RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 229 registros para a palavra: matriculas

Matriculas escolares continuam abertas em Sr. do Bonfim

A Secretaria de Educação e Esportes da Prefeitura de Senhor do Bonfim enviou nota ao blog informando que estão abertas desde 23 de dezembro, as matriculas escolares para o ano de 2011, na rede municipal de ensino. 

Segundo a Secretária Maria das Neves, todas as escolas públicas municipais, 43 no interior e 23 na sede, estão realizando a matricula ou renovação da matrícula para o ano letivo de 2011. Ela alerta que os pais ou responsáveis pelo aluno devem logo procurar o estabelecimento escolar, visto que as aulas começarão impreterivelmente, no dia 7 de fevereiro. ..

Sobradinho: Matriculas para rede municipal de ensino estão abertas

As matrículas para vagas na rede municipal de ensino, que incluem pré-escola, ensino infantil e fundamental estão abertas. Esse ano não será necessário esperar horas em filas em frente às escolas. Os alunos novatos, que querem mudar de escola ou ingressar na Rede Municipal o período de matrículas serão de 10 a 14 de janeiro. Todas as etapas serão realizadas durante o horário escolar. O ano letivo de 2011 começa no dia 28 de fevereiro.
 
Para efetivar a matrícula são necessários os seguintes documentos: 02 fotos 3x4(recentes); Certificado de Registro Civil ou Cédula de Identidade (cópia); Histórico Escolar (original); Comprovante de Residência e Transferência (quando for o caso). A grande novidade é que os alunos matriculados nas Escolas da Rede Municipal receberam o material escolar gratuitamente. Essa iniciativa é feita pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e tem como objetivo diminuir sensivelmente a evasão escolar no município, já que muitas crianças eram retiradas da escola no meio do ano letivo porque seus pais não tinham condições de adquirir o material escolar.
 
De acordo com a secretária de Educação, Ednalva Fernandes, a meta é atender toda a demanda de vagas do município de Sobradinho. “Os pais ou familiares devem procurar as escolas mais próximas de suas residências para solicitar as vagas. Neste ano letivo de 2011 o nosso objetivo é ter todas as crianças matriculadas nas escolas, nenhum aluno vai ficar sem vaga. Vamos atender toda população”, afirma. Mais informações, os interessados poderão procurar a Secretaria Municipal de Educação, localizada na Av. Paulo Afonso, s/nº Vila São Francisco ou através do telefone (74) 3538-2676. ..

Petrolina: Período de matrículas para alunos novatos na rede municipal começa dia 04

As matrículas para estudantes novatos na rede Municipal de Ensino de Petrolina, serão abertas no próximo dia 04 de janeiro em todas as escolas da rede, e seguem até o dia 25. Para o ano letivo de 2011, estão sendo ofertadas 13.121 vagas para a educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo a Secretaria de Educação, para matricular os filhos no primeiro ano do ensino fundamental, os pais ou responsáveis devem se dirigir à unidade escolar portando apenas a cópia e a original da certidão de nascimento. Caso a criança venha de alguma creche ou pré-escola, deve ser entregue a declaração ou histórico escolar. Para cursar a série, o aluno deve ter 6 anos completos ou a completar até o dia 31 de março.

Quanto aos alunos que vão ingressar na educação infantil, os pais devem portar no ato da matrícula, além dos documentos pessoais e comprovante de residência, as cópias e originais da certidão de nascimento e cartão de vacinação atualizado da criança. A partir do segundo ano do ensino fundamental, é necessário levar cópia e original da certidão de nascimento, comprovante de residência, identidade e CPF do pai ou responsável, histórico escolar ou declaração, e uma foto 3X4. Os estudantes maiores de 18 anos devem levar a cópia do seu RG e CPF.

A inspetora de ensino, Maria Tereza Bezerra, enfatiza que a meta é atender toda a demanda de vagas do município. “Mesmo que a procura exceda o número de vagas, neste ano letivo o objetivo é ter todas as crianças na escola. Por isso faremos o possível para efetuar as matrículas dentro do prazo estabelecido, ”, afirma. ..

Matrículas continuam na rede municipal de ensino de Juazeiro

Os mais de 26 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino têm até esta sexta-feira (31) para confirmar a matrícula na escola onde já estudam, garantindo vaga para o ano letivo de 2011. A procura nessa primeira semana, segundo a Gerência de Gestão da Secretaria de Educação (Seduc), tem mantido o fluxo normal, e algumas escolas estão funcionando até as 7h30 da noite para atender a demanda. A Secretaria também esta distribuindo nos bairros da sede e no interior do município, panfletos informativos com as datas e documentos necessários no sentido de orientar pais e alunos para o período.    

No caso de alunos novatos, que querem mudar de escola ou ingressar na Rede Municipal o período de matrículas será de 03 a 09 de janeiro. Todas as etapas serão realizadas durante o horário escolar. Para efetuar a matrícula são necessários os seguintes documentos: 02 fotos 3x4; Certidão de Nascimento; Comprovante de Residência e Transferência (quando for o caso). A Rede Municipal também oferece vagas para alunos com deficiência, atendimento especializado, e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para o ingresso na Rede são válidas as seguintes variáveis: entrada na Educação Infantil - maternal (até 03 anos); Pré I (4 anos completos até 31/03/2011); e Pré II (5 anos completos até 31/03/2011). Para o 1º ano do Ensino Fundamental o aluno deverá ter 6 anos completos até o dia 31 de março, e no Educação de Jovens e Adultos (EJA), deverão ter 15 anos completos para qualquer segmento...

