, das 6h às 23h59 (horário de Brasília), exclusivamente pelo site www.sisu.mec.gov.br...

PREFEITURA COMEÇA 2011 COM OBRAS NA ESTRADA DE SENTO-SÉ

A prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria de Obras e Serviços públicos, inicia o ano de 2011, implementando ações e realizações importantes para o município. Após concluir a fabricação das peças pré-moldadas, começou semana passada a colocação do meio fio que divide as duas pistas de rolamento do projeto de urbanização da avenida Dr. Raul Alves de Souza. No centro das duas vias, serão instaladas cerca de trinta torres com moderna iluminação.

O prefeito Ednaldo dos Santos Barros acrescenta que ao concluir toda pavimentação urbanística, a população de Sento Sé contará com mais uma importante área de lazer e recreação. Serão instalados equipamentos de ginástica, pista para Cooper, quiosques, área verde, entre outras benfeitorias.
..

MEC divulga municípios selecionados para construção de 520 creches: Juazeiro ganha 10 e Petrolina 05

O MEC (Ministério da Educação) já selecionou os primeiros municípios que receberão recursos para construção de creches e quadras poliesportivas por meio da segunda etapa do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 2. Nesse primeiro grupo, 223 municípios receberão verba para construção de 520 creches e 98 para 213 quadras...

OI começa montar nova Central Telefônica

A Oi já começou a montagem da nova central telefônica que irá substituir a do Itaigara, destruída por incêndio de grandes proporções iniciado em 21 de dezembro. A conclusão do processo de montagem e a recuperação da infraestrutura física que viabilizarão o total restabelecimento dos serviços afetados pelo incêndio estão previstos para o fim deste mês. Apesar de a normalização completa dos serviços depender da entrada em operação da nova central telefônica, a Oi já restabeleceu o serviço de banda larga da maior parte de seus clientes atingidos. Do total de 17 mil acessos à Internet sem serviço em 23 de dezembro, nesta seguda restavam aproximadamente 1.500. O número de linhas fixas afetadas também sofreu redução no período: caiu de 28 mil para 22,5 mil. A diminuição em ambos os casos se deve ao trabalho constante de técnicos da companhia, que continuarão a buscar soluções alternativas para contornar as dificuldades causadas pelo incêndio enquanto a montagem da nova central não estiver concluída. (Tribuna)
..

Começam hoje (4) as inscrições para ingresso no Mestrado em Ciência dos Materiais

Já está disponível o edital para seleção de candidatos para ingresso no curso de mestrado em Ciência dos Materiais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). As dez vagas oferecidas para o mestrado são destinadas a portadores de diploma de curso de graduação, de licenciatura plena ou de bacharelado em engenharia, física, química e matemática.

O processo de seleção será realizado em duas etapas. A primeira consiste em prova escrita, de caráter eliminatório, constando de temas pré-definidos pela Comissão de Seleção com peso de 60%, conforme descrito edital. A segunda etapa de seleção compreenderá na análise do currículo e entrevista.

As inscrições estarão abertas até o dia 2 de fevereiro de 2011 e devem ser feitas no campus universitário de Juazeiro, no Colegiado de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais ou no Núcleo de Apoio ao Discente. A relação de documentos exigidos para inscrição está relacionada no edital. ..

Inscrições para colégios da PM começam nesta quarta-feira

Estarão abertas nesta quarta-feira (5) as inscrições ao processo seletivo para admissão de alunos nos colégios da Polícia Militar para o ano letivo de 2011. No total, serão disponibilizadas 3.086 vagas para os diversos anos escolares nos municípios de Alagoinhas, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista e Salvador.

As inscrições serão realizadas pela internet, por meio dos sites da Secretaria da Educação e da Polícia Militar, a partir da zero hora do dia 5 até as 23h59 do dia 9. O critério para seleção dos inscritos será o sorteio eletrônico, que acontece às 16h do dia 12, no Instituto Anísio Teixeira (IAT).

..

