RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 348 registros para a palavra: jacobina

“Distritos de Jacobina contarão em breve com sinal de telefonia celular”, informa o deputado Amauri Teixeira

 

O deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA) se reuniu na última semana com o senador Walter Pinheiro (PT/BA) e o Diretor de Comunicações da Secretaria de Infraestrutura da Bahia, Robério Barbosa. Durante a reunião o parlamentar solicitou agilidade na disponibilização de sinal de celular em alguns distritos de Jacobina. O pedido já havia sido feito em 2011 pelo parlamentar, que através de Indicação e pessoalmente, demonstrou ao Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo a necessidade de implantação dos serviços em alguns distritos, não só de Jacobina, mas de vários municípios do interior da Bahia.  ..

GUARDA MUNICIPAL DE JACOBINA TEM CORREGEDORIA E OUVIDORIA APROVADA NA CÂMARA DE VEREADORES

No último dia 07, foi votado e aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Jacobina o projeto de Lei que cria a Corregedoria e Ouvidoria da Guarda Municipal. O comandante da Guarda Municipal, Marcos Adriano Rocha dos Santos disse que “é primordial para toda instituição de Segurança Pública ter sua Corregedoria e Ouvidoria independentes, uma vez que além de facilitar o cumprimento disciplinar, ético e hierárquico da Guarda Municipal a maioria dos convênios com a Polícia Federal e Ministério da Justiça exige que a Guarda Municipal possua sua Corregedoria e Ouvidoria independentes, a exemplo do convênio para porte de arma de fogo e INFOSEG”. A Guarda Municipal de Jacobina também protocolou no SINARM (Sistema Nacional de Armas) o Plano de Trabalho para convênio com a Polícia Federal visando à autorização do porte de arma de fogo. “A Corregedoria e Ouvidoria foi uma das exigências da Polícia Federal para firmar este convênio”, concluiu Marcos Adriano. ..

Deputado Amauri Teixeira busca ajuda para combater o incêndio na cidade de Jacobina

O deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA) busca ajuda do governo e autoridades para combater o fogo que consome a vegetação de Jacobina (BA) sua cidade natal. Desde que soube do incêndio na terça-feira (23/10) o parlamentar enviou ofícios e fez contato por telefone com várias autoridades, entre elas o Governador da Bahia, Jacques Wagner; o Comandante do Corpo de Bombeiros da Bahia Dalton da Silva Barbosa; o Coordenador Executivo de Defesa Civil, Salvador Brito e o Secretário de Meio Ambiente do Estado da Bahia, Eugênio Spengler.

De acordo com informações de Roque Tavares, brigadista que trabalha no combate ao fogo, após o clamor feito ao deputado e demais autoridade foi montado na cidade um grupo coordenado pela Policia Militar e composto pelo Corpo de Bombeiros de Senhor do Bonfim, Ibama, Polícia Civil, Mineradoras e Brigadistas de Jacobina que está trabalhando para a resolução do problema...

Qualificação: Inscrições abertas para capacitações em Jacobina, Capim Grosso e Miguel Calmon

Estão abertas as inscrições para os cursos e oficinas voltadas aos Empreendedores Individuais e empresários de Capim Grosso, Miguel Calmon e Jacobina, municípios localizados do norte da Bahia. Os interessados em participar das capacitações devem entrar em contato com o Ponto de Atendimento do Sebrae em Jacobina, através do telefone (74) 3621-4341. As vagas para as oficinas são limitadas.

A ação é promovida pela Unidade Regional do Sebrae em Jacobina, que também está realizando capacitações nos municípios de Senhor do Bonfim, Jaguarari, Campo Formoso e Itiúba. Os treinamentos acontecem nos meses de outubro e novembro e têm como objetivo desenvolver nos participantes características do comportamento empreendedor. “O empreendedor precisa aprender sempre, conhecer seu ramo de atividade e dominá-lo. Sair da informalidade dá ao trabalhador por conta própria o status e as responsabilidades de empresário e nós do Sebrae temos uma preocupação toda especial com a capacitação destes profissionais”, explica o coordenador da Unidade Regional do Sebrae em Jacobina, Geronilson Ferreira.

