RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 33663 registros para a palavra: juazeiro

Itaberaba e Jardim Vitória recebem ações do Programa Pavimenta Juazeiro

O programa Pavimenta Juazeiro continua com ações de pavimentação nas ruas do município. Após o início das obras no bairro Nossa Senhora da Penha, as equipes estão trabalhando nos bairros Jardim Flórida e Itaberaba. A secretária de Desenvolvimento Urbano, Célia Regina, está acompanhando as obras.

No bairro Itaberaba estão sendo realizados a terraplanagem e alinhamento das ruas, começando pela Rua das Orquídeas, seguindo por mais quatro vias da comunidade. No Jardim Vitória as obras de ligações domiciliares, estão em andamento e em seguida, serão iniciado os trabalhos de pavimentação.  ..

Prefeito de Juazeiro participa de PPA Participativo

O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, participou nesta quinta-feira (28) , no auditório da Escola Modelo Luis Eduardo Magalhães, do PPA Participativo, uma estratégia do governo estadual para ouvir as demandas da sociedade, suas necessidades problemas e sugestões. O secretário estadual do Planejamento, Zezéu Ribeiro, um dos coordenadores do PPA-P, esteve presente e agradeceu a vinda da sociedade civil organizada de todo o território do Sertão do São Francisco. 

Durante sua fala, o prefeito parabenizou o Governo da Bahia por esta iniciativa, única em todo o país. “O governo da Bahia está de parabéns por fazer o plano plurianual com a participação da sociedade civil organizada. Nós nos colocamos à disposição para colaborar com o desenvolvimento territorial de forma integrada. Temos bons exemplos como à gestão da saúde, o Hospital Regional, o Mercado do Produtor dentre outras ações que contribuem para um crescimento em conjunto de toda a região Norte da Bahia”, declarou. Com informações da Ascom PMJ...

Encaminhado a Câmara Municipal projeto de lei que cria o Procon de Juazeiro

Após reuniões junto ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e a Superintendência Estadual do órgão na Bahia foi confirmado pela Procuradoria Geral do Município, que o projeto de lei para criação do Procon de Juazeiro já se apresenta incluso no Sistema Nacional. Dando prosseguimento ao processo, a Procuradoria encaminhou nesta terça-feira (26), a Câmara de Vereadores de Juazeiro o projeto de lei que cria o Procon. O mesmo passará pela leitura em plenário, seguindo da aprovação dos edis, para só então ser encaminho ao executivo municipal para sua sanção. 

“Dentro de alguns dias estaremos recebendo o projeto aprovado pelos vereadores, pois se trata de uma reivindicação antiga da Casa, e principalmente, da população. Desde 2009 assumimos este compromisso junto a população e o prefeito tem cobrado para que esse serviço seja iniciado de imediato”, informou o procurador, Carlos Luciano de Brito Santana. Com a abertura do Procon, o município irá dispor de mais um órgão fiscalizador de proteção e defesa ao consumidor e a toda comunidade. O Procon também funcionará como fiscalizador no que se refere à relação de consumo e prestação de serviço, além de dispor de uma espécie de “lista negra” como determina o Sistema Nacional, com relação às empresas que atuam em contradição aos interesses e ao código de defesa do consumidor.  ..

Barracas da feira livre são retiradas após notificação da Gerência de Postura de Juazeiro

Uma ação de ordenamento, após reunião entre Promotoria Pública e setores da Prefeitura de Juazeiro, foi realizada na manhã desta quinta-feira (28) pelo setor de postura do município, com a retirada de barracas de bebidas e comidas instaladas no pátio da feira livre no bairro Alto da Maravilha.  

..

