RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 292 registros para a palavra: gripe

Dia D da Campanha contra a Gripe mobiliza população e profissionais de saúde de Lagoa Grande

Oito postos de vacinação (incluindo um posto volante) funcionaram no último sábado, dia 30, em Lagoa Grande (Sertão do São Francisco), durante o Dia D da Campanha Nacional de Imunização contra a Gripe. Esse ano além dos idosos, o Ministério da Saúde incluiu gestantes e crianças de 2 meses a menos de 2 anos para serem imunizados contra o vírus da influenza. A vacina também atinge os profissionais de saúde do município. Os postos do interior também receberam a população para vacinar no Dia D. 

Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunização em Lagoa Grande (PNI), Ladiane Cardoso, a vacinação está num ritmo acelerado no município, o que permitirá que mais uma vez a cidade supere as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde como já foi constatado em todas as campanhas que a Prefeitura Municipal, através da secretaria municipal de Saúde, coordenou no ano passado. ..

Juazeiro intensifica Campanha contra Gripe no dia “D”

No último sábado (30), a Secretaria de Saúde de Juazeiro promoveu o Dia “D” da Campanha de Vacinação contra Gripe Comum, que beneficia este ano os grupos contra a gripe suína (H1N1). A mobilização aconteceu em pontos estratégicos na cidade. Além das 44 Unidades de Saúde da Família (USF), zona urbana e interior, a vacina foi oferecida gratuitamente no Abrigo dos Idosos e em postos volantes localizados na praça da Misericórdia, G Barbosa e Lojas Americanas.
 
Durante o dia “D”, uma média de 5,2 mil pessoas recebeu a imunização e até sábado, foram vacinadas 7,6 mil pessoas (informações parciais) no município. Este ano, a Campanha está ofertando a imunização para os idosos (população de 60 anos e mais), trabalhadores de saúde dos setores públicos e privados, crianças na faixa etária de 6 meses a menor de 2 anos, gestantes e indígenas.
 
A Campanha prossegue até dia 13 de maio. Quem ainda não se vacinou deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima levando a carteira de vacinação. Na sede, as USF funcionam das 8h às 12h e das 14h às 17h e no interior, das 8h às 14h. Além dos postos fixos, a equipe de saúde está intensificando as visitas aos hospitais, escolas, terminal de ônibus, dentre outros locais.

A meta é imunizar no mínimo 80% de todos os grupos. Já receberam a vacina, 3,8 mil idosos, 766 gestantes, 720 profissionais de saúde e 2,3 mil crianças de 6 meses a menores de 2 anos (dados parciais). Juazeiro possui uma média de 16,8 mil idosos, 3,1 mil profissionais de saúde, 4,9 mil gestantes e 5,8 mil crianças na faixa etária indicada pela campanha. ..

Prefeitura de Sobradinho promoveu lançamento do Dia D da Campanha de vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu sábado (30), o lançamento do Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza (Gripe). A solenidade ocorreu no Centro Educacional Luiz Eduardo Magalhães – Celem e contou com um saboroso café da manhã. A abertura contou com a presença do prefeito, Genilson Silva, da Secretária de Saúde, Nadja Maria e a Coordenadora SAMU, Blenda Francilda do Carmo. A campanha de vacinação contra a gripe beneficia idosos, indígenas, crianças menores de 02 anos, gestantes e profissionais de saúde.

Segundo a Secretária de Saúde, Nadja Maria, a vacina é uma forma importante de prevenção. “É necessário que a população indicada para receber a vacina procure os nossos postos de saúde para serem imunizadas. Durante todo o Dia D, 08 postos foram colocados à disposição da população para aplicação da vacina. O prefeito Genilson Silva, em seu discurso ressaltou a importância da iniciativa no combate à doença. ..

Campanha contra Gripe é iniciada em Juazeiro

A Secretaria de Saúde de Juazeiro começou nesta segunda-feira (25) a Campanha de Vacinação contra gripe no município. Além dos idosos (população de 60 anos e mais), a vacina vai contemplar todos os trabalhadores de saúde dos setores públicos e privados, crianças na faixa etária de 6 meses a menor de 2 anos, gestantes e indígenas. Todas as Unidades de Saúde da Família (USF) já estão oferecendo gratuitamente a vacina contra a gripe comum, que este ano também vai beneficiar os grupos contra a Influenza A (H1N1), conhecida como gripe suína. Na zona urbana, a imunização está sendo ofertada das 8h às 12h e das 14h às 17h e no interior, das 7h30 às 13h.
 
