RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 33616 registros para a palavra: juazeiro

ESPAÇO DO LEITOR: "CARTA ABERTA À CÂMARA MUNICIPAL E AO POVO DE JUAZEIRO"

Gostaria de usar este espaço democrático do Blog do Geraldo para dirigir-me aos senhores vereadores e vereadoras e a população de Juazeiro, para manifestar a minha mais absoluta discordância diante da omissão da Câmara Municipal de Juazeiro em relação aos graves problemas enfrentados por nossa cidade.

A omissão dos vereadores que vão desde as dificuldades impostas aos trabalhadores da saúde, quando realizaram manifestações no Paço Municipal, nem ao menos um único “representante do povo” se digna a comparecer e falar da solidariedade junto ao movimento, até mesmo a postura dos mesmos em referência as dificuldades enfrentadas por nossa população nos últimos anos...

JUAZEIRO GANHA REGIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA

No último dia 8 de abril, aconteceu a inauguração da sede própria da ABO (Associação Brasileira de Odontologia) regional de Juazeiro. O presidente William Bogard de Souza e Silva disse da honra e satisfação de estar à frente desta associação tão importante para Juazeiro e região.

Também agradeceu a todos que compareceram ao evento, em especial aos amigos de Sobradinho, Luiz Vicente Berti e esposa Fernanda, Dr. Mário Berti e esposa Soraia, Luiz Berti e esposa Maysa Sanjuan, Vereador Cícero Alves (Cicinho da Madecon) e esposa Dona Socorro, o empresário Silvinho, Alexandro Nunes, Junior Alexandre e outros que prestigiaram a solenidade...

Restaurantes Populares de Juazeiro terão cardápio especial na Páscoa

A Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc), através das administrações dos Restaurantes Populares de Juazeiro, preparou um cardápio especial, e de grande valor nutricional para os seus mais de mil frequentadores nesta Semana Santa. A partir da próxima segunda-feira (18), até a quarta-feira (20), o público dos Restaurantes do Centro da cidade, como do bairro João Paulo II, encontrarão em suas unidades, pratos diversificados como bobó de frango, feijão carioca, uma variedade de saladas e legumes, moqueca de peixe, bacalhoada, vatapá, arroz a grega, tabule (prato árabe), entre muitas outras opções. O atendimento nos Restaurantes tem sido voltado ao cidadão com risco de vulnerabilidade social, moradores de rua, servidores públicos, trabalhadores da iniciativa privada, aposentados e estudantes.

 ..

Prefeitura entrega novo espaço aos usuários do Bolsa Família em Juazeiro

A partir da próxima segunda-feira (18), as 23 mil famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família em Juazeiro e as 37 mil cadastradas no CadÚnico, do Governo Federal, ganham um novo espaço para atendimento.

A solenidade de entrega da nova sede do Bolsa Família, localizada a Rua Canafístola, Nº 148, no bairro Centenário, terá a presença do prefeito Isaac Carvalho e do secretário de Igualdade, Assistência Social e Cultura, Crisóstomo Lima, às 10h.

Com mais espaço e conforto, os beneficiários do programa terão disponíveis no atendimento 14 funcionários treinados e qualificados, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. ..

Mais uma Unidade de Saúde reformada será entregue pela prefeitura de Juazeiro

Em breve a comunidade do São Geraldo vai usufruir das melhorias da estrutura física da Unidade de Saúde da Família do bairro. As obras continuam aceleradas e estão previstas para serem concluídas pela Prefeitura de Juazeiro no final de abril. O prédio está sendo recuperado interna e externamente, com retirada de rachaduras, adequação do forro do telhado, troca de piso no consultório odontológico, pintura, mudança da fachada e reconstrução de algumas salas da unidade, com colocação de colunas para sustentação da estrutura do prédio, oferecendo mais segurança aos pacientes.
 
A Secretaria de Saúde relembra a comunidade que a unidade do São Geraldo foi construída em 2008 e começou a apresentar rachaduras desde o final do ano passado, agravando o problema neste ano. Segundo o secretário de saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa, a unidade foi encontrada em más condições de funcionamento, com áreas correndo risco de desabamento e paredes danificadas.
 