GUARDAS CIVIS DE JUAZEIRO PODERÃO PARAR SUAS ATIVIDADES

O Presidente da Associação da Guarda Municipal de Juazeiro Cícero José concedeu entrevista ontem ao programa Revista da Cidade, informando das necessidades pela qual a Guarda Civil Municipal vem passando ao longo dos últimos anos. Ao ser questionado pela radialista Waltermário Pimentel sobre a estrutura da guarda, o mesmo esclareceu que há muito tempo as viaturas não funcionam e uma que serve para todos os serviços, está constantemente quebrada.

“Hoje a guarda municipal não tem nem estrutura para funcionar, começando pelo prédio que não condiz com as necessidades e ali se mistura o trabalho humano com o forte cheiro de gasolina das motos quebradas e sem falar em um enorme degrau que serve de acesso tanto de pedestres como dos veículos (Motos), podendo causar um acidente de grandes proporções, pois a recepção fica exposta e sempre cheia de pessoas. “As motos não funcionam, algumas delas por falta de manutenção ou de uma pequena peça que não é lá esses absurdos, as bikes estão nas mesmas condições”, destacou o dirigente da entidade associativista...

Vapor do Vinho será lançado esta semana em Juazeiro

Um agradável passeio pelo rio São Francisco, frutas frescas entre os petiscos servidos a bordo, uma ida ao lago de Sobradinho (o segundo maior construído no mundo) e, para finalizar, visita a uma fazenda produtora de uvas e a degustação de vinhos e espumantes produzidos no sertão baiano. Essa “delícia” de roteiro será lançada oficialmente neste sábado, 30, no norte do estado, com o apoio do Sebrae.

O passeio chamado de Vapor do Vinho, uma referência às primeiras embarcações que navegaram pelo Rio São Francisco impulsionadas a vapor, é a aposta da vinícola Ouro Verde, localizada na cidade de Casa Nova, para incrementar o enoturismo em plena caatinga. Há quase três anos, a vinícola abriu as portas para os turistas conhecerem o processo de produção irrigada de uvas e a fabricação de vinhos, brandy e espumantes. A proposta de desenvolvimento da atividade ganhou a parceria do governo do estado, através da Bahiatursa e o apoio de instituições como o Sebrae.

O próprio governador Jaques Wagner deve estar presente entre os convidados para o lançamento oficial do passeio, que sai de Juazeiro, via terrestre, passando por Petrolina, seguindo até um atracadouro perto da barragem de Sobradinho, onde os visitantes entram numa embarcação de dois andares e vão conhecer a eclusagem, uma espécie de elevador que deixa embarcações à montante num nível quase 30 metros mais alto até que possam seguir viagem pelo lago.

A viagem segue de barco até parar numa fazenda, momento em que os turistas poderão chegar bem perto dos parreirais e conhecer as variedades das uvas que são usadas para a fabricação das bebidas. O processo desde a colheita das frutas até o engarrafamento vai ser apresentado aos visitantes que, no fim do tour, ainda fazem degustação do que é fabricado e ouvem dicas de especialistas sobre como harmonizar bebidas com alguns pratos regionais. Por mês, a vinícola recebe uma média de mil e trezentos turistas. “Com o Vapor do Vinho, esperamos dobrar esse número, brevemente”, aposta o diretor, Eurico Benedetti. ..

ESPAÇO DO LEITOR: PREFEITURA DE JUAZEIRO EXAGERA NO POPULISMO

Geraldo,

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Juazeiro ultimamente tem investido dinheiro público em anúncios nas rádios da cidade, de forma a tentar melhorar a popularidade baixíssima do Prefeito. O problema é o que vem sendo veiculado. Obras que deveriam ser tratadas como uma simples obrigação do município, vêm sendo anunciada com destaque, na intenção de se mostrar que a Prefeitura tem feito muito por Juazeiro...

Hoje tem Plenária do PPA Participativo em Juazeiro

Hoje (28), a cidade de Juazeiro vai receber a Plenária do Plano Plurianual Participativo 2012-2015, realizada pelo Governo do Estado nos 26 Territórios de Identidade da Bahia. A audiência do Território do Sertão do São Francisco será feita a partir das 8 horas, no Colégio Modelo, com articulação direta das secretarias do Planejamento (Seplan), de Cultura (Secult) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Esta será a 9ª consulta pública do Plano, que foi iniciado no dia 5, em Feira de Santana. 

