RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 1989 registros para a palavra: mec

MEC autoriza, com nota 4, curso de Psicologia da Faculdade UniFTC Juazeiro

Com nota 4, na máxima de 5, a Faculdade UniFTC Juazeiro recebeu a autorização de abertura do curso de Psicologia e passa a oferecer o total de sete cursos na área da saúde. Entre as graduações já ofertadas na unidade estão Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia.

Os interessados em iniciar uma graduação ainda no primeiro semestre de 2022 podem realizar a inscrição no processo seletivo através do site: https://bit.ly/vestibularpsi_uniftc. As aulas começam no dia 03 de março e o curso será oferecido no turno noturno...

Novo ensino médio começa a ser implementado este ano

O novo ensino médio começa a ser implementado oficialmente este ano nas escolas brasileiras públicas e privadas. Segundo o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Vitor de Angelo, a implementação vai começar pelo primeiro ano do ensino médio, e a primeira mudança nas redes deverá ser a ampliação da carga horária para pelo menos cinco horas diárias.

A reforma também trará desafios, de acordo com Vitor de Angelo, que é secretário de Educação do Espírito Santo. Ele citou, entre esses desafios, a possibilidade de aumento da desigualdade entre regiões, estados e redes de ensino e a necessidade da adequação de avaliações, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). ..

Sisu 2022 abre consulta de vagas; inscrições começarão em 15 de fevereiro

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já podem consultar quantas serão as vagas disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deste ano e quais as regras do processo seletivo de cada universidade (como notas mínimas exigidas ou regulamento para cotas sociais).

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou essas informações nesta segunda-feira (31), no site do programa. Ao acessá-lo, basta digitar o nome do curso, da instituição de ensino ou do município de interesse...

Censo de 2022 começa em 1º de agosto, anuncia IBGE

O Censo Demográfico de 2022 já tem data para começar: dia 1º de agosto deste ano. A informação foi divulgada nesta terça-feira (25), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão federal vinculado ao Ministério da Economia e responsável por organizar a consulta, que ocorreu pela última vez no país em 2010.

A princípio, o início da coleta de dados estava previsto para 1º de junho. A data, no entanto, foi modificada, em virtude da troca de banca examinadora que realizará o concurso e selecionará 206 mil funcionários temporários em todo país para a realização da pesquisa...

Propaganda no rádio e na TV começa em 24 de agosto e terá duração de 35 dias

O calendário para propaganda eleitoral no rádio e na televisão foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  A publicidade nas concessões públicas terá início no dia 24 de agosto, com duração de 35 dias, encerrando em 29 de setembro. Em 2022, as eleições serão realizadas em 2 de outubro, primeiro domingo do mês.

Em caso de segundo turno, a previsão para ocorrer é no dia 30 do mesmo mês...

Código de Trânsito Brasileiro completa 24 anos. Mudanças na lei começarão a valer a partir de abril

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) completou 24 anos sábado (22), com mudanças introduzidas por meio da Lei 14.229 de outubro de 2021, e que começarão a valer a partir de abril.

Entre as principais modificações estão as que tratam da aplicação de multa sobre carros de pessoas jurídicas sem identificação de condutor e da fiscalização do limite de peso de veículos ou combinação de veículos de transporte de carga. Outras, como a aplicação do efeito suspensivo para os motoristas que cometerem alguma infração, só passarão a valer a partir de 2024...

Matrícula na rede estadual de ensino começa nesta segunda-feira (24) para pessoas com deficiência

A matrícula na rede estadual de ensino para o ano letivo 2022 começa, nesta segunda-feira (24), destinada para Pessoas com Deficiência (PcD), que podem realizar via internet, com acesso pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) ou diretamente pelo endereço http://matricula.sigeduc.educacao.ba.gov.br/, ou em qualquer unidade escolar da rede estadual.

O sistema fica disponível até 1º de fevereiro e os estudantes, pais e/ou responsáveis devem ficar atentos ao cronograma de matrícula que indicará os dias específicos para cada público (baixe aqui: https://bit.ly/3IjOZTK)...

