RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 491 registros para a palavra: enem

Em defesa do ENEM para o vestibular da FACAPE e UPE

O debate sobre a adoção do Enem para inclusão nas universidades estaduais e federais da região continua. Hoje a defesa  do ENEM para o vestibular da FACAPE e UPE é feita pelo jornalista Manoel Leão. Confira:

Meu nome é Manoel Cavalcante Leão Netto, meu pai nasceu em Cabrobó e se casou em Araçatuba, interior de São Paulo com minha mãe, nascida lá, mas de pais vindos de Vitória da Conquista, na Bahia...

Ex-deputado Geraldo Coelho emite nota sobre o ENEM

O deputado Geraldo Coelho, através de nota, criticou fortemente a adesão ao ENEM brevemente pela UPE expondo suas razões. Fez ainda apelos a vários politicos principalmente da região, conclamando a todos: "Vamos juntos continuar trabalhando por Petrolina, e defender o Vale do São Francisco." Confira abaixo na íntegra:

Reitor CARLOS CALADO
Universidade de Pernambuco – UPE.

Histórico – Nos idos de 1940 estudei em São Paulo no Mackenzie e me formei Engenheiro em 1948. Viagem de 15 dias Petrolina a São Paulo.

Quando Prefeito de Petrolina, tomei a iniciativa em 1976 fundar o primeiro Curso de nível Superior no interior de Pernambuco. Inicialmente foi Administração de Empresas, e hoje são 8 cursos pela FACAPE – Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina.
..

Conselho da Juventude de Juazeiro é contra a exclusão do Enem na Univasf

O Conselho Municipal da Juventude de Juazeiro é um órgão cujo objetivo é garantir as políticas públicas de juventude, tendo no protagonismo juvenil a sua principal forma de trabalho. O Comjuv vem a público expressar a sua opinião contraria ao pedido do Prefeito de Petrolina/PE, Julio Lossio, ao Ministro da Educação Aloizio Mercadante, onde solicitava a exclusão Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na Universidade Federal do Vale do São Francisco.

A democratização do acesso à universidade pública sempre foi uma das principais bandeiras defendida pelos movimentos sociais, sempre defendemos um projeto de sociedade justa e libertária. Acreditamos que a adoção por parte da Univasf ao Enem, como forma de ingresso substituindo o vestibular tradicional, e a implantação de cotas seja um grande avanço no sistema educacional, tanto por usar uma metodologia avançada quanto por democratizar o acesso ao ensino superior...

Prefeito de Petrolina envia ao MEC pedido de exclusão do ENEM na Universidade Federal do Vale do São Francisco‏

O Prefeito de Petrolina Julio Lossio enviou correspondência ao Ministro da Educação Aloizio Mercadante pedindo a exclusão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na Universidade Federal do Vale do São Francisco. Segundo a assessoria do prefeito, o pedido é uma forma de afirmar que o Enem não representa um processo seletivo adequado para a região do Vale do São Francisco que busca oferecer condições iguais de concorrência.Confira:

 ..

MPF-CE pede que Inep divulgue critérios de avaliação do Enem

 

O Ministério Público Federal no Ceará entrou com nova ação civil pública nesta terça-feira (27) para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) explique em detalhes como funciona o critério de avaliação aos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para o procurador da República no Ceará Oscar Costa Filho, o critério de pontuação funciona como uma "caixa preta", sem que os alunos tenham conhecimento de sua nota após divulgação do gabarito. O Inep explica que a nota funciona com base na Teoria de Resposta ao Item, em que alunos que acertaram a mesma quantidade de questões podem ter notas diferentes, dependendo do nível de dificuldade das questões acertadas.

"Para o aluno, isso é mesmo que nada. Ele não tem como saber que nota tirou", diz o procurador. Oscar Costa Filho pede ao Inep que a divulgação das informações ocorra antes do dia 6 de janeiro, já que as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) começam no dia 7.

Reclamações
Centenas de estudantes que fizeram as provas do Enem protestam na internet desde a quarta-feira (21). As reclamações tiveram início minutos após a divulgação das notas do Enem 2011 pelo Ministério da Educação.

Procurado pelo G1 na ocasião, o MEC afirmou que não poderia explicar casos específicos, e afirmou que os esclarecimentos sobre a correção das provas havia sido publicada em seu site oficial.

A principal insatisfação está relacionada a notas muito abaixo do esperado, em comparação com o número de acertos no gabarito oficial. (As informações são do G1)...

