RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 557 registros para a palavra: comunidades

Comunidades da zona rural de Juazeiro são beneficiadas com cerca de 70 barreiros

Comunidades da zona rural de Juazeiro, ganharão cerca de 70 barreiros através de uma parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), e em conjunto com o Ministério da Cidadania – Programa Cisternas, o Consórcio Sustentável do Território do Sertão do São Francisco (Constesf) e o Instituto de Políticas Públicas Nordeste Digital.

O objetivo é melhorar a vida do homem do campo, visando garantir o acesso à água para uso animal e plantações. Semana passada, o titular da ADEAP, Carlos Neiva, por recomendação da prefeita Suzana Ramos, realizou visita técnica à comunidade de Lagoinha, onde os primeiros foram construídos...

Deputado Zó se reúne com diretor do Centro de Reprodução da Ararinha Azul em Curaçá e coloca mandato à disposição para solucionar demandas do projeto e das comunidades do entorno

Engajado nas causas ambientais, principalmente as do Sertão, o deputado estadual Zó visitou nesta quarta-feira, 2/5, o Centro de Reprodução da Ararinha Azul, no município de Curaçá, Norte da Bahia e se reuniu com o diretor do espaço Dr Cromwell Purchase, que solicitou ao parlamentar articulação para solucionar demandas de infraestrutura para a unidade, o que, além de contribuir com a reintrodução da espécie extinta da natureza em seu habitat natural, a caatinga, beneficiaria mais de 10 comunidades rurais no entorno.

O encontro contou com a participação do professor José Carlos Santana, que representa a comunidade de Melancia, e do assessor e tradutor Vitor Porto. ..

Bomba queima e deixa algumas comunidades de Juazeiro sem água nesta segunda, comunica prefeitura

A Prefeitura de Juazeiro, através do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), informa que o motor da Bomba 8, do bairro Piranga, queimou nesta segunda-feira (31) e a equipe técnica já está trabalhando para solucionar o problema.

Até o meio dia, ficarão sem abastecimento os bairros: João XXIII, Alto do Cruzeiro, Ruas 1, 2 e 3 do bairro Tabuleiro, e Condomínio Mais Viver...

Carta-denúncia: carretas para transporte de minério provocam caos em comunidades de Sento Sé

Carta-denúncia: Em apenas 24h, carretas para transporte de minério da Tombador Iron já provocam caos em comunidades de Sento Sé. Qual será o futuro das populações ribeirinhas?

Nós, das comunidades tradicionais ribeirinhas localizadas no entorno da Serra da Bicuda em Sento Sé/BA, às margens do rio São Francisco (Ponta D'Água, Volta da Serra, Cajuí, Retiro de Cima, Retiro de Baixo, Tombador, Pascoal, Limoeiro, Aldeia, Andorinhas e Itapera), impactadas pela Tombador Iron Mineração, denunciamos a seguinte situação:..

Rio São Francisco: Comunidades acusam que Projeto de Instalar Usina Hidrelétrica da Formoso não parou um segundo mesmo com pandemia

O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com ação civil pública contra as empresas Formoso Energia e Quebec Engenharia, para que impedir a realização de atividades de campo na área de impacto do projeto da Usina Hidrelétrica de Formoso, com construção prevista no leito do Rio São Francisco, em Pirapora (MG), na região do Alto São Francisco.

Nessa região, vivem os indígenas Tuxá, as comunidades quilombolas João Martins e Tira Barro, além de pescadores artesanais, ribeirinhos, vazanteiros, barranqueiros e remeiros, que são povos tradicionais mineiros que ocupam território nas margens do Velho Chico...

Participantes da Escola de Formação da Juventude Rural debatem sobre direitos territoriais das comunidades tradicionais

Terra e território. Essa foi a temática do 4º Encontro da Escola de Formação da Juventude Rural, iniciativa organizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Juazeiro/BA, que reúne jovens de comunidades camponesas de diversos municípios da região. Realizado no início deste mês, o encontro virtual contou com a participação da professora de direito agrário da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Tatiana Gomes e do membro da Articulação Estadual de Fundo e Fecho de Pasto Luiz Carlos Andrade.

Os direitos territoriais dos povos originários e comunidades tradicionais (fundo e fecho de pasto, quilombolas, ribeirinhos, entre outras) – que são previstos em algumas leis – e os obstáculos que impedem a garantia desses direitos foram os assuntos mais discutidos durante todo o encontro...

MP aciona comunidades terapêuticas de Juazeiro por conta de irregularidades como ausência de alvará sanitário

O Município de Juazeiro e as comunidades terapêuticas Centro Evangélico para Recuperação de Viciados (Ceprev) e Centro de Reabilitação Cidade Refúgio (Crecir) foram acionadas pelo Ministério Público estadual por conta de irregularidades como ausência de alvará sanitário.

