RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 263 registros para a palavra: lenda

PT DE SENTO-SÉ SEGUE NO CUMPRIMENTO DO CALENDÁRIO ELEITORAL

O PT de Sento-Sé realizou neste domingo, 27 de maio, seu Encontro Municipal de filiados com os seguintes pontos de pauta: 1º, Abertura e mensagem aos participantes; 2º, Defesa e votação da candidatura a prefeito de Juvenilson Passos, previamente aprovada pela diretoria; 3º, Autorização para a Comissão Provisória fazer as duas coligações; 4º, Debate sobre o Modo Petista de Governar e Legislar e foi concluído com pronunciamento de Juvenilson, Gaspar representando o deputado estadual Paulo Rangel (PT) e Josias Gomes deputado federal do PT. O evento faz parte da Resolução do Diretório Nacional de 2011 que regulamenta o Calendário Eleitoral das instâncias do partido nos municípios.

Participaram como convidados os partidos que tem conversado com o PT o projeto político de esquerda em Sento-Sé: PDT, PC do B, PSL e PSB, comerciantes, lideranças sindicais, associativas, desportistas e outros simpatizantes do nosso projeto. (Com informações do Presidente do PT, Humberto Pinto de Almeida)..

Editais do Calendário das Artes e do Salão das Artes Regional serão apresentados em Juazeiro

Uma das integrantes da coordenação de artes visuais da FUNCEB, Luciana Vasconcelos, estará no Centro de Cultura João Gilberto, nessa quarta-feira, dia 14, a partir das 17h, para apresentação dos editais do Calendário das Artes e do Salão de Artes Visuais da Bahia.

De acordo com o Coordenador do Centro de Cultura João Gilberto, João Leopoldo Vargas, uma das novidades para essa edição é a simplificação dos editais. “Os editais foram simplificados, ampliados e territorializados e as propostas serão feitas e selecionadas em cada macro território, não havendo mais competição entre regiões díspares, fato que nos leva a reforçar que será de suma importância a participação do maior número possível de artistas e produtores culturais da região”, explica o gestor...

PT de Petrolina define calendário paras as eleições deste ano

Em reunião do Diretório Municipal, dia 03 de março de 2012, o PT de Petrolina debateu, mais uma vez, a conjuntura política municipal e aprovou calendário eleitoral, a ser seguido pelos seus filiados, principalmente os pré-candidatos a prefeito e a vereador. Em consonância com o Regulamento das Prévias e Encontros 2012, elaborado pelo Diretório Nacional do PT, o calendário do Partido dos Trabalhadores local, ficou assim elaborado:

ITEM..

Univasf divulga calendário para convocação pela lista de espera do Sisu

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) publicou o edital de convocação de inscritos na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2012. Os candidatos que manifestaram interesse em permanecer na lista e que forem convocados devem comparecer a uma reunião no bloco de salas de aulas do campus Petrolina Sede (cursos dos campi em Petrolina, Juazeiro e Senhor do Bonfim) e no campus São Raimundo Nonato (curso Arqueologia e Preservação Patrimonial), no dia 8 de fevereiro às 9h, horário local. Após esse horário não será permitido o acesso de nenhum convocado.

Os candidatos inscritos na lista de espera (a ser divulgada no dia 4 pelo Ministério da Educação e pela Univasf) serão convocados em um número igual a duas vezes à quantidade de vagas remanescentes de cada curso, por modalidade (ampla concorrência e política afirmativa), para participar da reunião. Esta medida é uma novidade adotada pela Univasf para facilitar o preenchimento de vagas não ocupadas nas chamadas do SiSU.

Os candidatos presentes à reunião serão classificados pela ordem decrescente da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, até que todas as vagas disponíveis pelo Sisu sejam completadas ou que não haja mais candidatos aptos presentes. Os convocados que não comparecerem à reunião ou que não apresentarem toda a documentação exigida no edital de matrícula, serão excluídos da lista de espera e perderão o direito de concorrer às vagas remanescentes.