Alunos questionam pontuação do Enem e fazem até site de queixas

Os métodos de pontuação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) estão sendo questionados por estudantes que prestaram o exame deste ano. Para reunir as reclamações, foram criados um site (enemurgente.com) e uma comunidade no Facebook.

Eles reclamam do método TRI (Teoria de Resposta ao Item) para cálculo da pontuação, usado desde 2009. Grosso modo, as questões são divididas em categorias (fáceis, médias e difíceis). A pontuação do aluno depende da coerência do seu desempenho: se acertou apenas as fáceis e difíceis a nota cai, pois há indício de "chute" --espera-se que quem acerte as difíceis também acerte as médias. O número total de acertos conta pouco na nota.

Em São Paulo, a aluna Natália Soares, 17, afirmou que estranhou o fato de ter avaliação semelhante à de um amigo que errou menos na prova objetiva. "Tem muita gente reclamando", disse ela...

Ministério da Educação antecipa resultados do Enem 2011

O Ministério da Educação (MEC) antecipou a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previstos inicialmente para o início de janeiro. Os candidatos que participaram das provas aplicadas em outubro podem consultar sua pontuação a partir desta quarta-feira no site do exame. Para acessar os resultados, o estudante precisa informar seu CPF e a senha cadastrada durante o período de inscrição. Caso o participante tenha perdido a senha é possível recuperá-la no sistema. O boletim apresenta o desempenho do candidato nas quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza), além da nota de redação.

A metodologia utilizada na correção do Enem é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), modelo estatístico que permite que diferentes edições da prova sejam comparáveis. Para o cálculo da nota, leva-se em conta não apenas o número de acertos do candidato, como nos vestibulares tradicionais, mas o nível de dificuldade de cada item. Uma questão que teve baixo índice de acertos é considerada "difícil" e, portanto, tem mais peso na pontuação final. Aquelas que têm alto índice de acertos são classificadas como "fáceis" e contam menos pontos na nota final. Dessa forma, dois participantes que acertaram o mesmo número de itens podem ter médias finais diferentes.

Na TRI não existe uma pontuação máxima e mínima que o candidato pode atingir - com exceção da redação, que não é corrigida por esse modelo e cuja nota varia de 0 a 1000. A partir do desempenho dos participantes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) constrói uma escala de notas máximas e mínimas que permite ao aluno comparar seu desempenho com o dos demais estudantes. A escala será divulgada posteriormente pelo Inep...

Estudantes dizem que escola do CE antecipou questões do Enem

Um estudante de 18 anos postou no Facebook nesta terça-feira (25) fotos de cadernos de questões distribuídos pelo colégio Christus, de Fortaleza, antes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em que afirma conter pelo menos 11 questões idênticas às das provas do último fim de semana. Dois alunos do colégio também confirmaram ter recebido o caderno com as questões idênticas às contidas na prova do Enem. O Ministério da Educação afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que "não houve vazamento da prova" e que acionou na manhã desta quarta-feira (26) a Polícia Federal para investigar o caso.

O jovem, que prefere não se identificar, disse ao G1 que recebeu o material de um colega que estuda no Christus, na sexta-feira (21), véspera do Enem. O material não possui logotipo ou alguma outra marca da instituição de ensino. Pelo menos dez questões presentes no material, inclusive com imagens e gráficos, são idênticas às aplicadas nas provas do Enem. “Não tive tempo de ver esse material antes da prova, mas quando saí do Enem vi alunos do Christus dizendo que havia questões idênticas no material”, conta. Na manhã desta quarta-feira, o diretor da escola, Davi Rocha, disse que ainda não examinou o material impresso com as questões semelhantes à prova do Enem. "Ainda não sei se esse material é realmente nosso, mas, se for, vamos esclarecer tudo."..

Segundo dia de provas do Enem terá matemática, linguagens e redação

Começa neste domingo (23) o segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas de matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e redação serão aplicadas entre as 13h e as 18h30 no horário de Brasília. Os portões abrem às 12h e fecham pontualmente às 13h, sem tolerância de atrasos. No sábado (22), 25,29% dos mais de 5,3 milhões de candidatos faltaram às provas de ciências humanas e ciências da natureza, o que representa mais de 1,35 milhão de candidatos. Trânsito, atrasos e confusão com o fuso horário foram algumas das justificativas dadas por estudantes ao G1 para chegar atrasado ao local de prova do Enem.

