RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 264 registros para a palavra: lenda

Univasf divulga Calendário Acadêmico 2014

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) divulga o Calendário Acadêmico 2014, referente aos períodos letivos 2014.1 e 2014.2. O calendário foi aprovado pelo Conselho Universitário (Conuni), em reunião realizada no dia 31 de janeiro. Conforme o calendário, as aulas do primeiro semestre letivo de 2014 terão início no dia 14 de abril e o término das atividades acadêmicas será no dia 2 de setembro. 

As aulas do período 2014.2 começarão no dia 15 de setembro e o encerramento das atividades acadêmicas será no dia 24 de fevereiro de 2015. O documento engloba também as datas referentes aos feriados de cada campus, bem como os eventos acadêmicos, a exemplo da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex), que acontecerá de 12 a 14 de novembro. Mais detalhes sobre períodos de matrícula, recessos acadêmicos e feriados podem ser obtidos no Calendário 2014, disponível no link abaixo. 

Calendário da Pós-Graduação - A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) da Univasf também divulga seu calendário de atividades para 2014. O documento pode ser consultado no link abaixo.
 Calendário Acadêmico 2014
 Calendário Acadêmico PRPPGI 2014
..

Secretaria de Saúde de Petrolina iniciará a construção do calendário dos agentes comunitários de saúde

A partir do dia 03 de fevereiro, os agentes comunitários de saúde (ACS), da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, em conjunto com a coordenação da Atenção Básica, vão elaborar a construção do calendário do ACS. Na última semana, a secretária de Saúde do município, Lucia Giesta, esteve reunida com os 23 agentes da AME Manoel Possídio, bairro Areia Branca, e com os profissionais da AME Bernardino Campos Coelho, da Vila Eduardo, para apresentação da nova estratégia.

“O intuito é desenvolver o calendário com todas as equipes de ACS do município, mas inicialmente o projeto vai começar nas unidades AME e se estenderá às demais unidades básicas de saúde. Esta estratégia visa valorizar e organizar as visitas dos ACS, com isso a população saberá o dia da visita de seu ACS, podendo recebê-lo e dispensar tempo para as informações, esclarecimento de dúvidas e acompanhamento de grupos prioritários com suas necessidades. O calendário fortalecerá o vínculo ACS/comunidade, o tempo será melhor aproveitado, pelas famílias visitadas e o ACS não terá problemas com casas fechadas para posterior retorno", explica a secretária de Saúde, Lucia Giesta...

Espaço do Leitor: REZA A LENDA...

Edvard Munch (O grito)

Desde os primórdios esse dizerzinho ‘’ Reza a lenda ‘’ me cutuca. A lenda reza e reza a lenda. Tenho por mim que significa ” Como já diziam os tempos...”. Me sinto tão bem filosofando pelos campos triviais. Apraz-me isso...

Calendário 2014 expõe a beleza segundo o olhar de 12 fotógrafos

“Beleza só se tem quando se acende a lamparina. Iluminando a alma se entende a própria sina...” Foi inspirada nestes versos dos compositores Raimundo Fagner e Brandão, que a Clas Comunicação & Marketing escolheu o tema do Calendário 2014, que vem sendo distribuído em parceria com a Gráfica Franciscana e a Facape (Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina).

O anuário, ilustra os 12 meses do ano com imagens que traduzem a beleza em suas mais distintas formas de apreciação e conceituação.  O resultado são composições e enquadramentos surpreendentes dos fotógrafos convidados: Rosangela Sá, Marcus Ramos, Rafael Benevides, Maurício André, Cristiano Almeida, Nilberto Moura, Lissandro Carvalho, Alexandre Justino, Chico Egídio, Sergio de Sá e Flávio Ciro...