Inscrições para vagas nos colégios da PM começam na próxima quarta

Estarão abertas a partir da próxima quarta-feira (5) as inscrições para o processo seletivo de admissão de alunos nos Colégios da Polícia Militar para o ano letivo de 2011. Serão disponibilizadas ao todo 3.086 vagas para os diversos anos escolares nos municípios de Alagoinhas, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista e em Salvador.

As inscrições serão realizadas pela Internet, através do site da Secretária de Educação e do site da PM, a partir da zero hora do dia 05 até às 23h 59min do dia 09. O critério para a seleção de todos os inscritos será o sorteio eletrônico, que será realizado às 16 horas do dia 12/01/2011, no Instituto Anísio Teixeira - IAT, Localizado no Vale das Muriçocas, s/n, em São Marcos...

Petrolina: Período de matrículas para alunos novatos na rede municipal começa dia 04

As matrículas para estudantes novatos na rede Municipal de Ensino de Petrolina, serão abertas no próximo dia 04 de janeiro em todas as escolas da rede, e seguem até o dia 25. Para o ano letivo de 2011, estão sendo ofertadas 13.121 vagas para a educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo a Secretaria de Educação, para matricular os filhos no primeiro ano do ensino fundamental, os pais ou responsáveis devem se dirigir à unidade escolar portando apenas a cópia e a original da certidão de nascimento. Caso a criança venha de alguma creche ou pré-escola, deve ser entregue a declaração ou histórico escolar. Para cursar a série, o aluno deve ter 6 anos completos ou a completar até o dia 31 de março.

Quanto aos alunos que vão ingressar na educação infantil, os pais devem portar no ato da matrícula, além dos documentos pessoais e comprovante de residência, as cópias e originais da certidão de nascimento e cartão de vacinação atualizado da criança. A partir do segundo ano do ensino fundamental, é necessário levar cópia e original da certidão de nascimento, comprovante de residência, identidade e CPF do pai ou responsável, histórico escolar ou declaração, e uma foto 3X4. Os estudantes maiores de 18 anos devem levar a cópia do seu RG e CPF.

A inspetora de ensino, Maria Tereza Bezerra, enfatiza que a meta é atender toda a demanda de vagas do município. “Mesmo que a procura exceda o número de vagas, neste ano letivo o objetivo é ter todas as crianças na escola. Por isso faremos o possível para efetuar as matrículas dentro do prazo estabelecido, ”, afirma. ..

Começa em instantes grande festa para a chegada de 2011 em Petrolina

Depois do mutirão de limpeza na orla e a instalação de refletores e palco, Petrolina está pronta para receber 2011 com muita alegria. A programação especial elaborada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos,  vai garantir uma grande festa até a manhã do dia 1 de janeiro de 2011. A virada do ano que acontece na Porta do Rio, Orla I, vai contar com show pirotécnico, além de apresentações das bandas Gean Mota, Fabiana Santiago, e DJ Mangue. 

Para garantir a comodidade e segurança da população que vai conferir o réveillon às margens do Velho Chico, a Secretaria de Infraestrutura acertou os últimos detalhes desde a última quarta-feira (29), quando duas equipes iniciaram os serviços de capina, varrição e iluminação com a colocação de pontos refletores no local da comemoração. O evento contará com o apoio das equipes do SAMU, da Policia Militar e da Secretaria de Segurança Cidadã.   ..

Começaram as obras de construção de 60 casas populares e da Escola Nova Canaã em Sento-Sé

Foram iniciadas as obras de construção de 60 casas populares, no loteamento Pé de Serra e da Escola Municipal Nova Canaã, na comunidade Bela Vista em Sento-Sé. Os dois empreendimentos públicos vão melhorar a qualidade de vida da população e combater déficits sociais antigos. As casas populares são do programa minha casa minha vida, com recursos da ordem de R$ 1.020.000,00 (um milhão e vinte mil reais) e foram captados, através de convênio celebrado entre a prefeitura municipal de Sento-Sé e o Ministério das cidades. Cada casa terá: sala, cozinha, banheiro, dois quartos e lavanderia externa.

