RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 20 registros para a palavra: escola verde

Programa Escola Verde promove XIX Minicurso de Educação Ambiental Interdisciplinar (MEAI) em julho

O Programa Escola Verde (PEV), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará o XIX Minicurso de Educação Ambiental Interdisciplinar (MEAI), nos dias 2 e 9 de julho.

O evento visa construir um espaço para capacitar estudantes universitários e professores da educação básica sobre temas socioambientais. As aulas do minicurso irão acontecer remotamente, com transmissão pelo canal do PEV no YouTube. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 1º de julho...

Programa Escola Verde (PEV) instala novos coletores para descarte de pilhas e baterias

Devido à sua composição, pilhas e baterias são consideradas materiais perigosos. Por esse motivo, o descarte deve acontecer separado do lixo comum. 

Para contribuir com o descarte consciente desses materiais, o Programa Escola Verde (PEV) instalou novos coletores apropriados para pilhas e baterias usadas, de coloração laranja, nos campi da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) localizados em Petrolina e Juazeiro. ..

Programa Escola Verde instala novos coletores para descarte de pilhas e baterias na Univasf

Devido à sua composição, pilhas e baterias são consideradas materiais perigosos. Por esse motivo, o descarte deve acontecer separado do lixo comum. Para contribuir com o descarte consciente desses materiais, o Programa Escola Verde (PEV) instalará novos coletores apropriados para pilhas e baterias usadas, de coloração laranja, nos campi da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) localizados em Petrolina e Juazeiro.

As instalações serão realizadas durante esta semana, considerada a Semana Mundial do Meio Ambiente. O primeiro coletor será instalado nesta terça-feira (7), no Campus Juazeiro (BA), no hall de entrada do bloco de salas de aula, a partir das 17h...

Programa Escola Verde, da Univasf, abre inscrições para minicurso de Educação Ambiental Interdisciplinar

Capacitar professores da educação básica e estudantes universitários em temas socioambientais atuais e relevantes. Este é o objetivo do XVIII Minicurso de Educação Ambiental Interdisciplinar (MEAI), que irá acontecer no período de 31 de janeiro a 5 de fevereiro. O evento, que é organizado pelo Programa Escola Verde (PEV), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promove a interdisciplinaridade dos temas tratados e instiga a responsabilidade ambiental dos participantes. As aulas do minicurso serão transmitidas pelo Canal do Programa Escola Verde no YouTube. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 25 de janeiro. 

Para efetuar a inscrição, o interessado deve preencher o formulário eletrônico através desse link. O minicurso irá ofertar 14 aulas, cada uma ministrada por um professor da Univasf ou da Faculdade de Petrolina (Facape). O evento ocorrerá no turno noturno das 18h às 21h50 e na manhã e tarde do dia 5 de fevereiro. As aulas do XVIII MEAI irão abordar diferentes temáticas ambientais, como Saúde Ambiental, Interdisciplinaridade e Sustentabilidade, Segurança Alimentar, Marketing Ambiental, Bioconstrução e muito mais. ..

Programa Escola Verde debaterá o tema “Cidades Inteligentes” no 1º Webinar Conversa de Futuro

O Programa Escola Verde (PEV), projeto de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univaf), realizará o 1º Webinar Conversa de Futuro para discutir o tema “Cidades Inteligentes: potencialidades para otimização de recursos naturais e humanos”.

O seminário on-line acontecerá no dia 9 de abril, das 14h às 17h, e visa dialogar sobre os principais problemas da convivência nas áreas urbanas e as perspectivas de soluções tecnológicas e socioambientais para estes desafios. A transmissão do evento será por meio do canal do PEV no Youtube. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 8 de abril...

Univasf: Projeto Escola Verde produz 1,4 mil máscaras de proteção destinadas à comunidade e às equipes de saúde da região

Como parte das ações desenvolvidas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus, o Projeto Escola Verde (PEV) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está produzindo máscaras destinadas aos trabalhadores do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf), com o apoio do Ministério da Educação (MEC).

