RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 87 registros para a palavra: massangano

Univasf: Calourada Solidária faz plantio de mudas na Ilha do Massangano

Neste sábado (12), estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) partirão do campus Petrolina Sede, às 8h30, para a Ilha do Massangano. O grupo formado por alunos de diferentes cursos da universidade será protagonista de uma ação de plantio de mudas nativas da Caatinga naquela localidade. A ação promovida pelo Diretório Acadêmico de Psicologia tem o apoio do colegiado do curso e da Pró-reitoria de Ensino (Proen). A iniciativa integra a programação da Calourada Solidária, evento aberto no início de fevereiro na Univasf, que engloba diversas atividades de recepção aos calouros do semestre 2011.1.

A tarefa deste sábado, além de promover a integração entre calouros e veteranos, principal objetivo da Calourada Solidária, pretende destacar para as comunidades externa e acadêmica a importância da preservação do meio ambiente e motivar o interesse da população para iniciativas na área ambiental. De acordo com a programação cada turma deverá plantar, no mínimo, dez mudas. Os envolvidos na tarefa são representantes de turma incumbidos de sua execução e demais estudantes, além de professores e técnicos da instituição. Segundo o Serviço de Apoio Pedagógico (SAP/Proen), a atividade envolverá o plantio de 40 mudas que foram doadas pela Embrapa Semiárido. As mudas serão transportadas pelos discentes em um ônibus da Univasf. ..

Grupo de dança mirim da Ilha do Massangano conquista apoio do Ministério da Cultura

O grupo de "Samba de Véio Mirim”, da Ilha do Massangano, vai difundir as suas manifestações culturais por todo o país, através do edital MinC 2010. Ao som de cantos, palmas e batidas de pés, os moradores da Ilha comemoraram, esta semana a conquista do novo Ponto de Cultura, que será localizado na ilha e oferecerá oficinas, vestimentas e passeios aos participantes. 

Composto por 25 crianças, com idades entre 3 e 14 anos, o grupo foi criado há cerca de 9 anos no intuito de preservar e dar continuidade à tradição local. Uma das fundadoras da Associação Cultural do Massangano, Maria da Graça Sol Posto, afirma que a iniciativa, além de garantir o desenvolvimento cultural da Ilha, oferece a oportunidade de aprendizagem aos filhos e netos dos sambistas mais antigos. “Com esse Ponto, o trabalho que já vem sendo realizado vai ganhar força. Isso é uma prova de que o samba é um potencial de nosso povo, que agora ganha destaque nacional”, acrescentou...

Vídeo sobre o Samba e o Samba de Véio é lançado na Ilha do Massangano

Resultado da pesquisa de conclusão do curso de Comunicação Social na UNEB, o vídeo documentário O Samba: na Ilha, da Ilha será lançado nesta quinta-feira, dia 16 de dezembro. Com a duração de 19 minutos, o vídeo, classificado pelas realizadoras Naiara Soares e Quercia Oliveira como experimental, traz as diferenças entre o Sambana Ilha, realizado pelos moradores e visitantes da Ilha do Massangano durante o mês de janeiro, e o Samba da Ilha, produto cultural levado aos palcos de vários estados do país.

Costuradas por batuques de tamboretes, as falas dos moradores da Ilha do Massangano trazem, ainda, uma breve apresentação da comunidade da Ilha do Massangano, origem, modo de viver, trabalhar e festar da comunidade. Filmado e editado entre janeiro e outubro deste ano O Samba: na Ilha, da Ilha será lançado junto com a Exposição Em Imagem: Ilha do Massangano, um projeto de extensão financiado pela Universidade de Pernambuco com apoio da Universidade do Estado da Bahia que oferece oficinas de Comunicação, Fotografia e História a jovens da comunidade da Ilha do Massangano. “Uma contrapartida da Universidade, que tem o objetivo de instrumentalizar a comunidade para o auto-registro”, diz Naiara Soares...

