RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 292 registros para a palavra: gripe

Amanhã é o último dia para se proteger contra a gripe em Petrolina

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) encerrará amanhã (01), a Campanha de Vacinação Contra a Gripe. Mais de 22 mil pessoas já foram vacinadas no município. A meta é atingir 26 mil, referente a 80% do público-alvo, formado por gestantes em qualquer período gestacional, crianças de 6 meses a menores de dois anos e idosos a partir de 60 anos, como preconiza o Ministério da Saúde.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Kátia Coutinho, é importante aproveitar esse momento para chamar a atenção das pessoas que ainda não se vacinaram. “Elas precisam se proteger contra o vírus para evitar as complicações trazidas com a gripe”, declarou. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família, das 08h às 17 horas...

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 1º de junho

O Ministério da Saúde prorrogou até 1º de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A imunização começou no último dia 5 e estava prevista para terminar nesta sexta-feira (25). Até a manhã desta quinta-feira (24), 15,8 milhões de pessoas haviam sido vacinadas, o que representa apenas 52,4% do público-alvo.

A meta do governo é imunizar 24,1 milhões de pessoas com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e menores de 2 anos, gestantes, trabalhadores de saúde e indígenas, totalizando 80% do público-alvo. A melhor adesão à campanha, no momento, é entre as crianças, com um percentual de cobertura de 59,4% (quase 2,6 milhões). Na sequência, aparece 1,3 milhão de trabalhadores de saúde (54,3%), mais de 10,7 milhões de idosos (52%), pouco mais de 1 milhão de gestantes (47,5%) e 586,6 mil índios (40,4%).

A escolha dos chamados grupos prioritários é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). São priorizadas pessoas mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. De acordo com o ministério, ao vacinar os grupos prioritários, quebra-se a cadeia de transmissão do vírus para a população em geral.

A pasta reforçou que a dose – oferecida gratuitamente em 34 mil postos de saúde espalhados pelo país – é segura e protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2011 – inclusive o Influenza H1N1. Segundo o ministério, estudos demonstram que a vacinação contra a gripe pode reduzir entre 32% a 45% o número de internações por pneumonias e entre 39% e 75% a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, a imunização reduz o risco de pneumonia em cerca de 60%, e o risco global de hospitalização e morte, de 50% a 68%, respectivamente. As informações são da Agência Brasil. ..

Sexta-feira (25) é o último dia da Campanha de Vacinação Contra a Gripe

A Secretaria de Saúde de Petrolina (SMS) encerrará nesta sexta-feira (25), a Campanha de Vacinação Contra a Gripe. A meta do município é vacinar 80% do público-alvo, formado por gestantes em qualquer período gestacional, crianças de 6 meses a menores de dois anos e idosos a partir de 60 anos. Até o final da tarde de ontem (21), 17.540 pessoas foram vacinadas no município.

“Na última semana da campanha aproveitamos para reforçar o nosso chamado e convocar as pessoas que ainda não se vacinaram. Elas precisam se proteger contra o vírus para evitar as complicações trazidas com a gripe”, declarou a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Kátia Coutinho. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família, das 08h às 17 horas...

Campanha de Vacinação contra Gripe encerra na próxima semana em Juazeiro

A Campanha de Vacinação contra Gripe em Juazeiro continua. Já foram vacinadas 9,8 mil pessoas (34,5%). Os públicos alvos da Campanha são: idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos e indígenas. A meta é imunizar 22,6 mil, 80% do público.

A vacina pode ser encontrada nas Unidades de Saúde da Família da zona urbana, das 8h às 17h e no interior, das 8h às 14h. Os idosos e as gestantes são os públicos que ainda não atingiram 50% de cobertura.

Segundo o setor de Vigilância Epidemiológica, até o momento foram imunizados 4,9 mil idosos e a meta é vacinar 15,7 mil e 1,1 mil gestantes receberam a vacina contra a gripe, sendo necessário vacinar 3,1 mil deste público. A campanha deve ser encerrada dia 25 de maio...

Últimas semanas para se vacinar contra gripe em Juazeiro

Com o slogan: “Proteger é cuidar. Vacinação contra gripe”, a Campanha de Vacinação contra Gripe continua em Juazeiro. Desde o dia 02 de maio que o município deu inicio antecipadamente a mobilização contra a doença. Até o momento foram imunizadas 5,2 mil pessoas, o que significa uma cobertura de 18,4%. No dia “D”, Dia Nacional de Mobilização realizado no último sábado (05), a Secretaria da Saúde vacinou uma média de 3,5 mil pessoas.

