RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 2641 registros para a palavra: educacao

Servidores do IF Sertão-PE doam sangue pela educação

A frase é simbólica, mas o gesto de altruísmo foi concretizado por um grupo de servidores do IF Sertão-PE nos dias 16 e 17, naUnidade de Coleta e Transfusão (UCT/Hemoba) de Juazeiro. Com o lema “Governo não reconhece! Servidores do IF Sertão-PE doam sangue pela Educação”, a campanha mobilizou os grevistas do Instituto Federal do Sertão Pernambucano em uma ação solidária que também pode ser interpretada como um ato de protesto, quando considerada a atual postura do governo em relação à educação.

Para a professora Jane Perez, que participou da campanha como doadora na sexta-feira (17), são ações sociais dessa natureza que fortalecem a causa dos servidores na luta por uma educação de qualidade. “Além de ser um pequeno gesto que pode salvar muitas vidas, doar sangue representa um ato de cidadania”, ressaltou Jane. “Essa é uma forma de demonstrar que nós servidores públicos temos um compromisso com a sociedade, que vai além da sala de aula”, acrescentou...

Secretário de Educação e Esportes de Juazeiro responde ao leitor do Blog

Veja abaixo na íntegra a resposta do secretario de Educação e Esportes de Juazeiro, Clériston Andrade sobre a carta postada pelo leitor Júlio Almeida no "Espaço do Leitor" nesta quinta-feira:

Caro Geraldo,

Em atenção aos questionamentos levantados pelo leitor Júlio Almeida, esclarecemos que o IDEB não foi criado para configurar ranking entre municípios ou escolas. O Ministério da Educação pretende aferir a evolução da qualidade do ensino público, estabelecendo metas para as escolas e redes de ensino, a partir da realidade própria de cada município...

Educação: Alunos da terceira idade retornam às salas de aula

Os olhos atentos e o sorriso largo denunciam o entusiasmo com o primeiro dia de aula. Mas não é qualquer aula rotineira. As duas turmas com aproximadamente 80 alunos tem diferenciais. São estudantes que carregam conhecimentos da vida nos cabelos grisalhos e experiências  incríveis nos rostos marcados com as linhas do tempo. É a aula inaugural da Faculdade Aberta a Terceira dade (FATI), que aconteceu na manhã de hoje (08) na biblioteca da Facape e tem parceria com o Instituto de Gestão Previdênciária (IGEPREV).

Os participantes, que tem idade mínima de 50 anos, aprendem Noções de Informática e Noções de Direito e Turismo. A grande maioria afirma está entediada com a rotina em casa e querer novas experiências, como é o caso de dona Eliza Bezerra de 79 anos. “Eu acredito que temos de viver intensamente até o nosso último dia de vida. Eu já me casei cinco vezes e, como estou viúva, já procuro mais um marido. Não tenho família aqui e preciso de contato com pessoas e sei que vou encontrar no curso. Precisamos de novas experiências e sair da rotina de casa. Nunca cansei de estudar e acredito que todos nós da melhor idade temos de pensar assim”, enalteceu a aposentada. Dona Eliza, atualmente, está escrevendo um livro que conta a história de sua vida e vai usar os novos conhecimentos adquiridos com o curso para terminar sua publicação. “Eu escrevo sobre a história de uma mulher que tem muitas lições de vida para passar. Com as noções de informática que vou adquirir no curso vou poder escrever meu livro sem pedir ajuda de outras pessoas”, explicou.

Para Emmanuel Ferro, diretor presidente do IGEPREV, o FATI é um trabalho de colaboração social. “Estamos investindo na terceira idade, que aliás é a melhor idade, porque acreditamos que sempre há muito o que se aprender”, ressalta. O diretor acadêmico da Facape, Antônio Habib, acredita que envelhecer representa desenvolver-se e colocar em prática tudo o que se aprendeu. “Os alunos da FATI podem desenvolver suas habilidades que muitas vezes se perdem por falta de oportunidades. Estudar e conhecer novas pessoas é muita importante em qualquer idade. Queremos que eles coloquem em prática tudo o que aprenderem”, esclareceu.