Juazeiro avançou nas políticas públicas e na consolidação dos eventos culturais em 2013

Em 2013 Juazeiro se consolidou de vez como município integrante do Sistema Nacional de Cultura (SNC), mecanismo do MinC que visa estruturar os sistemas estaduais e municipais mediante um modelo de gestão e promoção conjunta de políticas públicas de cultura, pactuadas entre os entes da Federação e a sociedade civil. Juazeiro assinou o Termo de Adesão e foi integrado ao SNC em fins de 2012 e já neste ano de 2013 a Prefeitura conseguiu avançar na formatação e implantação do Sistema Municipal de Cultura (SMC), tendo como principal objetivo ter assegurados a transparência e o controle social a partir da reestruturação do Conselho Municipal de Cultura (CMC), da realização das Conferências e da instalação da Secretaria Municipal, instâncias obrigatórias para a institucionalização do sistema local.

“Temos dado passos enormes nessa direção e as perspectivas para 2014 são as melhores possíveis, mas para isso ocorrer de maneira sólida e o mais democrática possível se faz necessário que a sociedade civil participe mais ativamente através de suas representações no Conselho Municipal de Cultura”, ressaltou o gerente de cultura Wellington Monteclaro. O secretário Donizete Menezes lembra a importância do Sistema Municipal de Cultura para o fortalecimento e a democratização da produção cultural  juazeirense. “Às vezes o trabalho de adesão e estruturação dos mecanismos burocráticos para o avanço institucional da cultura é feito de maneira silenciosa e passa despercebido pela população em curto prazo, porém todo esse empenho trará grandes compensações para o nosso município quando já estivermos aptos a receber as verbas dos governos federal e estadual diretamente para o Fundo Municipal de Cultura. Dessa forma poderemos investir nos projetos culturais através de editais públicos e continuar com as ações de consolidação do nosso calendário cultural”.

Além dos avanços na implantação do SMC, o investimento e a consolidação dos tradicionais eventos da cidade e dos distritos foram outras grandes ações da cultura em Juazeiro nos últimos 12 meses. No carnaval, o Palco Alternativo mais uma vez promoveu a valorização dos grupos musicais locais. Em junho o projeto “São João nas Comunidades” descentralizou os festejos juninos levando alegria e diversão para um público médio de duas mil pessoas em algumas comunidades da sede e do interior, com direito a arraiais decorados, concursos de brincadeiras populares, de quadrilhas, de rainha do milho e de carroça enfeitada, tudo sob a animação de artistas locais e de alunos de escolas municipais.

Em julho foi realizada a 4ª Conferência Municipal de Cultura, com mais de 500 participantes discutindo os desafios do Sistema Municipal de Cultura. Já no mês de outubro a gerência de cultura foi transformada em Secretaria de Cultura e Juventude, com o professor Donizete Menezes passando a ser o novo titular da pasta. No final de novembro o 16º Festival Edésio Santos da Canção mais uma vez foi um grande sucesso, recebendo elogios dos concorrentes e do público que compareceu em massa a cada noite do evento, dessa vez tendo como cenário o espaço do Vaporzinho, na Orla 2. A pasta da cultura apoio ainda grupos de expressões artísticas e participou de projetos em parceria com as secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social...

Curaçá: Rede Municipal de Ensino tem novo calendário para reposição de aulas

A Secretaria Municipal de Educação de Curaçá e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação – APLB traçaram, esse mês, o novo calendário para reposição de aulas, referente aos 18 dias em que os docentes do Município realizaram greve e paralisações das atividades (a nível nacional e municipal), nos meses de outubro e novembro, Dessa forma, o período de férias que estava previsto para o próximo dia 23 de dezembro, foi adiado para dia 23 de janeiro de 2014.  

De acordo com a Secretária de Educação, Elaine Franco as escolas que não participaram da greve ou que já tiverem reposto as aulas, não vão aderir ao novo calendário. “Das 67 escolas municipais, 50% vão ter o período normal de recesso, com início em 23 de dezembro”. A secretária disse ainda que o calendário de reposição foi elaborado em cumprimento à Lei 9394/96, que exige, no artigo 24, o mínimo de 200 dias de aulas durante o ano letivo. Devido às comemorações de fim de ano, não haverá aula nos dias 24, 25, 30, 31 de dezembro e nem no dia 1º de janeiro de 2014. Conforme informações da Secretaria de Educação, pelo novo calendário, o Ano Letivo 2014 terá início no dia 27 de fevereiro.  Confira novo calendário aqui..