Os candidatos que comparecerem à reunião e não forem classificados no número de vagas disponíveis permanecerão na lista de espera e poderão ser convocados para realizar a matrícula, caso ocorra alguma desistência. Todas as informações referentes ao processo seletivo estão disponíveis na página da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico http://www.srca.univasf.edu.br/?pg=paginas|psicg2012-html). ..

Homenagem ao lendário Caboclinho

Olá, amigos do blog do Geraldo José. A seguir, fragmentos do livro "Onze - O melhor do futebol juazeirense" do jornalista Will Carvalho em homenagem ao lendário Caboclinho, que faleceu essa semana.

(...)..

Vale Curtas abre em Petrolina e Juazeiro o calendário nacional de festivais de cinema

Mostras competitivas, debates e oficinas movimentam Petrolina e Juazeiro a partir desta sexta-feira (06),  até o próximo dia 14 de janeiro com a  realização da 5ª edição do  Vale Curtas - Festival Nacional  de Curtas Metragens do Vale do São Francisco. O esperado evento, que abre o calendário nacional de festivais de cinema e vai contar este ano com 148 filmes, inclusive muitos deles premiados nos principais festivais do país, começa com a exibição em vários bairros de 26 documentários dos teritórios baianos, dentro da programação da mostra competitiva regional.

Com o propósito  de ampliar a formação do público para a grande diversidade do universo dos curtas metragens e valorizar os realizadores locais, a 5ª  edição do Vale Curtas conta com duas seletivas (mostra competitiva nacional e a mostra competitiva regional),  e vem com uma novidade que vai dar muito o que falar. Serão realizadas exibições dos filmes sob uma lona de circo, em Petrolina e no meio do rio São Francisco, nas barcas que fazem  a travessia entre as duas cidades sedes do Festival.
 
Segundo o coordenador do Vale Curtas, Chico Egídio toda a programação será gratuita e além de Petrolina e Juazeiro o Festival vai oferecer também exibições intinerantes em Lagoa Grande/PE e Trindade/PE. “Serão distribuidos R$ 15 mil entre os curtas-metragens selecionados pela comissão julgadora, formada por profissionais renomadas do audiovisual nacional. Esta iniciativa somente foi possível após a provação do festival no 4ª Edital de Fomento ao Audivisual de Pernambuco, FUNDARPE/Sec. de Cultura de Pernambuco”, acrescentou Chico Egídio.

O coordenador do Festival adiantou ainda que, a exemplo das edições anteriores, o Vale Curtas vem proporcionando aos aficionados por cinema uma nova janela para o acesso ao filme curta-metragem na região. “Esse ano, além dos curtas teremos também alguns dos seus realizadores que atenderam ao convite do festival e estarão compartilhando com o nosso público suas vivências e as experiências com o cinema. Pernambuco tem hoje o terceiro investimento do país em audiovisual e Petrolina sente-se orgulhosa em abrir as atividades na área no estado”, concluiu.

Considerado um dos mais importantes acontecimentos cinematográficos do interior do Nordeste, o Vale Curtas já se consolidou no calendário brasileiro de cinema devido a grande participação de cineastas de todo o país, inclusive de filmes premiados em Cannes (França), a exemplo de Saliva  de Esmir Filho e Latitude Longitude  de João Paulo Azevedo.

Criado em 2008 com o objetivo deCestimular o desenvolvimento e a produção audiovisual local, promovendo o intercâmbio com a produção nacional através de mostras competitivas e paralelas, o Vale Curtas também vem fomentando o debate e a pesquisa sobre cinema com a participação de cineastas e pesquisadores do audiovisual, atuando ainda fortemente enquanto divulgador das mais recentes tendências do audiovisual contemporâneo. O Vale Curtas é realizado pela Associação Cultural Artística e Social Raízes  com a produção executiva  da Alegria Alegria Produções. ..