A coordenadora do projeto, a professora Tereza Cristina, explicou que através da educação, os alunos da FATI estão exercendo seus direitos de cidadania. “A partir de agora nossos idosos não ficarão restritos e limitados às suas atividades rotinárias. Não vamos parar nessa turma, temos professores capacitados e com muita experiência, pois pretendemos ver nossos alunos exercendo sua cidadania”, explicou Tereza. A aula inaugural contou com uma palestra do professor Alessandro Britto que tem como tema “Profissionais que dão show – uma maneira criativa e humorada de estimular pessoas e manter equipes motivadas. As aulas acontecerão as terças e quinta-feiras às 9h com turmas de Turismo e Direito respectivamente...

Univasf abre inscrições para III Seminário de Educação Física

Em sua terceira edição, o Sefivasf apresenta entre os principais temas de debate, as políticas públicas para o esporte no Brasil. O evento é organizado pelo Colegiado de Educação Física e Diretório Acadêmico do curso.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), através do Colegiado de Educação Física e do Diretório Acadêmico (DA) promove de 30 de agosto a 1º de setembro, em Juazeiro (BA), no Complexo Multieventos, o Terceiro Seminário de Educação Física do Vale do São Francisco (III Sefivasf). Trabalhos científicos poderão ser encaminhados à submissão até 14 de agosto, já as inscrições para o seminário e minicursos vão até 28 de agosto. Os respectivos procedimentos e normas podem ser consultados online, no endereço http://www.sefivasf.com.br/.

Nesta edição, o seminário tem entre os principais focos de discussões, as políticas públicas voltadas ao esporte no Brasil e na região do Vale do São Francisco. Outros eixos temáticos envolvem a perspectiva multidisciplinar da Educação Física nos contextos de saúde, qualidade de vida e treinamento desportivo. O evento também abre a oportunidade de debater com a comunidade científica, estudantes e gestores do setor sobre ações que deverão nortear a agenda dos grandes eventos esportivos que serão realizados no Brasil, em 2014 e 2016, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.

Com o tema Cultura Corporal, Atividade Física e Saúde’ terão destaque na arena de discussões do III Sefivasf, a Educação Física Escolar e a Educação Física Voltada para o Esporte, englobando palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos científicos e minicursos com a participação de profissionais de importantes instituições de ensino e pesquisa do país. A programação preliminar está disponível no site do evento. (Acesse Aqui). ..

Dilma deverá assinar nos próximos dias documento que vinculará as EMARC’s ao Ministério da Educação

A presidente Dilma Roussef deverá assinar nos próximos dias o documento que passará a vincular as Escolas Médias de Agropecuária Regional da CEPLAC – EMARC ao Ministério da Educação. Atualmente as EMARC estão vinculadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O pedido foi feito em Março deste ano pelo deputado federal, Amauri Teixeira (PT/BA) e visa atender as necessidades do Instituto Federal Baiano.

Teixeira destacou a importância do pedido. “Gostaria de frisar a importância do encaminhamento do pleito em questão para que os trabalhos desenvolvidos pelo IF Baiano corram dentro da legalidade e não tragam prejuízos para o Estado nem para os alunos pertencentes às EMARCs”, esclareceu Amauri...

IF Campus Petrolina adere à greve nacional da educação

Durante assembleia realizada na tarde do último dia 23, os servidores do campus Petrolina do IF Sertão-PE decidiram aderir ao movimento grevista que envolve instituições federais de ensino de todo o país. A reunião, que aconteceu no auditório do campus, contou com a participação de docentes, técnicos administrativos e estudantes, além de representantes do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) e do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Pernambuco (SINDSEP-PE).

De abrangência nacional, a pauta de reivindicações inclui a reposição salarial com ganho superior à inflação, melhores condições de trabalho e o investimento de 10% do PIB na educação, dentre outras. “A intenção da assembleia é também orientar os servidores em relação ao direito de greve previsto na Constituição”, ressaltou Milton Amorim, representante do SINASEFE no IF Sertão-PE...

