Advogado juazeirense defende a criação do Estado do São Francisco
Em tempos de discussões sobre a divisão da Bahia, um texto do advogado e professor universitário Luis Antonio Costa de Santana vai ampliar ainda mais o debate sobre esta proposta do deputado federal Oziel Oliveira (PDT-BA). Confira:
Caro Geraldo, eu também defendo a criação do Estado do São Francisco. Sobre a capital, podemos usar o modelo da África do Sul: Poder Executivo em uma das cidades e o Legislativo e o Judiciário noutra (Juazeiro e Petrolina). Se o bairrismo acabasse, as duas cidades ficariam 23% mais ricas. Mais empregos e oportunidades, desde que houvesse planejamento conjunto.
É ver o caso de Budapeste, na Hungria. Na verdade são duas cidades: Buda e Peste, separadas pelo rio Danúbio. Se integraram no aspecto do planejamento. Ninguém ganha se Juazeiro e Petrolina não tiverem um crescimento planejado.
Acompanhe também o caso da saúde. Petrolina acaba suportando a demanda de todo o entorno. Então, para a população de Petrolina, o que adiantou ser um pólo médico, se o cidadão de lá acaba disputando com moradores de outros Municípios? A RIDE é omissa. Não mostrou nada de concreto. Em verdade, não sei o nome do coordenador.
Veja o caso da ponte: sua duplicação vai transferir o engarrafamento para o centro de Juazeiro e de Petrolina.
Luiz Antonio Costa de Santana - Advogado
OAB/BA 14.496, OAB/PE 794-A
Professor da Universidade Federal do São Francisco - UNIVASF e da Universidade do Estado da Bahia -UNEB http://twitter.com/luizopara cegoasavessas.blogspot.com..