RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 94 registros para a palavra: detran-ba

Valores cobrados pelas placas de veículos são fixados pelo Detran-BA

Já está valendo a uniformização de preços cobrados pelas empresas de confecção de placa de identificação veicular (PIV), em todo estado da Bahia. A fixação sobre a remuneração dos serviços prestados pelas empresas, que entrou em vigor em 01 de janeiro de 2022, é uma normatização da Portaria 20/2020 do Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) que aprovou o regulamento de credenciamento das estampadoras. 

Com o objetivo de auxiliar o cidadão durante a realização do primeiro emplacamento, transferência de propriedade com alteração de domicílio, dentre outras situações, o Detran-BA passou a uniformizar os preços praticados em quase 300 empresas credenciadas através da Portaria 235/2021. A nota fiscal pelo serviço será exigida pelo Departamento como forma de acompanhar o cumprimento da nova Portaria. O documento será anexado por ocasião da abertura ou fechamento do serviço que demande estampagem de placas no órgão. ..

A Operação Lei Seca do Detran-BA realizou mais de 300 mil abordagens em 2021 

O Detran-BA realizou um total de 966 operações de fiscalização de trânsito em Salvador, RMS e municípios do interior da Bahia, em 2021. O trabalho das equipes do Departamento Estadual de Trânsito resultou em 332 mil abordagens, entre veículos e condutores.

O número de blitzes duas vezes maior que todo o ano passado reflete a volta das atividades movimentando as vias e estradas baianas. ..

Inscrições para o primeiro leilão de 2022 do Detran-BA já estão abertas

Serão leiloados 247 lotes de veículos conservados e sucatas aproveitáveis acautelados em três municípios baianos e os detalhes do Edital já podem ser consultados no site www.detran.ba.gov.br, na aba "leilões". Os interessados têm até o dia 04 de janeiro de 2022 para fazer os lances, através do site do leiloeiro cadastrado: www.hastaleiloes.com.br , onde estão expostas as fotos  e mais informações sobre os lotes. 

"Para o cidadão, é uma chance diferenciada de iniciar o ano com um carro em bom estado, principalmente neste momento de alta da inflação e crise econômica. Por isso, esperamos uma grande participação de público. Temos, como exemplos de oportunidade, o lote 028 de Senhor do Bomfim, veículo modelo GM Vectra SD, ano 2009, com lance inicial de R$ 2.900,00. O leilão acontece como as últimas edições, no formato online", ressalta a presidente da Comissão de Leilão do Detran-BA, Júlia Sanches, acrescentando que o leilão desafoga os pátios e contribui para a preservação do meio ambiente. ..

Cartão de vacinação valida acesso aos serviços do Detran-BA

Para acesso a qualquer um dos serviços presenciais do Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) é necessária a apresentação do atestado de vacinação completa de acordo com a campanha de imunização vigente. A medida já está valendo desde a quarta (1º) em cumprimento ao decreto estadual 20.907/2021 para atendimento no SAC ou pátios nas unidades do órgão.  

Em dois dias de vigência do decreto, o fluxo de exames práticos é considerado normal, segundo o coordenador Ricardo Anunciação. "Quem não chega com o documento é orientado a baixar o comprovante no local, porém o candidato que não conseguir comprovar a imunização terá que remarcar a prova". Para garantir o atendimento é válida a carteira de imunização impressa ou Certificado Covid, disponível também no aplicativo ou plataforma do SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br), que faz o redirecionamento ao Conecte SUS. ..

Atualização do Serpro afeta atendimentos do Detran-BA na segunda-feira

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) informa que todos os atendimentos referentes a veículos estarão suspensos na próxima segunda-feira (29), em todo o estado da Bahia.

Os serviços do Detran-BA ficarão indisponíveis em virtude de atualização pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) na base nacional...

Exames no Detran-BA serão realizados mediante comprovação de vacinação contra a Covid-19

Atendimentos presenciais em unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) acontecerão exclusivamente mediante comprovação da vacinação contra a Covid-19.  Candidatos a exames práticos e teóricos para a primeira habilitação ou renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) também deverão apresentar o documento antes das provas, em pátios da capital, Retrans e Ciretrans, instalados na Região Metropolitana de Salvador e interior. 

A medida será extensiva às empresas credenciadas ao Detran-BA, como autoescolas e clínicas de trânsito que deverão comunicar aos candidatos e exigir a comprovação antes da realização de aulas e exames médicos, respectivamente. As novas determinações do órgão atendem ao Decreto 20.894 publicado pelo governo do estado e passará a valer a partir do dia 1º dezembro...

