RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 1582 registros para a palavra: coronavirus

Prefeitura de Petrolina nega surgimento de pessoas infectadas com coronavírus na cidade

A Prefeitura de Petrolina informa que são totalmente infundados os boatos do surgimento de pessoas infectadas com o coronavírus na cidade. Estamos acompanhando atentamente as informações prestadas pelas autoridades federais responsáveis pelo combate ao coronavírus, mas desmentimos categoricamente os rumores veiculados de forma irresponsável nas redes sociais acerca de pessoas supostamente apresentando os sintomas da doença, ao tempo em que reafirmamos o compromisso inarredável com a saúde e o bem-estar da população petrolinense.

Aproveitamos também para ressaltar que as pessoas que divulgam informação ou notícia que sabem ser falsa e que possa modicar ou desvirtuar a verdade com relação à saúde, segurança pública, economia ou processo eleitoral ou que afetem interesse público relevante, podem incorrer sanções jurídicas...

Bahia tem 24 casos suspeitos de coronavírus

De janeiro até às 17 horas desta sexta-feira (28), a Bahia registrou 24 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 15 excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, quatro foram descartados laboratorialmente e cinco aguardam análise laboratorial.

Os municípios notificantes foram Camaçari (2), Jequié (1), Tucano (1), Itabuna (4), Jacaraci (1), Salvador (14) e Feira de Santana (1). Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais. ..

Bispo de Juazeiro recomenda evitar contato em missas para prevenir coronavírus

Em correspondência aos diocesanos o Bispo de Juazeiro Dom Carlos Alberto Breis (Dom Beto) emitiu uma lista de medidas preventivas para evitar possíveis contágios do novo coronavírus durante missas e celebrações.

Entre as recomendações, há cuidados para os fiéis e os celebrantes das missas. Em nota, o Bispo destaca que é preciso primeiramente trabalhar a prevenção e divulgar, o máximo possível, informações importantes nas cartilhas da saúde sobre o vírus e as formas de contágio...

Bahia registrou 24 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 15 excluído

De janeiro até às 17 horas desta sexta-feira (28), a Bahia registrou 24 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 15 excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, quatro foram descartados laboratorialmente e cinco aguardam análise laboratorial. Os municípios notificantes foram Camaçari (2), Jequié (1), Tucano (1), Itabuna (4), Jacaraci (1), Salvador (14) e Feira de Santana (1). Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.

Ressalta-se que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Diferente do informado pela manhã, o município de Porto Seguro não possui casos notificados...

Prefeitura adota medidas preventivas para possíveis casos do novo coronavírus em Petrolina

Com a confirmação de um caso do novo coranavírus em São Paulo e cinco casos suspeitos em Pernambuco, a Prefeitura de Petrolina vem acompanhando a situação no estado e está em alerta para prevenção. Nesta quinta-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde iniciou o levantamento de estratégias para elaboração de um Plano de Contingência, caso a cidade venha a registrar algum caso suspeito de atendimento na rede de saúde. Todas as ações serão planejadas tendo como base as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como estratégia para qualificação das ações de enfrentamento ao novo coronavírus, o município de Petrolina convidou, em caráter de urgência, a Gerência Regional de Saúde, representantes do Hospital Universitário (HU) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) objetivando a elaboração de ações conjuntas para o enfrentamento da situação epidemiológica vivenciada no país. Essa iniciativa foi tomada considerando o Plano de Contingenciamento emitido pelo estado, o qual apresenta o HU como uma das referências para o atendimento aos possíveis casos suspeitos do novo coronavírus...

A Organização Mundial da Saúde eleva risco da epidemia de coronavírus para muito alto

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou para "muito alto", o maior possível, o risco mundial da epidemia de Covid-19, a infecção causada pelo novo coronavírus. Hoje, a agência de Saúde da ONU disse que há, além de China, casos registrados da doença em outros 49 países.

"Nossos epidemiologistas têm monitorado o avanço da doença constantemente", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em coletiva. "Agora aumentamos nossa avaliação do risco de propagação e do risco de impacto do Covid-19 para 'muito alto' em um nível global”...

