RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 165 registros para a palavra: defesa civil

Defesa Civil Nacional atende mais de 700 municípios com Operação Carro Pipa

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), atende a 788 municípios com o Programa Emergencial de Distribuição de Água, mais conhecido como operação carro pipa. Essa ação é desenvolvida em parceria com o Exército brasileiro desde 2006 e tem o objetivo de levar água potável a locais que estão em situação de emergência por causa da seca prolongada.

Segundo levantamento feito pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), a Sedec gasta mensalmente, em média, R$ 30 milhões com nove estados da região do semiárido nordestino e da região norte de Minas Gerais que são beneficiados pela ação. Em Alagoas, 35 municípios afetados pela estiagem contam com recursos da operação; Bahia, 173; Ceará, 122; Minas Gerais, 41; Paraíba, 130; Pernambuco, 82; Piauí e Rio Grande do Norte 84 cada; e Sergipe, dois municípios.

A solicitação dos carros-pipa é feita diretamente à Secretaria por ofício com justificativa. Essa demanda é analisada por uma equipe técnica da Sedec que também acompanha e supervisiona as atividades de distribuição da água. O Exército executa a operação por intermédio do Comando de Operações Terrestres (Coter)...

Petrolina: Defesa Civil alerta para período de cheias no Rio

Com o objetivo de minimizar os impactos naturais e de garantir a integridade e a segurança dos cidadãos de Petrolina, Juazeiro e demais localidades do Vale do São Francisco, o Comitê Gestor de Defesa Civil Petrolinense informa que poderá ocorrer aumento da vazão proveniente da barragem de Sobradinho/Ba, em vários trechos que são banhados por esta hidrelétrica.
Segundo o secretário de Defesa Civil, Cel. Daniel Ferreira, a iniciativa é da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), e visa garantir os níveis de segurança das barragens, em função do acréscimo pluviométrico característico do período de chuvas que se inicia.

De acordo com a Superintendência de Operação e Contrato de Transmissão de Energia (SOC), durante o último período chuvoso ocorreram vazões que permitiram o armazenamento máximo nos reservatórios de Três Marias, Sobradinho e Itaparica, nos números de 77,5%, 78,8% e 97,6%, respectivamente. Em conseqüência disso, a prática de abertura das comportas das barragens, em consonância com o período úmido, que se inicia em dezembro e vai até abril do próximo ano, torna indispensável o cuidado de todos os moradores para com os possíveis impactos da elevação de vazões.

Para o Cel. Daniel, o procedimento adotado pela CHESF de apenas praticar aumento de valores de descargas de modo gradual, a partir de regras operativas pré-estabelecidas, contribui para que a elaboração de medidas preventivas seja mais eficiente. “É importante tomarmos conhecimento prévio para melhor agirmos, mas, de toda forma, o controle de cheias, exercido pelos reservatórios, é limitado, por conseqüência disso, deve ser evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação”, orienta. ..

Acordo entre governo e oposição permite aprovar mudanças na Defesa Civil e mais dez projetos

O Plenário do Senado realizou nesta quarta-feira (10) uma importante sessão de votações, viabilizada pelo acordo entre o governo e a oposição para a aprovação do projeto que permite ajuda mais fácil a áreas atingidas por calamidades.

Os oposicionistas só lamentaram que a aprovação desse projeto tenha obrigado ao exame de outro que estava na frente e que tratava de vários assuntos, como o aumento do número de embaixadas e a prorrogação do contrato de consultoria ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

Comitê Gestor de Defesa Civil se reúne em Petrolina

O Centro de Convenções Senador Nilo Coelho foi novamente palco de mais uma reunião do Comitê Gestor de Defesa Civil de Petrolina. O encontro foi promovido pela Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Segurança Cidadã, na oportunidade foram discutidas alternativas para minimizar os efeitos decorrentes de possíveis catástrofes naturais.

Segundo o secretário, Cel. Daniel Ferreira, o objetivo do Comitê Gestor é elaborar um plano de contingência, que reúna as autoridades responsáveis pela segurança na cidade, para se precaver de possíveis catástrofes. “Quando o problema acontecer, é preciso agir em conjunto. As cidades mais preparadas do país possuem um plano elaborado para lidar com desastres da natureza”, afirmou.

Para o secretário executivo da Defesa Civil, Manoel Medrado, é fundamental a existência de um órgão preparado para atuar prontamente. “Petrolina precisa de um plano de contingência, porque, quando acontecer um problema de calamidade pública, desastre natural, ou algo provocado pelo homem. Precisamos ter condições de agir instantaneamente para amenizar a situação e voltar à normalidade o mais rápido possível”, enfatizou.

Participaram da reunião o Capitão Luciano, do Corpo de Bombeiros, a UNIVASF, o 5° BPM, as Secretarias de Desenvolvimento Rural, Esportes e de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), e o coordenador adjunto, Reginaldo Firmo Rocha, e Socorro Neto, ambos da Defesa Civil de Petrolina. ..

Comissões de defesa civil de Lagoa Grande e de PE discutem a seca no município

Técnicos da Codecipe (Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco) estiveram em Lagoa Grande esta semana. O grupo sob o comando do sargento Levi Felix de Santana se reuniu com o coordenador municipal de defesa civil e secretário de Agricultura, Reginaldo Alencar. A pauta do encontro foi avaliar o quadro de estiagem por que passa o município e homologar o Decreto de Situação de Emergência nº 027/2010, de autoria da prefeita Rose Garziera, publicado em 29 de junho deste ano.

A seca comprometeu este ano 85% da produção de milho e feijão do município. “90% dos mananciais estão vazios e 10% do que resta são de água imprópria para o consumo humano”, disse Reginaldo. Conforme o secretário, 7.500 pessoas passam por dificuldades na zona rural devido a estiagem em Lagoa Grande. ..