Desde o início da pandemia, o projeto tem produzido e doado Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para profissionais de saúde da região de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) e, neste mês de novembro, foi selecionado pelo MEC para ser contemplado com a doação de materiais como tiaras e folhas de acetato para a confecção dos produtos. Com a doação, os integrantes da iniciativa já produziram 1,2 mil máscaras do tipo Face Shield, encaminhadas para o HU-Univasf e outras unidades de saúde locais...

SAAE e Escola Verde da Univasf elevam ações às margens do Velho Chico no Dia Mundial do Meio Ambiente 

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de Junho, estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) que integram o projeto  Escola Verde em parceria com o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro, 9º Grupamento de Bombeiros Militares, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, escolas da rede pública e grupo de mergulhadores irão desenvolverem ações às margem do Rio São Francisco.

Das 08 às 10h as equipes e alunos irão soltar 5 mil alevinos no rio, realizando ainda limpeza nas margens, plantio de árvores e recebendo orientações sobre a preservação do meio ambiente. Os mergulhadores retirarão objetos do fundo do rio e a equipe social do SAAE estará expondo diversos produtos feitos com material reciclável.  O ato será encerrado com um abraço simbólico ao Velho Chico. Para o professor Paulo Ramos, coordenador do Projeto Escola Verde,  o objetivo da comemoração é despertar na sociedade a conscientização sobre a data e mobilizar, principalmente, os estudantes nessa luta pela preservação...

Abertas inscrições para seleção de estágio do Programa Escola Verde da Univasf

Estão abertas até o dia 19 de novembro as inscrições para o processo seletivo de estagiários do Programa Escola Verde (PEV), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Ao todo são 40 vagas disponíveis para composição do cadastro reserva. O estágio requer 20 horas semanais de atuação para bolsistas e 10 horas semanais para vountários. Os selecionados participam do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental Interdisciplinar.

Podem participar da seleção, estudantes de cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). O processo conta com as etapas de análise de currículo, análise de formulário de inscrição e entrevista. Os interessados devem se inscrever através do email programaescolaverde@gmail.com. É necessário enviar termo de compromisso, declaração de vínculo, formulário de inscrição e currículo no formato Lattes. ..

Univasf: Programa Escola Verde oferta 14 minicursos com temas relacionados a educação ambiental

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), através do Programa Escola Verde (PEV), irá oferecer 14 minicursos entre os meses de julho e novembro de 2018. Os cursos irão abordar temáticas ambientais e são direcionados a professores da educação básica, ambientalistas e estudantes de ensino médio e superior. O primeiro minicurso ofertado será ‘Gestão em recursos hídricos’, na modalidade semipresencial. As aulas iniciam no dia 7 de julho, das 8h às 12h, na sala NT-3, no Campus Sede, em Petrolina (PE). Serão disponibilizadas 40 vagas para cada curso.

Os interessados em participar devem efetuar a inscrição pelo site do PEV até cinco dias antes da realização do módulo presencial do curso ou até acabarem as vagas disponíveis. Também será possível efetuar a inscrição de forma presencial no dia do evento. Será cobrada uma taxa no valor de R$ 20,00 para estudantes e professores e R$ 30,00 para outras categorias...

Conferências e minicursos dão início a congresso de meio ambiente em Juazeiro

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) começou na terça-feira (21) o "III Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar" (COBEAI), no Complexo Multieventos, em Juazeiro (BA). A edição deste ano, discute o tema ''Meio Ambiente e Responsabilidade Social', com conferências e mais de dez minicursos temáticos. O evento conta com a participação de professores, alunos de escolas públicas, universitários e ambientalistas de todo o Brasil.

