RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 571 registros para a palavra: esgoto

Espaço do Leitor: Justiça Federal obriga Compesa a cessar despejo de esgoto não tratado em rios e mares

A 2ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco concedeu, parcialmente, uma liminar contra a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Segundo a decisão do juiz federal Francisco Alves dos Santos Júnior, a empresa tem o prazo de um ano para cessar o despejo de esgoto bruto nas águas de rio ou mar em Pernambuco, assim como o mesmo prazo para adequar suas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) às normas da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), sob pena de multa diária de dez mil reais por dia, para cada irregularidade verificada.  

A liminar foi resultado de Ação Civil Pública proposta pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), alegando irregularidades nas Estações de Tratamento do Esgoto da companhia, comprovando, com Relatório de Vistoria da CPRH, problemas nas estações do Cabo de Santo Agostinho, Jardim Paulista, Caçote, entre outras áreas urbanas da Região Metropolitana do Recife.

Na decisão, o magistrado afirma que, baseado nas provas, “constata-se que a Compesa não está fazendo, nas diversas estações ali indicadas, nenhum tratamento nos esgotos sanitários do Estado”. Foi solicitado ainda à CPRH o fornecimento de informações a respeito da estatal de saneamento tais quais nomes e endereços de todas as suas estações de tratamento, assim como suas condições atuais. Também foram requeridos à CPRH todos os atos de infração expedidos contra a Compesa nos últimos 5 anos.

http://www.jfpe.gov.br/index.php/component/content/article/35-destaques/302-justica-federal-obriga-compesa-a-cessar-despejo-de-esgoto-nao-tratado.html..

SAAE inicia 1° etapa do projeto paisagístico da lagoa de estabilização de esgoto

Com a participação dos estudantes do Curso Técnico Ambiental, do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco – CETEP, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Juazeiro iniciou nesta sexta-feira (2) a 1° etapa do projeto paisagístico da lagoa de estabilização no bairro Tabuleiro, que consiste no isolamento e na minimização dos impactos ambientais advindos da implantação da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE. 

De acordo com a professora e responsável pelo projeto, Paula Sancho Magalhães, a iniciativa é extremamente importante. “Hoje plantamos algumas mudas, como Juazeiro, Jatobá e Pingo de Ouro. Com essa iniciativa, esperamos que estas plantas mudem o visual do local. Por isso a importância de trazer os alunos para vivenciarem essa atividade.”, destacou a professora que ainda ressaltou o valor da parceria com o SAAE. ..

SAAE inicia projeto paisagístico na lagoa de estabilização de esgoto

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro – SAAE iniciará nesta sexta-feira (02), às 8hs, na lagoa de estabilização de esgoto, localizado no bairro Tabuleiro, o projeto paisagístico do local com a participação de estudantes do Curso Técnico Ambiental, do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco – CETEP.

Obedecendo a portaria do Centro de Recursos Ambientais – CRA e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, o projeto consiste na plantação de mudas nativas, como: Juazeiro, Aroeira, Jatobá e Caraibeira, ao redor da lagoa. Na ocasião será realizada a primeira tentativa de cultura de plantas ornamentais, sendo Pingo de Ouro, Pitanga, Palmeira, entre outros...

Compesa implanta novas tubulações de esgoto no bairro Vale do Grande Rio em Petrolina

Desde a última semana, os moradores do Vale do Grande Rio, têm acompanhado a movimentação de funcionários da Compesa no local.

A Companhia deu início aos trabalhos, na Avenida 1 do bairro, como a  troca de toda a rede de 100 mm de esgoto por uma nova (150 milímetros). O objetivo da obra é aumentar a capacidade de transporte da tubulação e com isso garantir melhorias no abastecimento de água para a população...

SAAE/JUAZEIRO melhora atendimento no setor de esgoto

Por meio de email enviado ao blog o Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto de Juazeiro – SAAE comunica a todos os usuários que para o atendimento no setor de esgoto é necessário apresentar/informar o número da matrícula, que consta no recibo de água para que a reclamação possa ser registrada no sistema e assim, encaminhada aos departamentos responsáveis. O órgão também disponibiliza atendimento ao público aos sábados e domingos das 8 às 12 horas. Os telefones para contatos são: (74) 3612-5838/ 3613-0659. (Ascom SAAE) ..