Governo divulga calendário de feriados nacionais para 2012

O Diário Oficial da União publica na edição desta segunda-feira portaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que divulga os dias de feriado nacional e ponto facultativo para órgãos públicos federais em 2012. Segundo a portaria, são considerados feriados nacionais: 1º de janeiro (Confraternização Universal), 21 de abril (Tiradentes ), 1º de maio (Dia Mundial do Trabalho), 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), 2 de novembro (Finados), 15 de novembro (Proclamação da República) e 25 de dezembro (Natal). No dia 28 de outubro, os órgãos públicos não funcionam em decorrência do feriado do Dia do Servidor Público.

Já os pontos facultativos são: 20 e 21 de fevereiro (Carnaval), 22 de fevereiro (quarta-feira de Cinzas, ponto facultativo até as 14h), 6 de abril (Paixão de Cristo), 7 de junho (Corpus Christi), 24 de dezembro (véspera do Natal) e 31 de dezembro (véspera de Ano Novo). Em 2012, três feriados cairão numa sexta-feira: Independência do Brasil, Dia de Nossa Senhora Aparecida e Finados. Outras duas datas serão celebradas nas terças-feiras: Dia do Trabalho e o Natal. Dois feriados serão realizados às quintas-feiras: Corpus Christi e Proclamação da República...

Univasf anuncia calendário de matrícula e transferência externa‏

A Comissão Gestora do Processo Seletivo de Preenchimento de Vagas Ociosas da Pró -reitoria de Ensino (Proen) da Universidade Federal do Vale do São Francisco divulgou os editais de matrícula dos classificados na Reopção de curso (1ª etapa) e de seleção para as Modalidades Transferência Externa, Reintegração e Diplomados (2ª Etapa), com entrada em 2012. São 323 vagas em 16 cursos de todos os campi da Univasf, nesta última modalidade. As inscrições para a Transferência Externa vão de nove a 31.01.2012. Já os alunos classificados na Reopção de curso (transferência interna) devem se matricular nos dias 15 e 16.12.2011. ..

Clas: Calendário 2012 evidencia obra de Celestino Gomes

Dentre os inúmeros brindes que estarão sendo distribuídos neste final de ano, um certamente vai chamar atenção e provocar as mais acirradas disputas. Trata-se do Calendário 2012 da Clas Comunicação & Marketing, Gráfica Franciscana e Facape (Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Administração de Petrolina), que nesta edição homenageia o artista plástico, escultor e escritor petrolinense Celestino Gomes com o tema “Assim na terra como no céu de Celestino”. O anuário reproduz em cada folha/mês a fotografia de uma obra (óleo sobre tela), deste artista que viveu e pintou vários cantos do Brasil e da Europa e que, ao morrer, em 21 de abril de 2004, deixou um significativo inventário poético em pinturas, retratos, esculturas e dois livros: Da Roça à Roma e De Roma à Roça. 

No texto de apresentação do Calendário 2012, o poeta, jornalista e idealizador da série, Carlos Laerte (Clas), lembra o traço inesquecível de Celestino, que também ficou conhecido como o “Hemingway do sertão” e “poeta dos pincéis celestiais”. “Agora, que as tintas não povoam mais os pincéis e a saudade é uma porta aberta para o imaginário, ilustramos os meses deste Calendário com sua herança luminosa de nuances e nordestinidades. Em tons claros e escuros brindamos à sombra e às variações da luz em cada um dos dias de 2012, que desejamos ser os melhores de nossas vidas”. A Série Calendários da Clas Comunicação & Marketing/Gráfica Franciscana já expôs os cartões postais de Petrolina e Juazeiro em 2004, as imagens do Vale do São Francisco (2005); As Flores da Caatinga (2006); A Arte que Vem do Vale (2007); Fé e Folguedo (2008); Brincávamos Assim (2009), Paisagem de Interior (2010) e  Espetáculos do Vale do São Francisco (2011)...

Petrolina divulga novo calendário da campanha de vacinação anti-rábica

Dando continuidade à campanha de vacinação anti-rábica animal 2011, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) informa à população quais os bairros que receberão a visita da equipe de agentes de endemias da Diretoria de Vigilância em Saúde, de hoje, dia 05, até 10 de dezembro. Em uma semana de campanha, já foram vacinados mais de 3 mil animais e a expectativa do município é chegar a marca de 30 mil cães e gatos imunizados até 26 de dezembro.

