RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 1531 registros para a palavra: eleicoes

253 municípios contarão com auxílio de forças federais durante as eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o envio de força federal para mais nove municípios do Nordeste. O TSE acolheu pedidos de Tribunais Regionais Eleitorais e autorizou o envio de força federal para 253 municípios em doze estados: Alagoas(12), Amazonas(20), Amapá(1), Maranhão(7), Mato Grosso do Sul(1), Pará(106), Paraíba(1), Piauí(53), Rio Grande do Norte(20), Rondônia(10), Sergipe(7) e Tocantins(15).

Na última sessão plenária, antes do primeiro turno das eleições, o TSE aprovou reforço na segurança dos municípios de Salgado, Santo Amaro das Brotas, Rosário do Catete, Itaporanga d' Ajuda e Ilha das Flores em Sergipe e às cidades de Regeneração, Monsenhor Gil, Curralinhos e Miguel Leão no Piauí.

O Pará é o estado com o maior número de municípios com previsão de reforço na segurança durante as eleições, com 106 localidades atendidas, seguido pelo Piauí, onde as forças federais vão atuar em 53 municípios. ..

BLOG DO GERALDO JOSÉ PRONTO PARA COBRIR AS ELEIÇÕES 2010

A equipe do blog do Geraldo José passou a semana trabalhando dobrado na tentativa de informar aos leitores sobre tudo que acontecerá neste domingo (03), dia em que ocorrerão as eleições 2010 para presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais.

A equipe está mobilizada para registrar tudo, mas se o leitor registrar algum fato importante ou curioso e quiser compartilhar, basta enviar para os seguintes emails: blog@geraldojose.com.brou geraldojoseba@hotmail.comque nós teremos todo interesse em divulgar, depois de averiguar se os fatos procedem ou não, claro...

Tudo pronto nos Correios para as eleições 2010

Nos Correios, a contagem regressiva para as eleições começou em agosto, quando a empresa deu início ao transporte das urnas eletrônicas que serão utilizadas no dia 3 de outubro. A maior parte desse transporte deve ocorrer no dia 2, véspera das eleições, quando os Correios levarão as urnas para os locais de votação.

Nas eleições deste ano, os Correios serão responsáveis pela distribuição e coleta de urnas em 15 estados brasileiros: Acre, Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, São Paulo e Sergipe.

Além desse serviço, em algumas localidades a empresa ainda realiza o transporte do material de apoio, a convocação e o e outros materias relacionados aos mesários que trabalharão no dia das Eleições. Desde 1998, a ECT tem participação efetiva no processo eleitoral brasileiro fazendo o transporte das urnas eletrônicas, por meio de contratos celebrados com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs)...

Coelba monta esquema especial para Eleições 2010

Durante todo o processo de votação e apuração, a Coelba montará esquema especial para atender às solicitações de emergências. Serão disponibilizadas no centro de apuração equipes de prontidão durante 24 horas, até a totalização final e publicação oficial dos resultados. Todas as redes e circuitos das zonas e seções eleitorais, além do centro de apuração, foram inspecionados e passaram por manutenção preventiva. (Tribuna) ..

BEBIDA ALCOÓLICA ESTÁ LIBERADA NA ELEIÇÃO

O eleitor baiano poderá curtir o domingo (3) regado de bebida alcoólica, antes e depois de votar. No estado, não haverá a restrição para a venda de bebidas no dia da eleição, a chamada “Lei Seca eleitoral”. Assim como a Bahia, outros quatro estados deixaram de lado a limitação: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A proibição tinha como fim evitar confusões no dia em que o ânimo se acirra devido à disputa por votos. ..

Advogado de Juazeiro solicita ao STF que Ficha Limpa não seja aplicada nas eleições deste ano

O destino da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10), que proíbe a candidatura de pessoas com condenações por órgãos colegiados de Justiça, deve ser definido na próxima quarta-feira. Esta é a data prevista para o julgamento do primeiro recurso ordinário questionando decisão da Justiça Eleitoral que barrou um candidato com base nas novas regras de inelegibilidade. Por conta disso, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), com o apoio de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acertou uma programação para sensibilizar os ministros a ratificarem a constitucionalidade da lei.

O advogado de Juazeiro Luis Antonio Costa de Santana informou ao blog que enviou memoriais aos ministros defendendo que a mencionada lei não seja aplicada no pleito deste ano...

ELEIÇÕES 2010 - 2º DEBATE DOS CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL / BLOG E RÁDIO JUAZEIRO

..