A programação do III COBEAI é a maior e mais diversificada desde que o evento foi lançado pelo Programa Escola Verde (PEV), em 2015. Até sexta-feira (24), o congresso traz para a cidade, a apresentação de mais de 300 trabalhos científicos de estudantes de várias regiões, 19 minicursos, 18 exposições científicas, 10 conferências, 9 oficinas e 6 mesas redondas. Instituições como a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) também está apresentando trabalhos e iniciativas...

Programa Escola verde promoveu curso de Cuidado e preservação de abelhas

O Programa Escola Verde (PEV), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promoveu neste final de semana o curso Cuidado e preservação das abelhas. O curso aconteceu no campus Juazeiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). 

De acordo com o coordenador do PEV, professor Paulo Ramos, a ideia da realização dos minicursos surgiu após visitas realizadas pela equipe do programa a escolas da região e o diagnóstico da necessidade de intensificar a educação ambiental nas instituições de ensino. “O objetivo principal dos minicursos é a formação de professores, para que eles se tornem multiplicadores das ideias ambientais junto aos alunos”, afirma Ramos...

Programa Escola Verde (PEV) promoverá 15 minicursos nas áreas de sustentabilidade e educação ambiental

O Programa Escola Verde (PEV), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), irá ofertar, a partir de agosto, 15 minicursos com temas ligados à sustentabilidade e à educação ambiental. As aulas são voltadas para professores da educação básica, estudantes secundaristas e de graduação e ambientalistas. As inscrições estão abertas e devem ser feitas até dez dias antes do início de cada minicurso. A exceção é o de Saúde Ambiental, cujos interessados precisam se inscrever até o dia 1º de agosto.

As inscrições deverão ser feitas pelo preenchimento de formulário online. O valor é de R$ 10,00 para estudantes, R$ 20,00 para professores e R$ 30,00 para outras categorias. A lista com os participantes deverá ser divulgada até cinco dias antes do início dos minicursos. As aulas serão ministradas nos campi Juazeiro (BA) e Sede, em Petrolina (PE). A lista com as ementas dos minicursos, as datas e os locais das aulas estão disponíveis no site do PEV...

SAAE firma parceria com Programa Escola Verde da UNIVASF

Criado em 2011 com o objetivo de levar até as escolas públicas de Juazeiro e Petrolina informações, sensibilização, mobilização e estimulo a Educação Ambiental, o Projeto Escola Verde da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) recebe o apoio do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) em palestras, oficinas e distribuição de panfletos educativos.

A parceria, de acordo com o diretor do SAAE, Joaquim Neto, fortalece o trabalho social que a autarquia já vem desenvolvendo nas escolas e associações de moradores, com palestras e seminários sobre esgotamento sanitário, coleta e destino final dos resíduos sólidos, cursos para fabricação de produtos de limpeza e incentivo a coleta seletiva. “É um trabalho de grande relevância, pois a educação ambiental se constitui hoje em importante ferramenta de transformação. A UNIVASF reconheceu nosso esforço na contribuição para um ambiente mais saudável e pela melhoria da qualidade de vida da nossa população”, frisou Neto...

Concurso de Arte Ambiental do Programa Escola Verde acontece na região

O Programa Escola Verde, da Univasf, está promovendo o primeiro Concurso de Arte Ambiental: sua arte ajudando a preservar o meio ambiente. Trata-se de um evento pioneiro do gênero na região, e muito importante como forma de sensibilização e educação ambiental.

Concurso de Arte Ambiental está com inscrições abertas..

Projeto Escola Verde da Univasf realizará debate com candidatos à prefeitura de Juazeiro (BA)

Para discutir as propostas relacionadas aos temas Educação e Meio Ambiente com os candidatos à prefeitura de Juazeiro (BA), o Projeto Escola Verde (PEV) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá um debate na próxima terça-feira (30). O evento será realizado a partir das 8h, no Complexo Multieventos da Univasf, Campus Juazeiro. Destinado a professores, estudantes, gestores, ambientalistas e demais interessados no tema, o evento é aberto a toda a comunidade acadêmica e externa. O debate será transmitido ao vivo pela TV Caatinga. 

