Foram encontrados 70 registros para a palavra: enfermeiros

Coordenadores de UBS e enfermeiros participam de treinamento de humanização

Com o objetivo de fortalecer a humanização dentro dos serviços de saúde de Juazeiro, os coordenadores de UBS e os enfermeiros de saúde da família do município participaram, nesta quinta-feira (29), de um treinamento sobre o assunto. O tema abordado foi ‘Relações interpessoais no ambiente de trabalho’. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). A solenidade de abertura contou com a participação da secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, que frisou a intenção de trabalhar próxima aos servidores da rede. “A gente está dando esse ponta pé inicial, para que possamos melhorar cada vez mais a assistência ao nosso usuário e, também, a saúde mental dos nossos profissionais”, afirma.

A atividade foi dividida em três momentos. O primeiro contou com a superintendente da Secretaria de Gestão de Pessoas, Ana Paula Moreira. Na ocasião, ela realizou a ‘dinâmica do pirulito’ com os participantes. “A proposta é que desenrolem um pirulito sem usar as próprias mãos, contando com a ajuda do outro. O objetivo é mostrar a importância do trabalho em equipe”, revela a superintendente. Em seguida, a psicóloga da Escola de Gestão Pública (EGESP), Karintia Abrantes, realizou um treinamento sobre relações interpessoais, trabalhando os conceitos de autoconhecimento, empatia e ética. No fim da tarde, a equipe da Superintendência de Gestão de Pessoas da Sesau realizou a apresentação do programa ‘Atender Melhor’.

“Nossa missão de hoje foi estreitar os laços de relacionamento entre os gestores e colegas, bem como preparar o campo da humanização, para implantarmos cada vez mais a política do programa de governo”, disse Jussara Rêgo, gerente de humanização da Sesau. Os profissionais que participaram da atividade elogiaram a iniciativa. A enfermeira Tâmara Loiola destaca que este é um momento de cuidado com o profissional, para que ele se sinta valorizado e cuidado. Já a coordenadora de UBS, Milena Cavalcante, acredita que é necessário sempre reforçar os conceitos discutidos durante a tarde. “Dá uma reavivada na busca de ter esse equilíbrio entre as pessoas. Falar em humanização é ainda importante mais quando se trabalha no serviço de saúde”, acredita. ..

Audiência Pública discutirá hoje redução da carga horária dos enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham em Juazeiro

Acontecerá hoje (12) na Câmara Municipal de Vereadores de Juazeiro, às 9h, uma audiência pública para discutir a diminuição da carga horária de trabalho dos enfermeiros e técnicos de enfermagem, de 40 horas para 30 horas, que prestam serviço no município. O programa Geraldo José desta quinta-feira (11) entrevistou a Vereadora Valdeci Alves, popular Neguinha da Santa Casa, que comentou a importância do município de Juazeiro discutir a regulamentação da carga horária dos profissionais de enfermagem.

“Nós estamos todos juntos fortalecidos para enfrentarmos essa luta. O projeto de lei para que os profissionais trabalhem 30 horas já está na Câmara. É o enfermeiro e o técnico de enfermagem que seguram um hospital. São pessoas que realmente trabalham e que merecem o nosso respeito”, disse...

Plínio Amorim dialoga com Sindicato de Enfermeiros do Estado da Bahia

Na última quarta-feira (29), o secretário de Saúde de Juazeiro, Plínio Amorim, esteve reunido com representantes do Sindicato de Enfermeiros do Estado da Bahia (SEEB), ouvindo as reivindicações da classe. O secretário de Governo, Clériston Andrade, também participou do encontro.

Na ocasião, a presidente do SEEB, Lucia Esther Moliterno, deu sugestões sobre o que pode ser feito para avançar na valorização desse profissional. Entre as reivindicações, as principais destacadas foram o reajuste salarial, melhorias nas condições de trabalho e carga horária. Segundo a presidente, ainda será enviado para a Secretaria de Saúde um ofício, que irá formalizar a proposta...

Enfermeiros de Juazeiro participam de capacitação sobre o Calendário Nacional de Vacinação de 2017

A Secretaria de Saúde de Juazeiro, em parceria com o Núcleo Regional de Saúde Norte (NRSN), começou a capacitar nesta segunda-feira (16), enfermeiros da Rede Municipal sobre as mudanças no Calendário Nacional de Vacinação deste ano. Entre as novidades, destaca-se a inclusão de meninos de 12 e 13 anos como parte do público que pode receber a vacina HPV Quadrivalente.

Ainda nesta semana, nos dias 18 e 19 de janeiro, os demais enfermeiros das unidades municipais também serão capacitados e, na próxima segunda-feira (23), os insumos estarão disponíveis nos Postos de Saúde. Além da introdução da população masculina na vacina HPV Quadrivalente, também passa a fazer parte do Calendário um reforço da Meningocócica C (conjugada), que protege contra a meningite, em adolescentes de 12 e 13 anos. Ainda houve alteração na faixa etária de duas vacinas, Varicela e Hepatite A. Ambas estenderam a idade máxima - antes eram aplicadas em crianças menores de 2 anos e agora se estende para menores de 5 anos. ..