Para receber a vacina, o usuário deve levar à unidade a carteira de vacinação. Além das Unidades de Saúde, os profissionais também estarão vacinando em escolas, hospitais e ilhas, com o apoio da Marinha. A meta é imunizar no mínimo 80% de todos os grupos. Juazeiro possui uma média de 16,8 mil idosos, 3,1 mil profissionais de saúde, 4,9 mil gestantes e 5,8 mil crianças menores de 2 anos. A Campanha será encerrada dia 13 de maio e o dia D realizado em 30 de abril com postos volantes na praça da Misericórdia, G Barbosa, Águas Center e Lojas Americanas. Segundo o diretor de Promoção e Vigilância à Saúde de Juazeiro, Mário Machado, a vacina não possui riscos, e deve ser evitada apenas por aqueles que têm alergia severa a ovo. ..

JUAZEIRO INICIA CAMPANHA CONTRA GRIPE ESTA SEMANA

A cidade de Juazeiro inicia a Campanha de Vacinação contra gripe nesta segunda-feira (25). De acordo com o Ministério da Saúde este ano será colocado em prática uma nova estratégia de imunização, em que a vacinação anual contra a gripe comum também vai beneficiar os grupos contra a influenza A (H1N1), conhecida como gripe suína. Além dos idosos (população de 60 anos e mais), a vacina vai contemplar todos os trabalhadores de saúde dos setores públicos e privados, crianças na faixa etária de 6 meses a menor de 2 anos, gestantes e indígenas. Todas as Unidades de Saúde da Família, zona urbana, das 8h às 12h e das 14h às 17h e interior, das 7h30 às 13h, estarão oferecendo gratuitamente a imunização. Os públicos devem se dirigir às unidades munidos da carteira de vacinação.
 
A meta é imunizar no mínimo 80% de todos os grupos. Juazeiro possui uma média de 16,8 mil idosos, 3,1 mil profissionais de saúde, 4,9 mil gestantes e 5,8 mil crianças menores de 2 anos. A Campanha vai ser encerrada dia 13 de maio e o dia D realizado em 30 de abril.  “É importante que a população se proteja, pois a vacina é segura e garante o bem estar de todos. A imunização não possui contraindicação, apenas reações adversas leves, como dores de cabeça e no local da injeção”, disse o diretor de Promoção e Vigilância à Saúde de Juazeiro, Mário Machado.  ..

Gripe suína já matou 99 pessoas em todo país

Até o dia 4 de setembro deste ano, o Brasil registrou 99 mortes e 773 casos de influenza A (H1N1) – gripe suína. Do total de mortes, 44 foram registradas na Região Norte, o equivalente a 44,4%, e 307 casos foram confirmados na Região Sul, correspondente a 39,7%. De acordo com o último boletim da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, as mulheres, de 10 a 49 anos de idade, são as principais vítimas. Entre as mortes, 67 foram do sexo feminino, sendo metade de grávidas. (Ibahia) ..

Juazeiro reforça vacinação contra gripes H1N1, comum e contra pólio‏

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) continua intensificando as Campanhas de Vacinação contra gripes comum e A (H1N1), além de reforçar também a primeira etapa da vacina contra poliomielite (paralisia infantil), para crianças menores de 5 anos de idade. Quem ainda não se imunizou contra estas doenças devem se dirigir as Unidades de Saúde da Família, tanto da sede, das 8h às 12h e das 14h às 17h, como no interior, das 8h às 13h para receberem as doses. As Campanhas seguem até a conquista da cobertura determinada pelo Ministério da Saúde (MS). Todos, inclusive os responsáveis pelos menores, devem comparecer às unidades levando a carteira de vacinação ou a identidade.

De acordo com a Sesau, todas as crianças menores de 5 anos - mesmo que já estejam vacinadas - podem ser levadas também diariamente, de segunda a sexta-feira, somente pela manhã, das 9h às 12h, às maternidades da cidade: Hospitais Pró-Matre, Clise e Unimed. Já foram vacinadas 13,2 mil crianças, o que representa cobertura de 58,72%. A meta mínima é vacinar 95% dos 22,6 mil menores de cinco anos. O dia “D” da segunda etapa da Campanha contra pólio está prevista para acontecer dia 14 de agosto.