Estão funcionando normalmente durante o período de recuperação da unidade os atendimentos de urgência e os serviços da sala de vacina e curativos. Os atendimentos odontológicos estão sendo administrados na Unidade do Novo Encontro, das 14h às 17h, conforme agendamento feito no São Geraldo.
 
Esta é a 15º unidade reformada pela atual gestão. O objetivo da Secretaria de Saúde é atender melhor, com mais conforto e espaço adequado, por essa razão as reformas das unidades não param. Próxima semana, dia 18 de abril, a prefeitura inicia a recuperação das instalações da USF de Massaroca, interior do município e está prevista para maio a reforma de Unidade de Saúde de Juremal. “Daremos prosseguimento as reformas dos espaços físicos das unidades, compra de novos equipamentos, se necessário, e melhoria dos atendimentos através de treinamentos das Equipes de Saúde da Família”, comentou Ubiratan Pedrosa. ..

Prefeitura garante apoio aos espetáculos sacros de Juazeiro

Representantes dos grupos teatrais que encenam os espetáculos sacros durante o período da Semana Santa se reuniram nesta quinta-feira (15) com representantes da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura. Na pauta da reunião, a busca de apoio para a encenação da Paixão de Cristo em Juazeiro. A Associação Comunitária Cultural, Artística e Radiodifusão de Itamotinga (ACCARDI), a Associação Cultural e Artística de Radiodifusão Comunitária Sertaneja FM (ACARCOS), do povoado de Malhada da Areia no distrito de Pinhões, e a Companhia Cine Teatro Cisnes Selvagens, do bairro Alto da Maravilha, entre outros grupos, produzem os espetáculos há mais de 20 anos e agora contarão com o total apoio da Prefeitura.

A Prefeitura de Juazeiro, através da Seiasc e com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos, está garantindo aos grupos a sonorização, a iluminação, material cenográfico, transporte e mais todo o apoio logístico para a produção dos espetáculos. Os espetáculos “Jesus de Nazaré” (ACCARDI), “Paixão e Morte de Jesus Cristo” (ACARCOS) e “A Vitória sobre a Morte” (Cisnes Selvagens) a partir da próxima semana estarão levando ao público de vários bairros e distritos a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo...

Lançamento do Carnaval de Juazeiro 2011

Vai começar a festa! Na próxima terça-feira (19) será dado o ponta-pé inicial para a folia em Juazeiro. Acontecerá o tão esperado lançamento do Carnaval 2011. Estarão presentes empresários, políticos, autoridades, imprensa e todos os envolvidos na realização do Carnaval de Juazeiro 2011, incluindo representantes da Prefeitura Municipal, da Polícia Militar da Bahia e da Associação de Blocos.

O lançamento será aberto apenas para convidados e veículos de comunicação credenciados, pois tem o intuito de promover a prospecção de parcerias para o carnaval...

Festival de Dança toma ruas e palcos de Petrolina e Juazeiro

Dos espaços alternativos do Sesc, passando pela Praça do Bambuzinho, Concha Acústica, em Petrolina-PE até uma esticada ao Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA, cabe de tudo no vasto caldeirão cultural do Festival Vale Dançar, uma realização do Sesc Petrolina, que chega à sua 4ª edição com uma programação recheada de bons espetáculos, interessantes mostras e palestras, além de oportunas oficinas para aperfeiçoamento profissional.

Já consagrado como um dos mais importantes eventos dedicados à linguagem no Vale do São Francisco,o 4º Vale Dançar começa neste dia 20 às 20h na Galeria de Artes do Sesc com o projeto Versos Livres e se estende até o dia 29, quando comemora o Dia Internacional da Dança com uma grande mostra envolvendo grupos de dança da região e de várias outras partes do Estado...

Inscrições para o Pré-Vestibular de Juazeiro encerram nesta sexta-feira (15)

Encerram nesta sexta-feira (15) as inscrições para o processo seletivo que dará acesso ao Curso Pré-Vestibular de Juazeiro, oferecido pela Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC). Estão sendo disponibilizadas 300 vagas para alunos que concluíram, ou que estão cursando o último ano do ensino médio, independente da idade, na rede pública de ensino ou particular (desde que bolsista integral). Os interessados deverão procurar o Colégio Municipal Paulo VI, até às 21h30 desta sexta.