Matrículas para quarta etapa do Topa terminam no final de janeiro

O prazo para o encerramento das matrículas para a quarta etapa do programa Todos pela Alfabetização (Topa) termina no dia 31 de janeiro de 2011. Os interessados devem se dirigir às secretarias municipais de Educação ou às Diretorias Regionais de Educação (Direc) para garantir a vaga. O início das aulas está previsto para o mês de março. A meta da Secretaria da Educação da Bahia é de matricular 300 mil alunos.

Até o momento, o Topa já alfabetizou 751 mil jovens acima de 15 anos, adultos ou idosos e tem outros 185.260 em sala de aula. Estes números fazem da Bahia o estado campeão de alfabetização do País. O programa está presente em 407 municípios por meio de parceria com 358 prefeituras e 675 entidades dos movimentos sociais e sindicais.

O programa trabalha com a alfabetização sob a perspectiva de que este é um direito do cidadão que não prescreve com a idade. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) 2010, a Bahia foi o estado do Nordeste que mais reduziu o analfabetismo. “A contribuição do Topa para este avanço é considerada significativa. A perspectiva para 2011 é focar no monitoramento do programa visando melhorar cada vez mais a qualidade”, destaca a coordenadora estadual do Topa, Francisca Elenir Alves.

..

Juazeiro: Matrículas para alunos da casa começam amanhã

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro poderão realizar a partir desta quarta-feira (22) a matrícula 2011 em todas as unidades de ensino da sede e zona rural. Desta data até o dia 31 de dezembro os mais de 26 mil alunos da casa poderão confirmar seus dados e garantir a vaga na escola onde já estuda. Para alunos novatos, que querem mudar de escola ou ingressar na Rede Municipal o período de matrículas será de 03 a 09 de janeiro. Todas as etapas serão realizadas durante o horário escolar.

 Para a matrícula são necessários os seguintes documentos: 02 fotos 3x4; Certidão de Nascimento; Comprovante de Residência e Transferência (quando for o caso). A Rede Municipal também oferece vagas para alunos com deficiência, atendimento especializado, e Educação de Jovens e Adultos (EJA)...

CETEP Sertão do São Francisco inicia matrículas para o ano letivo de 2011

As inscrições para o Sorteio Eletrônico que classifica os candidatos aos cursos oferecidos no CETEP Sertão do São Francisco, na modalidade subsequente, já estão disponíveis no site da Secretaria de Educação do Estado da Bahia: www.sec.ba.gov.br, no link: Matrícula Educação Profissional.

O período de inscrições vai até o próximo dia 10/12, sendo que essa modalidade de curso é para quem tem o 2º grau completo. Os demais alunos concluintes de 8ª série que desejam ingressar no CETEP-SF deverão estar atentos ao cronograma de matrícula da Rede Estadual, onde qualquer posto de matrícula estará apto a matricular alunos para a unidade de ensino (Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco CETEP-SF)...

Matrículas em universidades no País crescem 3% em 2 anos

As matrículas no ensino superior cresceram pouco mais de 3% entre 2008 e 2009, confirmando a tendência de estabilidade verificada nos últimos anos. É o que apontam dados preliminares do Censo da Educação Superior, do Ministério da Educação (MEC). As informações completas ainda não foram divulgadas. Dos 5,95 milhões de alunos das instituições de ensino superior, 4,43 milhões estão na rede privada e 1,52 milhão nas públicas. Os números incluem estudantes de cursos presenciais e à distância.

Os dados mostram que houve uma pequena queda no número de alunos da rede pública - cerca de 30 mil a menos. Em 2008, 1,55 milhão estavam matriculados. A redução se deu nas universidades municipais e estaduais, já que na rede federal houve um acréscimo de 141 mil novos estudantes no período de um ano (em cursos presenciais e à distância).

Um balanço das ações divulgado pelo MEC mostra que houve um acréscimo de quase 60% no número de vagas oferecidas nas universidades federais entre 2003 e 2009. Esse crescimento ocorreu em função do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), lançado em 2007. A previsão do MEC é que em 2012 o total de vagas oferecidas por essas instituições chegue a 234 mil. O levantamento do MEC ressalta ainda que de 2005 a 2010, 748.788 ex-alunos de escolas públicas tiveram acesso a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Do total, 69% dos benefício eram integrais - que custeiam 100% das mensalidades em faculdades privadas. Quase metade (47%) dos bolsistas eram afrodescendentes. As informações são da Agência Brasil.
..

COLÉGIO PAULO VI DIVULGA CALENDÁRIO DE MATRÍCULAS PARA O ANO LETIVO DE 2011

A direção do Colégio Municipal Paulo VI já elaborou o calendário de matrículas para o ano letivo de 2011. Em comunicado enviado ao blog a diretora Dijalva de Oliveira Rocha convoca os pais de alunos a comparecerem nas datas em destaque abaixo, com o objetivo de garantir a vaga dos filhos para o próximo ano.

Pré matricula (alunos da casa)..