RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 165 registros para a palavra: defesa civil

Defesa Civil de Petrolina orienta famílias durante o período chuvoso

 

O período chuvoso tão esperado por toda a população sertaneja parece finalmente ter chegado. Mas, se por um lado a chuva traz inúmeros benefícios, por outro, chega causando transtornos principalmente para pessoas que moram em áreas consideradas de risco. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Petrolina (COMDEC), há cerca de um mês vem orientando essas famílias a como lidar com o período, a fim de suavizar os prejuízos que possam ser ocasionados.

Moradores de comunidades como o Cacheado, Vila São Joaquim e São Gonçalo foram orientados de forma preventiva para ficarem alerta por conta das possíveis chuvas que estão sendo esperadas para o final de janeiro e fevereiro. A Comdec  também fez a  distribuição de lonas,  uma medida que ajuda as famílias a minimizar os ricos e prejuízos causados a habitações construídas com argila e pedaços de madeira (casas de taipa). Uma outra iniciativa da Prefeitura é inserir essas famílias no cadastro do Programa Minha Casa Minha Vida como prioridade, já que residem em situação de vulnerabilidade.

A Comdec desde 2011 tem o projeto “Chuva. Como agir?”, que distribui panfletos informando o que a população deve fazer Antes, Durante e Depois das chuvas. “É importante que além de seguir as nossas orientações, a população seja nossa parceira sempre para que todos nós possamos evitar prejuízos maiores” afirma o Coordenador Adjunto da Comdec, Luís Carlos de Souza...

Defesa Civil de Juazeiro e 72º BI convocam proprietários de caminhões pipas para realização de vistoria

A Defesa Civil de Juazeiro e o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado de Petrolina, informa aos proprietários de caminhões pipas que realizará neste sábado (01), a partir das 7h30 até as 11hs, por ordem de chegada, na Orla II de Juazeiro, vistoria nos veículos para a manutenção do contrato da “Operação Pipa". A medida visa evitar que o abastecimento de água nas comunidades rurais do município seja interrompido. 

O “Pipeiro” deverá comparecer a Orla Fluvial com o veículo em condições de uso, bem como a sua documentação pessoal e do caminhão em dias. Caso o automóvel seja alugado, será necessário que o motorista apresente o contrato de locação. Vale ressaltar que os caminhões pipas devem estar com os tanques de água cheios. ..

Defesa Civil faz alerta à população da Zona Ribeirinha do município

A Coordenadoria de Defesa Civil de Petrolina (COMDEC) em parceira com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), informa à população que vive na Zona Ribeirinha do município que com a proximidade do período de chuvas na região, redobre os cuidados com a visitação às planícies que nessa temporada tendem a ser inundadas.

A CONDEC reafirma seu papel de conscientização da população, pois segundo dados da CHESF o controle das cheias exercido pelos reservatórios é limitado, devendo, portanto ser fortemente evitada à ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação. ..

Defesa Civil realiza cadastro para beneficiários da operação Carro-Pipa

A Coordenadoria de Defesa Civil de Petrolina (COMDEC) informa a toda comunidade da Zona de Sequeiro do município, que está sendo feita a avaliação cadastral dos beneficiários da Operação Carro-Pipa desenvolvida pela Secretara de Segurança Cidadã e pelo 72ª Batalhão de Infantaria Motorizado (72 BImtz).

As avaliações estão sendo feitas junto aos agentes de saúde das localidades e as famílias ainda não contempladas pelo programa devem procurar o agente de saúde da área em que mora ou entrar em contato com a COMDEC pelos telefones: (87) 2862-9213 ou (87) 3861- 9164...

Defesa Civil de Juazeiro e 72º BI convocam proprietários de caminhões-pipas para realização de vistoria

A Defesa Civil de Juazeiro e o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado de Petrolina, informa aos proprietários de caminhões pipas que realizará nesta quinta-feira (01), a partir das 7h30, por ordem de chegada, na Orla II de Juazeiro, vistoria nos veículos para a manutenção do contrato da “Operação Pipa". A medida visa evitar que o abastecimento de água nas comunidades rurais do município seja interrompido. 

O “Pipeiro” deverá comparecer a Orla Fluvial com o veículo em condições de uso, bem como a sua documentação pessoal e do caminhão em dias. Caso o automóvel seja alugado, será necessário que o motorista apresente o contrato de locação. Vale ressaltar que os caminhões pipas devem estar com os tanques de água cheios...

