A Secretaria de Saúde de Juazeiro, através da equipe do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (Necom), continua promovendo ações educativas e de promoção à saúde na cidade. Nesta sexta-feira (29), foi a vez dos alunos da Escola Municipal Judite Leal Costa, no bairro Coréia, aprenderem um pouco mais sobre respeito, solidariedade, educação, paz, amizade, amor, e tantos outros sentimentos, através da apresentação da peça “Valores para a Vida”, numa forma também de prevenção da dengue e de outras doenças, que necessitam do apoio da comunidade em parceria com a prefeitura. O trabalho vem sendo fortalecido nas escolas através do esforço da equipe da Secretaria de Educação.
Segundo o coordenador de Educação em Saúde, Francisco de Assis, o objetivo da peça é resgatar valores que faltam na comunidade e que são importantes para que muitas doenças sejam prevenidas. “A dengue, por exemplo, é uma doença que se o governo não tiver o apoio das pessoas e estes dos seus vizinhos, a proliferação do mosquito pode acontecer e a qualidade de vida no município diminuir. Devemos respeitar o próximo. O trabalho de combate à dengue está sendo feito, mas precisa da ajuda da população. As pessoas ainda não entenderam o real valor da vida e da saúde”, citou.
Os estudantes com faixa-etária de 06 a 12 anos elogiaram a atividade, sorriram e de maneira animada receberam os profissionais durante todo o dia. “Gostei muito da peça. Aprendi que devo ter amor ao próximo, educação para ter uma vida de paz, além de respeitar os professores e meus colegas”, falou sorrindo Eric Eduardo Santos Souza, 10 anos.
Segundo informações da diretora da escola, Josefa Cristina Teodoro, o trabalho de resgate dos valores vem sendo feito numa parceria com a prefeitura e já está apresentado resultados positivos. “A escola percebeu que os alunos estavam usando muitos palavrões e desrespeitando os colegas de sala, por essa razão fortalecemos a ação, pois os valores para a vida não podem se perder e podemos ser melhores a cada dia. Já estamos muito felizes, pois temos observado mudanças no comportamento da turminha e as agressões diminuíram”, considerou.
..