RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 32204 registros para a palavra: juazeiro

Exposição SOILS & ART acontecerá em Juazeiro

Entre os dias 19 e 27 de outubro será realizada, no campus Juazeiro da UNIVASF, a exposição SOILS & ART, resultado de um projeto de extensão coordenado pela professora Carmem S. M. Masutti, do Colegiado de engenharia Agrícola e Ambiental da UNIVASF, e contemplado com recursos do edital FAPESB "Popularização da Ciência e Tecnologia".
 
A exposição apresenta fotografias produzidas Marcus Ramos durante expedições realizadas pela professora Carmem com os seus alunos em diferentes regiões de Pernambuco, Bahia e Ceará no segundo semestre de 2009 e no primeiro semestre de 2010. Ela tem por objetivo despertar o público para o papel desempenhado pelo recurso natural solo, discutindo questões como a importância do mesmo na conservação da biodiversidade, na segurança alimentar e também na qualidade do ar, usando para isso uma linguagem não apenas técnica mas também artística. ..

Juazeiro comemora Dia do professor

“Ser professor é buscar dentro de cada um de nós forças para prosseguir, mesmo com toda pressão, toda tensão, toda falta de tempo”, foi com essa frase que centenas de professores de Juazeiro, das redes municipal, estadual e particular, foram recepcionados, em momento de muita comemoração, pelo Dia do Professor.

Nesse dia especial para os educadores, as entidades sindicais em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e Direc-15 organizaram nesta sexta-feira (15) uma programação especial no Country Club. Um café da manhã recepcionou a todos e um show de voz e violão trouxe ainda mais descontração. “Essa integração entre todos os professores é muito importante, é nosso dia e temos que aproveitar”, comentou a professora Maria do Socorro.

De acordo com o professor Gilmar Nery, um dos organizadores do evento, a categoria tem muitas conquistas para festejar. “Nós professores temos muito que comemorar, são muitos os avanços alcançados na nossa área, hoje no município, por exemplo,  já temos salas climatizadas e uma frota de ônibus escolar, e isso nos dá melhores condições de trabalho”, ressaltou Nery.

Para o professor Plínio Amorim, secretário de Educação do Município, esses avanços conseguidos são estímulos para que o resultado na sala de aula seja cada vez melhor. “O professor hoje tem muitos motivos pra comemorar. Temos um cenário na educação muito melhor daquele que encontramos; um reajuste salarial nunca dado anteriormente, licença prêmio, eleição direta para diretores e vice, formações continuada; então esse conjunto de fatores nos encoraja ainda mais a procurarmos fazer com que essas coisas boas reflitam na sala de aula e no aprendizado”, destacou o secretário.

Na programação os professores ainda participaram de diversas atividades recreativas, competições esportivas, sorteios de brindes e um almoço dançante. ..

Juazeiro intensifica trabalho de luta contra a dengue

Nos próximos dias 18 e 19 de outubro, a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) promove ações em continuação ao trabalho de combate à dengue no município, tanto na sede como no interior. Os estudantes da 1º a 4º séries, do Colégio Edson Ribeiro, no Centro da cidade, receberão a equipe do Núcleo de Comunicação e Educação em Saúde (Necom), durante a manhã desta segunda-feira (18), a partir das 9h, para apresentação da peça teatral “Chapeuzinho Vermelho contra a dengue”, numa forma divertida de informar aos adolescentes as inúmeras maneiras de prevenção da doença.
 
A ação continua no dia 19, na Escola Bolívar, às 20h, no projeto Mandacaru, onde os agentes de educação do Necom marcarão presença novamente com a realização de palestra educativa sobre a dengue para toda a comunidade local. De acordo com dados do setor de Agravos e Vigilância Epidemiológica de Juazeiro, neste ano (2010), de janeiro até dia 15 de outubro foram notificados 231 casos da dengue e 106 confirmados. ..

Programa Social beneficia jovens em Juazeiro

O programa social ProJovem Adolescente, de iniciativa do Governo Federal e supervisionado em Juazeiro através da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social atende atualmente aproximadamente 2 mil jovens e adolescentes e pretende expandir essa abrangência para mais de 3 mil. 

O ProJovem Adolescente é um serviço socioeducativo de convívio, que busca complementar a proteção social básica criando mecanismos para garantir o direito à convivência familiar e comunitária, além de criar condições para a inserção e permanência do jovem no sistema de ensino. Segundo Leuza Lane Ferreira, gerente social da SEDIS, a intenção é atender cada vez mais crianças. “Nós ainda temos vagas para os adolescentes que queiram se inscrever e participar do projeto que oferece diversas atividades extras, oficinas e possibilita uma maior participação do jovem na sociedade”, comentou a gerente. ..