Inscrições para Aulões Enem começam nesta quinta-feira (26/7) no Portal da Educação

Os estudantes concluintes do 3º ano do ensino médio e do 4º ano da Educação Profissional Integrada já podem se inscrever para participar dos Aulões Enem, que  serão promovidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia até o mês de outubro, com o objetivo de reforçar a preparação destes jovens para as provas do Enem e de vestibulares. As inscrições estão disponíveis de 26 de julho a 9 de agosto no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Uma série de 16 Aulões Enem vão acontecer em 24 localidades, sendo 13 bairros de Salvador e em 11 municípios do Estado.  Ao todo, serão 384 aulões.  Na capital baiana, a ação começa no dia 4 de agosto e acontece sempre às terças ou quintas ou sábados, a depender de cada localidade. Já no interior, os aulões iniciam também no dia 4 de agosto e vão ser realizados sempre aos sábados. Os locais e horários também estarão disponíveis no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) a partir desta quinta-feira (26/7).

Inscrição – Para participar dos Aulões Enem, o estudante precisa fazer uma única inscrição e escolher a localidade de sua preferência. A escolha será efetivada de acordo com a ordem de inscrição.  Cada aulão terá uma média 400 a 700 vagas. Caso o estudante falte a três aulões, ele perderá o direito à vaga. Neste caso, a Secretaria vai chamar outro estudante do cadastro reserva...

Programa de assistência infantil melhora qualidade na educação e beneficia famílias Petrolina

Milhares de crianças assistidas e outros milhares de empregos formais. O investimento em programas sociais tem diminuído, a pobreza e o analfabetismo no país. Em Petrolina, sertão de Pernambuco, um projeto tem ampliado a assistência às crianças com idade entre 0 e 6 anos, reduzindo os índices de mortalidade e o déficit no atendimento à educação infantil no município. É o Programa Nova Semente, que já é citado como referência dentro e fora do Brasil. Com a ampliação do número de creches em Petrolina para melhor atender à demanda, hoje (25) será inaugurada a 76ª unidade do Programa Nova Semente, dessa vez, no bairro Areia Branca.

Ensinando de forma divertida, algumas creches do Programa Nova Semente já estão recebendo aulas de capoeira e música, além de “uma base educacional com cuidados pedagógicos, odontológicos, nutricionais, esportivos, entre outros”, explica a coordenadora do Nova Semente, Mônica Couto. “A prioridade do programa é atender as crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade social, de pobreza, vítimas de violência e abandono, ou aquelas portadoras de algum tipo de deficiência”, explica Mônica.

As unidades do Nova Semente dispõem de berçário, maternal I e II, pré-escolar, banheiros, área de lazer e cozinha. Em cada unidade são atendidas 60 crianças, das 6h às 18h, que recebem cinco refeições por dia e são cuidadas por 16 funcionárias (as sementeiras). O programa foi idealizado pela prefeitura municipal em outubro de 2010 com a parceria do Petrape, do Instituto Alfa e Beto (IAB) e da sociedade civil...

Greve na Univasf: Professores doam sangue pela educação

Os professores da Univasf – Universidade Federal do Vale do São Francisco, em greve há mais de dois meses, realizam nesta terça-feira, 24/7, às 8 horas, o primeiro dia de uma campanha de doação de sangue. A concentração ocorrerá no prédio de salas de aula na UNIVASF Petrolina. ..

Sr. Do Bonfim: Carlos Brasileiro e Gustavo Miranda recebem apoio de profissionais da educação

Em um encontro realizado na última sexta-feira, 20, no auditório do Novo Leste Hotel, os candidatos a prefeito Carlos Brasileiro (PT) e a vice, Gustavo Miranda (PCdoB) receberam apoio de profissionais de educação.

Agradecidos, os candidatos assumiram compromissos com o segmento de Senhor do Bonfim...

Servidores do Campus Ouricuri do IF Sertão-PE aderem à greve nacional da educação

Em Assembléia realizada no dia de ontem (18), os servidores do campus Ouricuri do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano decidiram por aderir à greve nacional dos servidores federais da educação. A Assembléia, presidida pelo coordenador geral em exercício do SINASEFE-PE, José Carlos de Souza, decidiu por maioria pela adesão.