O público alvo da Campanha são os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos e indígenas. A vacina pode ser encontrada nas Unidades de Saúde da Família da zona urbana, das 8h às 17h e no interior, das 8h às 14h. A meta é vacinar 22,6 mil pessoas (80% de todos os grupos alvo da campanha). Nesta terça-feira (08), muitas pessoas se dirigiram ao posto de saúde do Angari para receberem a proteção. Para Maria Gonzaga de Oliveira, 70 anos, viver sem gripe e sem as complicações da doença é muito bom. “Todo ano tomo a vacina. Já faz parte do meu calendário pessoal”, disse...

Campanha de vacinação contra a gripe começa amanhã em Petrolina

Seguindo o cronograma nacional de vacinação, Petrolina iniciará amanhã (05) a sua campanha de imunização contra a influenza, com um Dia D. Neste primeiro momento da ação, as vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família e também em vários postos extras distribuídos pela cidade, das 8h às 17 horas. O público-alvo da campanha são crianças de 6 meses a dois anos incompletos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, que poderão se vacinar até o dia 25 de maio.

O Dia D da Campanha acontece no Dia Nacional de Mobilização Contra a Influenza, data escolhida para chamar a atenção da população para a importância da vacinação. “O nosso objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes do vírus da gripe. Buscamos proteger os grupos mais vulneráveis para impedir o agravamento da doença”, afirmou a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Kátia Coutinho, informando que a vacina imuniza contra os três principais vírus que circulam no Hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1).

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2011, quando foi ampliado o público-alvo da campanha, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1, foram 53 óbitos, contra 148 do ano anterior. Já o número de casos graves notificados houve redução de 44%, de 9.383 para 5.230. A Campanha imunizou 25, 134 milhões de pessoas em todo o país. Em Petrolina, mais de 26 mil pessoas foram vacinadas...

Idosos do Lar São Vicente de Paulo recebem vacina contra gripe

O Lar São Vicente de Paulo (Abrigo dos Idosos), em Juazeiro, recebeu a visita nesta sexta-feira (04) da equipe da Vigilância Epidemiológica e do Núcleo de Comunicação e Educação em Saúde (Necom), em mais um dia da Campanha de Vacinação contra a Gripe. A Secretaria da Saúde iniciou antecipadamente a mobilização, no dia 02 de maio, visando imunizar muitas pessoas e promover mais saúde. Em continuação a Campanha, os profissionais realizaram uma atenção especial para as pessoas da terceira idade e em ritmo junino animaram os idosos com quadrilhas e muito forró. “Não tenho palavras para agradecer. A festa tá muita boa e ainda vão cuidar de mim”, disse Deraldo Rodrigues, 65 anos.  

Também recebeu a vacina contra a gripe, Aldeli Virgínio Gomes, 60 anos, que aproveitou para agradecer. “A prefeitura gosta da gente e isso é bom, pois precisamos de remédio e de cuidados”, falou. Na opinião da coordenadora do Abrigo, Enilza Magalhães de Lima, a iniciativa da Secretaria da Saúde está de parabéns. “Não podemos nos deslocar com facilidade aos postos de saúde e receber os profissionais aqui é bem melhor. Além de ficar satisfeita com o sorriso dos nossos idosos, que sentados ou dançando, se divertem, agradeço ainda a prefeitura, pois todo cuidado é essencial”, afirmou...

CURAÇÁ : REALIZA SÁBADO DIA “D” DA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Será realizado neste sábado (05) na Cidade de Curaçá (BA), o dia “D’” da Campanha de Vacinação contra Influenza Sazonal (Gripe). O público-alvo da Campanha são os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos e indígenas.

Todas as Unidades de Saúde da Família (USF) estarão realizando vacinação, das 8h às 17h, na zona urbana e na zona rural do município, que ficaram responsáveis em imunizar inclusive com uma unidade móvel de saúde.

 A vacinação acontecerá na sede nos seguintes postos Secretaria Municipal de Saúde, Unidade de Saúde do Curaçá 1, Unidade de Saúde do Adolfo Viana e Centro de Saúde haverá também uma unidade móvel para as pessoas com necessidade especiais (deficientes físicos, acamados entre outros)...