Detran-BA participa de evento que discute segurança e responsabilidade no trânsito

Reduzir os números de vítimas de trânsito e ampliar a consciência coletiva sobre a importância do respeito à legislação além do exercício diário da empatia para fazer valer o direito de todos, nas vias. As temáticas permearam as discussões durante a terceira edição do Colóquio Trânsito e Vida, realizado na quinta (18) pela Fenasdetran (Federação Nacional das Associações de Detran) com apoio do Detran-BA. 

O evento realizado através de modalidade híbrida com participação de palestrantes  presenciais e on line, reuniu especialistas e estudiosos no assunto, em Salvador. O colóquio integra a programação alusiva ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, que será celebrado no domingo (21), com o lançamento da pedra fundamental do Monumento, durante ato ecumênico no Dique do Tororó, às 10 horas, na capital baiana. ..

Fiscalização do Detran-BA em clínicas de trânsito assegura pagamento com cartão de crédito

Equipes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) deram início, esta semana, à uma operação de fiscalização para verificar o cumprimento da Portaria 59/2021, que determina às clínicas, a aceitação do pagamento pelos serviços médicos referentes à habilitação, também através de cartão de crédito. 

Publicada em abril deste ano, a Portaria do Detran-BA, com o objetivo de assegurar diferentes opções de pagamento ao cidadão, alterou a modalidade exclusiva de quitação, antes apenas em espécie, além da  obrigatoriedade de emissão de nota fiscal pelas empresas. O prazo para adequação das clínicas de trânsito às mudanças expirou no dia 23 de agosto. ..

Detran-BA orienta condutores sobre maneira segura para instalação do Kit gás veicular

Com a elevação dos preços da gasolina e do álcool, muitos condutores buscam oficinas especializadas para a instalação do chamado Kit Gás Veicular, que permite a utilização do gás GNV como combustível. No entanto, as modificações que alteram as características de fábrica do veículo, exigem atenção especial e autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA).  

Para carros de passeio, é permitida a alteração do combustível de fábrica, de gasolina para álcool e vice-versa, transformar para modelo flex (que utiliza os dois combustíveis) ou adaptar para GNV. Para utilizar o Kit GNV, o condutor deve seguir algumas etapas e a primeira delas é agendar a alteração veicular na Rede SAC, através do app ou pelo site www.sacdigital.ba.gov.br ..

Cerca de 29 mil CNH´s seguem "esquecidas" em postos de atendimento do Detran-BA 

Solicitar a emissão da Carteira Nacional de Habilitação nos postos do SAC é uma realidade para o condutor baiano desde 2014, quando o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) descentralizou a atividade. Se, por um lado, a medida garantiu praticidade, por outro, gerou acomodação.

Atualmente, cerca de 29 mil CNH´s  estão prontas e engavetadas em postos de todo estado até o condutor aparecer para buscar o documento. ..

Leilão virtual do Detran-BA disponibiliza 491 lotes de veículos conservados e sucatas

Um novo leilão virtual de veículos e sucatas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) será realizado no dia 27 deste mês, e acontece através do site da RJ Leilões (www.rjleiloes.com.br). No total, são 491 lotes que estão nos pátios de Salvador, Feira de Santana e Jequié.

O público já pode acessar o site do leiloeiro para dar lances em sucatas destinadas à reciclagem e também em veículos conservados, que estão aptos para voltar à circulação, sem restrições policiais ou judiciais e desvinculados de qualquer pendência legal ou financeira...

Detran-BA relembra aos condutores sobre validade dos prazos de renovação

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) alerta aos condutores com a Carteira de Habilitação (CNH) vencida em 2020 que está em vigor, na Bahia, a portaria do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que determinou novos prazos para a renovação. As  carteiras vencidas desde 1° de fevereiro de 2020 constam na tabela com os novos prazos, divulgada pelo órgão no mês de julho.

A portaria 230 do Contran estabeleceu que os portadores de CNH e de Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) vencidas em março, abril e maio de 2020 têm até dia 30 de setembro deste ano para renovar suas habilitações. As vencidas em junho, julho e agosto do ano passado têm até dia 31 de outubro e assim sucessivamente, conforme a tabela que pode ser encontrada no site do Detran-BA (www.detran.ba.gov.br)..

Detran-BA amplia monitoramento para evitar fraudes nos exames de Habilitação

Candidatos à primeira Carteira Nacional de Habilitação ou à renovação da CNH seguem um ritual de identificação estabelecido pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) para evitar fraudes durante a realização dos exames práticos.

No local da prova, o candidato deve se identificar aos servidores que, respeitando o distanciamento, avaliam se a fotografia apresentada é compatível com o aluno. Em seguida, nova checagem através da biometria, assegura ao órgão a autenticidade do documento apresentado no início do processo para a retirada da CNH. A conferência só é concluída após a apresentação do documento, mais uma vez, antes do embarque do candidato no carro ou motocicleta, para a realização da prova...