A Campanha de Vacinação contra a nova gripe (H1N1) está sendo oferecida para todos os grupos considerados prioritários pelo MS, portanto, as pessoas com idade de 20 a 39 anos, gestantes, população com doenças crônicas (inclusive idosos) e crianças com idade de 6 meses a menores de 2 anos podem ser imunizados. Até o momento, 78,6 mil pessoas foram vacinadas e a meta é atingir 100 mil. Os que menos estão procurando os postos de saúde são as gestantes e os adultos de 30 a 39 anos, que respectivamente já atingiram coberturas de 47,80% (2,3 mil pessoas vacinadas e meta de 4,9 mil grávidas e 52,2% (20,6 mil imunizados com meta de 39,5 pessoas).

Os idosos que também não receberam a dose da defesa contra a gripe comum devem procurar os postos de saúde. Esta Campanha já atingiu cobertura de 74,69%, sendo vacinados 12,6 mil idosos. A meta é imunizar 16,8 mil. Segundo a técnica de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Maria do Livramento, a procura ainda está sendo muito pouca. ..

Campanha contra as gripes A (H1N1) e comum continua em Juazeiro

A Campanha de vacinação contra as gripes A (H1N1) e comum foi mais uma vez prorrogada e todos os postos de saúde de Juazeiro continuarão disponibilizando a vacina enquanto a meta não for alcançada. Segundo Maria do Livramento Freitas, enfermeira da Vigilância Epidemiológica da SESAU, já foram vacinados 76 mil pessoas, mas a meta a ser atingida é 116 mil pessoas. “Ainda temos um quantitativo de 30 mil doses que estamos distribuindo para as unidades de saúde do município. Este ano não foi registrado nenhum caso da doença em Juazeiro, mas mesmo assim precisamos ficar alertas e imunizar toda a população. A vacina é eficaz e causa uma imunidade de 95%, por esse motivo é importante que todos compareçam aos postos e se previnam contra uma doença tão grave, que pode deixar seqüelas ou até mesmo levar ao óbito”, informou.
 
A respeito das inúmeras prorrogações da campanha, Livramento explicou que infelizmente as pessoas não estão dando a importância necessária à doença. “Não deveríamos prorrogar ‘campanhas’, temos uma vacina que está disponível nas unidades de saúde e a população não procura as unidades para se vacinarem. É importante frisar que quanto mais cedo elas se vacinarem mais cedo elas serão imunizadas, todos deveriam entender a gravidade e os riscos que essa doença pode causar”, observou.
 
Para Aidimar de Carvalho Filho que procurou o posto de saúde no dia em que seria o encerramento da campanha - sábado (12), sua imunização foi adiada devido ao medo dos efeitos coletarias. “No inicio eu tinham certo preconceito da vacina, devido aos boatos sobre as supostas reações. Percebi que era total falta de informação e o quanto é importante ser imunizado contra a doença”, confessou.
 
Já em relação à gripe comum, a campanha também segue por tempo indeterminado. Todos os idosos com mais de 60 anos podem se dirigir a qualquer posto de saúde para serem imunizados. Nesta fase a gripe comum pode ocasionar grandes riscos ao paciente por se tratar de uma idade arriscada onde a imunidade é bem menor. A campanha é destinada a todas as pessoas que ainda não foram imunizadas. A dose da defesa está disponibilizada em todas as Unidades de Saúde da Família da zona urbana das 8h às 12h e das 14h às 17h e da rural das 8h às 13h. ..

Saúde intensifica vacinação contra as gripes A e comum em Juazeiro

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que as campanhas de vacinação contra a gripe A (H1N1) e gripe comum serão encerradas neste sábado (12) em todo o município. Aproveitando o dia D de vacinação contra a Poliomielite as Unidades de Saúde da Família (USF), pretendem imunizar toda a população que ainda não recebeu as doses contra as influenzas A e comum.
 
“É importante informar que não há risco em tomar a vacina contra a gripe A seguida da Sabin (contra a poliomielite). Se a pessoa tiver que se imunizar das doenças citadas, como crianças de 2 a menores de 5 anos, elas podem até tomar as duas vacinas no mesmo dia. Neste sábado, dia D de vacinação contra a pólio vamos aproveitar e intensificar as vacinas contras as gripes, já que encerramos neste dia a campanha”, informou o Diretor de Promoção à Saúde da SESAU, Mário Sergio Oliveira Machado.
 
