RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 87 registros para a palavra: massangano

Núcleo de Operação realiza desobstrução de rua no bairro Cohab Massangano

Em mais uma ação nas ruas de Petrolina, a equipe do Núcleo de Operações da secretaria de Ordem Pública e Segurança Cidadã realizou a desobstrução de uma rua no bairro Cohab Massangano. Segundo o secretário Jenivaldo Santos, uma casa foi construída numa via de acesso do Distrito Industrial, impedindo o acesso da população ao local. “A via dispõe de toda infraestrutura, como pavimentação asfáltica, iluminação pública e meio fio, mas havia uma murada isolando a rua e impedindo acesso ao Distrito Industrial” relata o secretário.

Ações como a realizada no bairro Cohab Massangano são último recurso da secretaria. O primeiro passo é a notificação ao responsável pela obra. Não havendo regularização, o último recurso é a derrubada da construção irregular. Na semana passada, a secretaria de Ordem Pública e Segurança Cidadã realizou a retirada de placas e cercas em construções irregulares na zona urbana de Petrolina...

Petrolina será sede da I Feira da Família na Agrovila Massangano

Com o tema “Família - Eu acredito!”, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), realizará nesta quarta-feira (14), das 8h às 14h, a I Feira da Família da UBS João Augusto da Silva, na Quadra Poliesportiva da Agrovila Massangano. A iniciativa da Equipe de Saúde da Família (ESF) da unidade tem o intuito de ofertar diversos serviços à comunidade, além de arrecadar donativos para a entrega de cestas básicas às famílias mais carentes da localidade.

A Feira contará com apresentações artísticas e culturas, feira de artesanato, oferta de serviços médicos como aferição da pressão arterial, preventivos, glicemia, testes rápidos de HIV, além de um espaço de estética (corte e escova). As comunidades da Ilha do Massangano, Roçado, Alto da Cabaceira e Pedra Cerca também vão participar da I Feira da Família. ..

Fernando Filho participa da procissão na Ilha do Massangano em Petrolina

O Deputado Federal Fernando Filho (PSB) participou nesta quinta (13) da tradicional procissão e missa em comemoração ao dia de Santo Antônio na Ilha do Massangano em Petrolina. "Faço questão de vir e acompanhar todos os anos, sempre quando estou em Petrolina. Venho testemunhar a devoção e a fé do povo da Ilha do Massangano neste dia. É sempre uma experiência renovadora", disse Fernando Filho. A procissão e missa de Santo Antonio na Ilha do Massangano é um evento que cresce ano a ano. Atrai a visita de centenas de pessoas todos os anos. Os festejos já fazem parte do calendário cultural de Petrolina. ..

Canal Parque Massangano em Petrolina recebe serviços de limpeza

As equipes da secretaria de Infraestrutura de Petrolina estão realizando serviços de limpeza, com o auxílio de máquinas, no canal do bairro Parque Massangano. A fim de proporcionar a população um ambiente revitalizado e mais seguro, principalmente no período de chuva, no local está sendo feita a retirada de todo o lixo e entulho. “Esse tipo de trabalho melhora a vazante das águas e evita com isso maiores danos para a população. A nossa meta é continuarmos atendendo semanalmente todos os canais que cortam a cidade com serviços de manutenção de limpeza ”, ressalta o secretário de Infraestrutura, Ricardo Rocha. ..

Prédio desaba na Cohab Massangano em Petrolina, próximo ao Colégio Sorriso

Neste sábado (13) por volta das 10h30 um prédio, que passou por recente reforma, desabou na Cohab Massangano, nas proximidades do Colégio Sorriso, no cruzamento da rua 66 com a rua 77 do bairro, na zona oeste da cidade de Petrolina (PE). Segundo o proprietário do estabelecimento, Francisco Edvaldo Soares, um pedreiro contratado por ele, achou por bem retirar uma das colunas que dava sustentação ao prédio por entender que a estrutura do prédio estava segura com as amarrações existentes, tornando a coluna dispensável. 

A coluna foi tirada a cerca de 15 dias e na manhã deste sábado, prédio foi ao chão. Segundo informações de Francisco Edvaldo não havia ninguém no local. Logo após o acidente dezenas de curiosos se aproximaram para ver de perto o ocorrido. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Defesa Civil do município estiveram nos escombros investigando a possibilidade de alguma pessoa ter sido atingida. Como o prédio estava fechado, testemunhas informaram que ninguém passava pelo local no momento do desabamento e esta possbilidade foi descartada...