AUDIÊNCIA PÚBLICA COLOCA GOVERNO DE PERNAMBUCO E PREFEITURA DE PETROLINA NA BRIGA PELO COMANDO DO SISTEMA DE ÁGUA E ESGOTO DO MUNICÍPIO

 

“A prefeitura tem todo o direito de querer ter de volta os serviços de água e esgoto de Petrolina, mas para isso terá que pagar tudo o que a Compesa já investiu no município, cerca de R5$ 180 milhões, e ainda brigar na justiça para quebrar o contrato. O Governo do Estado não pensa em entregar nada para a Prefeitura e mesmo enfrentando uma batalha jurídica, estará realizando as obras previstas dentro do plano de trabalho já em andamento firmado em 2007 quando a cidade era governada pelo deputado Odacy Amorim”, disse o secretário de Recursos Hídricos do Estado, João Bosco Almeida, num recado duro do governador Eduardo Campos (PSB) para o prefeito de Petrolina, Julio Lóssio (PMDB).

Lossio mandou para a Câmara de Vereadores da cidade projeto de lei que pede de volta os serviços de água e agosto hoje comandados pela Compesa criando a Empresa Municipal Águas de Petrolina e colocando 45% do sistema para serem comandados pela iniciativa privada. A declaração de João Bosco aconteceu durante a audiência pública realizada na Câmara de Petrolina solicitada pela Comissão de Negócios Municipais da Assembleia Legislativa que é presidida pelo deputado estadual Odacy Amorim (PSB/PE)...

Audiência pública discute futuro do sistema de água e esgoto de Petrolina

A Assembleia Legislativa de Pernambuco reúne a Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) e a Prefeitura de Petrolina, nesta quarta-feira, dia 17, à 10h, na Câmara de Vereadores da cidade, numa audiência pública para que seus representantes possam se pronunciar sobre os desentendimentos entre a estatal e o município. O debate será aberto pelos representantes da Compesa e da Agência Reguladora de Petrolina. Na hora será feito um sorteio pra saber quem fala primeiro entre os dois representantes na audiência. Cada fala terá um tempo estipulado em 30 minutos.

Após a abertura, poderão se pronunciar também quatro líderes comunitárias representando as regiões geográficas da cidade, vereadores, deputados estaduais, o prefeito Julio Lóssio ou o seu representante, caso ele não possa comparecer e o representante do Governo do Estado. O debate será levado para Petrolina através da Comissão de Negócios Municipais da Assembleia presidida pelo deputado Odacy Amorim, do PSB/PE...

Iniciada a instalação da rede coletora de esgoto na Chefic Khoury

Há duas semanas, funcionários do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), em Juazeiro, iniciaram as obras de recuperação da Avenida Chefic Khoury, no bairro João Paulo II. A inexistência de uma rede coletora de esgoto no local em todos esses anos era a principal causa dos constantes buracos, deixando a Avenida praticamente intrafegável, prejudicando a vida de moradores e motoristas. A obra passará, praticamente, pelo mesmo procedimento que foi feito na Avenida Benedito Almeida de Moraes, a Avenida da Estação de Piranga, entregue a sociedade no dia 9 de agosto, totalmente recuperada pela Prefeitura e o SAAE. Neste momento a equipe do SAAE está realizando o assentamento dos tubos para a construção da rede coletora de esgoto. Para a rede convencional já foram instalados uma média de 132m de tubulação, de um total de 800m com cano de 400 milímetros; e na rede condominial 350m de tubulação, do total de 1600m com cano de 100 milímetros.  

Outra etapa da obra, que está em fase final, é a troca dos braços de iluminação, com lâmpadas e luminárias mais modernas, o que irá garantir maior iluminação no local e segurança para a comunidade. A obra vai beneficiar mais de 35 mil pessoas que moram no bairro e circulam diariamente no local, além da população do entorno. O morador José dos Santos revela que a obra era aguardada por todos. “Com certeza agora diminuirão os mosquitos que tanto incomodam a população e além do mais, evitará que doenças sejam transmitidas pelos esgotos a céu aberto”, declarou...

MORADOR DENUNCIA ESGOTOS ESTOURADOS NO BAIRRO ITABERABA

Iranildo Silva morador do bairro Itaberaba enviou email ao blog relatando as dificuldades que a comunidade está enfrentando dadas as condições de precariedade com esgotos estourados e sem à atenção do governo municipal.

“Essas fotos são da rua Marqueza, que vêm sofrendo neste últimos anos com saneamento impróprio para nossa rua e falta de respeito por parte do SAAE,e agora chega a cobrança do IPTU por um saneamento deste jeito. Acorda prefeito”, concluiu Iranildo Silva...

ALEPE realiza audiência pública sobre a disputa entre a Compesa e a Prefeitura pelos serviços de água e esgoto de Petrolina

O deputado Odacy Amorim, do PSB/PE, presidente da Comissão de Negócios Municipais da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe,), convocou audiência pública para tratar do Plano de Investimentos da Compesa de Petrolina e discutir o projeto de lei 13/11, de autoria do Poder Executivo do município, autorizando a retomada da gestão e operação de serviços de água e esgoto executados pela empresa na cidade.