Projeto de Lei inclui Caminhada da Paz no calendário oficial do município de Juazeiro

A Câmara de Vereadores de Juazeiro aprovou a inclusão da Caminhada da Paz, promovida pela Diocese local, no calendário oficial do município. A proposta, de autoria do vereador Zé Carlos Medeiros (PV), marca o penúltimo sábado do mês de novembro como a data da atividade.

Segundo o vereador, o projeto foi discutido com o padre José Filipe Pulpayil, pároco da comunidade do Cosme e Damião, organizador da Caminhada que teve a sua primeira edição no ano de 2007. “Conversei com o sacerdote e ele que propôs essa data. O projeto desenvolvido pela Diocese é pregar a cultura da paz, do amor ao próximo, a não violência, fazendo com que a pessoas não só pensem na paz, mas também façam algo em favor dela”, comenta...

Compesa realiza novos ajustes no calendário de abastecimento de localidades rurais de Petrolina

Com o objetivo de garantir a melhoria do abastecimento d’água nas cidades de Afrânio e Dormentes, a Compesa continua realizando intervenções a fim de adequar a distribuição ao longo da Adutora Maria Coelho. Na última semana, novos ajustes foram realizados no calendário de abastecimento de algumas localidades rurais. As mudanças, segundo o gerente regional da Companhia, Igor Galindo, foram necessárias por conta da questão climática, a escassez de chuvas na região. “Com o período prolongado de seca o  processo de distribuição é prejudicado. Mas estamos trabalhando para garantir um abastecimento satisfatório para a população”, afirmou o gerente destacando ainda que novas mudanças poderão acontecer no sistema de rodízio até que seja formado um calendário definitivo.

Com a nova mudança, as localidades de: Extrema, Satisfeito II, Arizona e Sítio lajedo ficarão um dia com água e dois dias sem. Já a comunidade de Satisfeito II, que inclui: Lagoa da Égua, Estrela, Baixa Grande, Baixa Funda e Vermelhos terá dois dias com água e um dia sem. Na localidade de Pau Ferro o sistema de rodízio também será alterado e passará de 2 dia com água e 1 dia sem água, para 1 dia com e 1 dia sem...

Compesa implanta novo calendário de abastecimento em Afrânio e Dormentes

Buscando melhorar a distribuição de água nas cidades de Afrânio e Dormentes, a Compesa reestruturou o calendário de abastecimento dos municípios e de suas localidades. 

O novo esquema de distribuição, iniciado nesta quarta-feira (23), contemplará as comunidades localizadas no trecho da Estação de Tratamento de Água de Morro do Crioulo / Afrânio / Dormentes e Sistema Adutor Maria Coelho Cavalcanti. 

Com a reestruturação o Assentamento Geraldo Coelho e Assentamento Nossa Senhora de Fátima receberão água por dois dias e ficarão dois dias sem. No trecho de Dormentes e Afrânio, que inclui as localidades: Satisfeito I e II , Lagoa da Égua, Vermelhos, Baixa Grande, Baixa do Buraco, Estrela, Extrema, Barra Franca, Divisão,Volta Grande I, Volta Grande II, Arizona e Pitombeiras, o abastecimento será de um dia com água e um dia sem.  ..

MEC adia matrículas do ProJovem Urbano e Juazeiro segue novo calendário

A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), que é ligada ao MEC, estabeleceu um novo período de matrículas para o ProJovem Urbano e a nova data será seguida pela coordenação do programa em Juazeiro. Com a nova determinação, os interessados terão até o dia 30 de outubro para realizar a matrícula. Até o momento, foram registrados 189 alunos inscritos e o objetivo é fechar o quadro de 600 vagas disponibilizadas para Juazeiro. “Com essa nova prorrogação, nós esperamos fechar 100% das matrículas. Entendemos que essa já é a 5ª edição do ProJovem em Juazeiro e que uma grande parte da demanda já foi atendida, mas queremos que o número de jovens que não concluíram os estudos na idade correta chegue próximo a zero”, explica a coordenadora Maria Mello.