Participarão do debate, os candidatos Charles Leão (PPS), Joseph Bandeira (SD), Marcio Feitosa (PRP) e Paulo Bonfim (PC do B). Todos responderão a perguntas realizadas por representantes de instituições das áreas de ensino, agropecuária, coleta seletiva, de catadores de materiais recicláveis, entre outras presentes. A mediação será realizada pelo jornalista Carlos Britto. 

O debate ocorrerá em seis blocos: abertura e formação de mesa; apresentação dos candidatos; perguntas da mesa e de instituições presentes; perguntas entre os candidatos; considerações finais dos candidatos e assinatura pelos candidatos do Termo de Compromisso em desenvolver a Educação Ambiental no município, caso seja eleito. 

Para o coordenador do PEV e professor do Colegiado de Ciências Sociais, Paulo Ramos, o evento é uma oportunidade de comprometer os candidatos com o desenvolvimento de políticas públicas ambientais e o cumprimento da Lei da Educação Ambiental. “Também será um espaço para discutir ideias sobre o tema, em um bom nível, de forma que a Universidade cumpra seu papel de promover o debate de ideias”, destaca.  ..

Projeto Escola Verde recebe prêmio do Ministério da Educação

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Projeto Escola Verde (PEV), recebeu o Prêmio de Instituição de Referência para Inovação e Criatividade na Educação Básica do Brasil, do Ministério da Educação (MEC), no último dia 19. O prêmio consiste numa certificação que qualifica e reconhece as iniciativas do Projeto no âmbito da Educação Básica. Os pontos principais para a concessão do prêmio são: gestão, currículo, ambiente, métodos e articulação com outros agentes. O reconhecimento foi informado pela equipe Inovação e Criatividade na Educação Básica, através de sua representante Suzana Helena Carneiro Verissimo. 

O coordenador do PEV, Paulo Ramos, ressalta a importância do recebimento do certificado que qualifica o projeto como inovador e referência no Brasil. “É um reconhecimento de um trabalho de quatro anos, desenvolvido com muita dificuldade, pois não temos a institucionalização da educação ambiental no ensino básico. Mas com esses desafios fica claro que temos que continuar avançando e o prêmio nos dá mais entusiasmo”, afirma Ramos. A partir de agora, a Univasf passa a integrar o Mapa da Inovação e Criatividade do MEC e será acompanhada sistematicamente, a fim de verificar a continuidade e o aprimoramento da iniciativa. 

PEV – Projeto de extensão, criado em 2012, o PEV já atuou em 120 escolas públicas de todos os níveis de ensino na região com o intuito de sensibilizar professores, alunos e gestores para o enfrentamento dos problemas socioambientais vivenciados, mobilizando e desenvolvendo ações de educação ambiental. Segundo Paulo Ramos, cerca de 520 atividades foram desenvolvidas, aproximadamente 40 mil pessoas foram mobilizadas diretamente por suas ações; e em torno de 100 mil foram impactadas indiretamente pelo projeto. No momento, o PEV atua em 20 escolas públicas, localizadas em Petrolina, Juazeiro e Sobradinho. ..

Projeto Escola Verde prorroga inscrições para seleção de bolsistas

O Projeto Escola Verde (PEV) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) prorrogou até 25 de julho as inscrições para o processo seletivo de bolsistas para o programa. Ao todo estão sendo ofertadas 20 vagas, sendo dez para bolsistas e o restante para voluntários. Os dez primeiros aprovados receberão, por um período de um ano, uma bolsa de RS 400 a R$ 450, valor que varia de acordo com a instituição fomentadora da bolsa.

Podem concorrer às vagas, estudantes regularmente matriculados, nos cursos de graduação de instituições de ensino superior do Vale do São Francisco reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e que estejam entre o primeiro e o penúltimo semestres letivos. As inscrições devem ser realizadas enviando as cópias digitalizadas dos documentos necessários e a ficha de cadastramento preenchida para o email: selecaopev2014@gmail.com. 