De acordo com o cronograma do Governo, as Plenárias Territoriais terminam no dia 27 de maio, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Durante este período, os 26 Territórios de Identidade serão visitados pelo conjunto de Secretarias do Estado. As próximas plenárias, após Juazeiro, serão nos Territórios do Piemonte da Diamantina, Vitória da Conquista, Vale do Jequiriçá, Extremo Sul, Litoral Sul, Itapetinga, Baixo Sul, Sertão Produtivo, Chapada Diamantina, Piemonte Itapicuru, Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte, Irecê, Bacia do Jacuipe, Itaparica, Semiárido Nordeste II, Recôncavo e Região Metropolitana de Salvador.  ..

NEM O VELHO, NEM A MUDANÇA: LEITOR DEFENDE NOME NOVO PARA PREFEITO DE JUAZEIRO

Prezado blogueiro,

Muito tem se falado sobre a sucessão municipal em Juazeiro-BA. Por outro lado, porém, não se tem discutido um projeto novo. Pior, nem se fala num projeto que enseje numa via alternativa ao que aí está ou já teve. A verdade é que nenhum dos quadros que se apresentam como futuros postulantes ao maior cargo do Executivo Municipal - e nos bastidores nós sabemos quem os são – não representam os verdadeiros anseios da sociedade juazeirense, senão aos seus...

Hospital Regional de Juazeiro envia nota sobre vítima de meningite

A diretoria médica do HRJ informa a paciente foi admitida na sexta feira por volta das 21h com sintomas gerais de febre, mal estar e dores no corpo. Foi medicada, reavaliada e liberada, segundo seus próprios familiares em bom estado geral, tendo chegado a seu lar, se alimentado e ido dormir. Retornou no sábado com manifestações neurológicas sendo encaminhada para UTI, onde foram realizados os exames para investigação, confirmação do quadro e iniciado o tratamento.

Esclarece ainda que a doença meningocócica pode ser confundida com outras doenças infecciosas como, por exemplo, o dengue grave. É uma infecção bacteriana aguda, rapidamente fatal com potencial de acometer de forma rápida e fulminante pessoas previamente saudáveis. A doença tem início abrupto e evolução rápida, podendo levar a morte em menos de 24 a 48 horas. ..

Secretaria de Saúde de Juazeiro intensifica combate à dengue no interior

Dando prosseguimento ao trabalho educativo de combate à dengue em Juazeiro, a Secretaria de Saúde, através da equipe do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (Necom), intensifica as ações durante esta semana em Abóbora, interior do município. Desta vez, serão as crianças e adolescentes da Creche e da Escola Municipal Américo Tanuri que receberão informações para o controle da doença durante todo o dia. Nesta quarta-feira (27), 100 crianças assistirão a apresentação da peça teatral sobre a dengue na Creche Américo Tanuri. O evento acontecerá a partir das 9h e durante a tarde, às 14h. No dia 28/04, o trabalho educativo continua com a gincana mirim, também às 9h e às 14h, na própria escola.

De acordo com a coordenação do Necom, a ação está sendo fortalecida porque o último índice de infestação da dengue foi de 21,7%, quando o Ministério da Saúde preconiza até 1%. “Está sendo realizada uma nova pesquisa no povoado, mas em março deste ano já tivemos esta notícia que está preocupando a Secretaria de Saúde. É muito importante aumentar a atenção nesta região, mas o trabalho depende também da participação da população”, comentou.

O coordenador relembra que em Abóbora muitas ações já foram realizadas na tentativa de reduzir o alto índice. “Já foram feito mutirões de limpeza para chamar a atenção das pessoas, apresentações de palestras educativas e em conjunto com a sociedade estamos confeccionando capas de nylon para tapar os tonéis e caixas d`água nas residências e estabelecimentos comerciais da localidade”, concluiu. ..