Covid-19: estados começam a enviar informações sobre vacinação ao STF. Suprema Corte pediu detalhes sobre vacinação de menores

Os governos estaduais começaram a enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) as informações solicitadas pelo ministro Ricardo Lewandowski sobre possíveis irregularidades na vacinação de menores de 18 anos contra a covid-19.

Na quarta-feira (19), a partir de uma ação da Advocacia-Geral da União (AGU), o ministro, que é relator do caso, pediu a manifestação dos estados em 48 horas. ..

Matrícula na rede estadual de ensino da Bahia começa dia 24; confira a documentação solicitada

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realiza, entre os dias 24 de janeiro e 1º de fevereiro, a matrícula para a rede estadual de ensino.

A confirmação da matrícula acontecerá mediante a entrega da documentação solicitada:..

Visitação para "O Sertão Virou Mar" começa nesta quarta-feira (19)

Começa nesta quarta-feira (19) a exposição "O Sertão virou mar", do potiguar Sérgio Azol. A mostra, que ficou um tempo no Rio de Janeiro, chega ao Recife e será montada no Cais do Sertão, na sala São Francisco.

Com 53 imagens produzidos no Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Bahia, as fotomontagens referenciam o sertão de ''modo metafórico'' do que seria a sua realidade. ..

Terra Nova-PE começa a vacinar crianças contra a Covid-19

O estudante do ensino fundamental Arthur Menezes de Sá Lima, 10 anos, recebeu nesta terça-feira (18), a primeira dose de vacina Pfizer contra a Covid-19. Arthur mora em Terra Nova, no Sertão de Pernambuco e acordou cedo para ir ao posto de saúde no centro da cidade.  Diagnosticado com autismo, ele faz parte do grupo prioritário de vacinação de acordo com o plano nacional de imunização que determina essa etapa para crianças entre 5 a 12 anos. 

Empolgado, Arthur conta como se sentiu ao ase imunizado. "Eu já tive covid e foi uma experiência amedrontadora. Vacina salvam vidas. Me vacinei e não senti nada " relatou...

Economia: Auxílio Brasil começa a ser pago nesta terça-feira

A partir desta terça-feira (18), a Caixa Econômica Federal começa a pagar a terceira parcela do Auxílio Brasil às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com o Número de Identificação Social (NIS) final 1.

A terceira parcela incluirá 3 milhões de famílias, aumentando para 17,5 milhões o total de famílias atendidas...

Inscrições para a 1ª etapa do Revalida começam nesta segunda-feira

As inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/1 começam na nesta segunda-feira (17), no Sistema Revalida, e vão até sexta-feira (21).

O exame será aplicado no dia 6 de março, em oito cidades: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP)...

Covid-19: Unidades Básicas de Saúde começarão a vacinar crianças em Juazeiro; confira a programação nesta terça-feira (18)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), segue com a vacinação contra Covid-19 nesta terça-feira (18). A imunização, que está sendo realizada por grupos prioritários, foi iniciada na comunidade quilombola de Barrinha da Conceição nesta segunda-feira (17), mas será ampliada para alguns Unidades Básicas de Saúde a partir da amanhã.

- Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) João XXIII, Dom Thomaz e Alagadiço haverá vacinação para crianças de 5 a 11 anos, das 9h às 11h30...

Covid: Saúde começa a distribuir 2ª remessa de vacinas para crianças

O Ministério da Saúde começou a distribuir a segunda remessa de vacinas contra a covid-19 voltadas para crianças. O lote com 1,2 milhão de doses chegou ontem (16) no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

A estimativa do Ministério da Saúde é que esse novo conjunto de doses seja distribuído para estados até  quarta-feira (19). Após a chegada, as doses são encaminhadas para o centro de distribuição do Ministério da Saúde em Guarulhos (SP) e enviados para os estados, que repassam aos municípios...