Enfermeiros do HDM/IMIP apresentaram conclusão de Residência em III Mostra Científica de Enfermagem

Na última sexta-feira (04/11), o Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), realizou a III Mostra Científica da Residência de Enfermagem da instituição. Com o tema, “Panorama da assistência materno-infantil no submédio do vale do São Francisco”, o objetivo do evento é apresentar os trabalhos de conclusão de curso do Programa de Residência em Enfermagem nas áreas de Saúde da Mulher e Saúde da Criança.

A programação contou com a palestra de abertura: “Ensino e aprendizagem de residentes de enfermagem em Saúde da Mulher baseado em problemas: Construção e validação de manual para preceptoria”. E, logo após, as apresentações dos trabalhos: “Parto cesariano em primípara em serviço de referência obstétrica no Vale do São Francisco, Nordeste Brasileiro”, “Perfil epidemiológico e clínico de casos de coqueluche em menores de um ano na VIII região de saúde de Pernambuco”, “Situações sofridas por mulheres em maternidades do Vale do São Francisco”. E “Estudo dos fatores de risco relacionados à prematuridade”...

HDM/IMIP promove Curso de Ventilação Mecânica para médicos e enfermeiros

O setor de Educação Permanente do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), promoveu na manhã da última sexta-feira (14.10) um curso de Ventilação Mecânica. O público alvo foram médicos, enfermeiros e residentes da unidade de saúde.

Segundo a enfermeira da Educação Permanente, Rejane Lins, a capacitação é um treinamento em estratégias ventilatórias em pacientes de alta complexidade utilizando a metodologia de simulação, cercada de cuidados específicos. “O curso tem objetivo de orientar médicos e enfermeiros quanto ao manuseio do Ventilador para melhor assistência ventilatória ao paciente neonatal”, disse...

Hoje, enfermeiros trabalham parcialmente em Petrolina

NOTA:

 A Secretaria de Saúde de Petrolina informa à população que, devido à realização de Assembleia Extraordinária do Sindicato dos Servidores Municipais (SINDSEMP), nesta sexta-feira, 20, os serviços de saúde que dependem dos técnicos de enfermagem não funcionarão em sua totalidade. ..

Secretaria de Saúde de Petrolina homenageia enfermeiros

A manhã desta sexta-feira (13) foi de homenagens no auditório da Secretaria de Saúde de Petrolina. O motivo foi a comemoração do Dia do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio, com a participação de cerca de 100 profissionais. A programação ainda incluiu entrega de tablets aos enfermeiros.

"O profissional enfermeiro é essencial para o funcionamento das unidades de saúde. Eles conhecem os usuários, as necessidades da sua comunidade e em seu trabalho diário contribuem significativamente com a prevenção de doenças e a promoção da saúde", disse a secretária Mara Gonçalves...

Sindsemp discute a regulamentação de 30 horas para enfermeiros e técnicos de enfermagem

Não se trata de redução de 40h para 30h, mas sim, da regulamentação das 30h já prevista na Lei Federal e no Estatuto do Servidor de Petrolina, expõe Walber Lins, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp). O PL foi debatido na sessão ordinária desta quinta-feira (11), na Casa Plínio Amorim.

Lins explica que a regulamentação por 30h é opcional já que a carga de 40h também é prevista na Lei 301 e que o Sindicato é favorável a aprovação apresentada pelo Legislativo e discutida com o próprio sindicato. “O Poder Executivo pode ou não conduzir para as 30h, a sugestão é que seja feito concursos público e que o servidor tenha a opção de trabalhar a jornada ampliada. A redução da carga horária não pode existir, mas a regulamentação das 30h pode e deve ser feita”, reforça a defesa ao projeto.

De acordo com Walber Lins, o Sindsemp participou do debate do projeto desde o inicio junto à outras entidades, a exemplo do sindicato dos enfermeiros de Pernambuco.  Juntos, a minuta foi encaminhada ao parlamentar Pérsio Antunes que apresentou aos colegas vereadores. “A Câmara como um todo tem abraçado o servidor e estamos juntos nessa conquista que contou com o apoio de todos os vereadores. Só temos que congratular os profissionais em enfermagem”, pontua o presidente.

Caso haja o veto do executivo, Lins garantiu que sindicato continuará em defesa do projeto. “Vamos manter nossa postura de apoio ao servidor. Lutaremos para que o projeto se concretize, dentro do diálogo, sem embate desnecessário”, comenta. “Essa conquista traz reconhecimento e valorização ao servidor”, finaliza. ..

"É ilegal a substituição de médicos por enfermeiros na realização de partos", alerta o presidente da FENAM

A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) questiona a resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em que enfermeiros obstétricos e obstetrizes estejam aptos a realizar partos. A determinação da ANS fere a legislação em vigor no entendimento da entidade, que representa mais de 400 mil médicos no país.

O presidente da FENAM, Otto Baptista, se mostra preocupado com possíveis erros que venham a comprometer a saúde das gestantes e do bebês.   "É ilegal a realização de parto sem a presença do médico. Temos formação específica para tal atuação, então não justifica chamar o médico apenas quando existem complicações. O acompanhamento do profissional médico durante a gestação é primordial para um parto bem sucedido'', alertou o presidente da FENAM, Otto Baptista, especialista em ginecologia e obstetrícia...