A audiência acontece na próxima quarta-feira, dia 17, na Câmara Municipal, a partir das 10h. Conforme Odacy, a ideia da audiência ocorreu após uma reunião em que ele participou ontem, dia 10, com o presidente da Compesa, Roberto Tavares e vereadores petrolinenses, juntamente com os deputados Adalberto Cavalcante (PHS) e Isabel Cristina (PT). “Decidimos pela audiência pública para que sejam esclarecidas todas as duvidas sobre os investimentos que a Compesa vem realizando em Petrolina e saber por que apesar das obras, a Prefeitura quer retomar os serviços para o município”, justificou o deputado...

Rejeitadas as contas de Água e Esgoto de Sobradinho

Na sessão desta quinta-feira (14/07), o Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou as contas da EMSAE – Empresa Municipal de Serviços da Água e Esgoto, de Soibradinho, sob a responsabilidade Ednaldo José Soares da Silva, em função de irregularidades na utilização dos recursos municipais,no exercício de 2010.

O relator, Conselheiro Substituto Evânio Antunes Cardoso, imputou multa no valor de R$ 5 mil e recolhimento aos cofres públicos municipais a importância de R$ 3.735,48, referente desincorporação irregular do saldo de caixa...

Compesa informa sobre paralisação da rede de esgoto do bairro Jardim Amazonas em Petrolina

A Compesa enviou email ao blog informando que parte dos equipamentos elétricos da elevatória de esgoto do bairro Jardim Amazonas em Petrolina, foi roubada. Dessa forma, o sistema está paralisado, gerando alguns transbordamentos de esgotos nas ruas dos bairros Pedro Raimundo, Alto do Cocar e Jardim Amazonas. 

Na nota, a Compesa informa que já está trabalhando no sentido de restabelecer essa elevatória. A previsão é que até a próxima semana o sistema se normalize. Vale ressaltar que enquanto o sistema não é retomado a Companhia esclarece que estará realizando serviços paliativos nos bairros atingidos com o problema. ..

FBC anuncia universalização água e rede de esgoto para Petrolina

Em sua terceira visita a Petrolina desde que é ministro, o titular da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, anunciou ontem (17), ao lado do governador Eduardo Campos, a universalização da rede de esgoto da cidade e o abastecimento de água tratada em todas as agrovilas do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho. As ordens de serviços foram assinadas, também, pelo superintendente da Codevasf no Estado, Luís Eduardo Frota, durante plenária do Todos por Pernambuco, programa de seminários regionais temáticos promovidos pelo Governo do Estado.      

Até julho de 2013, a Codevasf, em convênio com a Compesa, vai executar as obras para ampliação e adequação de todo o esgotamento urbano de Petrolina. Serão investidos R$ 65 milhões na extensão da rede coletora, reformas e construção de oito estações elevatórias. O ministro petrolinense frisou que a intenção é “lançar o edital de 100% do esgoto de Petrolina até o final de maio”, na modalidade concorrência nacional...

ESGÔTO PROVOCA TRANSTORNO NO BAIRRO JARDIM FLÓRIDA

Geraldo e leitores do blog,

Sou morador da rua 07 - Durval Barbosa da Cunha, do bairro Jardim Flórida aqui em Juazeiro e desde a quinta-feira, dia 10/02 venho entrando em contato com o SAAE para que vá à rua 06 do bairro e tente regularizar a situação do esgoto que está entupido, derramando e já está invadindo outra rua, no caso a rua 07 - ao fundo da antiga estufa de flores. 

Como podem notar nas fotos, tal esgoto já formou um lago e têm nos causando vários transtornos, um deles é o forte odor. O outro grande transtorno são as baratas que estão tomando conta do local, à noite quando chego em casa, registro várias baratas voadoras na garagem. Isso demonstra, não mais que a falta de respeito dos orgãos para com os cidadãos que pagam impostos. (Isso porque uma estação de tratamento de esgoto do próprio SAAE fica a duas ruas).

Como leitor assíduo do seu blog, resolvi enviar tal reclamação, para que todos os leitores saibam também do problema, uma vez que ligando para o SAAE não obtive nenhuma resposta. De antemão gostaria de agradecer a você e dizer que seu blog tem sido um importante instrumento de informação a toda população que hoje acompanha e vê de perto todos os problemas e respostas dadas aos que gostam da nossa região.

Gostaria de informar também que se não for resolvido o problema, iremos fazer uma faixa para colocar na avenida questionando o prefeito e as pessoas responsáveis pelo orgão, se vão ou não resolver o problema do esgoto, uma vez que todos nós sabemos que esgoto a céu aberto é questão de saúde pública e é um dos principais fatores causadores de doenças. Sem falar que se trata de um problema simples de reolver, basta boa vontade.

Desde já grato...

Artur Costa

Morador da Rua 07 do Jardim Flórida..