Para a inscrição são necessários os seguintes documentos:carteira de identidade; histórico escolar; comprovante de residência; e para alunos da rede privada (declaração da escola atestando que o mesmo é beneficiário de bolsa integral. Esta declaração deve conter o CNPJ da instituição de ensino, carimbo e assinatura do responsável. A classificação dos candidatos acontecerá por currículo escolar (levando-se em consideração a média aritmética obtida, no ensino médio, em português e matemática) em ordem decrescente até o número de vagas.
..

IMPASSE NAS ELEIÇÕES DO BAIRRO DOM TOMAZ EM JUAZEIRO

Impasse entre o comando da Associação de Moradores e a presidência da União das Associações de Moradores de Juazeiro coloca em dúvida a realização da eleição para escolha dos novos dirigentes do bairro Dom Tomaz, no próximo domingo (17).

Janari Santana, presidente cujo mandato já expirou no bairro Dom Tomaz alega que a União não devolveu a lista dos novos associados cadastrados em tempo hábil e o processo eleitoral, a pedido de uma das candidatas, foi prorrogado para outra data ainda a ser definida. “O representante da União das Associações não tem legitimidade para dizer quando vai acontecer o pleito no Dom Tomaz. Ele desconhece o estatuto da entidade e a eleição vai acontecer em uma nova data coordenada pela Federação das Associações de Moradores”, afirmou categoricamente Janari Santana...

Prefeitura de Juazeiro dá dicas contra a dengue aos funcionários e estudantes da CAJ

Na próxima semana, nos dias 18 e 19 de abril, a Secretaria de Saúde de Juazeiro, através do Núcleo de Comunicação e Educação em Saúde (Necom), estará realizando ações educativas para prevenção da dengue na Cooperativa Agrícola de Juazeiro (CAJ-BA), estrada para Curaçá. Nesta segunda-feira (18), das 9h30 às 11h30, os agentes do Necom visitarão os lotes com atividades lúdicas, interativas e informativas dirigidas aos funcionários.
 
Na terça (19), o trabalho será direcionado aos estudantes do Colégio Eliseu Santos, que funciona na CAJ, durante todo o dia. Nos períodos da manhã, às 9h, e a tarde, às 15h, a equipe do Necom vai apresentar aos adolescentes de forma lúdica e divertida peças teatrais em alusão a dengue. À noite, às 19h, serão exibidos aos jovens e adultos vídeos e palestras educativas sobre a dengue clássica e hemorrágica. ..

Projeto sociorreligioso atende famílias humildes em Juazeiro

Inspirado no mandamento do amor ao próximo, ensinado por Jesus, um grupo de católicos doa, todo mês, cestas básicas para famílias humildes da periferia de Juazeiro. O Projeto Divina Providência foi criado em dezembro de 2010 pela Comunidade Mãe Imaculada (CMI), associação pública de fiéis ligada à Diocese de Juazeiro. Nos cinco meses de existência o projeto sociorreligioso está beneficiando, aproximadamente, 40 famílias do bairro Malhada da Areia. “Este projeto é executado com a ajuda de padrinhos adotam uma família e assumem a doação mensal da cesta básica”, informa Marcos Cardoso, fundador da CMI.

Durante a entrega dos alimentos, que é feita no terceiro domingo de cada mês, acrescenta Cardoso, é realizado um momento de reflexão com as famílias cadastradas. “Após a ação de graças e a escuta da Palavra de Deus, fazemos um momento de partilha de vida para ouvir os anseios e dificuldades daquelas famílias e assim  ajudarmos naquilo que for possível”, frisa o fundador. Além da distribuição de cestas básicas, a iniciativa católica contempla orientações de saúde, educação, oficinas de artesanato, cursos e outras atividades que possam gerar renda para as famílias envolvidas no Projeto. “Amar Jesus nos mais simples e abandonados é mais que uma opção, é um compromisso vital com o projeto de Deus”, declara Marcos Cardoso...