Segundo o Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa (Inep), quem perdeu o primeiro dia do Enem vai ficar com zero nas duas provas que já foram aplicadas, mas pode participar do segundo dia do exame. Os candidatos nesta situação que vão usar o Enem para tentar uma vaga em universidades inscritas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) podem ter poucas chances no processo seletivo. Mas o Inep recomenda que eles participem do segundo dia de provas como forma de treinamento para o ano que vem e também para evitar traumas.

Já os 545.798 inscritos no Enem com o intuito de conseguir a certificação do ensino médio podem combinar as notas de provas de anos diferentes e, portanto, quem está neste grupo e chegou atrasado no sábado deve manter o ânimo e participar das provas deste domingo...

Enem: “A crônica de uma morte anunciada”

Nossa educação é uma merda, merda. Mesmo merda.

Leitor, não me sinto estupefato. Acredite. Até aliviado, fiquei. Nunca alegre, pois, com o fígado fraco e não de porco, perante isso não engulo os PIORES ALUNOS SEREM OS NOSSOS! Alivio-me ao saber que a sociedade (afinal, sociedade é gente, corpo físico, jurídico. espírito?) soube quanta impostura, mentira, roubalheira, trambique, em forma, tamanho, volume, de EDUCAÇÃO!..

MAIORIA DAS ESCOLAS DE JUAZEIRO FICA ABAIXO DA MÉDIA NO ENEM 2010

 

A situação educacional da Bahia não é boa. Das 1.352 escolas baianas que tiveram estudantes inscritos no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio em 2010, 61% tiveram rendimento abaixo da média nacional, que foi de 553,73 pontos, de um total de 1.000 pontos possíveis; apenas 21% ficaram acima da média e 18% não tiveram notas divulgadas porque não alcançaram 2% de participação dos alunos na prova.

A discrepância entre o ensino público e o privado mostrou-se acentuada. Entre as escolas privadas da Bahia, 76% tiveram rendimento acima da média nacional e apenas 5% ficaram abaixo dessa nota. Na rede pública, os números são praticamente inversos: 79% ficaram abaixo da média nacional de 553,73 pontos e 4%, acima.  O restante não teve as notas divulgadas porque menos de 10 estudantes ou menos de 2% dos alunos fizeram as provas. ..

Escola com pior desempenho no Enem fica em Casa Nova na Bahia

Dentre as escolas que ficaram abaixo da média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado em 2010, está a Escola Estadual Professora Irene dos Santos, localizada no município baiano de Casa Nova, que obteve o pior resultado no exame. A média alcançada ficou em 455,77.

A escola atende aproximadamente 530 alunos, onde a maioria é de jovens e adultos moradores da zona rural. Além da sede, há outras duas unidades que ficam nos distritos de Luiz Viana, a 90 Km de Casa Nova e em Lagoa do Alegre, a 100 km de distância...

ESPAÇO DO LEITOR: Parabéns ao Colégio da Polícia Militar Alfredo Viana pelo 1°lugar no ENEM no município de Juazeiro

Caro Geraldo,

É com muito orgulho que me dirijo a esse noticioso para dizer que o trabalho desenvolvido na Escola Pública Alfredo Viana (Colégio da Polícia Militar) é digno de aplausos. Parabenizo a toda equipe que faz parte daquele estabelecimento de ensino, desde a Direção pedagógica à Direção de disciplina, aos professores e demais funcionários, sem esquecer o corpo discente, os alunos, pois foram eles os responsáveis por colocar o C.P.M em 1° lugar entre as escolas públicas do município de Juazeiro, entre os estabelecimentos de ensino do grupo 2 (critério de participação entre 50% a 74% de alunos que realizaram a prova), no último exame do ENEM...

ENEM: 80% DOS CANDIDATOS SãO DA REDE PúBLICA

A cada dez estudantes baianos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 22 e 23 de outubro, apenas dois pertencem à rede particular de ensino. Ou seja, 80% dos alunos vêm de escolas da rede pública. O exame reúne 5,4 milhões de inscritos em todo o Brasil, 441 mil só na Bahia, o terceiro estado em número de participantes. Entre os estudantes, os dados refletem as limitações da prova para quem é da rede privada e as possibilidades à disposição daqueles que estudam na rede pública. “Com uma nota boa, posso tentar uma bolsa pelo ProUni (Programa Universidade Para Todos) e tem o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) também”, explica Andressa Conceição, de 18 anos, aluna do terceiro ano do nível médio no Colégio Deputado Manoel Novaes, no bairro do Canela, em Salvador. Para pleitear uma bolsa parcial ou integral do ProUni em instituições particulares, estudantes como Andressa precisam alcançar a nota mínima de 400 pontos no Enem. Informações do jornal A Tarde.