5º BPM FAZ SOLENIDADE DE FORMATURA DO PROERD NA ILHA DO MASSANGANO

No último sábado, dia 22, o Governo de Pernambuco, a Secretaria de Defesa Social, através do 5º Batalhão de Policia Militar de Pernambuco e o GPREV – Grupo de Prevenção Social do 5º BPM fizeram a solenidade de conclusão do Programa de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD dos alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Santo Antônio na Ilha do Massangano em Petrolina, que tem como gestora Marizete Rodrigues de Souza.

A melhor redação PROERD ficou com a aluna Gilvânia dos Santos Soares, a qual recebeu um kit escolar e a aluna Amanda dos Santos Barbosa também ganhou um brinde pelo segundo lugar na mesma seleção. Os alunos destaques do PROERD foram: Eduardo de Jesus, Jones dos Santos, Mariana Vitória, Maria da Paixão, Antonia Aparecida, Lucas André, Maiara Aparecida, Emerson Cleber, Larissa da Conceição, Alcilene Conceição, estes receberam dos convidados a ‘Medalha Destaque PROERD’...

Coleta Seletiva é tema de palestra na Ilha de Massangano

O coordenador do Programa de Coleta Seletiva de Petrolina, José Rosivaldo, realizou uma palestra na Ilha Massangano abordando a implantação da coleta seletiva. A comunidade abraçou a causa e contará com a participação dos agentes de saúde e associações comunitárias: “Vamos usar sacolas pretas para lixo não reciclável e transparente para os recicláveis. O óleo de frituras que vai ser coletado será transformado em sabão na própria comunidade”, revela Rosivaldo.

Com 80% dos condomínios cadastrados (pelos quais a coleta seletiva se iniciou), a iniciativa oferece coletores para a devida separação de materiais recicláveis dos não recicláveis, possibilitando a transformação daqueles reaproveitáveis em fonte de renda...

Fernando Filho recebe apoio dos feirantes e moradores da feira Cohab Massangano

Neste sábado (08/09), o candidato a prefeito da Unidade por Petrolina, Fernando Filho visitou logo cedo a feira Cohab Massangano, juntamente com o Ministro da Integração, Fernando Bezerra e o deputado federal Gonzaga Patriota. O candidato foi acolhido pelos feirantes e moradores do bairro com carinho e recebeu novos apoios nesta manhã. Um depoimento marcante nos encontros, foi o de Janiere João da Silva, que trabalha em um banco de feira com a mãe, vendendo frutas e legumes. Segundo Janiere, ele vota em Fernando Filho porque sabe que o grupo político de Fernando é o mais preparado e realmente cumpre  o que promete. "Eu sou feirante e vi o que ele trouxe para a nossa cidade, como por exemplo: a cobertura da feira do João de Deus. Só sabe a importância disso quem trabalha numa feira de sol a sol. Fernando Filho com certeza será nosso futuro prefeito", concluiu o feirante.

Fernando Filho atento, ouviu ainda, pessoas como a dona de casa, Isabel Silva. Ela  falou que está aprovando  as propostas de Fernando, que  está vendo no guia eleitoral. "O Fila Zero que Fernando Filho vai trazer para nossa cidade, vai resolver esse sofrimento da gente ter que dormir para conseguir uma ficha para ser atendido por um médico, eu não tenho dúvida que o melhor para Petrolina, é Fernando na Prefeitura”, afirmou dona Isabel...

Cohab Massangano abraça Fernando Filho durante a Caminhada 40

“Fernando Filho reúne juventude, capacidade de trabalho e apoio político. Ele está preparado e vai ser o melhor prefeito da história de Petrolina”. Estes atributos e a previsão foram ditos pelo Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, após a Caminhada 40 no bairro Cohab Massangano, zona oeste da cidade, sexta-feira (24.08). A Unidade por Petrolina estava completa nesta tarde e noite de sexta-feira. Além do Ministro, Fernando Filho e Gennedy Patriota também contaram com o reforço do deputado federal Gonzaga Patriota, de dezenas de candidatos a vereador, da militância incansável e das centenas de pessoas do Cohab Massangano que saíram de suas casas para abraçar e conversar com o candidato a prefeito.