SAAE informa sobre falta de água em Juazeiro

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro – SAAE enviou email ao blog comunicando aos seus usuários que irá interromper o fornecimento de água em toda a cidade nesta sexta-feira (15), das 08 às 13 horas. A medida foi tomada após o órgão identificar na tarde deste dia 14 que o cabo que alimenta o transformador (250 KVA) está superaquecido, sendo necessário efetuar com urgência a troca do equipamento. Por esse motivo, o sistema de captação de água que fica na margem direita do Rio São Francisco vai parar de funcionar.
 
Tão logo o serviço seja concluído o abastecimento voltará a sua normalidade. Pedimos a compreensão dos usuários e reafirmamos o compromisso em continuar trabalhando para a melhoria do sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto em todo o município.
 
Luzete Nobre/ Ascom - SAAE 
..

Alunos do Projovem Urbano de Juazeiro recebem materiais de Serviços Pessoais

A coordenação do Projovem Urbano realiza nesta quinta-feira (14), às 19h, nos núcleos Guiomar Lustosa, no bairro Quidé e no Educandário João XXIII, Piranga, a entrega de materiais do Arco Profissionalizante de Serviços Pessoais na ocupação de manicure e pedicure. Nos 100 kits que serão entregues na noite deste dia 14 constam: 01 tesourinha e 01 alicate de cutícula mundial, 01 espátula para cutícula, 01 lixa de pé, 02 lixas de unhas, 03 palitos de laranjeiras, 01 pacote de algodão e luvas descartáveis, além de bacia para pés, bacia para mãos, toalhinhas, oléo de banana e creme removedor de cutículas. 
 
O Programa
 
O ProJovem Urbano é um programa da Secretaria Nacional de Juventude, que tem como finalidade elevar o grau de escolaridade visando o desenvolvimento humano e o exercício da cidadania, por meio da conclusão do ensino fundamental, de qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã. Com o objetivo central, que o jovem se torne protagonista de sua inclusão social, na tentativa de ruptura com a reprodução das desigualdades. ..

Ministro da Integração acata pleitos de Juazeiro

O secretário de Gestão Estratégica, Flávio Luiz Ribeiro, acompanhado do deputado Federal Daniel Almeida (PCdoB), estiveram nesta quarta-feira (13), no gabinete do Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, apresentando projetos que atenderão as demandas estruturais do município.  

O Ministro solicitou dos representantes municipais a elaboração do projeto dos parques Fluviais, que tem como objetivo promover o turismo e cuidar das margens do Rio São Francisco e suas ilhas. Também comunicou que a Codevasf iniciou nova licitação para o término das Rodovias Salitre e Rodeadouro-Lagoa-Barra. ..

Formação capacita Merendeiras e ASGs em Juazeiro

Dando continuidade à política de Formação Continuada para todos os níveis, a Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC), através do Núcleo de Alimentação Escolar, realizou nesta quarta-feira (13) mais uma etapa para Merendeiras e Auxiliares de Serviços Gerais (ASG). A primeira formação do ano para a classe abordou temas como novo cardápio, plano de limpeza para escolas e dicas para reconhecimento de medidas sem balança. Na ocasião todos os participantes também receberam novos aventais.
 
As formações buscam capacitar todos os profissionais envolvidos com a educação municipal, e há dois anos vêm sendo realizadas com as merendeiras e ASGs visando melhorar a qualidade da distribuição e preparo da merenda escolar. Em outras ocasiões estes mesmos profissionais já receberam orientações de agentes de vigilância sanitária, psicólogos, além de nutricionistas. Temas como noções básicas de higiene, conduta com alimentos e orientações para distribuição também já foram discutidos em eventos como esse.
 
Segundo o titular da pasta, Plínio Amorim, a educação se faz com um conjunto de fatores relevantes e o programa alimentar faz parte dessa lista. “Bem ou mau a merenda escolar ainda é um motivador para que o aluno freqüente a escola. É importante que esse serviço, bem como todos os outros, tenham uma boa qualidade para que possamos garantir condições adequadas de aprendizagem para o aluno. A forma de melhorar isso é capacitando e informando”, afirmou o secretário. ..