O gestor do Ponto de Atendimento do Sebrae de Jacobina, Eraldo Sousa, diz que os temas foram escolhidos para atender com mais eficiência as necessidades de capacitação dos empreendedores. “Queremos ajudar estas pessoas a prosperarem com os seus negócios, tomando decisões acertadas dentro do mundo do negócio. Estamos oferecendo conhecimento e este é o caminho”.

Calendário de cursos e oficinas:

Capim Grosso
Oficina SEI Empreender
Data: 18/10

Palestra Empreendedorismo
Data: 30/10

Local: Sala do Empreendedor de Capim Grosso
Investimento: Gratuito

Miguel Calmon
Oficina de Crédito
Data: 23/10

Local: Sala do Empreendedor de Miguel Calmon
Investimento: Gratuito

Jacobina
Oficina SEI Planejar
Data: 19/10

Oficina SEI Vender
Data: 25/10

Oficina SEI Controlar Meu Dinheiro
Data: 08/11

Local das oficinas: Ponto de Atendimento do Sebrae
Investimento: Gratuito

Curso Gestão de Estoque
Período: de 23 à 26/10

Curso Técnicas para Negociação
Período: 20 à 23/11

Local dos cursos: Auditório da Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija)
Investimento: R$ 50 para associados da Acija e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). ..

Jacobina é destaque na formalização de Empreendedores Individuais

Mais de oito mil, dos cerca de 200 mil Empreendedores Individuais (EI) da Bahia, estão fixados nos 32 municípios pertencentes a Unidade Regional do Sebrae em Jacobina. De acordo com dados do Portal do Empreendedor, só esse ano, esses municípios já formalizaram cerca de dois mil EI, número muito próximo da meta estabelecida de 2.498 inscritos até o fim de 2012. Da Regional, Jacobina é o município com maior número de empreendedores formalizados, 1.525. Senhor do Bonfim aparece na segunda posição, com mais de 1,2 mil EI, seguida por Itiúba, com 467.

Para o coordenador regional do Sebrae, Geronilson Ferreira, as parcerias com as associações comerciais, CDL e prefeituras são fundamentais para a obtenção de números tão expressivos. “Parceiras do Sebrae, estas entidades têm contribuído, e muito, para que empreendedores que viviam na informalidade, pudessem se legalizar, e para que a regional possa aparecer tão bem no cenário estadual”. Ele relembra que a formalização garante ao empreendedor o direito a benefícios previdenciários, possibilita inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídica (CNPJ), e, com isso, estar apto a participar de licitações, além de emitir notas fiscais, ter conta jurídica e acesso a empréstimos e financiamentos...

Emenda do deputado Amauri Teixeira (PT/BA) garante verba para construção de Ginásio Poliesportivo no IFBA Jacobina

Mais uma das emendas do deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA) vai beneficiar a educação, desta vez o valor será destinado para a construção de um Ginásio Poliesportivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifba) Jacobina. A emenda tem o valor de R$ 1.000.000 (um milhão) e o aviso de licitação, na modalidade concorrência foi republicado no Diário Oficial da União na última segunda-feira (10/09). Além das quadras poliesportivas o ginásio vai ser equipado com uma academia. O Ifba Jacobina será o primeiro, entre os construídos mais recentemente, a receber um ginásio poliesportivo.

O diretor e professor do Ifba Jacobina, Epaminondas Macedo informou que o ginásio vai beneficiar não só os alunos da instituição, mas toda a comunidade da região. “De alunos temos hoje 500 regulares e mais de 1.000 pelo Pronatec, mas o nosso objetivo é conseguir atender a comunidade de forma geral e conseguir identificar na comunidade potenciais atletas”, destacou.

Macedo informou também que pretende fazer uma parceria com a Universidade do Estado da Bahia em Jacobina que oferece o curso de Educação Física, mas não possui ainda um lugar adequado para aulas praticas. “Pretendemos fazer uma parceria com a Uneb para que os alunos possam ter um lugar para colocar em prática o que aprendem no curso e a ideia é que eles possam ser monitores e acompanhar as pessoas que procurem o ginásio para desenvolver atividades”...