De acordo com Maria: “Essa é uma oportunidade única para jovens entre 18 e 29 anos, pois em apenas 18 meses esses estudantes podem concluir o ensino fundamental, que na fase regular demoraria nove anos. Além disso, eles recebem uma ajuda de custo de 100 reais mensais, se qualificam profissionalmente e saem com mais chances para entrar no mercado de trabalho. Para facilitar a vida desse aluno todos os núcleos possuem uma sala de acolhimento. Então, aqueles pais que não tem com quem deixar seus filhos no período das aulas podem levá-los para a escola que eles serão assistidos...

Deputada Isabel Cristina aprova inclusão de manifestações culturais do Sertão no calendário de eventos de Pernambuco‏

Com o objetivo de ter maior apoio do Poder Público para eventos socioeconômicos e culturais do sertão de Pernambuco, a deputada estadual Isabel Cristina de Oliveira (PT) aprovou, na ALEPE, projetos de lei que incluem, no Calendário de Eventos de Pernambuco, a Romaria de Santa Cruz (a Festa do Romeiro do Município), a Festa de Tomate de Açude do Saco (distrito de Lagoa Grande), o Concurso de Quadrilhas Juninas de Nova Descoberta (distrito de Petrolina) e a  EXPOCAROÁ - Exposição de Caprinos e Ovinos de Caroá (distrito de Petrolina).

Nas suas justificativas, Isabel Cristina enfatizou que estes eventos são de fundamental importância para a integração das comunidades, uma vez que eles promovem o lazer, a cultura, o turismo e a geração de emprego e renda, movimentando suas localidades economicamente, além de valorizar a rica tradição do povo sertanejo. Com a inclusão, pode-se, ainda, garantir o desenvolvimento sustentável dessas atividades.

..

Comissão define calendário de elaboração do Plano Diretor de Juazeiro

A Comissão Gestora do Plano Diretor definiu esta semana em reunião na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – Seduh, o calendário de ações preparatórias para a elaboração do Plano Diretor Participativo (PDP) de Juazeiro. O Núcleo Gestor, que será formado por representantes do Governo Municipal e da sociedade civil organizada, irá coordenar o processo participativo de elaboração do novo Plano Diretor, com a colaboração das equipes política e técnica multidisciplinares. “A sociedade civil será convidada para conduzir a elaboração do novo Plano. Vamos realizar 18 Plenárias Preparatórias, seis Audiências Públicas e a Conferência Final. A primeira plenária acontece no dia 13 de agosto no Distrito de Carnaíba”, informou a secretária da Seduh, Célia Regina Carvalho.

Além da definição do calendário, na reunião foram definidos os nove temas das Câmaras Setoriais, uma maneira de facilitar as discussões durante as plenárias e audiências que serão realizadas. Ficaram definidas as seguintes Câmeras Setoriais: ‘Uso e Ocupação do Solo, e Regularização Fundiária’, ‘Patrimônio Histórico e Turismo’, ‘Saúde’, ‘Habitação e Expansão Urbana’, ‘Desenvolvimento Econômico’, ‘Educação’, ‘Mobilidade e Transporte’, ‘Meio Ambiente e Saneamento Básico’ e ‘Políticas Sociais e Segurança’.Estavam presentes na reunião os secretários de Ordem Pública e Meio Ambiente, Edivan de Souza; Finanças, Zalitéia Mendes; Fazenda, Raimundo Filho, Serviços Públicos, Eduardo  Lopes; Planejamento, João Pedro; o diretor do SAAE, Joaquim Neto; representantes da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e a equipe técnica da SEDUH.

Calendário Plano Diretor aqui...

ELEIÇÕES 2014: CALENDÁRIO JÁ ESTÁ DISPONÍVEL.

*Maraísa Santana

Faltando pouco mais de quatro (04) meses para completar um ano antes das Eleições/2014 (5/10/2013), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já está disponibilizando no seu Portal (site) o Calendário Eleitoral que estabelece as principais datas a serem observadas pelos Partidos Políticos, candidatos, eleitores e pela própria Justiça Eleitoral durante o pleito...

