RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 9 registros para a palavra: gemas

Bahia é o segundo maior produtor de gemas do país

A beleza das gemas fascinam e encantam milhares de pessoas pelo mundo e o Brasil possui grande destaque neste setor. Atualmente o país é reconhecido como um dos mais importantes pólos de gemas do planeta, ocupando a primeira posição entre os países latino-americanos na produção e comercialização desse bem mineral sob a forma bruta. Já a Bahia, dados de 2015 da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), mostram que o estado detém a segunda maior reserva de gemas do país, ficando atrás apenas de Minas Gerais.

Ainda de acordo com a SDE, a Bahia é o primeiro produtor de diamantes em kimberlitos (extraído na rocha matriz), o segundo  maior produtor de esmeralda e o principal produtor de quartzo rutilado do Brasil. Grande parte da produção do estado é voltada especialmente para o mercado externo, tendo como principais setores de consumo a indústria de lapidação e a joalheria...

Juazeiro é representado em encontro do COEGEMAS em Salvador

A Secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama, está em Salvador participando do 10º Encontro Baiano de Gestores Municipais de Assistência Social realizado pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social da Bahia (COEGEMAS). O encontro acontece simultaneamente à reunião rdinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e segue até esta sexta (19).

O evento traz como tema ‘A Assistência Social como política estratégica e essencial para o enfrentamento as desproteções sociais’, tendo como objetivo contribuir com a qualificação do Sistema Único da Assistência Social promovendo um espaço de amplo debate através da troca de informações e experiências entre os gestores conforme a Política Nacional de Assistência Social...

Secretária participa de Encontro Regional do CONGEMAS em São Luiz do Maranhão

A Secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade Cida Gama, acompanhada da superintendente de Gestão do SUAS Francisca Bandeira, participa nesta segunda e terça-feira (29 e 30) em São Luiz (MA), do Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social. O evento tem como tema central ‘Os desafios da proteção socioassistencial em contexto de restrição fiscal’ e reúne gestores de todo o país.

Para a secretária Cida Gama o encontro é mais uma oportunidade de discutir a política da assistência social de forma ampla e dentro do contexto que o país vivencia. “A possibilidade de participar de um evento como este traz grande contribuição para a política pública de Assistência Social em nosso município e reafirma o compromisso da gestão com as questões sociais. Um encontro tão importante como este, que reúne gestores de tantos municípios, também é uma forma de buscar consolidar as conquistas alcançadas até aqui e debater os pontos que estamos enfrentando atualmente com tanta perda de direitos. Certamente, todos sairemos daqui fortalecidos”, afirmou a secretária...

Secretária participa em Salvador de reunião do COEGEMAS

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade Cida Gama, representou o município de Juazeiro em reunião do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado da Bahia (COEGEMAS). O encontro, realizado em Salvador, segunda e terça-feira (19 e 20) aconteceu simultaneamente à reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

A reunião teve como pauta os repasses do cofinanciamento estadual aos municípios em 2018, bem como o cofinanciamento estadual do exercício  2019 para os serviços e benefícios socioassistenciais...

ARTIGO – ENTRE ALGEMAS E TORNOZELEIRAS ELETRÔNICAS

Deputado Celso Jacob                             Vereador Ronilson Alves

Se no Brasil de hoje estivéssemos atravessando dificuldades apenas de caráter econômico, podíamos até estar sorrindo tranquilamente e curtindo faceiros a expectativa de mais uma Copa do Mundo, isto porque já foram tantas as crises que marcaram a nossa história, mas, nada que os economistas não encontrem uma solução adequada para a superação, ainda que as marcas fiquem na vida do cidadão por algum tempo! A grande diferença no caso atual, é que, além da escassez de integridade em muitos atos e fatos da vida pública, há registros de situações tão estúpidas quanto inusitadas, e que levam os brasileiros a uma perplexidade de grande dimensão e ao questionamento de que parece brincadeira o que vem acontecendo no Brasil nos últimos tempos.....