Escolas municipais em Jacobina/BA recebem palestras itinerantes sobre o Projeto Aedes Transgênico

Para informar alunos de escolas do município e transformá-los em multiplicadores da informação, sete técnicos da Biofábrica Moscamed Brasil realizaram na última semana de agosto, um circuito de palestras nas escolas do município. O município foi escolhido como próxima comunidade para a implantação do Projeto Aedes Transgênico – PAT. O projeto já demonstra resultados com a redução populacional de 84% em uma comunidade de Juazeiro, região norte da Bahia.

Entre os dias 20 e 24 de agosto, agentes de saúde e de endemias do município de Jacobina acompanharam os agentes do PAT nas visitas às casas explicando o funcionamento do projeto e a participação da comunidade. “Elaboramos um plano de divulgação do projeto e esclarecimento público com visitação nas moradias, palestras nas escolas do município além da utilização dos meios de comunicação da cidade, para que a população tenha conhecimento das etapas do projeto e colaborarem abrindo suas casas para a instalação de armadilhas (ovitrampas e BGs)”, explicou o gerente técnico Rodrigo Viana...

Em Jacobina, Bebê morre por falta de UTI neonatal

Um bebê recém-nascido morreu nesta segunda-feira (27) após sofrer complicações respiratórias decorrentes de parto pré-maturo realizado no hospital Antônio Teixeira Sobrinho, em Jacobina, no norte baiano. A família da criança, que completaria três dias de vida, alega falha no atendimento médico. A unidade médica afirma que a morte foi provocada pela falta de vagas em UTIs neonatais no estado. Segundo as informações de parentes, Milane de Souza Araújo, a mãe, deu entrada no hospital municipal na última sexta (24) com contrações e perda de líquidos. A irmã, Magda de Souza Araújo, contou em entrevista ao G1 que a grávida teria ficado em observação e liberada cerca de cinco horas depois porque, apesar das fortes dores, os médicos teriam informado que a paciente não estaria no momento certo do parto e deveria fazer exame de ultrassom em uma clínica particular. Após a realização do procedimento solicitado, Milane retornou ao hospital e foi novamente liberada para casa. "Uma hora depois ela piorou, com mais dores e mais perda de líquido, quando retornamos novamente ao hospital. Aí foi quando resolveram internar ela e realizar o procedimento de parto", relatou Magda. A criança nasceu por volta da 11h do sábado (25), mas com problemas respiratórios e, por isso, seria necessária a remoção para uma UTI neonatal, unidade que, apesar de existir no local, nunca foi ativada por falta de médicos. O secretário municipal de Saúde, Robério Silva, solicitou esclarecimentos sobre a morte da criança, mas a diretora do hospital Antônio Teixeira Sobrinho informou que até as 17h30 desta segunda (27), o ofício não havia sido enviado. ..

Jacobina terá subsede da Codevasf

O município de Jacobina será beneficiado com uma subsede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba- Codevasf. A notícia foi dada hoje (27/08) pelo presidente da companhia, Elmo Vaz, ao deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA) que desde o mês de maio fez a solicitação ao Ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, através da indicação INC 2961/2012 e diretamente a Elmo durante café da manhã com a Bancada do Nordeste, no qual ele esteve presente. O parlamentar entregou em mãos um ofício ao presidente da Codevasf, juntamente com a indicação que fez na Câmara.

De acordo com o presidente da Codevasf está havendo uma reorganização na empresa e como o requerimento já havia sido feito há algum tempo Jacobina será um dos municípios beneficiados com uma nova subsede da empresa. Amauri acredita que com a instalação da subsede em Jacobina o município terá mais chances de se desenvolver, a exemplo de cidades vizinhas, que ele fez questão de citar. “Há um polo de desenvolvimento localizado na cidade Irecê que e abrange os perímetros Mirorós e Baixio de Irecê, a implantação de um polo de desenvolvimento da Codevasf em Jacobina irá alavancar o desenvolvimento da região no que diz respeito à infraestrutura de irrigação e geração de energia elétrica e novos investimentos voltados para o fortalecimento da economia na região”, defendeu Teixeira...