A estudante Karine Iris, 35 anos, foi uma das que esperaram por Fernando filho na calçada de casa. “Minhas expectativas são as melhores. Já votei no pai dele para prefeito, já votei em Fernando Filho para deputado e agora quero que ele se eleja prefeito. Nossa cidade precisa de alguém capacitado para melhorar a saúde pública, para pavimentar nossas ruas”, disse Karine. Fernando Bezerra lembrou que esta foi um dos bairros onde ele mais realizou obras, como pavimentação das ruas e construiu um posto de saúde que, hoje, se encontra fechado. Fernando Filho recebeu o carinho nas ruas e teve a oportunidade de falar às pessoas o que ele pretende fazer pela cidade como prefeito de Petrolina...

Odacy e a militância 13 vão à Cohab Massangano

Odaxy Amorim, candidato do PT a prefeito de Petrolina, levou a Caravana 13 sábado à noite, dia 18 de agosto, para a Cohab Massangano. Bastante assediado por motoristas e pedestres antes e durante o trajeto da caminhada, o petista fez questão de explicar a cada pessoa a sua proposta para voltar a administrar a cidade, frisando que agora é do partido de Lula, o melhor presidente que o Brasil já teve que iniciou um grande trabalho de inclusão social, desenvolvimento econômico e crescimento do país e que está tendo continuidade com a presidente Dilma Rousseff.

“Teremos o apoio incondicional desses dois nomes que já são parte da história política atual do nosso país e colocaremos Petrolina nesse mesmo rumo porque sou do partido da presidenta e do ex-presidente Lula. A cidade viverá um novo momento político e administrativo”, disse Odacy único candidato a prefeito que conta com o apoio de Lula e de Dilma para chegar à Prefeitura petrolinense...

Entrega de iluminação do campo do bairro Cohab Massangano é comemorada com rodadas de futebol

A noite desta terça-feira (24) foi de festa para os desportitas e ex-atletas do bairro Cohab Massangano que festejaram com futebol a entrega do 20º campo comunitário iluminado. A ação realizada pela Prefeitura Municipal de Petrolina vem melhorando a infraestrutura dos campinhos de futebol segue levando o benefício para todas as áreas da cidade que já dispõem do equipamento.

Com iluminação de alta potência, a iluminação realizada em parceria pelas secretarias de Infraestrutura e Esportes. Na localidade que já funcionava para a prática de esportes, onde, inclusive, servia de palco para duas escolinhas infanto-juvenil de futebol. Há anos trabalhando com atividades esportivas, hoje técnico da Escolinha Alto da Boa Vista, Cidinei Alexandre dos Santos que já foi jogador ressalta a evolução do esporte e o investimento humano dos últimos anos. “O esporte é uma ferramenta de poder, capaz de transformar vidas definitivamente, daí a importância de ações como essas que criam e valorizam espaços para a prática esportiva”, afirmou o preparador de mais de 60 crianças e adolescentes...

Univasf realiza festival de curtas na Ilha do Massangano

São quase 30 curtas-metragens que serão exibidos no próximo sábado (19), às 19h, na Ilha do Massangano, em Petrolina-PE. Para quem não conhece a Ilha, é uma excelente oportunidade de visitar e se integrar à comemoração que vai acontecer neste dia. Os curtas são resultado do curso Noções Básicas de Cinema, ministrado por Wllyssys Wolfgang, durante abril e maio de 2012 pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

O Primeiro Curta Pidib faz parte do projeto "As Artes Visuais e a Educação do Campo: Diálogos para uma construção metodológica", apoiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Univasf (PIBID). O evento é totalmente gratuito e fomenta a diversidade e educação em suas múltiplas possibilidades.  ..

Ilha do Massangano recebe atrações do Aldeia Vale Dançar nesta quinta-feira (26)

A Ilha do Massangano, entre os municípios de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, vai viver nesta quinta-feira (26), uma noite pra lá de especial e interessante. A partir das 19 horas, o festival Aldeia Vale Dançar desembarca na ilha, que ficou conhecida nacionalmente como o berço do Samba de Véio, trazendo uma programação gratuita com cinco atrações de várias partes do país.