A campanha é destinada para todos os retardatários, em específico para os dois últimos grupos: crianças de 2 a menores de 5 anos e adultos de 30 a 39 anos. Gestantes que ainda não se vacinaram também devem procurar um dos postos de saúde do município. A estimativa da campanha é vacinar 116 mil pessoas no município, sendo que 68 mil (60%) já foram imunizadas. A dose da defesa está sendo disponibilizada em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), sendo que na zona rural, das 8h às 13h e na urbana, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
  ..

Com ampliação da campanha, governo espera vacinar 100 milhões contra gripe A

Crianças de 2 a 4 anos e 11 meses vão poder receber a vacina contra a influenza A (H1N1) – gripe suína a partir da próxima segunda-feira (24). O anúncio foi feito ontem (21) pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no Rio de Janeiro. Com a ampliação da campanha, a meta de imunização passa de 90 milhões para 100 milhões de pessoas. “O estoque estratégico, durante esses dois meses [desde o início da campanha nacional de imunização] , funcionou como uma reserva para qualquer eventualidade [rejeição de lote de vacina ou demanda extra]. Como conseguimos manter a reserva de cerca de 10 milhões de doses, é suficiente para que possamos incluir mais uma faixa etária”, afirmou o ministro.


Temporão explicou ainda que o novo grupo que começa a receber a vacina foi selecionado por apresentar maior vulnerabilidade a desenvolver complicações pela influenza A (H1N1), depois dos grupos prioritários já incluídos anteriormente na campanha. A vacinação segue até o dia 2 de junho. O prazo vai ser aproveitado também para prorrogar a imunização de gestantes e o grupo de pessoas com idade entre 30 e 39 anos.


De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 62 milhões de pessoas já foram imunizadas em todo o Brasil. O número representa mais de 70% da meta estipulada pelo governo federal. Todos os estados conseguiram imunizar o total definido entre crianças de 6 meses e menores de 2 anos. Entre os doentes crônicos, 80% foram imunizado. Já entre as gestantes, esse percentual foi de 68%. Entre adultos com idade entre 20 e 29 anos, o índice ficou em 77%. Entre os adultos com idade entre 30 e 39 anos, apenas 37% se vacinaram...

Crianças com idades entre 2 e 4 anos serão vacinadas contra gripe A

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que as crianças com idades entre 2 e 4 anos podem se vacinar contra a gripe A (H1N1) gratuitamente a partir da próxima segunda-feira. Até o momento, só crianças de seis meses e dois anos tinham sido imunizadas contra a doença.

Temporão disse também que o fim da campanha foi adiado até o dia 2 de junho. De acordo com ele, além das crianças, a vacinação está aberta para adultos com idades de 30 a 39 anos e gestantes. A meta do Ministério da Saúde, que é vacinar 80% da população, só não foi atingida pelo grupo de gestantes e pessoas com 30 a 39 anos. Até o momento, 61 milhões de pessoas foram imunizadas. ..

Juazeiro vacina contra H1N1 e gripe comum neste sábado (22)

A Secretaria de Saúde de Juazeiro intensifica as Campanhas de Vacinação contra gripe comum para maiores de 60 anos e da nova gripe (Influenza A), que deveriam ser encerradas nesta sexta-feira (21), conforme Calendário do Ministério da Saúde (MS). Neste sábado (22), as Unidades de Saúde da Família (USF) da sede e interior ainda estarão vacinando a população, das 8h às 12h.
 
A vacina contra a H1N1, neste sábado, estará sendo disponibilizada a todos os grupos selecionados pelo MS. Os trabalhadores de saúde, gestantes, idosos maiores de 60 anos com doenças crônicas e demais indivíduos portadores, crianças com idade de 6 meses a menores de 2 anos, adultos de 20 a 39 anos que ainda não receberam a dose devem se dirigir aos postos de saúde levando a carteira de vacinação ou identidade. Esta campanha pretende atingir uma média de 117 mil habitantes e até o momento 52,4 mil pessoas foram imunizadas, significando uma cobertura de 45%.
 
Contra a gripe comum já foram vacinados 7,4 mil pessoas, atingindo uma cobertura de 44,31%. A meta é vacinar no mínimo 80% dos 16,8 mil idosos com idade superior a 60 anos existentes em Juazeiro.  ..