Juazeiro receberá competição inédita de Jiu Jitsu

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (SECETLA), e em parceria com a Federação Baiana de Jiu Jitsu Esportivo (FBJJE), realizará no próximo domingo (17) às 09 horas, no Ginásio do Colégio Edson Ribeiro, a primeira competição desta arte marcial na cidade. 

Aproximadamente 250 atletas da região participarão do evento, que será uma das etapas do Campeonato Baiano de Jiu Jitsu, além de trazer alguns dos maiores lutadores da Bahia, do Brasil e da América do Sul. A exemplo do atleta de Salvador, Sérgio Rios (23 anos), atual campeão Panamericano de Jiu Jitsu na categoria médio, disputado no Havaí. Além de campeão do Norte-Nordeste, em Feira de Santana, e do Brasileiro, em São Paulo, títulos conseguidos em 2010. 

As academias de Juazeiro e de Petrolina estão vivendo grande expectativa pela realização deste primeiro campeonato oficial, valendo índice técnico pela federação, que será realizado no vale. Um dos destaques locais, o lutador Jafel Júnior (17 anos), disputará uma competição de nível nacional na sua cidade. O mesmo é o atual campeão juvenil do Norte-Nordeste, em Feira de Santana, e do Panamericano, no Havaí. Jafel é atleta da equipe “Jacaré”, que treina na academia Super Fitness, em Juazeiro. ..

ESTUDANTES E BAIRROS DE JUAZEIRO DISCUTEM COMUNICAÇÃO EM PRAÇA PÚBLICA

 
Foram iniciadas nesta quarta-feira (13), em Juazeiro, as atividades da Semana pela Democratização da Comunicação, realizada pelo Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco. Na noite de ontem, estudantes e professores da Escola Municipal Terezinha Ferreira, no Bairro Tabuleiro, assistiram ao vídeo “Levante sua Voz”, e em seguida debateram a importância da comunicação na vida das pessoas. 
 
A Semana pela Democratização da Comunicação acontece em todo o país, sempre no mês de outubro. Em Juazeiro, com o tema “A praça é do povo”, a programação se estende até domingo, dia 17, data definida como dia mundial de luta pela Democratização da Comunicação.  
 
Além do bairro Tabuleiro, as exibições irão acontecer nos bairros Quidé e João Paulo II, na UNEB e UNIVASF, sempre à noite. O vídeo “Levante sua Voz” é uma produção do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social e trata do direito humano à comunicação. 
 
A Semana pela Democratização da Comunicação está sendo realizada pelo Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco e conta com o apoio do DCH III/UNEB, das associações de moradores dos bairros envolvidos e Diretório Acadêmico de Ciências Sociais da UNIVASF. 
..

PRESIDENTE DA FBF DESCARTA PETROLINA COMO MANDANTE DOS JOGOS DO JUAZEIRO SOCIAL CLUBE

 

O presidente da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, concedeu entrevista a Rádio Sociedade da Bahia retransmitida na região pela Rádio Cidade, dando conta que o Juazeiro Social Clube não deve jogar suas partidas pelo Campeonato Baiano de 2011, em Petrolina.

Ele alegou que a prefeitura municipal ainda tem um prazo de quarenta e cinco dias para proceder a reforma prometida aos dirigentes da federação, razão pela qual entende que a prefeitura deve cumprir o que prometeu...

JUAZEIRENSES RECLAMAM DA FALTA DE ÁGUA EM JUAZEIRO

Calor infernal, temperatura acima dos 35 graus e em quase todos os bairros de Juazeiro falta água. O SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgotos voltou aos velhos tempos, mesmo depois de todos os investimentos e a forte publicidade de que a autarquia municipal aumentou em 40% a capacidade de abastecimento da cidade.

A reclamação têm sido geral nos últimos dias em vários programas radiofônicos de Juazeiro, bem como nos emails encaminhados aos blogs. Os usuários dizem desconhecer o porque dessa situação se a prefeitura anunciou investimentos e ampliação no processo de distribuição do precioso líquido...

SEM FISCALIZAÇÃO, ANIMAIS TOMAM CONTA DAS RUAS DE JUAZEIRO

Recentemente, a Gerência de Postura da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos da prefeitura de Juazeiro anunciou sistema de plantões noturnos para intensificar os serviços de apreensão de animais na cidade.

O secretário de Infraestrutura Aílton Candeia de Lima, à época informou que o objetivo dos plantões era coibir a prática de alguns donos de animais que os deixam livres durante a noite causando transtornos e trazendo perigo à população...

Estudantes e professores de Juazeiro participam de viagens de barco pelo São Francisco

Entre os meses de outubro e dezembro serão realizadas viagens de barco pelas águas do São Francisco, como forma de continuidade das atividades relativas aos 509 anos do Velho Chico. As viagens são resultado de ações de fiscalização ambiental realizadas pelo Ministério Público da Bahia (MP). 