Jovens da Ilha do Massangano aprendem técnicas de fotografia e comunicação popular

Desde o mês de Novembro está sendo realizado, na Ilha do Massangano o projeto de Extensão Em Imagem: Ilha do Massangano. Financiado pela Universidade de Pernambuco e recebendo apoio da Universidade do Estado da Bahia, o projeto tem envolvido egressos, estudantes e professores de ambas universidades no oferecimento de oficinas e cine-debate na comunidade. Nacionalmente conhecida por suas manifestações culturais populares, a comunidade da Ilha tem, comumente, suas histórias captadas, tratadas e transmitidas pelo olhar estrangeiro.
 
Este projeto de extensão “tem o objetivo de instrumentalizar a comunidade para o auto-registro”, diz Quercia Oliveira uma das coordenadoras do projeto. Desta forma, “os próprios moradores podem protagonizar a construção de sua representação”, conclui Naiara Soares, também coordenadora do trabalho. Os participantes têm produzido fotografias e produtos da comunicação popular sobre a comunidade da Ilha e sua cultura, possibilitando o manuseio e a aprendizagem de alguns cuidados na hora de fotografar, além de conhecer mecanismos para potencializar a comunicação interna e externa da ilha.
 
Neste domingo (05/12) será realizado o Mapeamento das manifestações culturais e um debate sobre identidade cultural com a participação do professor e sociólogo Paulo Soares. Haverá ainda, no dia 16 de dezembro a partir das 18h, a exposição dos resultados das oficinas e o lançamento do documentário O Samba: na lha, da Ilha, trabalho de conclusão de curso em Comunicação Social de Naiara Soares e Quercia Oliveira. Apresentando ampla aceitação da comunidade, o projeto conta com o apoio da Associação de Moradores da Ilha do Massangano, da Associação do Samba de Véio, da Escola Santo Antonio e do grupo de Arte e Educação Naenda. ..

Moradores da Agrovila Massangano recebem com festa iluminação do Campo

Na noite desta quarta-feira (10) o prefeito Julio Lossio entregou a iluminação de mais um campo de futebol da zona rural de Petrolina.  A solenidade também contou com a presença do Vice-Prefeito Domingos Sávio, do Secretariado Municipal, dos Vereadores Pérsio Antunes e Raimunda Sol Posto, além da expressiva participação dos moradores da Agrovila Massangano. 

Na ocasião, a presidente da Associação de Moradores da Agrovila, Hertelina Apolinário, afirmou que a iluminação do campo de futebol é uma antiga reivindicação da comunidade. “Este é o sonho das muitas diretorias (da Associação de Moradores) anteriores e nós estamos muito felizes com essa conquista”. É importante destacar que a comunidade expressou o anseio de ter o campo de futebol iluminado durante a plenária do programa Prefeitura Participativa. ..

ONG realiza mapeamento sociocultural da Ilha do Massangano

Cerca de 10 nativos da Ilha do Massangano, em Petrolina, com maior conhecimento sobre a história e costumes locais, se reúnem nesta sexta-feira (08) com dois técnicos do Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) para realização de um mapeamento sociocultural da comunidade. A ação faz parte do programa “Criança com Todos os Seus Direitos”, coordenada pela ONG internacional Save The Children. 

“Faremos uma caminhada pelo território da Ilha a partir das 8h e visitas às casas dos moradores, culminando, à noite, com a apresentação dos registros que fizermos para toda comunidade”, informou um dos técnicos facilitadores, Rodrigo Tavares. Além de fazer o mapeamento, a ideia é subsidiar os futuros debates sobre a educação e os direitos voltados para as crianças de 0 a 5 anos, temas centrais do “Criança com Todos os seus Direitos”. ..

Cohab Massangano recebe Osvaldo Coelho com muita animação

Nesta segunda-feira (20), o candidato a deputado federal Osvaldo Coelho participou de uma entrevista realizada pela rádio Petrolina FM. Durante a ocasião, o candidato respondeu a perguntas realizadas pelos ouvintes, apresentou suas propostas e esclareceu os motivos que o incentivaram a concorrer a mais um pleito.

O meu objetivo é debater as diferenças inter-regionais e, com profundidade, os problemas do semi-árido. Essa é a região mais pobre do país e no meu entender com um potencial muito grande, porém, não cuidado e não explorado. Então essa é a minha meta e isso foi que mais me motivou para me apresentar como candidato”, informou...