E quem começa o movimento promovido pelo Sesc Petrolina é o grupo Peleja, de Recife-PE, que vai exibir o vídeo Muganga. Um filme que aborda a relação entre sambadores de Cavalo Marinho (manifestação tradicional da Zona da Mata Norte pernambucana), e artistas de teatro e dança que utilizam elementos desta brincadeira em suas criações. Depois, o grupo Peleja, de Salvador-BA, mostra o espetáculo, Cordõesque é o resultado de uma investigação em dança impulsionada pela experiência do encontro entre a dançarina Carolina Laranjeira e a manifestação tradicional do Cavalo Marinho...

Projeto “Cultura Livre nas Feiras” promove diálogo com feirantes da Cohab Massangano

Neste último sábado (24), o projeto “Cultura Livre nas Feiras” realizou a segunda etapa das atividades na feira da Cohab Massangano. Com a participação do grupo “Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco”, os feirantes, consumidores e visitantes puderam apreciar a exposição fotográfica “A Ilha do Rodeadouro”. Contemplando o mês da poesia, o humor e a militância social foram trazidos nos versos do cordelista Antônio Aurélio Félix, conhecido como "O Gordo", cordelista que pela primeira vez estava declamando seus cordéis em público.

A preocupação com a higienização e organização das feiras também marcou presença no pátio da Cohab Massangano. Com participação voluntária, a comerciante Dona Nadu lembrou a necessidade de cada feirante colaborar para a limpeza do ambiente, garantindo a coleta do lixo gerado no entorno de suas barracas...

Prefeitura de Petrolina e Sebrae realizarão parceria para capacitar artesãs na Ilha do Massangano

A Prefeitura de Petrolina, em parceria com o Sebrae vai promover oficinas de artesanato e palestras para as mulheres da Ilha do Massangano com o objetivo de capacitá-las para o desenvolvimento de produtos e geração de renda. As oficinas terão início em novembro e contam com o apoio do Centro Pernambucano de Designer.

Na última sexta-feira (21), a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia de Carvalho, e o representante do Sebrae, Helder Gomes, estiveram na Ilha do Massangano para acompanhar uma oficina de artesanato promovida pelo Sebrae que inicia a formação do grupo para geração de renda. Nesta primeira oficina serão criados dez itens artesanais como bolsas, porta-retratos e quadros, a Sedest e o Sebrae vão fazer o trabalho de aperfeiçoamento e acompanhamento do grupo...

Festivais de Cinema no Rio de Janeiro e Ceará selecionam documentário sobre o Samba da Ilha do Massangano

As diferenças entre duas manifestações culturais de tradição na Ilha do Massangano, localizada no Rio São Francisco, em Petrolina – PE, é o fio condutor do documentário “O Samba: na ilha, da Ilha”. Produzido pelas jornalistas Naiara Soares e Quercia Oliveira, o produto midiático apresenta peculiaridades da cultura popular ribeirinha e será uma das produções apresentadas neste sábado (22) na 5ª edição do Festival Visões Periféricas, que começou no dia 19 e vai até dia 26 no Rio de Janeiro (RJ). 

Em 19 minutos, as roteiristas e produtoras apresentam aspectos do Reisado – que acontece em janeiro durante os festejos de Reis na Ilha – e do Samba de Véio, manifestação que se tornou um produto cultural da região,internacionalmente conhecido. Depoimentos de adultos e crianças, moradores/as da Ilha, intercalados com imagens das danças populares e do modo de vida da comunidade compõem a narrativa de “O Samba: na ilha, da Ilha”, provocando no espectador a curiosidade de ver de perto as manifestações e o desejo de debater a relação entre mídia e cultura. ..

Povoado da Ilha do Massangano recebe Ordem de Serviço para pavimentação de ruas

Continuando o trabalho de melhoria na infraestrutura de Petrolina, a Prefeitura Municipal avança oferecendo mais um benefício para a comunidade. Nesta terça-feira (11), o Prefeito Julio Lossio assinará a Ordem de Serviço para pavimentar o povoado da Ilha do Massangano e seus acessos. O evento acontecerá às 20h, na própria comunidade. Com aproximadamente de mil habitantes a Ilha que tem mais de 500 anos, hoje é frequentada por inúmeros turistas e pela própria comunidade de Petrolina, reforçando a cultura local.