O cronograma de vacinação, divulgado semanalmente abrange diversas localidades nas áreas urbana e rural do município. A partir da próxima segunda-feira (05), será a vez dos os agentes visitarem, de porta em porta, os moradores da Cohab IV, Park Massangano, Cohab V, Alto da Boa Vista, Portal da Cidade, Jardim Imperial, Rio Corrente, Rio Claro, COHAB VI, Jardim Amazonas, Izacolândia e Nova Descoberta.

A diretora de vigilância em saúde da SMS, Kátia Coutinho, explicou que a vacinação dos animais ocorre uma vez ao ano e é extremamente importante para prevenir a raiva. “A partir dos três meses de vida, todos os cães e gatos devem ser vacinados, pois esses animais fazem parte do convívio familiar e, além de contrair a doença, também podem transmiti-la aos seres humanos”, afirmou. A raiva é uma doença viral, caracterizada por inflamações progressivas, agudas e letais no cérebro, e que tem como principal vítima e transmissor, o mamífero. Em 2010, foram registrados no Brasil 12 casos de raiva em caninos, 3 em felinos e 2 em humanos, de acordo com dados da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Cronograma Semanal de Vacinação da Campanha Anti-Rábica Animal ..

ESPAÇO DO LEITOR: O TIC-TAC DO CALENDÁRIO ELEITORAL PROVOCA MUDANÇAS INESPERADAS

Pelo menos eu, vi com surpresa as mais recentes notícias divulgadas nos meios de comunicação de Juazeiro e Petrolina.

Desde a saída de Paulo Machado (prefeito de Senhor do Bonfim) que teve coragem para pedir desfiliação do Partido dos Trabalhadores (mesmo com todo o poder que o partido petista vem alcançando nos últimos anos), até a saída do deputado estadual Odacy Amorim do PSB, partido do governador Eduardo Campos para se filiar ao PT...

Público prestigia quinta noite de São João e parabeniza realização do evento que já marca calendário das grandes festas

Quinta noite de São João em Petrolina (Domingo) e a festa continuou com todo o gás movimentando a população e os visitantes. O arrasta-pé começou cedo, levando ao palco para abrir a noite, o intérprete mirim Samuel Menino de Rua, que embalou os participantes ao som do forró e do sertanejo. Dando continuidade ao sucesso dos últimos quatro dias, o Pátio de Eventos do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, polo principal da festa, recebeu mais uma vez milhares de pessoas para celebrar o evento. 

No cronograma, mais cinco atrações garantiram a festa por aproximadamente cinco horas ininterruptas de shows. A estrutura continua montada para que os convidados iniciem suas apresentações com pequenos intervalos. Com dois palcos, o esquema agradou a quem vem apreciar o São João do Vale. Entre as atrações convidadas para embalar a noite, também se apresentaram Dorgival Dantas, Raniere e Banda, Noda de Caju e Os Três do Cariri, que trouxe para o palco o autêntico forró pé-de-serra. Parabenizando o evento, os integrantes da banda reafirmaram a importância e grandiosidade do São João. “Estamos muito felizes por participar do São João de Petrolina, o Prefeito Julio Lossio e equipe estão de parabéns pela bela festa”, afirmaram. ..

PT TERÁ QUE AGUARDAR CALENDÁRIO NACIONAL

O secretário de Organização do PT, André Carlos, informou que o partido deve aguardar a definição do calendário nacional para só então definir a escolha do candidato majoritário. Ainda não se sabe como a proibição, agora oficializada, será recebida pela direção do PT em Salvador. Um dos motivos que levou o PT baiano a escolher seu candidato com rapidez foi a precipitação de candidaturas de aliados, como o PCdoB e o PDT.