O comando de greve eleito para conduzir os trabalhos se comprometeu a manter os serviços essenciais do campus funcionando, não interrompendo processos de inscrição em cursos, matrículas, atividades estabelecidas em editais, setores de atendimento ao estudante, pais e comunidade. Também foram realizadas ontem e hoje atividades com os estudantes, nas quais foram explicitados os motivos da greve. Os servidores federais da educação possuem uma pauta de reivindicações, cujos pontos principais são a destinação de 10% do PIB para a educação pública, a reposição emergencial de 22,08%, a reestruturação das carreiras de professores e técnicos administrativos, além da isonomia entre os três poderes na política de benefícios. De acordo com a ata da adesão ao movimento, “a greve só termina quando houver acordo  para reajuste para todos os servidores da educação federal do País, professores e técnicos administrativos”...

Secretaria da Educação da Bahia assegura cumprimento do ano letivo de 2012

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia assegura aos estudantes e familiares que não existe a possibilidade de perda do ano letivo. Nesta quarta-feira (18/07),  1.139 escolas estaduais estão em funcionamento, de um total de 1.411. O número representa mais de 80% da rede. “Não existe hipótese de anulação do ano letivo. Muitas escolas sequer pararam suas atividades e, em outras, a paralisação ocorreu por um curto período de tempo. Todas estas já se encontram cumprindo o calendário de reposição de aulas e, até, já iniciaram o processo, durante o recesso junino”, afirma o secretário Osvaldo Barreto.

Os calendários de reposição estão sendo aprovados pelos colegiados escolares das unidades e validados pelas Diretorias Regionais de Educação (Direc). Para as escolas que ainda permanecem paralisadas (272), a Secretaria também  garante o cumprimento do ano letivo.  A orientação é que se utilize os sábados deste ano e o mês de janeiro de 2013, e se necessário o mês de fevereiro para fazer a reposição de aulas...

ENTREVISTA: PAULO JOSÉ DO PSOL APOSTA NA EDUCAÇÃO PARA TRANSFORMAR JUAZEIRO

O candidato a prefeito de Juazeiro pelo PSOL, Professor de Ensino Superio, Paulo José de Oliveira, acredita que a educação pode ser a mola propulsora para o desenvolvimento de Juazeiro. “A Educação pode ser este pilar para transformar a nossa cidade”. Ao definir a cidade que pretende administrar, o professor Paulo sugere: “Juazeiro precisa ser amada, e quem ama cuida. Alguns políticos declamaram amor eterno à cidade, mas não cuidaram. Então nós partimos do pressuposto de que quem ama cuida e nossa cidade não está sendo cuidada”.

“O povo de Juazeiro está reflexivo, aguardando um projeto de renovação exequível”...

Alunos do “Mais Educação” participam de visitas a monumentos históricos de Juazeiro

Com o objetivo de criar o sentimento de pertencimento da cultura e da identidade através do conhecimento da história do município, o projeto Roteiro Histórico tem realizado diversas atividades de turismo pedagógico. Nesta sexta-feira (13), os contemplados foram os alunos da Escola Municipal Profª Maria de Lourdes Duarte, do bairro Jardim Universitário.O primeiro ponto visitado foi o Juazeiro antigo, onde as crianças ouviram atentamente a história da frondosa e centenária árvore que deu origem à cidade. Raiana Borges Amorim, de 09 anos, ficou encantada com a descoberta.

“Eu acho essa árvore linda. Além de muito antiga foi aqui onde nossa cidade começou e é por isso que devemos preservá-la para que dure muito mais tempo”, ressaltou. Já Ana Luísa, de 10 anos, disse que estava feliz por visitar um local histórico de Juazeiro que ainda não conhecia. “Eu achei uma grande aventura e vou pedir aos meus pais para eles me trazerem aqui outras vezes”...