A Escola Nova Canaã, está sendo construída com recursos próprios e tem capacidade para 720 alunos. A unidade tem oito salas de aulas, duas salas para portadores de necessidades especiais, biblioteca, sala de informática, sala de professores, sala de administração, banheiros com acessibilidade, cantina, depósitos para merenda, pátio coberto, parque infantil e murada. A Bela Vista é uma das maiores comunidades do perímetro urbano da cidade que sempre clamou a construção de um educandário como esse. Para o professor e morador Antonio Rodrigues Lima, o início das obras reforça o compromisso da administração municipal no sentido de transformar a comunidade. Para o prefeito Ednaldo Barros "mais do que a construção da escola será a qualidade do ensino público, só assim proporcionaremos dignidade e transformação aos nossos jovens", concluiu o gestor...

Juazeiro: Matrículas para alunos da casa começam amanhã

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro poderão realizar a partir desta quarta-feira (22) a matrícula 2011 em todas as unidades de ensino da sede e zona rural. Desta data até o dia 31 de dezembro os mais de 26 mil alunos da casa poderão confirmar seus dados e garantir a vaga na escola onde já estuda. Para alunos novatos, que querem mudar de escola ou ingressar na Rede Municipal o período de matrículas será de 03 a 09 de janeiro. Todas as etapas serão realizadas durante o horário escolar.

 Para a matrícula são necessários os seguintes documentos: 02 fotos 3x4; Certidão de Nascimento; Comprovante de Residência e Transferência (quando for o caso). A Rede Municipal também oferece vagas para alunos com deficiência, atendimento especializado, e Educação de Jovens e Adultos (EJA)...

“Tempos de Natal” começa nesta segunda-feira em Juazeiro

Será aberto hoje (20) e se estenderá até sábado (25) o projeto “Juazeiro: Tempos de Natal”, uma realização da Prefeitura, através de uma ação conjunta entre a SECETLA, SEDIS e SEIHASP, que consiste em apresentações de corais, terno de Reis de Boi, auto de Natal e várias outras manifestações folclóricas. Os espetáculos serão apresentados nas praças da Catedral e da Misericórdia, na Casa do Artesão e também nos distritos de Juremal e de Itamotinga. 

O objetivo é resgatar a magia do mês de dezembro quando aflora o espírito natalino e o convívio social se torna naturalmente mais fraterno, trazendo uma extensa programação que há tempos os juazeirenses não desfrutavam. “Fazia muito tempo que a cidade não tinha um natal à altura do que o povo merece, por isso acreditamos que nestes seis dias teremos as famílias nas ruas e praças para assistir aos belos espetáculos que serão apresentados por nossos artistas”, enfatizou o secretário de cultura e esporte Pedro Alcântara Filho. ..

Plano de Saneamento Básico para Juazeiro começa a ser elaborado em 2011

Nesta semana, a Prefeitura de Juazeiro iniciou as discussões para elaboração do Plano de Saneamento Básico da cidade. Os debates aconteceram durante encontro no Ministério das Cidades, em Brasília, na segunda-feira (13) e terça-feira (14) entre técnicos do Governo Federal e representantes de 100 cidades brasileiras a serem contempladas com o plano. Esteve presente nas reuniões, o assessor de Obras e Projetos Estruturantes, Flávio Luiz Ribeiro, que recebeu do Ministério as informações necessárias aos encaminhamentos para desenvolvimento do plano municipal. 

São quatro as vertentes que serão contempladas no Plano de Saneamento Básico: abastecimento de água; esgotamento sanitário; drenagem de águas pluviais; coleta e destinação de resíduos sólidos. “Antes da elaboração do plano, vai ser assinado um convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal no início do próximo ano e, então, serão formados dois comitês, um gestor e outro técnico. O Ministério das Cidades vai indicar quais são as representações que devem compor estes comitês e, em seguida, audiências públicas serão marcadas para discutir com a população o desenvolvimento do plano”, esclareceu Flávio Luiz acrescentando que, em 2011, os comitês vão se reunir quatro vezes com o Ministério. ..