Compesa altera calendário de abastecimento de Afrânio


A fim de proporcionar  uma melhor distribuição em todas as áreas da cidade, apos a conclusao da obra de Adequação do Sistema de abastecimento de Afrânio, a Compesa realizou algumas alterações no calendário do município. No Centro,  o rodízio será de dois dias com água e um dia sem. Os bairros José Ramos, Izabel Gomes, Antônio Avelar, Maria Auxiliadora e Cohab serão abastecidos por 24 horas e passarão 48 horas sem água.
 
Orçada em R$ 2.286.102,85, o projeto garantiu a implantação de mais de 20 mil metros de rede, instalação/adequação de 1168  hidrômetros, o que garantiu. Segundo a gerente regional da Compesa o novo calendário, que já esta disponível,no site da Companhia, (http://www.compesa.com.br/calendario/pdf/AFRANIO.PDF), vai possibilitar que a água consiga chegar de forma mais satisfatória para toda a população. O novo rodízio deve entrar em vigor na próxima semana.
..

Calendário da 43º Edição dos Jogos Escolares já está sendo planejado

A secretaria de Esportes, em parceria com a secretaria de Educação realizará no dia 04 de abril (quinta-feira), às 9h, na sala Cid Carvalho, no Centro de Convenções uma reunião com os professores de Educação Física e Gestores do município, para planejar o regulamento e o calendário da 43º edição dos jogos escolares de Petrolina.

Os jogos escolares tem o objetivo de reunir crianças e adolescentes de escolas particulares, públicas municipais e estaduais da cidade. Além de agrupar todos os estudantes, o evento incentiva a prática de esportes e é um momento de diversão para os participantes...

UPE CAMPUS PETROLINA DIVULGA CALENDÁRIO DE MATRICULAS

 

A UPE Campus Petrolina informa que as matriculas dos alunos veteranos ocorrerá de 23 a 30 de janeiro, no site www.siga.upe.br. Os alunos que perderem esse prazo, o sistema novamente abrirá entre os dias 03 a 08 de fevereiro. Para os alunos ingressantes no vestibular 2013 a matricula dos cotistas será realizada nodia 04 de fevereiro e dos não cotistas no dia 05. No dia 06 será realizada a matricula dos retardatários.

Os documentos exigidos no ato da matrícula para os ingressantes são os seguintes:..

Calendário expõe trabalho fotográfico e poético do Vale do São Francisco

Uma dúzia de fotografias traduzidas em versos por 12 poetas, ilustram o Calendário Olhar poesia 2013 que a Clas Comunicação & Marketing já começou a distribuir em parceria com a Gráfica Franciscana e a Facape, em meio as festividades deste Natal. O Calendário, que mistura composições e enquadramentos das imagens com os escritos e o ritmo das palavras, revela uma verdadeira explosão de sensibilidades e alumbramentos de fotógrafos, a exemplo de Marcus Ramos, Lizandra Reis e Maurício André e poetas como Maviael Melo, Virgilio Siqueira e Irene Lage de Brito. Segundo seu idealizador, o jornalista, poeta e diretor da Clas Comunicação & Marketing, Carlos Laerte, o tema Olhar poesia nasceu a partir de uma pesquisa ao acervo dos mais de 80 aventureiros das Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco.( www.jornadasfotograficas.com.br).

“Mas ainda sim faltava um pedaço, ou melhor, o registro literário – imprescindível passageiro nesta viagem, a que se propõe o olhar quando em companhia da poesia. Depois de selecionadas as fotos com o olhar poético sobre a cultura, costumes, tradições e belezas naturais deste Vale e também de duas imagens da cidade pernambucana de Triunfo, convocamos os poetas, que colocaram lado a lado as cores e formas com as metáforas o os sons. Tudo para que a gente acompanhe o passar das horas deste ano 2013, desenhando com luz e poesia o olhar nosso de cada dia”, desejou Carlos Laerte...