A Secretaria de Organização, informa que, de acordo com o artigo 127 do Estatuto do PT, deve ser respeitado pelos Diretórios Municipais, o calendário nacional ainda não foi estabelecido pelo Diretório Nacional, portanto nenhum DM (Diretório Municipal) está autorizado a definir datas para o processo eleitoral de 2012.
  
Embora a Secretaria de Organização do PT não faça referências a datas, tudo indica que, pelo calendário nacional, a escolha dos candidatos só poderá ocorrer a partir de setembro, quando o partido realizará um Congresso para modificar seu estatuto.  (Tribuna da Bahia) ..

LIVRO DE HISTORIADORA JUAZEIRENSE VAI CONTAR 47 LENDAS DO RIO SÃO FRANCISCO

Em setembro a professora e historiadora Maria Isabel Figueiredo (Bebela) vai lançar em Salvador, no espaço da Assembléia Legislativa, um novo livro sobre as lendas do rio São Francisco. A informação é do ex-deputado estadual e atual Sub-Secretário de Relações Institucionais da Bahia, Pedro Alcântara (PR), que foi responsável pelo entendimento com o presidente do Poder Legislativo do Estado, Marcelo Nilo.

“Essa idéia nasceu com o lançamento do Vapor do Vinho. Como o Estado está investindo bastante no potencial turístico de Juazeiro e região, idealizamos um novo livro da professora Bebela relatando as lendas do Velho Chico. Há um compromisso do presidente da Assembléia Marcelo Nilo, de patrocinar esta iniciativa cujo lançamento acontecerá inicialmente, em Salvador, e posteriormente, quem sabe no dia 08 de setembro, dia da Padroeira de Juazeiro Nossa Senhora das Grotas, o lançamento em Juazeiro”, explicou Pedro...

Reunião define calendário e regulamento da 41ª Edição dos Jogos Escolares de Petrolina

A Secretaria de Esportes de Petrolina, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, na manhã desta sexta-feira (08), expôs as novas diretrizes regulamentares esportivas para realização da 41ª Edição dos Jogos Escolares.  A reunião foi realizada com os gestores e professores de educação física do município, no auditório Cid de Carvalho, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho.

O calendário esportivo iniciará em maio, com a competição da categoria Mirim (12 a 14 anos), fase que acontecerá de 03 a 10 de junho; Infantil (15 a 17 anos), nos dias 23 a 30 de setembro; Pré-mirim A (7 a 10) e Pré-mirim B (10 a 12), nos dias 18 a 28 de outubro. Segundo o Coordenador de Esportes, Rogério Granja, o calendário também passou por alterações. “Procuramos fazer um calendário mais extenso neste ano e que não coincidisse com os demais eventos esportivos”, frisou. Uma das mudanças propostas no novo regulamento, refere-se à quantidade de atividades coletivas e individuais que cada atleta poderá ser inscrito pelo seu professor...

EPTTC divulga calendário de renovação de autorização, permissão e vistoria de veículos

A Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) estabeleceu o calendário geral de renovação de autorizações, permissões e vistorias dos veículos que compõem o Sistema Local de Transporte Público Complementar e Individual de Passageiros do município de Petrolina, exercício 2011. De acordo com o Gerente de Transporte da EPTTC, Ryan Pedro Oliveira, através da resolução nº 007/2010, as categorias deverão seguir o seguinte cronograma:   

- Transporte Escolar de 03 de janeiro a 04 de fevereiro

- Táxi de 03 de janeiro a 18 de março;..

PRODUTORA DE JUAZEIRO VAI FILMAR A LENDA DO NÊGO D`ÁGUA

A Macambira Cinema, Vídeo e Entretenimento do artista e comunitário Flávio Henrique se prepara para o lançamento do projeto “Nego D’água – O Filme”, um longa-metragem que está sendo produzido no Vale do São Francisco, particularmente, em Juazeiro. O projeto que tem como locações o bairro do Angari, fala de preservação do meio ambiente e revitalização das margens do Rio São Francisco e de suas águas. Destaca os problemas sociais e exalta as manifestações culturais e folclóricas do município.