Defesa civil alerta população sobre baixa umidade do ar no município

A Coordenadoria de Defesa Civil em Petrolina avisa toda a população que redobre os cuidados em relação à exposição ao sol. Isso porque segundo informações Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (CODECIPE), nos próximos três dias, as condições atmosféricas sobre o Estado propiciam a elevação da temperatura acompanhada de valores muito baixos de umidade relativa do ar, que deve permanecer inferior aos 20% no período da tarde em boa parte do Sertão.  Este é um alerta para que a população evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre 10 e 17 horas, beba bastante água, não esperando necessariamente sentir sede, além de intensificar o uso do filtro solar. ..

Defesa Civil de Juazeiro convoca proprietários de caminhões-pipas para realização de vistoria

A Defesa Civil informa aos proprietários de caminhões-pipas que realizará neste sábado (01), a partir das 7h30, por ordem de chegada, na Orla 2 de Juazeiro, uma vistoria nos veículos para fins de continuação do contrato da “Operação Pipa”. O objetivo é dar seqüência ao abastecimento de água para as comunidades rurais do município.

O “Pipeiro” deverá comparecer à Orla Fluvial com o veículo em condições de uso, portando documentação pessoal e do caminhão em dias. Caso o automóvel seja alugado, será necessário que o motorista apresente o contrato de locação. Vale ressaltar que os caminhões-pipas devem estar com os tanques de água cheios...

Comando do 72º BIMtz e Defesa Civil prorrogam prazo para vistoria dos pipeiros

O 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BIMtz), junto à Defesa Civil de Petrolina, prorrogou o prazo de vistoria para os pipeiros da cidade. A ação, iniciada ontem (08), compreende o objetivo de zelar pelos serviços prestados à população do interior de Petrolina através do abastecimento de água por carros-pipa. 

Os pipeiros devem comparecer até a próxima sexta-feira (10) a partir das 7h30 até a portaria do Parque Municipal Josepha Coelho, onde passarão pela nova vistoria. A ação configura atividade de rotina e é necessária para a continuidade dos serviços.  O Parque Municipal fica localizado na Avenida Josemar Batista da Silva, bairro Maria Auxiliadora.

Os pipeiros devem comparecer com os pipas cheios e portando documentação exigida pelo órgão responsável. O atendimento será feito por ordem de chegada...

Comando do 72º BIMtz e Defesa Civil convocam pipeiros para nova vistoria

 
Com o objetivo de zelar pelos serviços prestados à população do interior de Petrolina, através do abastecimento de água por carros pipas, nesta quarta-feira (08), a partir das 7h 30, os pipeiros devem comparecer ao Parque Municipal Josepha Coelho onde passarão por nova vistoria. A ação configura atividade de rotina e é necessária para a continuidade dos serviços. 
 
Os pipeiros devem comparecer com os pipas cheios e portando documentação exigida pelo órgão responsável, o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado. A vistoria será realizada na portaria do Parque Municipal, que fica localizado na Avenida Josemar Batista da Silva, bairro Maria Auxiliadora.
..

Codevasf vai apoiar Defesa Civil e Exército na Operação Carro-pipa

A Codevasf vai reforçar os trabalhos da Secretaria Nacional de Defesa Civil e do Exército na distribuição de água por carro-pipa. Técnicos da empresa vão ajudar a mapear onde o serviço é mais imprescindível. Será fornecida a relação de cadastro de perfuração de poços e também de instalação de cisternas do programa Água para Todos, que já beneficiam famílias diversos municípios do semiárido.

Essas ações foram discutidas com representantes das defesas civis de cinco estados (SE, PE, BA, PI e PB) e do Exército, no sábado (26/05), no auditório da Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina (PE). Todos os presentes se comprometeram a unir esforços diante da estiagem no semiárido brasileiro. "A operação carro-pipa é uma grande preocupação da presidenta Dilma Rousseff. Ela não aceita que alguém não tenha acesso à água. Nós lutamos para que isso seja atendido. Mas é uma operação complexa, uma logística muito grande. São cerca de 63 mil pontos de abastecimento ", afirmou o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana...