Começou a Campanha de Vacinação contra Gripe em Juazeiro e dia ‘D’ acontece neste sábado

Será realizado no próximo sábado, dia 05 de maio, o dia ‘D’ da Campanha de Vacinação contra a Gripe em Juazeiro, iniciada antecipadamente desde o dia 27 de abril na zona urbana e nesta quarta (02) no interior. O público alvo da Campanha são os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos e indígenas.

Todas as Unidades de Saúde da Família (USF) estão vacinando, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na zona urbana e na zona rural, das 8h às 14h. No dia ‘D’, Dia Nacional de Mobilização contra Influenza (vírus que causa a doença), além dos postos de saúde que funcionarão durante todo o dia, sendo apenas até às 14h no interior, a Secretaria da Saúde colocará à disposição da comunidade postos volantes localizados em cinco locais estratégicos: terminal de ônibus, Atacadão e nos três supermercados G Barbosa da cidade, das 8h às 17h...

Vacinação contra gripe na zona urbana começa nesta sexta (27) em Juazeiro

A Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) informa que a partir desta sexta-feira (27/04), as Unidades de Saúde da Família da zona urbana já estarão vacinando contra gripe. Os postos de saúde no interior iniciarão a mobilização no próximo dia 02 de maio. A Campanha de Vacinação na Bahia será iniciada no dia 05 de maio, mas Juazeiro antecipa para aumentar o número de pessoas imunizadas.

Devem ser vacinadas uma média de 22,6 mil pessoas (80% do público alvo da campanha), que são os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos e indígenas...

Campanha de vacinação contra a gripe começará no Dia Nacional de Mobilização contra a influenza

Começará no próximo sábado (05), em Petrolina, a Campanha de imunização contra a gripe. Crianças de 6 meses a dois anos incompletos, gestantes e idosos a partir de 60 anos vão poder se vacinar nas 44 Unidades Básicas de Saúde do município e unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família até o dia 25 de maio, das 08h às 17 horas. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é que pelo menos 28 mil pessoas sejam imunizadas neste ano.

O Dia D da Campanha acontecerá no Dia Nacional de Mobilização Contra a Influenza, data escolhida para chamar a atenção da população para a importância da vacinação. “O nosso objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes do vírus da gripe. Buscamos proteger os grupos mais vulneráveis para impedir o agravamento da doença”, afirmou a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Kátia Coutinho, informando que a vacina imuniza contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1)...

Vacinação contra gripe começa no dia 5 de maio

A campanha de vacinação contra a gripe na Bahia começa no dia 5 de maio e segue até o dia 25 do mesmo mês. O início das atividades ocorre no Dia Nacional de Mobilização contra a Influenza (vírus que causa a doença) promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A população pode tomar a vacina em 7.500 postos, entre fixos e volantes, que serão diponibilizados no dia 5 em todo o estado. Após essa data, a imunização pode ser feita em qualquer posto de saúde nos bairros.

O objetivo da campanha, segundo a Sesab, é reduzir as mortes e internações causadas pela gripe nas pessoas com 60 anos ou mais, em crianças com idade entre seis meses e menos de dois anos, além de gestantes, profissionais de saúde e indígenas. A secretaria informou que a meta em 2012 é imunizar 80% da população alvo da campanha. Através do Programa Estadual de Imunizações, devem ser vacinados 1.398.035 idosos; 190.283 trabalhadores de saúde; 332.535 crianças de menores de 2 anos; 273.510 gestantes e 25.233 indígenas. Em 2011, de acordo com a Sesab, 250 municípios do estado alcançaram a meta de imunização da secretaria, que era vacinar 2.219.596 milhões de pessoas. Em todo o estado, foram imunizadas 1.783.427 milhão de pessoas, o que representa 80,35% da meta, conforme dados divulgados pela Secretaria.

..

Segunda dose da vacina contra gripe ainda disponível nos postos de saúde em Juazeiro

A Secretaria de Saúde de Juazeiro convida as mães, pais ou responsáveis para levarem para as Unidades de Saúde da Família, as crianças com idade de 6 meses a menores de 2 anos que ainda não tomaram a 2º dose da vacina contra a gripe. A campanha foi encerrada no dia 24 de junho, mas continua para aqueles que estão em atraso com a segunda dose.
 