Com elevação do nível do rio, Prefeitura de Juazeiro começa a transferir moradores do bairro Angari para locais seguros

A Prefeitura de Juazeiro iniciou nesta segunda-feira (17), a retirada das primeiras famílias do tradicional bairro de pescadores do Angari. O local deve ser alagado nos próximos dias por causa do aumento da vazão do Rio São Francisco, que deve chegar a 4.000 m³/s até o dia 24 de janeiro.

Estava programada a transferência de 25 famílias, mas inicialmente apenas duas decidiram se mudar nesta segunda-feira. Dois caminhões foram disponibilizados para fazer a mudança dos móveis e ajudar no deslocamento dos moradores, que ficarão abrigados na Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI. Toda uma infraestrutura foi montada no local, com o apoio de diversas secretarias do município...

CASO BEATRIZ ANGÉLICA: "a caminhada deu frutos, começamos a ter justiça", afirma Grupo Todos por Beatriz

A coordenadora do Grupo Todos por Beatriz, a empresária Deniliria Cavalcante, postou em suas redes sociais "que os frutos da caminhada começam a ser colhidos e a justiça por Beatriz começa a ser feita". Ela se refere a prisão do acusado de ter matado a menina Beatriz Angélica no dia 10 de dezembro de 2015.

Deniliria é membro e coordenadora do Movimento Todos por Beatriz e participou da caminhada, os mais de 700 km, entre Petrolina e a Recife, protesto que fo ficou conhecido nacionalmente como a Caminhada justiça por Beatriz...

Juazeiro: Moradores do bairro Angari começam a fazer mudanças para fugir da inundação do Rio São Francisco

O quadro de Situação de Cheias na bacia Hidrográfica do Rio São Francisco foi formalizado no dia 11 passado e os moradores do bairro Angari começaram a saír do local, visto que o setor com construções de casas é reconhecida como zona de atenção prioritária de risco.

A reportagem da REDEGN esteve no local na manhã deste sábado (15) e constatou o aumento das águas. Confira a referência da estátua do Nego d'agua. Com o avanço da cheia as casas já estão a poucos metros em zona de possibilidade de inundação...

Aumento da vazão de Sobradinho começa a alterar cenário das Ilhas do São Francisco; RedeGN faz passeio e confere de perto

Basta um simples e rápido passeio de barco pelo Rio São Francisco para notar que a paisagem não é mais a mesma de alguns dias atrás. Isso porque o rio está com um volume maior de água, em virtude dos últimos aumentos da vazão do Lago de Sobradinho anunciados pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). A RedeGN fez um breve passeio pelo Velho Chico e constatou as alterações [veja vídeo abaixo].

A mudança já se faz visível nas Orlas de Petrolina e Juazeiro, onde já é possível notar que as margens, antes cobertas por faixas de areia ou vegetação, já estão parcialmente cobertas. A água do rio também já está invadindo pontos turísticos como a famosa Ilha do Maroto. A situação não é diferente na Ilha do Rodeadouro, um dos atrativos turísticos mais frequentados da região...

Método Wolbachia: Contra a dengue, segunda fase de implantação dos wolbitos começa em Petrolina

Uma nova fase do projeto de implantação dos Dispositivos de Liberação de Ovos (DLOs) do Método Wolbachia teve início em Petrolina. Nessa terça-feira (11), contando com a presença do líder da World Mosquito Program no Brasil, Luciano Moreira, novos bairros receberam os dispositivos contendo cápsulas com ovos dos wolbitos. No fim do dia, um documentário sobre o método e as cidades que já passaram pela implantação foi apresentado no auditório do Transforma Petrolina, no parque Josepha Coelho.

Nesta segunda etapa, nove bairros estão sendo contemplados com a implantação das DLOs,  são eles: Cohab Massangano, Cohab São Francisco, Distrito Industrial, Gercino Coelho, Jardim Amazonas, Jardim Maravilha, Ouro Preto, Palhinhas e Pedro Raimundo. Os mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia não transmitem dengue, febre amarela, Zika e nem chikugunya. Em contato com os mosquitos locais eles repassam a Wolbachia, diminuindo ainda mais os índices de transmissão dessas doenças. ..