RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 12 registros para a palavra: hemope

Transforma Petrolina mobiliza voluntários para abastecer o Hemope

Todos os anos, nos períodos de férias e de carnaval, os hemocentros brasileiros têm uma baixa de 20% a 30% no estoque de banco de sangue. Com a pandemia da Covid-19, foi registrado uma diminuição de 50% nessas doações.

Pensando nisso, o Transforma Petrolina, em parceria com o Transforma Brasil, realizará o "Muda Junto - Doe Sangue", uma ação de voluntariado para abastecer o Hemope do município sertanejo. ..

O 72º Batalhão do Exército realiza doação de sangue para contribuir com o Hemope

O 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BI Mtz) promoveu na manhã desta segunda-feira, 06 de abril, uma campanha de doação de sangue voluntária entre seus integrantes, visando abastecer os estoques do Hemocentro de Pernambuco (HEMOPE). 

Em coordenação com o HEMOPE, foi feita uma programação para uma doação de sangue organizada, na qual se estabeleceu datas e horários determinados para a ida dos militares, de forma centralizada, ao centro de coleta. A iniciativa tem a previsão da adesão voluntária de cerca de 200 militares, que, sensibilizados com a necessidade, comparecerão ao HEMOPE para realizar a doação...

Hemocentros brasileiros têm baixa de 20% a 30% no estoque de sangue neste período

Uma ação voluntária vai ajudar a manter o estoque de bancos de sangues de mais de 20 cidades espalhadas nas cinco regiões do Brasil durante o período do Carnaval 2020. A partir desta sexta-feira (14), a Ação Muda Junto – Doe Sangue, articulada pelo Movimento Nacional de Voluntariado Transforma Brasil, engajará pessoas a se apresentarem aos hemocentros de todo o Brasil para fazerem a doação.

Nesta época de carnaval, como também, no período de férias, os hemocentros brasileiros têm uma baixa significativa no estoque de banco de sangue, em torno de 20% a 30%. A ação Muda Junto – Doe Sangue utiliza o mote "seja um herói e salve vidas" e vem para facilitar essas doações através do engajamento cívico...

Serviço Social da UPAE de Petrolina realiza sensibilização a favor do HEMOPE

O Serviço Social da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) realizou, de 12 a 18 de agosto, uma ação de sensibilização em prol do Hemocentro Regional (HEMOPE) com os seus usuários e pacientes, a fim de estimular as doações e aumentar o estoque do banco de sangue. 

"Não estamos em época de campanha, mas percebemos a dificuldade do HEMOPE e resolvermos fazer esse trabalho educativo, já que o serviço social também tem esse papel. O estoque está baixo e a gente nunca sabe quando vai precisar. O beneficiado muitas vezes pode ser a gente mesmo, um parente, um vizinho, ou até alguém desconhecido. Então, o importante é doar", ressalta a supervisora do setor, Nazaré Cunha. ..

Hemoba e Hemope convocam doadores para reforçar estoque de sangue para o Carnaval

Durante a folia momesca, o número de doações de sangue tem uma queda de 30%. Apesar disso, enquanto são necessárias 250 doações diárias no carnaval para atender toda a demanda, o número normalmente fica abaixo de 150.

A Fundação Hemope lançou uma campanha de doação de sangue para o Carnaval 2019. Com o tema "Viva o Carnaval e acerte na solidariedade", o objetivo é reforçar o estoque estratégico de sangue durante o período carnavalesco. A expectativa é de que, com a campanha, haja um aumento de cerca de 20% de doadores. ..

Com estoque de sangue em estado crítico, fundação (Hemope e Hemoba) convoca doadores

Preocupados com os baixos estoques de sangue, a Fundação Hemope e Hemoba está convocando doadores e a população em geral para superar essa fase doando sangue o mais breve possível. De acordo com o órgão, o número de doações vem decaindo de forma expressiva e, atualmente o estoque está crítico, principalmente nos tipos sanguíneos A-, B-, O- e AB- . Os demais estão em estado de alerta.

Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar xerox da identidade...

Hemope de Petrolina realiza campanha para aumentar estoque de sangue no São João

Segue até o dia 30 de junho na cidade de Petrolina (PE) a campanha realizada pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE) que tem o intuito de convocar doares de sangue para fortalecer os estoque sanguíneos para o período junino.

A campanha nesta época do ano é promovida tendo em vista que, durante as festas de São João, as estatísticas envolvendo acidentes automobilísticos e queimaduras por fogos juninos, tendem a crescer. Por se tratar de um período festivo, poucas pessoas se interessam em procurar o serviço, além disso, devido o consumo de álcool que se torna mais frequente, essas pessoas também ficam impossibilitadas de doar...

Odacy Amorim se reúne com servidores do Hemope que reclamam das condições de trabalho do órgão em Petrolina

Acúmulo de funções, falta de climatização, anotações manuais, queda de energia elétrica, redução de atendimento por falta de condições de trabalho e a espera de um sistema de informatização. Esta é a realidade apresentada pelos servidores da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco, (Hemope) em Petrolina, no Sertão do Estado.

As informações sobre a precariedade do Hemope foram repassadaspelos servidores e prestadores de serviços daquela unidade, durante uma reunião nesta semana com o vice-presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social na Assembleia Legislativa de Pernambuco, (Alepe), deputado estadual, Odacy Amorim (PT-PE)...