Codevasf vai instalar escritório em Jacobina, na Bahia

Atendendo uma reivindicação feita através do superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima, ao presidente da Companhia, Elmo Vaz, a cidade de Jacobina vai contar com um escritório de apoio técnico da instituição na cidade. A afirmação foi feita pelo superintendente após uma videoconferência realizada esta semana entre a sede em Brasília e a superintendência em Juazeiro. O motivo seria uma maior participação da companhia na região centro norte baiano, que envolve as cidades de Miguel Calmon, Caém, Mirangaba, Umburanas, Ourolândia, Várzea Nova e Morro do Chapéu.

Na Bahia, a Codevasf já possui escritórios de apoio técnico nas cidades de Barreiras, Guanambi, Irecê, Santa Maria da Vitória e Paulo Afonso. Com a instalação do escritório em Jacobina, o superintendente Emanoel Lima acredita que a companhia vai poder trabalhar mais efetivamente e conjuntamente com as comunidades da região, através desse ponto de referência, prestando assim um serviço mais eficiente e de melhor qualidade...

Técnicos da Moscamed realizam monitoramento e palestras no município de Jacobina, região noroeste da Bahia

Iniciou esta semana o trabalho de monitoramento de área, treinamento dos agentes de saúde e palestras nas escolas do município de Jacobina, região noroeste da Bahia, finalizando os estudos para a implantação do Projeto Aedes Transgênico – PAT JAC, desenvolvido pela Biofábrica Moscamed Brasil. Em maio deste ano, o Secretário de Saúde de Jacobina, Dr. Robério Vanderley e as Coordenadoras da Vigilância de Epidemiológica do município, as Enfermeiras Bruna Esperança e Bárbara Vilas Boas, visitaram a Biofábrica  e conhecerem o Projeto recomendado pelo Secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla. De 20 a 24 de agosto, oito técnicos da Moscamed se dividirão para levar informações sobre o projeto à população através da divulgação em todas as escolas do município, atingindo cerca de 6 mil alunos do ensino Fundamental  , treinamento e capacitação de 300 agentes de saúde e de endemias e divulgação de panfletos em locais públicos do município.

Com 80 mil habitantes, o município de Jacobina registrou até maio de 2012 cerca de 1300 casos de dengue, com ocorrência de duas mortes por dengue hemorrágica. O Projeto Aedes Transgênico utiliza mosquitos geneticamente modificados da linhagem OX513A, para a supressão populacional do mosquito transmissor da doença. Os machos transgênicos  produzidos pela Moscamed são liberados na natureza para a cópula com a fêmea selvagem que gerarão uma prole com gene mortal, não atingindo a fase adulta. “Atendendo à solicitação da Secretaria de Saúde da Bahia estamos em Jacobina para falar  sobre o projeto e estudar a viabilidade de implantação do PAT. A liberação dos mosquitos   só acontecerá com a aprovação da CTNBio – Comissão Nacional de Biossegurança, órgão ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia. O pedido será apreciado ainda no mês de setembro”, salientou o Diretor Presidente  Aldo Malavasi.

Em Juazeiro, o projeto iniciado em fevereiro de 2011 apresentou resultados  com a redução do índice populacional do mosquito onde aconteceram as liberações. “Houve a redução do índice populacional (índice de ovitrampa – equipamento de coleta de ovos dos mosquitos) em 84%. Além das comunidades de Itaberaba e Mandacarú, iniciamos também experimentos em mais três áreas de Juazeiro: Carnaíba do Sertão, Maniçoba e Campo dos Cavalos. Estes experimentos servirão para comparar o comportamento dos mosquitos em áreas diferentes”, informou o gerente técnico do projeto, o biólogo Danilo Carvalho...

Eleições 2012: Comitê de Valdice Castro é inaugurado em Jacobina

A candidata do PP, Valdice Castro, saiu na frente dos outros dois concorrentes à prefeitura de Jacobina, sendo a primeira prefeiturável a inaugurar seu comitê político na cidade. O evento aconteceu sexta-feira (10) e reuniu milhares de pessoas na Avenida Lomanto Júnior, onde Valdice foi recepcionada ao lado do vice-prefeito Luciano da Locar e dos candidatos a vereador da Coligação “Jacobina Transformando Vidas” -  formada pelo partidos PP / PDT / PTN / PSC / PR / DEM / PSDC / PSDB / PSOL  e PT do B.