Detran-BA orienta como comprar e vender de veículos usados com segurança

Quem está interessado em adquirir um veículo usado precisa ficar atento e realizar os protocolos de transferência de propriedade junto ao Detran-BA, legitimando  o ato de compra e venda, evitando dor de cabeça no futuro.

A transferência correta implica em seguir atentamente alguns passos: O primeiro deles é o preenchimento, pelo dono do carro, da Autorização para Transferência do Veículo, que fica no verso do Certificado de Registro de Veículos (CRV), em seguida, vendedor e comprador devem ir ao cartório reconhecer as assinaturas no documento...

DETRAN-BA já disponibiliza pagamento de taxas pelo PIX

Para facilitar e modernizar o atendimento ao cidadão, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN-BA) passa a disponibilizar o pagamento de taxas, através do PIX, o sistema eletrônico de pagamento instantâneo. O projeto, em breve, deverá contemplar todos os serviços, fazendo parte da proposta do órgão que investe em tecnologia com o objetivo de ampliar a aproximação com o público.

A inovação entrou em vigor na segunda (2) com o objetivo de oferecer maior agilidade para regularização de serviços ofertados na plataforma (www.sacdigital.ba.gov.br) mediante agendamento e aplicativo SAC Digital e já está valendo, por exemplo, para as taxas referentes à renovação da Carteira de Habilitação (CNH), Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), Permissão Internacional para Dirigir (PID) e registro e transferência de veículos, durante o processo de retomada de todos os prazos do órgão. "A implantação da nova modalidade garante o pagamento instantâneo facilitando a vida do cidadão", ressalta o diretor-geral do Detran, Rodrigo Pimentel...

Detran-BA solicita ao Contran retomada dos prazos de validade da CNH no estado 

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) encaminhou ofício ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran), solicitando a retomada dos prazos de validade da carteira de habilitação (CNH), do licenciamento de veículos novos e transferência de propriedade, em território baiano.

Os prazos foram suspensos a pedido do Detran-BA, por causa dos impactos da crise sanitária no estado. ..

Detran-BA orienta proprietários sobre medidas contra crime de clonagem de veículo 

O avanço tecnológico na vistoria de automóveis e a implantação da placa Mercosul ainda não foram suficientes para evitar um crime que causa prejuízos aos proprietários: a clonagem de veículos. O clone apresenta as mesmas características do carro original e usa cópias das placas, adquiridas de forma fraudulenta. 

A ação delituosa provoca o acúmulo de dívidas de multas e aumento na pontuação da carteira de habilitação (CNH) para o verdadeiro proprietário do veículo, que ainda corre o risco de responder por crimes de trânsito, em casos de acidentes, sem ter sido responsável pelos atos. ..

Deputado Roberto Carlos apresenta demandas dos municípios de Itapetinga e Sento Sé ao diretor do Detran-BA

O deputado Roberto Carlos (PDT), promoveu uma audiência no Detran, com o diretor Geral, o senhor Rodrigo Pimentel, e o vereador Valdeir Chagas (PDT), de Itapetinga, para tratar sobre a municipalização do trânsito e com isso, garantir que a cidade possa assumir a responsabilidade, através da criação de órgãos municipais, para o planejamento, projeto, operação, fiscalização e educação de trânsito, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais.

Ainda durante o encontro, foi apresentada a necessidade da criação do RETRAN, em Sento Sé. “Já este apelo, representa um anseio antigo dos sentoseenses, que me foi sinalizado pelas principais lideranças políticas da cidade, bem como a prefeita Ana Passos, o ex-prefeito Juvenilson Passos, os vereadores Robinho, Denis Almeida e o suplente de vereador e ex-jogador profissional Dão”, salientou o deputado Roberto Carlos...

Detran-BA anuncia uso do Pix para pagamento de taxas de serviços 

Em breve, as taxas de serviços oferecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) poderão ser quitadas de forma rápida e segura, por meio do sistema Pix, o pagamento instantâneo da rede bancária que funciona a qualquer hora.

A medida foi anunciada pelo órgão nesta quarta-feira (16), em Brasília, no 69° Encontro Nacional dos Detrans, com o tema "Tecnologias, Soluções e Melhorias para o Trânsito"...

Ex- comandante do Esquadrão Águia assume fiscalização do Detran-BA  

A Fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito ( Detran-BA) tem novo coordenador. O tenente-coronel PM André Borges assumiu o cargo responsável por ações de segurança viária, na capital e no interior. Ele já comandou o Batalhão de Eventos e o Esquadrão Águia da Polícia Militar.  

 " Recebi o convite com muita honra e a expectativa de contribuir novamente para o sistema de fiscalização de trânsito. Tenho uma larga experiência nessa área, como instrutor e no comando do Esquadrão Águia, que pretendo usar na ampliação das operações e abordagens educativas, por meio da aplicação da norma", declarou Borges. ..