Ação da UPAE Garanhuns e HEMOPE consegue doações de sangue

A UPAE Garanhuns realizou mais uma campanha de Ação em Saúde junto aos usuários e funcionários da unidade, desta vez, em parceria com o HEMOPE. Visando aumentar os estoques de sangue no período pré-carnaval, a UPAE recebeu, no início de fevereiro, a assistente social do HEMOPE, Laura Albuquerque, que junto à assistente social da UPAE, Monique Vasconcelos, conversaram com pacientes da unidade e seus acompanhantes, incentivando a doação, tirando dúvidas e distribuindo material informativo.

Na semana pré-carnavalesca foi a vez dos funcionários acompanharem a apresentação do HEMOPE, em conjunto com a Coordenação de Enfermagem da UPAE, Tayana Guerra, que conseguiu 16 doadores para a mesma data, quinta-feira (23/02). Como registrou Laura Albuquerque, cada doação pode salvar até quatro vidas. "Sabemos que esta ação vai alcançar mais pessoas, que ouviram as palestras, mas não puderam realizar a doação no dia da campanha. Além disso, quem doou pela primeira vez, quebrando sua resistência, tende a continuar contribuindo com o HEMOPE" - registrou Tayana Guerra...

Presidente da Fundação Hemope ressalta a importância da parceria com a UPAE/IMIP Petrolina


A presidente da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), Yêda Maia, reconheceu recentemente, em entrevista para a publicação “Hemope Notícias”, a importância da parceria com a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), com vistas a dar início à descentralização do atendimento hematológico no estado.
 
A pactuação foi feita em abril, quando a unidade de saúde recebeu a equipe da Fundação Hemope. A proposta de tornar a UPAE/IMIP referência para o serviço no interior do estado atende ao projeto de descentralização do atendimento hematológico, que em Petrolina será feito com o apoio da VIII Gerência Regional de Saúde / IV Macrorregional. A concretização da iniciativa está prevista para esse segundo semestre e, em 2017, o município de Caruru será incluído no processo.
 
Ainda de acordo com a publicação, Yêda Maia considerou a viagem a Petrolina gratificante, principalmente por permitir um diagnóstico amplo da assistência hemoterápica. “Percebemos que o serviço não está restrito apenas às unidades do Hemope, mas inclui outros elementos da assistência, em especial, alguns dos hospitais da região”, pontuou. A presidente também destacou a receptividade das gestoras da UPAE e VIII Geres, afirmando que “as profissionais ofereceram um apoio excepcional e excelente acolhida, em especial Aline Jerônimo e Magnilde Alves”.
 
Pactuação
 
“Estamos buscando cumprir a determinação do Sistema Único de Saúde [SUS], através da oferta ao paciente de um tratamento mais próximo da sua casa. Como suporte, temos o privilégio de ter um hematologista na UPAE/IMIP, que é uma das especialidades médicas mais escassas do mundo. Somos todos Secretaria Estadual de Saúde e queremos que o paciente se sinta seguro para fazer seu tratamento também em Petrolina, e não só no Recife”, afirmou Yêda Maia durante a visita feita em abril.
 
Vale ressaltar que o acompanhamento será para os pacientes com doenças benignas do sangue, os oncológicos serão encaminhados à APAMI. A marcação das consultas ambulatoriais com o hematologista acontecerá via VIII Geres.
  
Confira a publicação na íntegra: http://www.hemope.pe.gov.br/download/HN2302.pdf . ..

Hemope descentraliza serviços de hematologia e a UPAE de Petrolina será referência para a região

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) iniciará o processo de descentralização dos seus serviços no estado, começando pelo município de Petrolina. Dentro dessa escolha, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) é eleita como unidade de saúde de referência para o tratamento das doenças benignas do sangue. A pactuação foi firmada nesta terça-feira (19) pela presidente do Hemope, Yêda Albuquerque, e a diretora geral da UPAE, Magnilde Alves.

De acordo com a presidente, a escolha de Petrolina se deu por conta da localização estratégica (oposta à capital do estado) e pelo município ser polo de desenvolvimento, inclusive em saúde. “A gente está buscando cumprir a determinação do Sistema Único de Saúde [SUS], através da oferta ao paciente de um tratamento mais próximo da sua casa. Para isso, temos o privilégio de ter um hematologista na UPAE, que é uma das especialidades médicas mais escassas do mundo. Somos todos Secretaria Estadual de Saúde e queremos que o paciente se sinta seguro para fazer seu tratamento em Petrolina, e não só no Recife. É como se a UPAE também fosse o Hemope”, considerou Yêda...

Profissionais da secretaria de Saúde reforçam estoque sanguíneo do Hemope em Petrolina

Solidários a campanha de doação de sangue em Petrolina a equipe de profissionais jurídicos da Secretaria Municipal de Saúde iniciou uma mobilização que busca ampliar o estoque hematológico do HEMOPE-Petrolina.

“É muito importante nos conscientizarmos da necessidade de estarmos fazendo esses gestos solidários, a proximidade do carnaval aumenta a demanda desses centros e bancos de sangue”, explicou o assessor jurídico Daniel Claudino...