Tomaram a primeira dose 6 mil crianças com esta faixa-etária, o que representa mais de 100% de cobertura. Apenas 862 crianças receberam a segunda dose, mas a vacina continua sendo ofertada das 8h às 12h e das 14h às 17h, na zona urbana e no interior, das 7h30 às 13h.
 
“É importante que as crianças recebam a segunda dose, para que a imunização tenha o efeito necessário”, informou o diretor de Promoção e Vigilância à Saúde, Mário Machado. Juazeiro possui 5,8 mil crianças menores de 2 anos e a meta era vacinar no mínimo 80% deste público durante a Campanha de vacinação contra Gripe.  ..

Crianças devem voltar aos postos de saúde de Lagoa Grande para tomar segunda dose da vacina contra a gripe

LADJANE CARDOSO, COORDENADORA DO PNI EM LAGOA GRANDE

Crianças de 6 meses a menos de dois anos que tomaram a primeira dose da vacina contra a gripe em Lagoa Grande, já podem voltar aos postos de saúde para receber a segunda dose. A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria de Saúde do município, Ladjane Cardoso, orienta pais ou responsáveis que confiram a data que o filho ou filha recebeu a primeira dose e procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência para concluir a imunização da criança. “Se já tiver completado 30 dias da primeira etapa da vacina, as crianças devem retornar ao posto para se vacinar”, frisa Ladjane.  A coordenadora revela os números finais da Campanha Nacional contra a Gripe em Lagoa Grande, encerrada no último dia 27. Na faixa etária de 6 meses a menos de 2 anos, a cobertura foi de 100,16%, um total de 640 crianças imunizadas. ..

Juazeiro prorroga mais uma vez a Campanha de Vacinação contra Gripe

Devido à baixa procura dos usuários pela vacina contra gripe, a Secretaria de Saúde de Juazeiro prorroga novamente a Campanha de Vacinação contra a doença até dia 08 de junho. Até esta quarta-feira (18), foram imunizadas 19 mil pessoas, uma cobertura de 62%. A vacina continua sendo ofertada gratuitamente em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), zona urbana, das 8h às 12h e das 14h às 17h e no interior, das 8h às 14h.

A meta é imunizar no mínimo 80% de todos os grupos, mas segundo o diretor de Promoção e Vigilância à Saúde, Mário Machado, a cobertura ainda está inferior ao estipulado pelo Ministério da Saúde, principalmente pela reduzida procura dos idosos e gestantes. Até o momento foram imunizadas 1,7 mil gestantes e 10,2 mil idosos. A meta é vacinar 3,9 mil gestantes e 13,4 mil idosos...

Vacinação contra a gripe será levada aos usuários do Bolsa Família - Bolsa Itinerante chegará ao distrito de Pinhões

A Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc), em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesau), estará levando a campanha de vacinação contra a gripe para os usuários do Programa Bolsa Família. A ação acontecerá nesta quinta-feira (19), das 08h às 12h, na Casa do Bolsa Família, que fica situada na Rua Canafístola, S/N, no bairro Centenário. A meta da Seiasc, juntamente com a Sesau, é vacinar cerca de 100 pessoas.
 
Bolsa Família Itinerante em Pinhões
 

A equipe do Bolsa Família Itinerante levará o atendimento a Pinhões onde estará efetuando recadastramento e esclarecendo dúvidas dos usuários da localidade, como também abrindo novos cadastros. Essa ação é uma iniciativa da própria Seiasc visando oferecer maior comodidade aos moradores do interior do município que enfrentam dificuldades em se dirigir até a Casa do Bolsa Família, situada na sede. O atendimento do Bolsa Itinerante em Pinhões ocorrerá nesta sexta-feira (20), a partir das 10 horas, na Escola Municipal do Distrito. ..

Lagoa Grande mais uma vez supera metas do Ministério da Saúde na vacinação contra a gripe

A Secretaria de Saúde de Lagoa Grande continua vacinando as gestantes contra a gripe. A campanha nacional contra a doença terminou na última sexta-feira, dia 13, mas os municípios que não atingiram a meta de 80% entre o público destinado na campanha, devem continuar com a imunização até esta sexta, dia 20. Vale ressaltar que na região Lagoa Grande foi o primeiro município a superar a meta de 80% do Ministério da Saúde para a cobertura vacinal deste ano entre crianças, idosos e profissionais de saúde. As crianças de 6 meses a menos de 2 anos atingiram os 80% uma semana antes do final da campanha. A cidade também saiu na frente nos números de profissionais de saúde imunizados e de idosos também. 