Apesar da noite fria, com a temperatura beirando os 17 graus, o público compareceu em grande número a inauguração do “Comitê o 11”, com destaque para as caravanas acompanhadas pelos candidatos a vereador da sede e do interior do município. “É uma das maiores manifestações políticas que já vi em Jacobina, principalmente, se levarmos em conta que hoje foi apenas a inauguração de um comitê”, declarou o candidato Juliano Cruz (PR), que já exerceu quatro mandatos de vereadores e presidiu a Câmara em cinco oportunidades...

Presidente da Codevasf também declara apoio ao deputado Amauri Teixeira em Jacobina

Quem também visitou Jacobina para declarar apoio à candidatura do deputado federal Amauri Teixeira (PT) a prefeito de Jacobina, neste sábado (30), foi o presidente nacional da Codevasf, Elmo Vaz, que fez questão de enfatizar o caráter representativo da sua visita as convenções dos partidos que compõem a chapa petista. “Quero ressaltar o empenho do secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, junto ao governo federal para atrair mais recursos ao município em parceria com o deputado federal Amauri Teixeira e dizer que está parceria é responsável pela Central de Abastecimento que vem aí, assim como, os demais investimentos previstos pela Codevasp, fruto do jeito Dilma e Wagner de governar para todos sem olhar para o partido da prefeita ou prefeito”, enfatizou Elmo Vaz.

A presença de Elmo Vaz fortalece ainda mais a candidatura petista em Jacobina, que é vista como estratégica para as eleições de 2014, seja na Bahia, seja no Brasil. Para analistas da política local, a visita de um representante do governo federal e de um representante do governo estadual deixa clara a reação de repúdio do governador Jaques Wagner ao apoio do deputado federal ACM Neto a candidatura da atual prefeita do PP, Valdice Castro. Ou seja: mais um partido da base aliada em confronto com uma candidatura petista na Bahia. ..

Ossada humana é encontrada no leito de rio de fazenda em Jacobina (BA)

Foi encontrada no fim da tarde de sábado (23), parte de uma ossada humana em uma fazenda localizada na Serra do Tombador, município de Jacobina. Ainda não há informações que identifiquem a vítima. De acordo com informações do delegado plantonista Cleber Azevedo, da Delegacia Territorial de Jacobina, a ossada foi encontrada em um local de difícil acesso. “O dono da fazenda foi até o leito do rio para fazer uma limpeza de pasto, pois ele irá alugar o espaço. Chegando lá ele encontrou os pedaços e imediatamente registrou uma ocorrência na delegacia”, informou o plantonista.

O delegado disse ainda que a ossada foi encontrada em um estado avançado de decomposição, e acredita-se que deve estar lá no local há aproximadamente seis meses. Azevedo disse ainda que a provável hipótese é de que a pessoa tenha passado mal ou tenha sido picado por algum animal. “A hipótese de homicídio não será descartada por enquanto porque ainda estamos nas investigações. Mas como o local é de difícil acesso, é complicado levar um corpo para lá ou então matar alguém lá. Acreditamos que a vítima tenha passado mal ou tenha sido picado por uma cobra”, explica Azevedo...

Prefeita de Jacobina tem representação encaminhada ao MP

Na tarde desta quinta-feira (14/06), o Tribunal de Contas dos Municípios julgou parcialmente procedente o termo de ocorrência lavrado contra a Prefeitura de Jacobina, sob a gestão de Valdice Castro Vieira da Silva, atinente a irregularidades na contratação de serviços de transporte escolar, durante o exercício de 2011. O relator do processo, conselheiro substituto Cláudio Ventin, solicitou a formulação de representação ao Ministério Público contra a gestora e aplicou uma multa de R$ 10 mil, a ser recolhida ao erário com recursos próprios da gestora.

A 23ª Inspetoria Regional de Controle Externo identificou irregularidades no contrato celebrado entre a Prefeitura e a empresa Hila Transportes Ltda., perfazendo um montante de R$ 2.807.200,00, visando a execução de transporte escolar dos alunos da rede municipal de ensino, para um período de 200 dias letivos, com vigência de 20/02/2009 a 31/12/2009...