MOVIMENTO ESTUDANTIL DA UNEB EM JUAZEIRO PROTESTA CONTRA CORTE NO ORÇAMENTO DA INSTITUIÇÃO

Os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) deflagraram greve por tempo indeterminado depois de assembleia geral, realizada ontem (26). Foram mais de 150 votos favoráveis à paralisação, contra 30 votos contrários. Com a Uneb, todas as universidades estaduais da Bahia encontram-se com as atividades paralisadas e deixam, assim, cerca de 60 mil alunos sem aulas. O movimento estudantil da Uneb em Juazeiro enviou ao blog a seguinte Carta Aberta à sociedade juazeirense:

CARTA ABERTA..

ESPAÇO DO LEITOR: JUAZEIRO ESTÁ DE LUTO?

Olá Geraldo,

Gostaria de saber por qual motivo o prefeito Isaac ao reformar as praças está pintando de preto os bancos, os canteiros, etc. A principal avenida da cidade Adolfo Viana pintou o canteiro todo de preto, deixando ainda mais feia a cidade!

Será que a população não está percebendo isso? Juazeiro nunca esteve de luto como está agora! E as reformas feitas nas praças todas mal feitas e inacabadas. É muito triste ver a minha Juazeiro chegar nessa situação. Não consigo assistir e não poder aqui desabafar a minha insatisfação que estou tendo com essa atual gestão. Não vim aqui falar de nenhum prefeito. Quero que a minha cidade se desenvolva, torço muito por isso, para que eles possam fazer o melhor para nossa cidade com um olhar mais aguçado...

Ibametro inicia vistoria de taxímetros em Juazeiro

O Ibametro - Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade inicia nesta quarta-feira (27) a vistoria em taxímetros dos veículos que fazem o transporte de passageiros em Juazeiro, de acordo com o que estabelece a PORTARIA DE 28 DE MARÇO DE 2011 Nº 037/11.

Os proprietários de taxímetros deverão se dirigir à PISTA DE VERIFICAÇÂO em Juazeiro, no período de 27 a 29 de abril das 8h às 12h e das 14h às 17h, conforme tabela anexa, para que sejam verificados seus instrumentos...

PROGRAMA PAVIMENTA JUAZEIRO É INICIADO PELO BAIRRO DA PENHA

O Programa Pavimenta Juazeiro foi lançado na manhã desta terça-feira (26) no bairro Nossa Senhora da Penha pelo prefeito Isaac Carvalho, que esteve acompanhado da secretária de Desenvolvimento Urbano, Célia Regina, integrantes da equipe de governo e a comunidade.

Segundo Célia Regina, o programa de pavimentação consiste em minimizar o déficit estrutural que Juazeiro possui, com cerca de 500km de ruas, sendo apenas 150 pavimentadas e 50% dessas vias precisando de recuperação. A secretária enfatizou que a primeira etapa do Pavimenta Juazeiro atenderá 16 bairros do município, num total de 104 ruas e 3 avenidas, somando R$ 6 milhões em investimentos, numa parceria com os Governos Estadual e Federal...

Juazeiro: "Tradição dos Penitentes" deve se tornar Patrimônio Imaterial da Bahia

Os penitentes quebram a escuridão da noite com o branco dos lençóis que encobrem o corpo. O guia carrega a cruz, também chamada de madeiro. A matraca avisa as estações das 15 paradas da via sacra. Depois de passar pelas ruas da cidade de Juazeiro, norte da Bahia, eles seguem para o cemitério onde acontece o momento de maior emoção para os fiéis.

Saindo do cemitério, a procissão segue para casa dos fiéis que cumprem promessas e o cortejo entra pela madrugada. A tradição dos Penitentes de Juazeiro tem 110 anos. Cleocivânia de Jesus, uma das penitentes, acha gratificante poder participar da festa.