O longa está orçado em quase R$ 2 milhões e conta a história de Marta, menina ribeirinha que se apaixona pela lenda do Nego D’água nas águas do velho Chico. O filme é de autoria de Flávio Henrique Fonseca que, além de ser autor, é roteirista e um dos diretores da trama que promete além de trazer economia, dar visibilidade às artes áudio visuais em Juazeiro...

Petrolina: Secretaria de Esportes conclui calendário 2011

O calendário esportivo de 2011 foi finalizado pela Secretaria de Esportes do Município de Petrolina. Criada esse ano, a secretaria buscou atender ao pedido para promover cidadania e saúde através da prática de atividades físicas. Com um ano intenso, o calendário para o próximo ano terá novas atrações. Finalizamos 2010 com sensação de dever cumprido, conseguimos firmar marcas esportivas como os I Jogos da Integração, I Pedalada Saudável, I Corrida Integração, Jogos Escolares, Jocipe (Jogos Comunitários do Interior de Pernambuco), entre tantos outros eventos realizados. Para 2011, estamos com uma programação extensa e que promete concretizar as realizações deste ano em Petrolina. Essa é a intenção do Prefeito Julio Lossio, que vê no esporte uma área de extrema importância para o município”, esclareceu o Secretário de Esportes Ailton Guimarães.

Além dos Jogos da Integração, que serão realizados mais cedo ano que vem, no mês de maio, dos Jogos escolares e da Pedalada Saudável, firmado dentro do cronograma de aniversário da cidade no mês de setembro; o ano será marcado por aquisições importantes para o incentivo e à prática esportiva desde as menores idades. O projeto CDC (Comissão Desportiva Comunitária) vai criar em todas as áreas de Petrolina unidades de apoio e incentivos ao esporte. Para isso cada comunidade terá até cinco voluntários que auxiliarão a secretaria, oferecendo desde informações das comunidades ao auxilio na realização de atividades. Programada para iniciar as atividades em fevereiro, a Escolinha da Integração, vai possibilitar a criança e o adolescente de 10 a 16 anos estruturar-se para a prática de modalidades esportivas. Inicialmente a Escolhinha vai oferecer o futebol de campo, atletismo, caratê, futsal, capoeira, entre outros. No começo serão 200 crianças e adolescentes atendidos. ..

Calendário 2011 da Clas Comunicação ressalta espetáculos do Vale do São Francisco

A série de Calendários da Clas Comunicação & Marketing/ Gráfica Franciscana, que já expôs os cartões postais de Petrolina e Juazeiro em 2004, as imagens do Vale do São Francisco (2005); As Flores da Caatinga (2006); A Arte que Vem do Vale (2007); Fé e Folguedo (2008); Brincávamos Assim (2009) e Paisagem de Interior, no ano passado, abre agora as cortinas e lentes para, em parceria com a Facape, apresentar os Espetáculos do Vale do São Francisco. Um tema idealizado pelo diretor teatral Thom Galiano. 

No Calendário 2011, os meses são ilustrados por 12 fotógrafos que mostram em surpreendentes ângulos e instigantes olhares, instantâneos de Espetáculos de dança, música e teatro, realizados nos últimos anos pelos mais representativos grupos e companhias à esquerda e à direita do Velho Chico. Segundo o diretor da Clas Comunicação, Carlos Laerte, que assina o texto de apresentação e uma das 12 fotos, o Calendário 2011 é “um agradável passeio pelas cores, texturas, acordes, movimentos e palavras da cena artística ribeirinha, que insiste em pulsar em nós, qual espelhos, reflexos da alma”...

COLÉGIO PAULO VI DIVULGA CALENDÁRIO DE MATRÍCULAS PARA O ANO LETIVO DE 2011

A direção do Colégio Municipal Paulo VI já elaborou o calendário de matrículas para o ano letivo de 2011. Em comunicado enviado ao blog a diretora Dijalva de Oliveira Rocha convoca os pais de alunos a comparecerem nas datas em destaque abaixo, com o objetivo de garantir a vaga dos filhos para o próximo ano.

Pré matricula (alunos da casa)..