SEIHASP LACRA ESGOTO QUE POLUIA O RIO SÃO FRANCISCO

No início do mês passado o blog divulgou matéria sobre um esgoto nas proximidades do canteiro de obras da empresa Arteleste, que jogava os dejetos oriundos da rede do centro da cidade, no leito do rio São Franacisco.

Durante todo esse tempo, o Ministério Público e as instituições de defesa do meio ambiente não se manifestaram. Como as águas oriundas do referido esgoto exalavam forte odor, a reportagem dia primeiro deste mês voltou ao local para reiterar o descaso da administração...

PÉSSIMO EXEMPLO: ESGOTO CONTINUA POLUINDO O RIO SÃO FRANCISCO EM JUAZEIRO

O blog divulgou recentemente que após a conclusão das obras do esgotamento sanitário em Belém do São Francisco a coleta e transporte dos resíduos passarão por duas estações elevatórias e uma outra de tratamento para em seguida desaguarem no Velho Chico sem contaminar o rio. Em média, uma pessoa consome 150 litros de água diariamente e dessa cota 120 litros escoam pelo esgoto. Por esses valores, em Belém do São Francisco mais de 2,4 milhões de litros de esgoto bruto deixarão de ser depositados na natureza...

Cidade ribeirinha em Pernambuco deixará de poluir o Velho Chico com esgoto

Após a conclusão das obras do esgotamento sanitário em Belém do São Francisco, sertão de Itaparica, a Codevasf prepara o processo de transferência da gestão do sistema que será operacionalizado pela Prefeitura Municipal ou pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Segundo o gestor do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Pernambuco, Ricardo Lisboa, uma comissão será criada para oficializar a cessão do sistema de esgotamento ao município o que deve ocorrer até o final do ano. “Depois a prefeitura decide se repassa a gestão do serviço de esgoto ao Estado. O importante é que a obra já está pronta para entrar em operação”, frisa Lisboa.

A Codevasf investiu cerca de R$ 3 milhões do PAC para impedir que o esgoto produzido na área urbana do município seja lançado sem tratamento no Rio São Francisco. Em Belém foram instalados 13 km de rede de esgoto para coleta e transporte dos resíduos que passarão por duas estações elevatórias, uma de tratamento e em seguida desaguarem no Velho Chico sem contaminar o rio. Em média, uma pessoa consome 150 litros de água diariamente e dessa cota 120 litros escoam pelo esgoto. Por esses valores, em Belém do São Francisco mais de 2,4 milhões de litros de esgoto bruto deixarão de ser depositados na natureza.

Mais esgotamento em PE – Ainda de acordo com o gestor Ricardo Lisboa os sistemas de esgotamento também foram concluídos em Dormentes no sertão do São Francisco e Granito, no Araripe. A rede urbana de esgoto deve ser concluída até dezembro em mais três municípios: Santa Maria da Boa Vista (no São Francisco), Ipubi no Araripe e Cedro no sertão Central. A Codevasf está investindo mais de R$ 120 milhões na implantação de esgotamento sanitário em Pernambuco. São 34 municípios com obras em diversas fases (andamento, readequação, projeto). ..

SAAE inicia trabalho de conscientização para combater redução de gordura na rede de esgoto

Óleo de cozinha, roupas, itens de higiene, plásticos e pedaços de madeira são retirados quase todos os dias das elevatórias pelas equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro – SAAE. Diante desse quadro preocupante, o órgão passará a orientar os usuários do município a respeito da importância e funcionamento do sistema de esgotamento sanitário, e de maneira especial, sobre os problemas decorrentes do lançamento indevido desses objetos e resíduos nas redes coletoras. 

Para isso, equipes estarão visitando algumas residências, além de estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares, lanchonetes, pastelarias, hotéis, e posto de lavagem, com o intuito de conscientizar os usuários na diminuição do lançamento do óleo de cozinha nas redes coletoras, e propor a colocação de caixa de gordura, quando neste caso, será explicado a cada usuário sobre os benefícios desse equipamento. Nos estabelecimentos que já existirem a caixa de gordura, o órgão fará algumas colocações quanto à manutenção das mesmas.  ..

ESGOTO EM JUAZEIRO CONTINUA POLUINDO O RIO SÃO FRANCISCO

Na semana em que o rio São Francisco comemorou 509 anos do seu descobrimento, a equipe do blog flagrou mais uma grave agressão ao “Velho Chico”, em plena orla da cidade.

O esgoto oriundo do centro comercial e até de hospitais é atirado diretamente no rio, exalando enorme fedentina e provocando prejuízo aos bares, lanchonetes e restaurantes que funcionam nos arcos da ponte...

ESGOTO ENTUPIDO PROVOCA TRANSTORNO NO TANCREDO NEVES

 

Olá Geraldo!..