Wagner diz que não “venderá ilusões” a um mês das eleições

O governador Jaques Wagner, candidato petista à reeleição, disse nesta segunda-feira que não venderá ilusões a 28 dias do pleito de outubro. A afirmação foi feita em entrevista de mais de uma hora concedida nesta manhã à Rede Baiana de Rádio, enquanto o governador respondia sobre a construção de um aeroporto na cidade de Feira de Santana, no interior do Estado. Wagner salientou aos entrevistadores que não prometeria um aeroporto de passageiros para a cidade, mas um destinado a cargas. Ele disse, nas condições atuais, o aeroporto de Salvador continuará sendo o destinado ao transporte de passageiros, por ter a maior demanda. “As principais linhas não farão escala num aeroporto que fica a pouco mais de 100 quilômetros do de Salvador”, explicou. ..

Em entrevista ao "De Olho Nas Eleições" Khoury Defende Fortalecimento dos Municípios

Em entrevista ao Programa de Olho nas Eleições, da Rádio Juazeiro, o deputado federal Jorge Khoury, candidato à reeleição defendeu em sua fala o fortalecimento dos municípios, sob o argumento de que as pessoas vivem é nas cidades e essas têm que estar estruturadas para atender as demandas locais. “A União e o Estado não podem deter todo o poder, ele tem que ser equânime”.

Entrevistado por Geraldo José, Khoury fez um relato da sua vida pública, desde a época de prefeito até então. Lembrou suas conquistas em relação ao desenvolvimento de Juazeiro, da Região e da Bahia. Khoury disse que foi grande motivador da agricultura irrigada, fortalecida quando ele trouxe a superintendência da Codevasf, que otimizou e profissionalizou os perímetros irrigados públicos, como Mandacaru, Tourão, Curaçá, Maniçoba e agora o Salitre. Para atrair investidores da área privada do setor agrícola Khoury criou a Fenagri, então Festa do Melão e implantou o Mercado do Produtor, para regular o mercado interno, já que os pequenos produtores estavam prejudicados na comercialização...

Pedro Alcântara participa de Programa de olho nas eleições e defende mais investimentos

O Deputado Pedro Alcântara (PR) defendeu na tarde desta quinta feira, no Programa "De Olho nas Eleições" da Rádio Juazeiro, um maior investimento do governo estadual na região. Mesmo reconhecendo o trabalho realizado pelo governador Wagner, Alcântara cobrou uma sede de colégio para cursos de segundo grau em cada distrito, a implantação de mercados locais também em sede de distritos e uma maior atenção à cadeia de comercialização dos produtos locais com a ampliação do Mercado do Produtor.

"Esta é uma eleição decisiva e importante para o Brasil, para a Bahia e muito mais para Juazeiro que necessita recuperar o tempo perdido”, pontuou Alcântara. Ele disse ainda que a população sentiu a falta de um deputado nestes dois anos em que esteve afastado da Assembléia e defendeu a importância de parlamentares atuantes e identificados com a nossa região...

TSE: Eleições 2010 contará com aplicação da Lei Ficha Limpa

Por 5 votos a 2 os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram que a chamada Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010) pode ser aplicada para as eleições gerais deste ano, sem que viole o princípio constitucional da anualidade ou anterioridade previsto no artigo 16 da Constituição Federal. A questão foi debatida no julgamento de um recurso interposto por Francisco das Chagas Rodrigues Alves, candidato a deputado estadual no Ceará, que teve seu registro de candidatura impugnado pelo Tribunal Regional Eleitoral daquele estado (TRE-CE) com base nas vedações previstas na LC 135/2010.

Prevaleceu entendimento do presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, que apresentou seu voto-vista e considerou a lei válida já para as eleições de 3 de outubro, por não afrontar o artigo 16 da Constituição Federal. Lewandowski foi acompanhado pelos ministros Arnaldo Versiani, Cármen Lúcia, Aldir Passarinho Junior e Hamilton Carvalhido. Já os ministros Marcelo Ribeiro (relator) e Marco Aurélio consideraram que a Lei da Ficha Limpa altera o processo eleitoral e que não poderia ser aplicada por ter sido sancionada a menos de um ano das eleições.

Mérito

Ao iniciarem a discussão sobre o mérito do recurso interposto por Francisco das Chagas, o julgamento foi interrompido quando a votação estava em 1x1. O ministro Marcelo Ribeiro votou pelo provimento do recurso para derrubar a inelegibilidade imposta a Francisco das Chagas. Já o ministro Arnaldo Versiani divergiu e negou provimento ao recurso, mantendo então a decisão do TRE do Ceará que julgou Francisco das Chagas inelegível, com base na Lei da Ficha Limpa. O julgamento foi interrompido por um pedido da ministra Cármen Lúcia que pediu vista do processo para melhor análise de mérito. ..

