RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 208 registros para a palavra: ilha do fogo

72º BI emite nota sobre ocupação da Ilha do Fogo

A ILHA DO FOGO encontra-se localizada na calha do RIO SÃO FRANCISCO, entre as cidades de JUAZEIRO-BA e PETROLINA-PE. É dividida em duas partes pela Ponte PRESIDENTE DUTRA (BR - 407) que faz a ligação rodoviária dessas duas Unidades da Federação.

Em 2008, o 72º BI Mtz teve parecer favorável da Justiça Federal para ocupar a porção Leste da referida ilha, onde foi instalada a Base Fluvial desta Unidade. Com relação a porção Oeste da Ilha do Fogo, a qual atualmente se encontra ocupada por comerciantes, uma colônia de pescadores e aberta ao público em geral, a Justiça Federal determinou a imissão da posse num prazo de 100 (cem) dias, a contar do dia 24 do mês de maio do corrente ano, conforme Sentença Transitada e Julgada do Processo Nº 0000052-05.2012.4.05.8308 – 8ª Vara da 5ª Região de Justiça Federal de 1º Grau de Pernambuco, sob pena de multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por dia, para aqueles que não observarem essa decisão judicial e, ainda, autorizou, desde então, o emprego de dois Oficiais de Justiça, apoiados, se for o caso, por força policial, até o dia 31 de agosto do corrente ano...

MOVIMENTO POPULAR CONTRA OCUPAÇÃO DA ILHA DO FOGO PELO EXÉRCITO

O cantor e compositor juazeirense Carlos Maurício Dias Cordeiro (Mauriçola) enviou email ao blog dando conta de um movimento em defesa da Ilha do Fogo. Confira:

A ILHA DO FOGO É DO POVO COMO CÉU AZUL É DO URUBU..

ESPAÇO DO LEITOR: Projeto social Ilha do Fogo

Venho através desta, pedir um pouco de sua atenção caro leitor, pois o assunto que venho tratar, creio eu que seja do seu interesse.

Faço parte da Associação Desportiva Ilha do Fogo, Associação esta criada há aproximadamente seis meses e que tem como principal meta a implementação de um projeto social de revitalização da Ilha do Fogo, patrimônio natural de excelência, localizado entre os municípios de Juazeiro e Petrolina, que, juntamente com o Rio São Francisco, compõem um complexo turístico-ambiental visto em poucos lugares do Brasil...

POPULARES DE JUAZEIRO E PETROLINA PARTICIPAM DE EVENTO EM DEFESA DA ILHA DO FOGO

Foi um grande sucesso o evento “ABRACE A ILHA” realizado no último sábado, dia 08/10, na ilha do Fogo que contou com a participação de populares de Juazeiro e Petrolina. Pais, Mães, filhos e netos, todos se divertiram e participaram de um sábado de sol lindo e natureza exuberante as margens do Rio São Francisco, aproveitando a nova ilha do Fogo limpa e revitalizada. A família volta a freqüentar aquele ambiente que esteve, por muito tempo, sujo e marginalizado.

“Certamente é o recomeço de uma nova e maravilhosa fase em que a ilha do Fogo vem proporcionar aos habitantes das duas cidades. Revitalizada e livre do tráfico de drogas se transformará na mais nova atração de lazer da população São franciscana”, comenta Flávio Murilo, um dos organizadores...

Associação da Ilha do Fogo promove evento para conscientização social

Em comemoração ao aniversário do Rio São Francisco, a Associação Desportiva Ilha do Fogo, promove um grande evento multicultural e esportivo a ser realizado dia 08/10/2011 na Ilha do Fogo. Denominado: “ABRACE A ILHA”, este evento pretende promover uma conscientização social com o fim de buscar políticas públicas de preservação sócio-ambiental do complexo turístico: “Balneário Ilha do Fogo” composto pela conjugação de verdadeiros tesouros naturais (Rio São Francisco e Ilha do fogo), que juntos compõem um pólo turístico e cultural da mais alta excelência.

A Associação busca, com esse evento, um despertar da sociedade civil e dos poderes públicos instituídos, para que tenham consciência do papel fundamental a ser desenvolvido no sentido de proporcionar à população São Franciscana um lugar único, paradisíaco no que diz respeito ao potencial turístico e ambiental localizado nos centros dos municípios de Juazeiro - Ba e Petrolina-Pe. ..

VEREADORA SUZANA RAMOS QUER JUAZEIRO INTEGRADA AO PROJETO DE TURISMO ECOLÓGICO NA ILHA DO FOGO

A vereadora Suzana Ramos (PTdoB) externou preocupação na sessão da Câmara Municipal nesta terça-feira (30) sobre o projeto divulgado pela Prefeitura de Petrolina, em parceria com 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BIMtz), Codevasf, Sebrae e Associação de Artesãos da região, que visa incentivar o turismo ecológico na Ilha do Fogo.

“Acho de grande importância para a região, mas que Pernambuco não assuma o lado baiano. Lá tem que constar uma bandeira de Pernambuco e outra da Bahia, até porque Petrolina não perde nada para Juazeiro”, comentou Suzana...

Ilha do fogo é palco de encontro artístico e cultural


Acontece neste sábado (16) na Ilha do Fogo, a partir das 13h, o I Encontro Artístico e Ambiental do Vale do São Francisco. O objetivo do encontro é levar entretenimento e conscientização ambiental para a população e conscientizar sobre a responsabilidade com o lixo que é produzido, além de realizar um mutirão de limpeza no local. O evento é realizado por artistas locais e conta com o apoio da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Eventos (Sedectur).

Segundo Tainahakã Alves, vocalista da banda Rukha e um dos idealizadores do encontro, as atividades artísticas e culturais vão contribuir para despertar a consciência em relação ao meio-ambiente. “O evento pode não mudar a realidade do que a gente vive, mas estamos tentando conscientizar a população sobre o cuidado com o rio, pois sem ele a região não teria o seu devido valor. Queremos uma consciência ambiental”, afirma.

A programação começa com o mutirão de limpeza, depois haverá apresentações musicais com DJ Panzarinni e as bandas Rukha e Apocalipse Reggae. No final da tarde acontece o Chá da Simpatia com recital de poesias. A entrada é gratuita. ..

Novo Coordenador quer sede da Ride na Ilha do Fogo

O Curaçaense e ex-chefe de gabinete da administração Odacy Amorim em Petrolina, Omar Torres, popular Babá, é o novo coordenador regional da RIDE - Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Vale do São Francisco. Em contato com o blog Babá informou que foi publicada, dia 18, no Diário oficial da União a portaria nº 369 do Ministério da Integração Regional que o designou para o cargo.

Integram a Ride os municípios de Juazeiro, Curaçá, Sobradinho e Casa Nova (Bahia) e Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Orocó (Pernambuco).

Omar Torres informou que ainda hoje tem reunião com os prefeitos Isaac Carvalho (Juazeiro) e Júlio Lóssio (Petrolina), com a finalidade de estabelecer o compromisso de parcerias. Num outro momento, conversará com os dirigentes dos demais municípios que fazem parte da Ride...