SECRETARIA DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO EMITE NOTA OFICIAL SOBRE CALENDÁRIO DA UNIVASF

Na terça-feira, dia 25/09, o Conselho Universitário (Conuni) deliberou sobre o retorno às aulas e a reposição da Greve dos Docentes, definindo um novo Calendário Acadêmico  para o ano letivo de 2012. Com essa decisão, os discentes da Univasf precisam estar  atentos aos eventos e aos prazos definidos, a fim de não se prejudicarem.  Veja abaixo:

Aos veteranos 
 
O retorno às aulas para o término do período 2012.1 será no dia 1º/10. Por causa da  greve, foi decidido que os discentes poderiam cancelar disciplinas ou trancar o período,  no prazo de 8 e 9/10/2012, pelo Sistema de Informação e Gestão Acadêmica – Sig@. É  importante ressaltar que o discente da Univasf só está autorizado a trancar por uma única  vez, com duração apenas de um período. Portanto, orientamos o trancamento somente  em questões de extrema necessidade.  A matrícula em disciplinas no Sig@ dos alunos veteranos e dos aprovados no PS-PVO 2012 para o período 2012.2 ocorrerá do dia 1º ao 5/12/2012. Na página da SRCA há um manual para os procedimentos de matrícula. Veja o link  (http://www.srca.univasf.edu.br/?pg=paginas|matricula-html).  

Aos calouros 
 
O início das aulas do período 2012.2 ocorrerá no dia 10/12/2012. Os calouros que já  cursaram alguma disciplina em outro curso de graduação poderão solicitar a dispensa destas no período de 8 a 11/10/2012. Para tanto, devem anexar o histórico da graduação e as ementas originais e solicitar o aproveitamento no Sistema de Informações ao Cidadão (SIC) do campus de funcionamento do Curso ao qual o discente está vinculado. Os calouros são matriculados automaticamente em todas as disciplinas do primeiro período. A partir do segundo período, será o próprio discente que realizará sua matrícula pelo Sig@, no prazo estipulado em Calendário Acadêmico. O acesso ao Sig@ para os calouros estará disponível dia 1º/12/2012. Na página da SRCA há especificações e manual sobre a utilização do Sig@. Veja o link (http://www.srca.univasf.edu.br/?pg=paginas|siga-html). 
 
A Comunidade Acadêmica 
 
A SRCA deseja um bom retorno às aulas e se coloca a disposição para prestar esclarecimentos. Em caso de dúvidas, entre em contato com esta Secretaria pelo e-mail srca@univasf.edu.br ou pelo telefone (87) 2101-6764.  
..

Artigo - É lenda a informação de que maioria de votos nulos anula uma eleição

 
por Fernando Duarte  do Jornal Tribuna da Bahia

Os desavisados podem até acreditar, mas a especulação de que uma eleição pode ser anulada caso mais de 50% dos eleitores votem em nulo não passa de mais uma lenda que circula na internet.

De acordo com o analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), Jaime Barreiros, “desde 1997 votos brancos e nulos têm o mesmo valor: eles são desconsiderados nas eleições”.

O roteiro de José Saramago, em Ensaio Sobre a Lucidez, onde a maioria da população de um local indeterminado votou em branco nas eleições, não passa de uma obra de ficção no caso da legislação brasileira. “caso a maioria vote em branco ou nulo, os que votarem válido decidem o resultado da eleição”, informa Barreiros, que é mestre em Direito Eleitoral...

Quinta edição do Forró na Sombra do Juazeiro-Poço de Fora já é marco no calendário turístico do Vale do São Francisco

Serão dez horas do melhor forró para dançar "agarradinho, bem bonitinho". É a programação perfeita para os amantes do ritmo. O 5° Forró na Sombra do Juazeiro-Poço de Fora, zona rural de Curaçá,   promete atrair milhares de pessoas de cidades baianas e pernambucanas, da região do Vale do São Francisco, no dia 01 de setembro.

O evento será animado a partir do meio-dia por grandes forrozeiros como Adelmário Coelho, Flávio Leandro, Nino Coutinho e Sérgio do Forró.  A grande característica da festa é a preservação do mais autêntico e tradicional forró, fortalecendo as tradições culturais do nordeste e mantendo acesa a essência do forró do nosso Rei do Baião, Luiz Gonzaga. O lugar, inclusive, foi escolhido para as filmagens e locação do filme  Gonzaga: De Pai para  Filho, que conta a história do rei do baião...