..

Campus Ouricuri do IF Sertão-PE implanta Curso Superior em Mineração com inscrição pelo Enem

O diretor Adalberto Pinheiro: “Queremos fazer do desenvolvimento sustentável a maior vocação do Araripe”

O diretor geral do Campus Ouricuri do IF Sertão-PE, Adalberto Pinheiro de Araújo, anunciou a implantação de mais um curso de nível superior no campus. É o Curso Superior de Tecnologia em Mineração, com a entrada da primeira turma prevista para o segundo semestre de 2012. Incluído no Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, editado pelo MEC, em 05 de maio deste ano, o Curso Superior de Tecnologia em Mineração confere ao seu egresso o grau de Tecnólogo em Mineração...

Univasf adota o Enem 2011 para a seleção do PS-ICG 2012

A Univasf, por meio do Conselho Universitário, decidiu que adotará o Enem 2011 como pré-requisito para participação no Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação da Univasf – PS-ICG 2012 (chamado anteriormente de Vestibular).
 
A forma como se dará a seleção ainda não foi alvo de discussões, por isso será divulgada posteriormente, por meio de editais complementares. Sendo assim, os interessados fiquem atentos às informações divulgadas na página do PS-ICG 2012

As informações sobre o Enem 2011, que é de responsabilidade do Inep, estão disponíveis na página (http://portal.inep.gov.br/web/enem/enem). Além disso, a Univasf dispõe de um perfil no Twitter (http://twitter.com/_univasf) e outro no Facebook (http://www.facebook.com/univasf.srca), pelos quais a SRCA divulga informações...

Inscrições para Enem começam hoje (23)

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam nesta segunda-feira (23) e devem ser realizadas exclusivamente pelo site do Ministério da Educação (MEC). As inscrições serão abertas às 10h e terminarão às 23h59 do dia 10 de junho. O exame deste ano ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro. A taxa continua R$ 35. (Clique aqui e se inscreva).

Alunos da rede pública não pagam e os de escolas particulares podem pedir isenção. O edital deste ano prevê que a prova do Enem tenha um alerta para que o aluno cheque se a sua avaliação não tem defeitos de impressão...

INSCRIÇÕES PARA ENEM COMEÇAM SEGUNDA (23)

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2011, começam na próxima segunda-feira (23) e serão feitas exclusivamente pela internet. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), seis milhões de estudantes devem fazer a prova, que será realizada nos dias 22 e 23 de outubro. Cerca de R$ 5 milhões serão investidos na produção do Enem, parte dos recursos será direcionada para contratação de uma empresa para reduzir os riscos de problemas na prova, como ocorrido em 2010. O prazo para inscrição termina no dia 10 de junho. A taxa custa R$ 35. Informações do jornal Correio.

..

PRESIDENTE DO INEP DEFENDE DUAS PROVAS DO ENEM

A nova presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Malvina Tuttman, defende a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) duas vezes ao ano. Ela é agora a principal responsável pela realização do Enem. Em entrevista à Agência Brasil, Malvina defendeu a mudança. “Não existe decisão, mas estudos. Eu mesma sempre defendi a multiplicidade de possibilidades que temos que dar aos jovens. O Enem tem que ser um instrumento democrático de acesso à universidade. Quanto mais possibilidades de aplicar for possível, melhor”. O órgão estuda implementar as duas provas ainda este ano. ..

MEC DIVULGA RESULTADOS DO ENEM 2010

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 já podem ser consultados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Após consultar seus resultados, os participantes do Enem 2010 podem se inscrever a partir de domingo (16) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no primeiro semestre de 2011. Nesta edição, serão oferecidas 83.125 vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais. Criado pelo MEC no ano passado, o Sisu possibilita ao candidato do Enem que disputar vagas em diferentes instituições, substituindo o vestibular. As inscrições vão de 16 a 18 de fevereiro. Os estudantes já podem acessar o Sisu para consultar quais são as instituições e cursos participantes desta edição. Informações da Agência Brasil.

..