A atividade é uma parceria entre a Articulação Popular do São Francisco, a Prefeitura de Juazeiro e o MP, e tem como objetivo compartilhar conhecimentos sobre educação socioambiental entre representantes das comunidades ribeirinhas, quilombolas, indigenas e pescadores do rio São Francisco, além de estudantes e professores das escolas municipais, voltadas para a sensibilização ambiental, incentivando a preservação, conservação, recuperação e manutenção do meio-ambiente. ..

MEDEIROS IRONIZA “VITÓRIA” DO PREFEITO ISAAC NAS ELEIÇÕES DESTE ANO EM JUAZEIRO

O vereador José Carlos Medeiros (PV) ratificou na sessão ordinária da Câmara Municipal desta quarta-feira (13), que amigos seus estão sendo cooptados pelo governo municipal com oferta de emprego, numa manobra para atingi-lo ou isolá-lo, politicamente. “Este governo pensa que dinheiro compra tudo, inclusive, amizades. Não se trata de mentira, as informações me foram repassadas por servidores da prefeitura e da câmara municipal”.

Num outro momento do pronunciamento, Medeiros ironizou a comemoração dos aliados do prefeito Isaac Carvalho, que através de vários textos publicados nos blogs atribuem ao Chefe do Executivo, a maior vitória dessas eleições. “Contesto, vitorioso foi o presidente dessa Casa, Zó, que pegou um desconhecido de outra cidade e sozinho conseguiu quase cinco mil votos. O outro, foi o ex-prefeito Joseph Bandeira, que também sozinho alcançou mais de 35 mil votos e ganhou respaldo para disputar a próxima eleição para prefeito”, argumentou o vereador do PV...

Juazeiro Social Clube vai jogar em Petrolina.

Durante coletiva de imprensa na manhã de hoje, o presidente do Juazeiro Social Clube, Eládio Rocha, comunicou que o time vai mandar seus jogos durante a realização do Campeonato Baiano da Série A em 2011 no estádio Paulo Coelho em Petrolina.

Segundo Eládio, essa foi a melhor opção, pois o Estádio Adauto Moraes não tem condições de sediar os jogos, pelo menos no início do Campeonato Baiano do ano que vem. “Apesar de termos recebidos três propostas reais de outras cidades baianas para sediar nossas partidas, nós pensamos no torcedor de Juazeiro, na dificuldade que teriam para viajar e assistir aos jogos, com isso fizemos um mutirão de esforços e conseguimos um fato inédito, um time da Bahia vai mandar seus jogos em Pernambuco”. De acordo com o presidente, já está tudo acertado entre o Ministério Público, Federação Baiana e os poderes públicos das duas cidades...

AGENTES DE TRÂNSITO CRUZAM OS BRAÇOS POR 72 HORAS EM JUAZEIRO

 

Agentes de Trânsito com apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e do Sindicato dos Trabalhadores de Saúde paralisaram as atividades por 72 horas em Juazeiro. Eles alegam que estão sem condições de trabalho e questionam o fato da municipalidade se negar a pagar as gratificações e seus retroativos, de acordo com projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal.

Maraselia César titular do Simserp explica que a paralisação inicialmente é dos agentes de trânsito e pode se ampliar para outros segmentos que enfrentam a mesma situação. “São fiscais de obras, fiscais de postura, guardas municipais e outros que passam por este problema. Nunca houve tamanha desvalorização dos servidores municipais como se registra no governo de Isaac Carvalho”, denunciou...

ENTIDADES SINDICAIS E GOVERNAMENTAIS COMEMORAM DIA DO PROFESSOR EM JUAZEIRO

A APLB-Sindicato, o Governo do Estado, através da DIREC 15; o Governo Municipal através da Secretaria de Educação e ASSESPA (Associação das Escolas Particulares de Juazeiro) estarão comemorando o dia do Professor com programação festiva, sexta-feira, dia 15, a partir das 8h no São Francisco Country Clube em Juazeiro.

A programação contará com diversas atividades: café da manhã musical, competições esportivas, sorteios e almoço dançante...

Procuradoria Seccional do INSS em Juazeiro abre seleção pública de estágio remunerado

Estão abertas as inscrições para seleção pública de estágio remunerado na Procuradoria Seccional do INSS em Juazeiro/BA, para estudantes de nível superior do curso de Direito que estejam cursando do 1º ao 8º período.  

A seleção consistirá de provas escritas, objetivas e subjetivas, de caráter eliminatório e classificatório...