Coronavírus: No Brasil casos suspeito deve aumentar para aproximadamente 300 casos

O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, esteve em reunião com representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (Abimo) na manhã de hoje (28) para detalhar os termos das ações para evitar a escassez de itens de segurança e de prevenção contra o novo coronavírus no Brasil.

“Foi boa a sinalização do pessoal da Abimo. Estou bastante otimista”, disse Gabbardo. A reunião continuará à tarde, e os termos serão divulgados em coletiva à imprensa. ..

Bahia registra 17 casos suspeitos de coronavírus, diz Sesab; nove deles foram excluídos

A Bahia registrou 17 casos suspeitos de Covid-19 (coronavírus) até as 10h desta sexta-feira (28). A informação foi divulgada através de uma nota conjunta das Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.

Conforme a Sesab, os casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus ocorreram nos seguintes municípios: Camaçari (1), Jequié (1), Tucano (1), Itabuna (4), Jacaraci (1), Salvador (5), Feira de Santana (3) e Porto Seguro (1). Os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.
A secretaria informou que estão em análise laboratorial as amostras de oito pacientes, três deles de Feira de Santana, um de Itabuna e quatro de Salvador. Foram descartados laboratorialmente os demais casos...

Bahia registrou 12 notificações de casos com suspeita do novo coronavírus desde janeiro

A Bahia registrou desde janeiro até meio-dia desta quinta-feira (27), 12 notificações de casos com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus. Os municípios em que os casos foram constatados foram: Camaçari, Jequié, Tucano, Itabuna, Jacaraci, Salvador. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), através do Twitter. 

Na publicação a pasta destaca que deste total, seis já foram excluídos por não se enquadrarem nos critérios do Ministério da Saúde, quatro foram descartados laboratorialmente e outros dois estão em análise...

SESAU orienta população e tranquiliza sobre a não presença do novo coronavírus em Juazeiro

Apesar da confirmação do primeiro caso do novo coronavírus registrado no Brasil em São Paulo, a Secretaria da Saúde em Juazeiro tranquiliza e informa à população que não há motivo para pânico no município.

A rede da saúde na cidade está atenta às necessidades e seguindo os cuidados de prevenção repassados pelo Ministério da Saúde, incluindo orientações aos profissionais quanto a análises e diagnósticos. ..

Editorial: Coronavírus chegou e agora José?

A chegada do novo coronavírus ao Brasil não surpreende. Nem Papai Noel duvidava de que ele desembarcaria em terras nacionais. País aberto, com estradas, portos e aeroportos franqueados à circulação de pessoas e mercadorias, a questão não era se, mas quando.

Antes restrito à Ásia, sobretudo China e vizinhos, o Covid-19 se expande. Os cinco continentes registraram casos em seu território. Alguns países, mais preparados, administram as ocorrências com serenidade e respostas técnicas. Outros pagam preço alto pela imprevidência ou falta de recursos...

Sesab emite nota oficial sobre casos suspeitos de Coronavírus na Bahia

De janeiro até meio-dia desta quinta-feira (27), a Bahia registrou doze casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus (Camaçari, Jequié, Tucano, Itabuna, Jacaraci, Salvador).

Destes, seis já foram excluídos por não se enquadrarem nos critérios do Ministério da Saúde, quatro foram descartados laboratorialmente e outros dois estão em análise. ..

Estudo afirma que quase 70% dos brasileiros estão muito preocupados com o Coronavírus

O mundo está passando no momento por um novo surto de uma doença que, se não for tratada adequadamente, pode ser mortal. A epidemia de coronavírus, também conhecido como Covid-19, já infectou, até a manhã de 21 de fevereiro, 76.823 pessoas com 2.250 mortes.

A doença está afetando 29 países e territórios ao redor do planeta, além de transportes internacionais - o navio de cruzeiro "Diamond Princess" está atualmente ancorado em Yokohama, Japão, em quarentena com diversos casos do vírus confirmados...

Juazeirenses e petrolinenses preocupados buscam meios de higiene e prevenção contra o coronavírus doença em alta no mundo e agora no Brasil

A Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus, pode apresentar problemas nas vias respiratórias e intestinais. No sistema respiratório os sintomas podem agir de forma leve, moderada ou grave, sendo eles: febre, tosse e dificuldade para respirar.