Comunidade participa de atividades físicas para controle da hipertensão e diabetes em Juazeiro

Muitos pacientes hipertensos, diabéticos e idosos do bairro Santo Antônio participaram de mais um aula de ginástica oferecida gratuitamente pela Secretaria de Saúde com o objetivo de garantir uma vida saudável e de qualidade para a comunidade. A aula aconteceu nesta terça-feira (12), no Centro de Cultura. O educador físico Nivaldo Júnior realizou as atividades ao ar livre, de forma diferente e descontraída.
 
A aluna Otavina Matias dos Santos, 74 anos, falou animada sobre a oportunidade. “Estou achando tudo maravilhoso. Pela primeira vez vejo a prefeitura disponibilizar atividades em locais próximos. Não encontro dificuldades de ir para as aulas e já estou me sentido bem melhor. Sou hipertensa e diabética e é importante fazer exercícios”, afirmou. As inscrições continuam para completar a formação das turmas dos bairros Tabuleiro, Antônio Guilhermino, João Paulo II e Jardim Flórida. Os pacientes interessados devem se dirigir as Unidades de Saúde destes locais para efetuarem a inscrição, das 8h às 12h e das 14h às 17h. As aulas estão previstas para serem retomadas em maio deste ano.
 
“Estou adorando as aulas e minha rotina diária já está diferente. Sou hipertensa e tenho certeza que as atividades vão melhorar minha saúde e controlar a pressão. É bom estar sempre se movimentando, pois nos sentimos mais fortes e com menos dores no corpo”, registrou satisfeita a costureira Dulce Dias, 63 anos. A ação está sendo desenvolvida desde o ano passado pelo Núcleo de Comunicação e Educação em Saúde (Necom), através do Projeto Tenda de Promoção à Saúde e da Coordenação do Projeto de Atividades Físicas do Município para Hipertensos e Diabéticos (Projeto Mover). ..

Cuidadores participam de Oficina no Hospital Regional de Juazeiro

O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) deu início esta semana a 1ª Oficina para Cuidadores do Programa de Internação Domiciliar (ID). Familiares que atuam em parceria com a equipe da ID cuidando de pacientes que recebem assistência em casa, estão recebendo orientação sobre diversos temas. A programação acontece até o final do mês. Realizado pela coordenação de Serviço Social do HRJ em parceria com os estudantes de Enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE), a oficina aborda os seguintes temas: Cuidados com higiene corporal e bucal; Úlcera de pressão; Fisiologia do Envelhecimento; Cuidados com Medicação; Sondas vesicais; entre outros.

A iniciativa de promover o curso foi motivada pela necessidade de trabalhar com o cuidador a fim de amenizar o desgaste físico e emocional ocasionados pelo adoecimento de um membro da família. A oficina contribui para informar e conscientizar sobre a importância do bem-estar físico, psicológico e social da família pelo paciente. Implantada a pouco mais de um ano no HRJ, a ID foi criada pela Secretaria de Saúde da Bahia, para atender pacientes cujo quadro clínico exija cuidados e tecnologias acima dos oferecidos pela modalidade ambulatorial, mas que possam ser mantidos em casa, com acompanhamento regular de uma equipe multiprofissional...

IBAMETRO REALIZA ESTE MÊS VERIFICAÇÃO ANUAL NOS TAXIS DE JUAZEIRO

O gestor regional do Ibametro/Juazeiro Sebastião Antunes Lins em comunicado ao blog informa sobre a portaria que convoca os proprietários de táxi para a verificação anual no Instituto baiano de metrologia e qualidade. Diz a portaria:

PORTARIA DE 28 DE MARÇO DE 2011 Nº 037/11..

Vereadores apresentam novas indicações em favor da população de Juazeiro

Na sessão ordinária desta semana foram aprovadas as seguintes indicações dos vereadores de Juazeiro para o executivo municipal em benefício da população.

Suzana Ramos (PTdoB): Calçamento nas ruas e a reforma com urgência no asfalto em todo bairro Piranga e Argemiro.

Melhoria e reforma no calçamento no bairro João Paulo II..