Aviso: Motoristas dos carros-pipa contratados devem procurar a defesa civil caso necessite de nova orientação

A Coordenação Municipal de Defesa Civil (COMDEC) comunica aos motoristas de carros-pipa contratados na semana passada que ao verificar algum equívoco na documentação do contrato, bem como no roteiro de abastecimento favor dirigir-se a Defesa Civil, localizada na Rua Oscar Ribeiro, no centro da cidade para correção.

“Localidades que já eram contempladas com os carros-pipa anteriormente e por algum motivo, ou até por erro de digitação, não foram incluídas no calendário a ser cumprido pelos motoristas serão recolocadas, corrigindo a documentação e redirecionando o serviço. Essas e outras questões que possam surgir serão sempre resolvidas com a defesa civil”, disse Adalberto de Carvalho, supervisor da Defesa civil.

..

Defesa Civil finaliza contratação dos carros-pipa

A Coordenação Municipal da Defesa Civil (COMDEC) em parceria com o 72ª Batalhão de Infantaria Motorizado de Petrolina (72ª BIMtz) realiza procedimento de contratação até esta sexta-feira (18) dos motoristas que foram aprovados na vistoria que aconteceu no último sábado (12) para os carros-pipa que irão atuar no município de Juazeiro.

 ..

Juazeiro: Defesa Civil realiza vistoria para contratação de carros-pipa

A Coordenação Municipal da Defesa Civil (COMDEC) comunica aos proprietários de carros-pipa, que neste sábado (12), das 06hs da manhã até as 08hs pontualmente, será realizada a vistoria para a contratação de carros-pipa. Os interessados deverão se dirigir ao 72 Batalhão de Infantaria Motorizado de Petrolina, localizado no Bairro Vila Eduardo.

Chamamos a atenção quanto ao horário, pois precisamos que sejam pontuais. Logo, ressaltamos aos que chegarem após as 8hs da manhã, que encontrarão os portões fechados, ficando de fora da vistoria”, coloca Adalberto de Carvalho, supervisor da defesa civil...

Defesa Civil de Petrolina recebe qualificação com curso de libras

Iniciado esse mês, o curso de Libras a Língua Brasileira de Sinais, segue com aulas acontecendo desde o último dia 12 em Petrolina. O trabalho que consiste em ampliar o acesso da comunidade à Língua, facilitando o contato dos deficientes auditivos com a sociedade; oferece 75 vagas e oito delas foram disponibilizadas para a equipe da Defesa Civil de Petrolina composto pela Guarda Municipal, órgãos operativos da Secretaria de Segurança Cidadã.

O curso oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), em parceria com a Secretaria de Acessibilidade dará conhecimento a corporação para melhor atender o universo de moradores da cidade. “A meta é oferecer a cada dia, mais serviços de qualidade para a população de Petrolina. Isso significa que temos o dever de nos atualizar constantemente e deste modo, a Defesa Civil estará habilitada a lidar com diferentes públicos dentro das suas necessidades”, explicou o Secretário de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira...

Secretário de Agricultura presente na abertura do curso básico de Defesa Civil em Juazeiro

Representando o prefeito Isaac Carvalho, o secretário de Agricultura de Juazeiro, Agnaldo Meira participou nesta quarta-feira (8), no auditório da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), em Juazeiro, da abertura do Curso Básico de Defesa Civil (CBDC), promovido pela Coordenação Estadual de Defesa Civil (CORDEC) e direcionado aos agentes dos municípios de Jaguarari, Senhor do Bonfim, Filadélfia, Remanso, Casa Nova, Curaçá, Sobradinho, Campo Formoso, Andorinha, Uauá e Juazeiro.

Com duração de três dias, a capacitação tem por objetivo preparar os agentes e técnicos para o desenvolvimento de ações preventivas, educativas e de redução de riscos e desastres. “O curso partiu de uma necessidade de identificar as principais carências que cada município apresenta. Iremos promover um dialogo com as instituições para proporcionar departamentos mais organizados, estruturados e aptos a trabalhar na prevenção de desastres de qualquer ordem”, informou Salvador Brito coordenador executivo da CORDEC...