Para evitar o contágio pelo vírus, os cuidados se assemelham aos de outras gripes comuns.  Por se propagar através de gotículas de saliva, espirro, tosse e catarro, que podem ser passados em um aperto de mão ou contato de superfícies contaminadas com a mucosa do ser saudável, lavar as mãos com frequência e evitar contato com as mucosas é essencial...

Brasil cobra que OMS classifique novo coronavírus como 'pandemia'

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), cobrou nesta quarta-feira, 26, que o avanço do novo coronavírus (Covid-2019) seja considerado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esta medida seria um reconhecimento de que a doença infecta, simultaneamente, pessoas ao redor do mundo, ou seja, não está restrita a uma região, e permitiria ampliar a lista de alerta de países para a doença...

Descartado caso de novo coronavírus em bebê internado em Itabuna

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informa que nesta quarta-feira (26) quatro amostras encaminhadas para o Laboratório Central da Bahia (Lacen)  pelo Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, deram positivo para vírus diferentes do COVID-19 (novo coronavírus). Desta forma, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) descarta a suspeita de casos do novo Coronavirus na Bahia.

As amostras eram de uma criança, de 01 ano que esteve em viagem na Europa com passagem pela Itália, chegou há 12 dias no município, está internada em isolamento com sintomas respiratórios, as outras 03 amostras eram do pai, mãe e avó da criança...

Ministério da Saúde confirma primeiro caso de coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou, hoje (26), o primeiro caso de um brasileiro infectado pelo novo coronavírus (Covid-19). No momento, há vinte casos suspeitos da doença no país. Os casos suspeitos estão assim espalhados: Paraíba (1), Pernambuco (1), Espiríto Santo (1), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (2) e Santa Catarina (2) e São Paulo (11). Cinquenta e nove casos suspeitos foram descartados Cinquenta e nove casos suspeitos foram descartados

Trata-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira (21), o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza)...

Ministério da Saúde manda para contraprova possível caso positivo de coronavírus em SP

O Ministério da Saúde enviou para um exame de contraprova um possível caso positivo de coronavírus em um paciente internado em São Paulo. O Hospital Albert Einstein admitiu um homem de 61 anos com sinais brandos de gripe, como tosse, que havia viajado para o norte da Itália entre 9 e 21 de fevereiro.

A unidade de saúde apresentou resultados preliminares positivos a partir de exames realizados no local e já enviou uma amostra para o laboratório do Instituto Adolfo Lutz, referência nacional, para contraprova. O Ministério da Saúde pregou cautela até que haja qualquer informação oficial, já que o caso segue em investigação. ..

Sesab descarta caso suspeito de coronavírus em Jequié

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informa que nesta segunda-feira (24) o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, admitiu uma paciente com sintomas respiratórios e história de viagem recente ao norte da Itália (Siena), zona considerada de risco para transmissão do coronavírus COVID-19, no último dia 14 de fevereiro, seguida de aparecimento de quadro gripal em 20 fevereiro.

A paciente permanece em isolamento de precaução, desde seu atendimento na emergência, tendo sido confirmado pelo LACEN-BA infeção pelo vírus da influenza A, excluindo portanto  infecção por COVID-19. ..

Coronavírus faz empresas exportadoras perderem R$ 48 bi em valor de mercado

Desde o primeiro dia que o surto de coronavírus na China atingiu os mercados financeiros globais – que completou um mês ontem, 21 -, as empresas brasileiras exportadoras de commodities perderam R$ 47,709 bilhões em valor de mercado. A queda reflete a aversão ao risco, em meio as incertezas sobre o impacto que a doença causará à economia do gigante asiático e do mundo. Também entra na conta o tempo para que a epidemia fique sob controle, com redução significativa da contaminação. Mesmo com a destruição de valor bilionária, especialistas estimam que as ações ainda não sentiram todo o efeito negativo.

Até ontem, mais de 75 mil pessoas foram infectadas na China continental e mais de 2 mil morreram. Além da gravidade das mortes, os números trouxeram outra preocupação aos investidores, desconfiados de que Pequim não esteja divulgando o cenário real da doença...