MISAEL PARTICIPA DO PROGRAMA "DE OLHO NAS ELEIÇÕES" DA RÁDIO JUAZEIRO

Misael Aguilar deu o ponta-pé nas entrevistas com os candidatos no pleito deste ano durante o programa "De Olho nas Eleições" da Rádio Juazeiro e transmitida em tempo real pela RJ WEBTV, no mesmo dia em que foi iniciado o Programa Eleitoral Gratuito, na tarde desta terça-feira (17). Em vinte minutos de entrevista, o candidato a deputado estadual pelo PMDB Misael Aguilar respondeu os questionamentos dos radialistas Geraldo José e Margarida Benevides que conduziram o pingue-pongue.

O primeiro questionamento foi baseado nas propostas políticas do candidato. “Quero continuar dando a minha contribuição a população com ações políticas, pois boa parte do sertão da Bahia está esquecida, carente de ações do Governo Estadual, sem investimentos. Ao ver cidades com condições de desenvolvimento estaguinar sem atividade econômica porque o Estado não viabiliza ações para recuperar vias de acesso ou projetos agroindustriais senti a necessidade de lutar para que o Estado seja patrono de nossa terra, de nossa região”, respondeu, frisando o seu amor por Juazeiro. “Precisamos de intervenções para criar novos eixos de desenvolvimento integrado e sustentável em nosso Estado. Falta plano executivo do Estado voltado para a nossa região”...

RÁDIO JUAZEIRO REEDITA O PROGRAMA “DE OLHO NAS ELEIÇÕES 2010”.

 

Em outubro, eleitores de todo país irão às urnas para escolher o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais. Com objetivo de conscientizar cada vez mais o eleitorado san-franciscano, a Rádio Juazeiro promoveu na tarde desta segunda-feira (16), a estréia do programa “De olho nas eleições 2010”. O programa apresentado pelos radialistas Geraldo José e Margarida Benevides contou em sua primeira audição com a presença do promotor eleitoral Márcio Henrique.

O vigilante da lei falou sobre os candidatos “sujões”, as sanções estabelecidas pela legislação eleitoral e as representações já encaminhadas ao Tribunal Regional Eleitoral (TER), para as devidas providências...

Líder do PSDB diz em Minas que vai propor minirreforma eleitoral após eleições

O líder do PSDB na Câmara, deputado João Almeida (BA), disse em Belo Horizonte, que vai propor uma minirreforma eleitoral ainda este ano, assim que as eleições se encerrarem. “Estou em meu quinto mandado e já se tentou votar uma reforma eleitoral em diversos períodos: no início da legislatura, no meio e antes das eleições. Nunca obtivemos sucesso. Agora vamos tentar logo depois do pleito, enquanto a campanha ainda está fresca na memória dos parlamentares e uma nova eleição distante”, informou.

A reforma seria, sobretudo, no sistema eleitoral, “para adotar ou o sistema de lista pré-ordenada ou distrital, que é outra proposta que gira no Congresso Nacional. Vamos ver qual das duas terá maior aceitação para fazermos tramitar. Além disto, queremos reintroduzir a cláusula de desempenho, que é fundamental para organizar o sistema partidário. Ou seja, enxugar o sistema partidário para evitar essa organização partidária em que vivemos. Ela é muito ruim para governar, mas durante a eleição, então, é um transtorno muito grande”, adiantou.

O líder dos tucanos na Câmara dos Deputados foi a Minas Gerais para conversar com o ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado  pela Coligação Somos Minas Gerais. “Venho como líder do PSDB e o assunto é basicamente sobre o partido, que estamos estimando um crescimento de 15 a 20% em sua bancada. O Aécio poderá nos ajudar nisto. É um líder partidário importante e não se limita a Minas Gerais. Tem muita influência e força nos estados”, disse João Almeida. O PSDB possui hoje 59 deputados federais...

ADVOGADO DE JUAZEIRO DISCUTE APLICABILIDADE DA LEI “FICHA LIMPA” NAS ELEIÇÕES DE 2010.

Caro Geraldo José,
 

Embora o propósito da Lei da Ficha Limpa seja extremamente salutar, não posso deixar de anotar sua inconstitucional aplicação no pleito de 2010, com base em decisões do Supremo Tribunal Federal: ADI 3685-8-DF: "[...] Quanto ao mérito, afirmou-se, de início, que o princípio da anterioridade eleitoral, extraído da norma inscrita no art. 16 da CF, consubstancia garantia individual do cidadão-eleitor detentor originário do poder exercido por seus representantes eleitos (CF, art. 1º, parágrafo único) e protege o processo eleitoral...