IMPASSE: TOPIQUEIROS VOLTAM A SER IMPEDIDOS DE FAZER O TRANSPORTE ENTRE JUAZEIRO E SOBRADINHO

Continua o impasse entre a AGERBA, órgão fiscalizador que tem a função específica de regularizar o transporte alternativo  na Bahia e os topiqueiros de Sobradinho. Antes do primeiro turno da eleição, a  AGERBA esteve na BA-210, que liga Juazeiro a Sobradinho, fiscalizando e multando  os  topiqueiros,  isto   porque   a empresa  de   transporte   coletivo   JOAFRA, que tem a concessão da linha,  entrou   com  uma representação na justiça e obteve uma liminar impedindo o transporte alternativo. 

Com o impasse, os topiqueiro bloquearam a pista, queimando pneus e   colocando pedras impossibilitando a passagem de veículos que tinha como destino às cidade de Sobradinho e Sento-sé. Com o protesto, os manifestantes chamaram à atenção da imprensa e das autoridades. Horas depois, a AGERBA, o Judiciário e os topiqueiros fizeram um acordo suspendendo a fiscalização. Na última segunda-feira, dia 11, o órgão do Estado voltou a fiscalizar e multar os topiqueiros que impedidos de trabalhar, alegam que estão passando por dificuldades...

Estudantes do CAIC, em Juazeiro, recebem dicas de escovação e higiene bucal

O ciclo de atividades educativas na área da Saúde Bucal continua sendo realizado pelos dentistas da Rede Municipal de Juazeiro. Segunda-feira (11), foi a vez dos estudantes da Escola do CAIC, bairro Malhada da Areia, receberem orientações sobre a saúde da boca. A atividade educativa foi comanda pela dentista Sabrina Nascimento durante todo o dia e reuniu várias crianças e adolescentes. Através de exibições de vídeos infantis e momentos práticos, a turminha aprendeu dicas de alimentação, de escovação e cuidados com a escova de dente.  

“Agora sei escovar meus dentes. Tenho que evitar doces e limpar a boca três vezes ao dia. A professora explicou direitinho e vou ensinar para meus pais e irmãos”, falou a estudante Andreza da Conceição dos Santos, 13 anos.   ..

Juazeiro: Torneio-apresentação abre o Interbairros 2010

A oitava edição do Interbairros foi aberta oficialmente domingo (10) no campo do Alto da Maravilha com a participação de todas as equipes inscritas no campeonato. A concentração dos atletas ocorreu às 08 horas da manhã no Centro Comunitário do bairro, de onde saiu o desfile das agremiações tendo à frente as bandeiras de Juazeiro, da Bahia e do Brasil. Mais de 800 atletas dos 26 times participantes representarão os vários bairros da sede, um recorde na competição. Criado no ano de 2001, o Interbairros somente não ocorreu no ano de 2008 por falta de investimento da administração municipal anterior. Resgatado desde o ano passado, agora recebe uma atenção especial da atual gestão, mediante compromisso com o esporte amador oriundo das políticas de incentivo implantadas pela Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (SECETLA).  

A solenidade de abertura aconteceu às 10 horas da manhã com a execução do Hino Nacional e contou com a presença do prefeito Isaac Carvalho, que estava acompanhado do deputado estadual Pedro Alcântara, do secretário de cultura e esporte Pedro Filho e do gerente de esportes Gilberto Pacheco. Pedro Alcântara felicitou os atletas e também falou sobre a importância do investimento que a Prefeitura vem fazendo desde o ano passado no esporte amador, lembrando que o prefeito Isaac não faz política com o esporte, mas política para o esporte. “Em menos de 02 anos o Governo Municipal já investiu um montante nunca antes visto em Juazeiro na área do esporte. É uma verdadeira revolução nessa área e tem contribuído para oferecer mais lazer para toda a população”, avaliou. ..

Fotos de Juazeiro da Bahia e do Rio São Francisco

O leitor Harrisson Feeling brinda os demais blogueiros com imagens fantásticas de Juazeiro ao som da Bossa Nova. ..

Prefeitura de Juazeiro participa de plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre

Dando continuidade às discussões referentes aos problemas enfrentados pelos moradores da região Salitre, a Prefeitura de Juazeiro, através do secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Agnaldo Meira, participou na última sexta-feira (8) na comunidade de Goiabeira, da IX reunião plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre – CBHRS. A reunião ocorreu de forma democrática onde a comunidade e instituições presentes apresentaram proposições e debateram possíveis soluções para os problemas da bacia.  

Estiveram presentes o Ministério Público da Bahia; representantes do INGÁ – Instituto de Gestão das Águas e Clima; IMA – Instituto de Meio Ambiente da Bahia; Coelba; CERB – Cia. de Engenharia Ambiental da Bahia; Associações; STR – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro; UFBA – Universidade Federal do Estado da Bahia; UFC Engenharia Ltda., empresa que esta elaborando o Plano de Bacia do Salitre e CPT - Comissão Pastoral da Terra. ..