Defesa Civil orienta comunidades do Rodeadouro e Angari sobre vazão da Barragem de Sobradinho

A Equipe da Defesa Civil esteve na manhã desta quarta-feira (08) na Ilha do Rodeadouro e no Bairro Angari, para orientar os moradores sobre os cuidados que deverão ser adotados com a vazão do Rio São Francisco. Segundo a Chesf, a partir da 00hs desta sexta-feira serão liberados 3.500m³/s de água pela Barragem de Sobradinho, volume este que alcançará esses pontos no sábado (11) a partir das 12hs.  

O supervisor da Defesa Civil, Adalberto de Carvalho juntamente com a equipe conversou com o presidente da associação dos barraqueiros, Israel Barreto Cardoso, para tranqüilizá-los sobre as conseqüências da cheia e prevenir prejuízos nos bares. “O trabalho da defesa civil é de proteger a população de tudo que possa oferecer risco a vida e também a sua forma de sustento. O prefeito Isaac se preocupou em avisar, pois sabe que a cheia ocorrerá no sábado onde o movimento aumenta significativamente”, disse. ..

Defesa Civil de Petrolina visita barragem de Sobradinho e tranquiliza comunidade

Com objetivo de tranquilizar a comunidade de Petrolina, na última sexta-feira (27) a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã através da Coordenadoria de Defesa Civil (Condec) realizou visita às instalações da Barragem de Sobradinho – BA. Recebidos pela gerência da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) os números apresentados demonstraram um cenário de segurança para as comunidades ribeirinhas.

De acordo com relatório diário fornecido pela Chesf, atualmente o reservatório que tem a missão de abastecer a região com energia elétrica, está com 62% da sua capacidade; recebendo 5.000 m³/s e liberando uma vazão de 2.900 m³/s. De acordo com o relatório, o cenário é de tranquilidade, não oferecendo riscos ou danos maiores a população. “A visita foi produtiva do ponto de vista que oferece às pessoas maior segurança e conhecimento de como está a barragem. Isso se fazia necessário, para que as informações saiam de fontes oficiais e não haja alardes de riscos iminentes quando eles não existem”, justificou o Secretátio de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira...

Comissão de Defesa Civil reivindica melhoria no programa Operação Carro Pipa em Lagoa Grande

A Comissão Municipal da Defesa Civil de Lagoa Grande (Comdec) está reivindicando melhoria no programa Operação Carro Pipa, que abastece o interior do município. Nesta terça-feira (12), representantes da Comdec se reuniram com os pipeiros e representantes do 72BI do Exército, de Petrolina, que coordena o programa na região. A reunião aconteceu na Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do Interior (Seadi).

No encontro ficou acertado que hoje (13), às 9h, uma nova reunião acontece para tratar do assunto, desta vez no Batalhão do Exército em Petrolina. Participam representantes das associações dos produtores rurais e lideres comunitários do interior do município.   ..

Conselho Nacional de Defesa Civil se reúne em Brasília nesta segunda-feira

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), realizará neste dia 31 (segunda-feira), uma reunião do Conselho Nacional de Defesa Civil (Condec). O evento ocorrerá às 14h30 no auditório do Ministério da Ciência e Tecnologia. O objetivo é debater ações e propostas para prevenir e mitigar os danos provocados por desastres no Brasil.

A atuação da Secretaria Nacional de Defesa Civil, os projetos previstos no âmbito do PAC na contenção de encostas e a proposta de criação de um sistema nacional de prevenção e alerta de desastres serão temas abordados nos seminários. Além de membros do Condec, estarão presentes o ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho, o secretário Nacional de Defesa Civil Humberto Viana, o engenheiro e especialista em urbanismo José Luiz Alquéres, o pesquisador e climatologista Carlos Nobre, diretor de Inclusão Social e Crédito do BNDES, Élvio Gaspar, e representantes de ministérios envolvidos diretamente no tema...

Conselho Nacional de Defesa Civil se reúne em Brasília nesta segunda-feira

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), realizará no próximo dia 31 (segunda-feira), uma reunião do Conselho Nacional de Defesa Civil (Condec). O evento ocorrerá às 14h30 no auditório do Ministério da Ciência e Tecnologia. O objetivo é debater ações e propostas para prevenir e mitigar os danos provocados por desastres no Brasil. 

A atuação da Secretaria Nacional de Defesa Civil, os projetos previstos no âmbito do PAC na contenção de encostas e a proposta de criação de um sistema nacional de prevenção e alerta de desastres serão temas abordados nos seminários. ..