Souto conta com presença de Bassuma nas eleições

“Espero que as falhas eventuais ocorridas no processo de registro do candidato Bassuma sejam resolvidas e ele possa participar do processo eleitoral”, comentou o candidato ao governo do estado pela coligação “A Bahia Merece Mais” (DEM/PSDB), Paulo Souto, sobre o indeferimento da candidatura ao governo do Partido Verde pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER). Para Souto, Bassuma é um candidato de importante representatividade, e a sua presença na sua disputa eleitoral enriquece o debate político. “O bom da democracia é o embate de idéias, e Bassuma com certeza contribui muito para diversificar as discussões com a sua experiência e propostas”. ..

Google lança plataforma para acompanhar eleições no Brasil

O Google lança oficialmente nesta segunda-feira, 2, uma plataforma para acompanhamento da corrida eleitoral similar à usada no pleito americano de 2008. O site vai combinar diferentes ferramentas que já existem no Google – como Google News e Google Trends – com foco voltado para os candidatos brasileiros.

Por enquanto a ferramenta acompanha apenas a disputa executiva, organizando visualmente dados e estatísticas sobre os candidatos e suas votações por região. A base de informações conta com números de todas as eleições desde 1994, além de conteúdo noticioso filtrado pelo Google News, e conteúdo em vídeo produzido pela emissora de TV Band, a ser disponibilizado em canal do YouTube.

“É uma ferramenta que permite aos usuários não só consumir informação, mas interagir com ela, produzi-la”, afirmou Emmanuel Evita, gerente de comunicação da empresa, referindo-se ao sistema de interação ao vivo do YouTube. Através do site de vídeos será possível enviar perguntas aos principais candidatos da eleição deste ano e conferir nos arquivos as respostas, além de poder avaliar a qualidade dos depoimentos...

CPS II E 5º BPM promovem Seminário sobre Eleições 2010 em Petrolina

O Comando de Policiamento do Sertão II (CPS II) e o 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), estarão realizando na próxima terça-feira (03/08) um seminário sobre as Eleições 2010. O evento e acontecerá em parceria com o Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil e Ordem dos Advogados (OAB). O Seminário acontecerá das 14h00 ás 18h00, no auditório do Fórum, localizado na Av. Fernando Goes, Centro, Petrolina.

No Seminário, serão debatidos os seguintes temas: Propaganda Eleitoral; Capacitação Ilícita de Sufrágio; Direito do Eleitor no Dia das Eleições; Papel da Polícia; Poder de Polícia do Juiz e Crimes Eleitorais. As palestras serão conduzidas por Juízes e Promotores. O evento tem como objetivos instruir os participantes sobre as normas da Justiça Eleitoral, divulgar as condutas permitidas e proibidas para que o pleito transcorra com ordem e segurança  e, com base na lei eleitoral, estabelecer os padrões de ação dos Agentes Públicos para o próximo pleito.

O Seminário é destinado aos Juízes, Promotores, Policiais, Advogados, Políticos, Líderes Comunitários, Professores, Estudantes, imprensa e a população em geral...

UM MILHÃO USARÁ LEITOR BIOMÉTRICO EM ELEIÇÕES

Durante as eleições deste ano, 60 municípios de 23 estados brasileiros receberão urnas com leitor biométrico, que permitem a identificação de eleitores através da impressão digital. Ao todo, mais de um 1 milhão de pessoas experimentarão o sistema, utilizado pela primeira vez nas eleições de 2008. Uma das principais vantagens do mecanismo, que só não será adotado nos estados de Mato Grosso, Roraima e Amazonas, além do Distrito Federal, é que uma pessoa fica impossibilitada de votar no lugar de outra. Com a novidade, a liberação da urna para votação, que ficava a cargo do mesário, acontecerá assim que o eleitor inserir suas digitais. Segundo a Agência Brasil, este procedimento deve agilizar a votação, mas o rito será mantido: o eleitor ainda precisará se apresentar ao mesário com o título de eleitor e o documento oficial de identificação com foto. A migração total para este tipo de voto só deve ocorrer em oito anos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A adaptação deve custar R$ 450 milhões. ..

Dilma nas eleições em Cuba?

Pelo menos é essa opinião do líder do DEM na Câmara dos Deputados, Paulo Bornhausen (SC). Paulo criticou a candidata à presidência pelo PT, Dilma Rousseff numa nota divulgada ontem na imprensa, que segundo ele, a democracia incomoda a petista e que o ideal para ela seria "candidatar-se em Cuba".

O líder do DEM aproveitou e citou como exemplo o CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), que Dilma " e seu criador não admitem perder, algo absolutamente inerente à disputa política dentro de uma democracia."..