“Fomos o primeiro município a atingir a cobertura de vacinação contra gripe nessas faixas etárias”, revelou Ladjane Cardoso, coordenadora municipal do PNI – Programa Nacional de Imunização. Os números comprovam. Em Lagoa Grande foram vacinadas 629 crianças com cobertura de 98,44%, 197 trabalhadores de saúde com um percentual de 87,95% de imunizados,.e entre os idosos lagoagrandense, 1629 receberam a dose anual da vacina com 95/43% de cobertura. ..

Juazeiro prorroga Campanha de Vacinação contra Gripe

A Secretaria de Saúde de Juazeiro prorroga a Campanha de Vacinação contra Gripe até dia 20 de maio. Já foi vacinada uma média de 16 mil pessoas (dados preliminares até último dia 12 de maio), representando uma cobertura de 57%.  A vacina continua sendo ofertada gratuitamente em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), zona urbana, das 8h às 12h e das 14h às 17h e no interior, das 8h às 14h.

Este ano a campanha beneficia também os grupos contra Influenza A (H1N1) e, além dos idosos com idade superior e igual a 60 anos, a imunização também está disponível para os trabalhadores de saúde dos setores públicos e privados, crianças na faixa etária de 6 meses a menor de 2 anos, gestantes e indígenas...

GRIPE: 1 MILHÃO DE PESSOAS NÃO TOMOU VACINA

Menos da metade do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe foi aos postos de saúde tomar a vacina na Bahia. Ainda precisam ser imunizadas, em todo o Estado, mais de 1,1 milhão de pessoas até a próxima sexta-feira (13). De acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, em Salvador, o desafio é distribuir, em três dias, quase 218 mil doses da vacina que protege da gripe Influenza A, Influenza B e H1N1. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) tem como meta vacinar, ao todo, 2,2 milhões de pessoas no Estado. "Estamos a poucos dias do fim da campanha e menos de 50% dos que têm direito se vacinaram”, relata a coordenadora do Programa de Imunização da Sesab, Fátima Guirra. Têm direito à vacina os idosos com idade igual ou superior a 60 anos,  grávidas, trabalhadores da área de saúde; crianças com mais de seis meses de vida e que ainda não tenham completado 2 anos e a população indígena. Em clínicas particulares, a imunização custa, em média, R$ 70. ..

Última semana de vacinação contra gripe em Juazeiro

A Secretaria de Saúde de Juazeiro continua a Campanha de Vacinação contra Gripe, que este ano beneficia também os grupos contra Influenza A (H1N1). Até esta terça-feira (10) foram imunizadas 10,3 mil pessoas, o que significa uma cobertura de 33,6%. Até dia 13 de maio, a vacina continua sendo ofertada gratuitamente em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), zona urbana, das 8h às 12h e das 14h às 17h e no interior, das 8h às 14h. 

Nesta semana, a USF de Massaroca, interior do município, atraiu muitos idosos, que além de receberem a vacina participaram de atividade educativa de prevenção e promoção à saúde promovida pela Equipe de Saúde da Família da localidade. Além dos idosos com idade superior e igual a 60 anos, a campanha este ano está vacinando, trabalhadores de saúde dos setores públicos e privados, crianças na faixa etária de 6 meses a menor de 2 anos, gestantes e indígenas. Para receber a vacina, o usuário deve levar à unidade a carteira de vacinação.  

Até o momento, foram vacinados 5,1 mil idosos (30,7%), 2,9 mil crianças (50,4%), 1,2 mil trabalhadores de saúde (38,3%) e 1 mil gestantes (20,4%). Além das Unidades de Saúde, os profissionais também estão com postos volantes em repartições públicas como: INSS, bancos, hospitais, além do shopping Águas Center, de 8h às 16h. A meta é imunizar no mínimo 80% de todos os grupos. Juazeiro possui uma média de 16,8 mil idosos, 3,1 mil profissionais de saúde, 4,9 mil gestantes e 5,8 mil crianças menores de 2 anos...