Secretária participa de evento do COAGEMAS em Salvador

A secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama, participa nesta segunda e terça feira, em Salvador, do I Encontro de Apoio e Assessoramento Técnico do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado (COAGEMAS). O evento tem a finalidade de promover o aprimoramento da gestão descentralizada para alcance das metas destinadas à gestão.

Durante o evento acontece também a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A comissão tem o objetivo de discutir aspectos operacionais de gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)...

Secretária Lindsai Amaral participa do Encontro Nacional do Congemas em Brasília

Juazeiro tem representação no 18º Encontro Nacional do Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social – Congemas. A Secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), Lindsai Amaral, acompanhada da Diretora de Programas e Projetos Eliete Castro, participam do encontro, que começou nesta segunda-feira, 23, e segue até 25 de maio, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

O Encontro Nacional tem como tema o “Plano Decenal: Concretizando o Pacto Federativo” e acontece após a realização dos cinco Encontros Regionais nas regiões Centro Oeste, Sudeste, Norte, Nordeste e Sul. Dentro da programação, acontecem minicursos que tratam, entre outros assuntos, do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e que são proferidos por representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e professores universitários. Há ainda o primeiro painel, com o tema “Planos Decenais das políticas setoriais e a interface com o SUAS”, cuja debatedora é a secretária Nacional de Assistência Social – Gestão 2015, Ieda Castro. ..

SEDIS participa do Encontro Regional do Congemas em Olinda

A secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS) de Juazeiro, Célia Regina Carvalho, e os diretores Leonardo Marcel e Arlindo Aragão participam até este sábado (07), do Encontro Regional do Nordeste do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS). O evento, que teve início na última quinta-feira (05), acontece no Centro de Convenções de Olinda, em Pernambuco. 

Com o tema “A Implementação do SUAS na Prática Cotidiana da Gestão Pública”, o encontro é voltado para os gestores municipais de Assistência Social, trabalhadores do SUAS e estudantes. “No ano passado participamos do Congemas em Ilhéus e também em Cuiabá. Nosso objetivo éacompanhar os avanços, avaliar, discutir e aprimorar as conquistas da Política Nacional da Assistência Social. Juazeiro está presente nestas discursões a fim de que, junto aos gestores de outros municípios, possamos trazer novidades para melhorar cada vez mais a politica de assistência social no nosso município”, ressaltou a secretária Célia Regina Carvalho. ..

Secretária de Cidadania representa Petrolina no Encontro Nacional do Congemas em Olinda

Acontece no Centro de convenções -Teatro Guararapes em Olinda, dos dias 05 a 07 de fevereiro o Encontro Regional do CONGEMAS – Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social. A secretária municipal de cidadania, Célia Regina Carvalho , representará a cidade de Petrolina neste grande evento. 

“Participar de um evento como esse, além de trazer novas idéias, esclarece ainda mais o nosso papel como gestor de uma pasta tão importante. É preciso que esse conhecimento e entendimento esteja pautado no cotidiano da cidadania do município”. Disse a secretária. 

Participarão do encontro representantes das seguintes instituições: Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS; Governo do Estado de Pernambuco ; Prefeitura Municipal de Petrolina; Colegiado Regional de Gestores Municipais de Assistência Social – CONGEMAS; Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS; Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Pernambuco - COEGEMAS; Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS; Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Assistência Social – FONSEAS. 

O Encontro debaterá assuntos direcionados ao Sistema Único de Assistencia Social- SUAS, metodologia de trabalho do SCFV- Serviço de Convivencia e fortalecimento de Vinculos -, Gestão da Informação, Intersetorialidade, dentre outros. 

O Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) representa os municípios brasileiros junto ao Governo Federal, especialmente junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e aos governos estaduais, para fortalecer a representação municipal nos Conselhos, Comissões e Colegiados, em todo o território nacional.  ..