Neste ano de 2011, uma equipe do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural do Estado (IPAC), está acompanhando a tradição dos penitentes. A partir dessa visita a manifestação cultural pode ser reconhecida como Patrimônio Imaterial da Bahia...

Câmara realiza audiência pública sobre falta de água e luz em Juazeiro

Será realizada nesta quarta-feira (27), às 10 horas da manhã, na Câmara de Vereadores de Juazeiro, uma audiência pública para ouvir diretores do SAAE e da COELBA. A audiência tem como objetivo esclarecer a população as razões da falta de água e de energia que prejudicou inúmeras pessoas na nossa cidade no período do carnaval oficial.

 Segundo vereador e líder da oposição, Alex Tanuri (PSDB) Juazeiro uma cidade de grande porte e não pode ficar submissa a essa situação de inconstância de serviços básicos a população. A audiência estava marcada para acontecer no dia 30 de março, mas pela impossibilidade de participação dos representantes da Coelba na data prevista, foi transferida para esta data...

Câmara de Juazeiro aprova Moção de Pesar pela morte do ex-vereador João Oliveira

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Juazeiro, em nome de todos os vereadores, aprovou na sessão desta terça-feira (26), uma Monção de Pesar pelo falecimento do ex-vereador e médico João Oliveira, 74 anos, no último dia 22 de abril.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Nilson Barbosa (PTB), a moção apresenta o reconhecimento ao trabalho realizado. ”João Oliveira foi um profissional comprometido com o povo de Juazeiro. Como vereador prestou relevantes serviços para a cidade e para a população. Esse é reconhecimento de todos os parlamentares para o grande profissional e homem público que ele foi”, justificou. João Oliveira era médico anestesista e trabalhou nos principais hospitais da cidade e  foi o vereador mais votado da história de Juazeiro...

Vítima de meningite, jovem morre em Juazeiro

A Secretaria de Saúde em Juazeiro, confirmou ontem (25), que a morte de Juliane Heloíse Carvalho, 14 anos, foi por causa de uma meningite bacteriana. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), dará continuade aos exames para descobrir o tipo de bactéria. Já foram registrados dois casos da doença este ano na cidade.

Segundo familiares, tudo começou quando a menina chegou da escola, no dia 16 de abril, dizendo que estava com frio. Juliane começou a ter febre e os pais a deram um remédio, porém a menina continuou a se sentir mal e foi levada para o Hospital Regional. Como a suspeita inicial foi de dengue, a menina recebeu uma medicação e foi para casa.

Ainda de acordo com familiares, no dia seguinte, a adolescente voltou para a unidade hospitalar quase inconsciente e foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nesse dia, em que uma tomografia teria confirmado meningite, Juliane morreu. A família da estudante ainda acredita que houve erro médico no primeiro diagnóstico e que a garota poderia ter sido salva a tempo. O hospital ainda não se manifestou sobre o ocorrido...

MEDEIROS CRITICA PUBLICIDADE DO GOVERNO ISAAC E DAMIÃO DEFENDE A UNIDADE DOS GRUPOS POLÍTICOS EM FAVOR DE JUAZEIRO

O vereador José Carlos Medeiros (PV) criticou na sessão ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira (26) o grau de investimento realizado pelo governo Isaac Carvalho (PCdoB) atualmente na mídia.

“A publicidade apresentada na TV é pobre de informações. Primeiro o serviço de drenagem em Piranga que se arrasta há meses, segundo os dois banheiros do cemitério, terceiro o reinício das obras da ponte fruto de emendas dos deputados Edson Duarte, Jorge Khoury e Joseph Bandeira e por último, a construção da UPA no Castelo Branco com recursos federais. Coitada de Juazeiro se não fossem os investimentos de Lula e atualmente da presidente Dilma. Onde estão as obras com recursos municipais?”, questionou Medeiros...