A documentação necessária e outras informações podem ser conferidas no site do PEV. O projeto existe desde o ano de 2012 e atua na promoção da Educação Ambiental em instituições de ensino fundamental, médio e superior da região. 

Cronograma

Inscrição - Até 25 de julho de 2014
Resultado Preliminar – 1º de agosto de 2014
Resultado Final- 15 de agosto de 2014
Previsão de início das Atividades – 1º de setembro de 2014 ..

Projeto Escola Verde seleciona 15 novos integrantes

 

O Projeto Escola Verde da Universidade Federal do Vale do São Francisco (PEV/ Univasf) está com inscrições abertas até o dia 26 de janeiro para a seleção de oito bolsistas e sete voluntários, destinada a estudantes que estejam matriculados nos seguintes cursos de graduação: Administração, Enfermagem, Artes Visuais, Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Agronômica, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Medicina, Medicina Veterinária e Psicologia. Entre os requisitos exigidos é necessário estar cursando entre o 2º e o 6º período e ter disponibilidade de horário.

Os interessados deverão fazer a inscrição online, pelo e-mail: pevunivasf2012@gmail.com ou presencialmente no colegiado de Ciências Sociais, localizado no campus Juazeiro (BA), das 14h às 21h, portando os seguintes documentos: formulário de inscrição, cópia do comprovante de matrícula, cópia do Coeficiente de Rendimento (CRE), Currículo, RG, CPF e comprovante de residência...

Univasf: Projeto Escola Verde seleciona oito bolsistas

O Projeto Escola Verde da Universidade Federal do Vale do São Francisco (PEV/ Univasf) está com inscrições abertas para a seleção de bolsistas, destinada a estudantes que estejam matriculados nos seguintes cursos de graduação: Administração, Enfermagem, Artes Visuais, Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Agronômica, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Medicina, Medicina Veterinária e Psicologia. Entre os requisitos exigidos é necessário estar cursando entre o 2º e o 6º período e ter disponibilidade de horário.

A seleção visa o preenchimento de oito vagas com carga horária de 20 horas semanais. Os interessados deverão fazer a inscrição presencial no colegiado de Ciências Sociais, localizado no campus Juazeiro (BA), das 14h às 21h, portando os seguintes documentos: formulário de inscrição (em anexo), cópia do comprovante de matrícula, cópia do Coeficiente de Rendimento (CRE), Currículo, RG, CPF e comprovante de residência. A seleção será baseada em análise do Currículo, CRE e entrevista...

Irpaa firma parceria com Univasf no Projeto Escola Verde

O meio ambiente vem sofrendo com desgaste causado muitas vezes pela ação humana. Para tentar transformar essa realidade o Irpaa desenvolve trabalhos de educação ambiental, repassando conhecimentos de como conviver em equilíbrio com a natureza. Com uma vasta experiência no campo de promover ações de conscientização e preservação ambiental, a instituição estabeleceu uma parceria com a Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco), no Projeto Escola Verde.

O Projeto Escola Verde vai ser desenvolvido nas escolas do Vale São Francisco, identificando os problemas na relação ser humano/natureza e realizando ações que possam melhorar essas dificuldades de convivência. Oficinas, discussões sobre questões de prevenção ambiental e métodos de utilização sustentável, construções de viveiros, plantio de árvores, principalmente as nativas da caatinga, são algumas das ações previstas.

O Irpaa vai contribuir na formação dos/das educadores e educadoras das escolas envolvidas no projeto, na produção de material didático sobre Educação Ambiental Contextualizada, em palestras. Além de oferecer suportes na troca de experiências, através de possíveis visitas no Centro de Formação Vargem da Cruz, para conhecer as tecnologias de Convivência com o Semiárido, conforme relata a colaboradora do Irpaa, Edineusa Ferreira...