Deputado lamenta mais uma perda para o município de Jacobina

Foi publicada essa semana no Diário Oficial do Estado da Bahia, a resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) que transfere a sede do Serviço de Atendimento Médico e Urgência – SAMU da Macro Norte, representada por Jacobina, para Irecê. A comissão reúne todos os Secretários de Saúde da 16ª Diretoria Regional de Saúde (DIRES).

O deputado Amauri Teixeira (PT/BA) subiu ontem (29/05) à tribuna para, mais uma vez, denunciar o caos em que vive a saúde de Jacobina. De acordo com o deputado os secretários decidiram transferir a unidade porque a prefeita de Jacobina recusa-se a implantar o SAMU regional. “Ela devolveu o dinheiro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), devolveu o dinheiro da Central de Regulação e o Ministério da Saúde fez diversos requerimentos para a devolução das ambulâncias do SAMU. A Prefeita de Jacobina está punindo, não só os munícipes de Jacobina, mas os munícipes de todo o Piemonte da Chapada e toda a Macro Norte com a sua irresponsabilidade, por não ter implantado o SAMU, como manda a norma do Ministério da Saúde”, disse Teixeira...

Ambulâncias do SAMU 192 serão devolvidas por causa da prefeita de Jacobina

Ontem (5), representantes do Ministério e da Secretaria de Saúde alegaram em Seminário Regional realizado no município de Jacobina, que as ambulâncias do SAMU 192 voltados para os municípios da região não serão mais entregues porque a prefeita Valdice Castro (PP) não aceita implantar a Central de Regulação do SAMU 192 na sua cidade. O pré-candidato Amauri Teixeira informou que irá ingressar no Ministério Público, porque, não vai aceitar que os municípios da região sejam prejudicados e tenham que devolver as ambulâncias do Samu 192. "Ela não aceitou a Central de Regulação, a UPA, a UTI Móvel e o Lacen, embora tenha recebido recursos do governo para a realização", reclamou Amauri. Prefeitos de Varzea Nova, Capim Grosso, Miguel Calmon, Piritiba, Nova Fátima, Uibai, Mundo Novo e Varzea da Roça presentes no evento mostraram ofícios do Ministério da Saúde, informando que terão que devolver as ambulâncias do Samu com urgência porque a Central de Regulação não foi construída na cidade-polo, isto é, Jacobina. ..

Vereador de Jacobina denuncia descaso com a saúde

Em sessão da Câmara de Vereadores de Jacobina, o parlamentar Milton da Natureza, do partido Verde,  demonstrou sua preocupação com a epidemia de dengue que atualmente assola o município e solicitou explicações sobre as ações que o poder executivo está tomando para sanear o problema que, segundo o parlamentar, "ceifou recentemente a vida do jovem médico, Dr. Igor Porto, e têm causado grande apreensão aos moradores do município." Milton questionou se está havendo o devido monitoramento dos casos de dengue, se a equipe existente no município é suficiente para atender à demanda, se os recursos estão sendo aplicados devidamente, e se os laboratórios do município estão aptos a fazer diagnósticos em tempo de tratar casos de dengue hemorrágica. O parlamentar convidou o Secretário de Saúde de Jacobina a prestar esses esclarecimentos na próxima Sessão da Câmara e cobrou também uma posição do governo estadual, através da DIRES, sobre o que está sendo feito no sentido de combater essa epidemia no município e região. ..

Jacobina: Adolescente é linchado após assaltar comércio

E. C. N, de 17 anos

Um adolescente foi linchado e quase morto em Jacobina, após uma tentativa de assalto que foi frustrada por populares no final da tarde da última sexta-feira (17). Segundo informações da polícia, o adolescente acompanhado de um jovem armado, assaltou o Lojão Variedades do Grupo Diasis na Av. Orlando Oliveira Pires...

Jacobina: Tiros atingem agências bancárias, secretarias municipais e lojas do centro

As agências dos bancos Itaú e da Caixa e o prédio em que funcionam as secretarias municipais de Ação Social, Cultura e Planejamento, além de algumas lojas do comércio de Jacobina, foram atingidas por balas que teriam sido disparadas por homens em uma motocicleta nesta madrugada. Nada foi roubado e ninguém ficou ferido, segundo o site Ispiaki. ..