Inscrições abertas para o I Colóquio de Pós-Graduação do Vale do São Francisco e II Workshop Nacional de Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro

A interiorização da pós-graduação e a contextualização do ensino e da pesquisa. Esse é o tema do I Colóquio de Pós-Graduação do Vale do São Francisco e II Workshop Nacional de Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro, a serem realizados simultaneamente no período de 11 a 13 de setembro. O evento que é promovido pelo Departamento de Ciências Humanas (DCH), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, através de sua Câmara de Pós-Graduação, visa contribuir com a reflexão e o debate sobre a importância da interiorização da pós-graduação no Vale do São Francisco, focando a criação, implantação e a consolidação dos programas de pós-graduação e a contextualização do ensino e da pesquisa.

Segundo Luzineide Carvalho, coordenadora da Câmara de Pós-Graduação do DCH, a educação contextualizada para a convivência com o semiárido é uma matriz formadora e fundamental no processo de desenvolvimento territorial sustentável do Vale do São Francisco. A iniciativa tem como público-alvo educadores, profissionais da educação e áreas afins, pesquisadores, coordenadores e gestores de programas de pós-graduação, estudantes de graduação e de pós-graduação e o público em geral interessado em educação contextualizada e no ensino de pós-graduação...

Professores mantém greve e Secretaria da Educação lamenta

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia em nota enviada ao blog lamentou a decisão da assembleia dos professores, realizada nesta terça-feira (10/07), de manter a greve que deixa parte dos estudantes da rede pública sem aulas. Nesta segunda-feira (9/07), o governador Jaques Wagner solicitou do Ministério Público do Estado da Bahia (MPE) e ao Tribunal de Justiça da Bahia uma intermediação, junto à APLB Sindicato, para finalizar o movimento grevista dos professores da rede estadual.

O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, destaca que a proposta apresentada pelo Governo do Estado, no último dia 4 de junho, concedendo uma melhoria da remuneração dos professores via progressão funcional, continua válida e teve origem na própria APLB Sindicato.  A proposta estabele reajuste de 7% em novembro e mais 7 % em abril de 2013, o que alcançaria um total de 14%. Somados com o reajuste (6,5%), concedido em janeiro deste ano, chegaria aos 22% exigidos pela categoria. “Nossa proposta é baseada na capacidade financeira do Estado, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal, que não conta com recursos em seu orçamento para contemplar todo o percentual da promoção reivindicada pelos professores para este ano”, explica o secretário da Educação...

Espaço do Leitor: Saúde, educação ou shopping?

Antes que possamos questionar a construção de um shopping, que é um empreendimento grande e que inquestionavelmente trará muitos investimentos deveríamos discutir neste espaço, o verdadeiro cenário de abandono da saúde e educação que sabemos que deveriam ser prioridade de qualquer plano de governo, mas que diante da nossa realidade tornam-se opções para resto das verbas.

A educação como grande pilar de uma vida deveria qualificar e educar cidadãos conscientes e sábios para o futuro de gerações, mas é triste a realidade das escolas, os salários dos professores e o abandono dos prédios, educar não é ter só o espaço da escola, deve-se ir além porque os grandes males que atingem nossos jovens também estão além das fronteiras que cercam a escola: são as drogas, as bebidas, as violências domésticas...

Espaço do Leitor: Estagiários sem pagamento na educação

Sede da Direc-15

Caro Geraldo,..

COLEGIO ESTADUAL ARTUR OLIVEIRA DA SILVA REALIZA SÃO JOÃO DO PROJETO MAIS EDUCAÇÃO

Apesar da greve da rede estadual de ensino, foi realizado na tarde da última quinta feira, 21, no Colégio Estadual Artur Oliveira da Silva, situado no bairro Palmares o “ARRAIÁ DO MAIS EDUCAÇÃO’ com dança, brincadeiras, casamento matuto, comidas típicas e finalizando com uma belíssima quadrilha”. Com o intuito de manter viva a tradição dos festejos juninos na escola, o evento mais uma vez coordenado pela professora Samara Cibelle teve total apoio do gestor Trajano Lino de S. Filho. ..

São João da Educação movimenta Sobradinho

A cidade de Sobradinho realiza o São João da Educação, uma festa em homenagem ao Rei do Baião. Confira:

..