A obra prevê a execução dos Serviços de Engenharia relativos à pavimentação em paralelepípedo granítico em ruas da Ilha do Massangano e no acesso à margem do rio para travessia à Ilha. O prazo de execução do trabalho será de três meses. “É uma obra de grande importância que vai melhorar a vida da comunidade levando mais conforto aos seus moradores. A nossa meta é atender os mais diversos locais de Petrolina e conservar ao mesmo tempo sua história e identidade, oferecendo melhores condições a todos os moradores”, explicou o prefeito Julio Lossio. O serviço será realizado com investimento próprio com recursos adquiridos através de leilão público realizado no início do ano. O investimento será de R$ 146.362,96...

ILHA DO MASSANGANO – UM SANTUÁRIO ECOLÓGICO A POUCOS QUILÔMETROS DE PETROLINA/PE

Não imaginava que haveria tão próximo de mim, há apenas 15 km, um lugar de tamanha beleza. A Ilha do Massangano é um registro vivo das populações ribeirinhas que habitaram as margens do Rio São Francisco no final do século passado. Com 5 km de extensão, possui praias lindíssimas, algumas ainda selvagens, e para termos acesso, temos que recorrer aos barqueiros ou enfrentar uma boa caminhada pelas trilhas, as quais os moradores estão bem acostumados a seguir.

À primeira vista é encantadora. Ao pegarmos um barco na margem esquerda do rio, sentimos um imensurável prazer em estar navegando no Rio da Integração Nacional...

6ª Jornada Fotográfica vai ser na Ilha do Massangano

Estudam da Univasf que integram o Projeto da6ª Jornada Fotográfica vão estar na Ilha do Massangano, no próximo dia 30/04, sábado. Segundo a organização do evento, a ilha fica próxima de Petrolina e o acesso se dá por meio de barquinhas que fazem a travessia. Ela é habitada por uma comunidade heterogênea, receptiva à fotografia, que é formada por jovens, idosos e muitas crianças. Possui igreja, escola, grandes áreas cultivadas, um comércio que atende as necessidades locais e muitas trilhas que levam para áreas mais isoladas e menos "urbanas", incluindo os pontos de banho no rio.

Ela é, também, berço do Samba de Véio, tradicional grupo de música e dança, e foi cenário do filme "Eu, Tu, Eles", com Lima Duarte e Regina Casé. O encontro para apresentação e discussão do material produzido acontecerá no dia 06/05, sexta-feira, das 19:00 às 22:00 horas, no campus da UNIVASF em Juazeiro...

8ª Ação do Programa Justiça e Cidadania será realizada na Agrovila Massangano

Nesta terça-feira (29), o Programa Justiça e Cidadania nos Bairros realizará sua 8ª Ação, atendendo a comunidade da Agrovila Massangano, com palestras, abordagens nas ruas e nas escolas, admoestações sobre violência social nas escolas para crianças, adolescentes, pais e responsáveis, proprietários de bares e similares, encaminhamentos e atendimentos jurídicos e psicossociais.

A programação do evento iniciará às 09h30 com uma palestra na Escola Municipal Moisés Barreto e às 10h, na Escola Municipal Irmã Luíza Gomes e Escola Estadual Manoel Messias Barbosa. Às 14h, as palestras continuam nas três escolas.

As palestras serão proferidas pelo Juiz da Vara da Infância e Juventude de Petrolina, Marcos Bacelar, Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia Carvalho, Promotoria Pública, Guardas Municipais da Secretaria de Segurança Cidadã, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Conselho Tutelar.

A 8ª Ação do Justiça e Cidadania nos Bairros segue até o dia 08 de abril na Agrovila Massangano, com abordagens nas ruas e nas escolas, admoestações sobre violência social nas escolas para crianças, adolescentes, pais e responsáveis, proprietários de bares e similares, encaminhamentos e atendimentos psicossociais realizados pelos parceiros do Programa: polícias Civil e Militar, Conselho Tutelar, Ministério Publico do Trabalho, CREAS, Ministério Público de Pernambuco, Vara da Infância e Juventude e Guarda Municipal.

Lançado em 2009, o Justiça e Cidadania já realizou cerca de 9.540 atendimentos e é uma iniciativa que visa promover políticas públicas para as crianças e adolescentes em situação de risco. É realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) com o apoio das Secretarias Municipal de Educação e de Segurança Cidadã em parceria com a Vara da
Infância e Juventude de Petrolina, Poder Judiciário, CMDDCA, CREAS, Conselho Tutelar, Gerência Regional de Educação (GRE), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Polícias Civil e Militar, 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BIMtz), Associação de Moradores e entidades locais.

  ..