Segundo a promotora de Justiça Rita de Cássia Rodrigues Caxias, autora da ação, na comunidade terapêutica Crecir, além da ausência de alvará, constatou-se a falta de telas milimétricas em portas e janelas na área de produção/manipulação de alimentos e colchões sem capas protetoras impermeáveis e laváveis. ..

Prefeitura segue com operação 'Paz nas Comunidades' e reforça segurança nos bairros e no comércio de Juazeiro

Durante esta semana, a operação 'Paz nas Comunidades' da Prefeitura de Juazeiro, esteve nos bairros Itaberaba e João Paulo II. O objetivo da ação com a Guarda Civil Municipal (GCM) é coibir crimes como roubos e furtos, além de trazer mais segurança à população. 

As guarnições da GCM realizaram o patrulhamento preventivo ostensivo com o apoio do motopatrulhamento e viaturas, em pontos sensíveis destas comunidades, transmitindo a sensação de segurança aos moradores. Ao todo, foram realizadas cerca de 60 abordagens nessas ações...

Prefeitura de Juazeiro promove levantamento de movimentos sociais compostos por comunidades negras

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), está realizando um mapeamento online de movimentos sociais compostos ou formados por comunidades negras. O link para o cadastro está disponível no site da prefeitura (www.juazeiro.ba.gov.br) e a iniciativa tem como objetivo identificar os movimentos e conhecer sua realidade.

De acordo com a diretora de Diversidade da SEDES, Eva Suene, as informações coletadas serão utilizadas para embasar a construção de políticas públicas - ou seja, um instrumento para facilitar o contato, diagnosticar demandas e elaborar estratégia para atendimento dos seguimentos...

Manutenção suspenderá abastecimento d'água em comunidades do Salitre nesta terça-feira (27)

A Prefeitura de Juazeiro, através do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), vem trabalhando para oferecer cada vez mais um serviço de excelência para os usuários, melhorando a cobertura do serviço na zona urbana e rural. E nesta terça-feira (27), das 08h às 17h, haverá manutenção na rede de abastecimento do Salitre.

Por conta desse trabalho, o abastecimento será interrompido nas seguintes localidades: Horto, Capim de Raiz, Gangorra, Alfavaquinha, Tapera, Junco 1 e 2, Sobrado, Bananeira, Bebedouro, Campo dos Cavalos e Santa Terezinha...

Operação 'Paz nas Comunidades': Prefeitura de Juazeiro intensifica ações de segurança nos bairros

Na terça (20) e quarta-feira (21), a Prefeitura de Juazeiro deu início à operação 'Paz nas Comunidades', através da Guarda Civil Municipal (GCM). O objetivo da ação é coibir crimes como roubos e furtos à população, além do tráfico de drogas. 

As primeiras ações desta operação ocorreram nos bairros Sol Levante e Tancredo Neves, contando com guarnições da GCM que realizaram patrulhamento preventivo ostensivo com o apoio do motopatrulhamento e viaturas, em pontos estratégicos dos bairros. Foram feitas cerca de 100 abordagens nas duas ações. ..

Em mais um giro pelo interior, Suzana Ramos visita Itamotinga e Maniçoba e alinha ações para beneficiar comunidades

A agenda da prefeita Suzana Ramos, nesta sexta-feira (16), foi reservada para analisar as demandas dos distritos de Itamotinga e Maniçoba, na zona rural de Juazeiro.

Juntamente com o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Anderson Freire, a gestora ouviu as dificuldades dos moradores e alinhou propostas para beneficiar essas localidades. Equipes do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) e da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) também acompanharam a ação...

Comunidades Quilombolas de Juazeiro recebem o livro "Às Margens do Velho Chico Nascem as Histórias"

As comunidades quilombolas de Barrinha da Conceição e Alagadiço, no município de Juazeiro, a 502 quilômetros de Salvador, se emocionaram no último domingo (11), ao receberem, pela primeira vez, exemplares do livro que conta e registra a história de luta e tradições vivida pela população local.

Trata-se da obra "Às Margens do Velho Chico Nascem as Histórias", escrita pela jornalista Ana Carla Nunes. Mais do que um registro, a publicação resgata a memória e preserva a riqueza dos povoados do Vale do São Francisco...

Jornalista lança livro sobre comunidades quilombolas de Juazeiro, na Bahia

As comunidades quilombolas do município de Juazeiro, no norte do estado da Bahia, se transformaram em tema para o livro "Às Margens do Velho Chico Nascem as Histórias", da jornalista Ana Carla Nunes.

A obra é fruto do trabalho de conclusão de curso da autora e será lançada na próxima terça-feira (30), às 20h, no instagram (@anacarla.nunes - https://bit.ly/2PfvoOy e no instagram do Portal Culturama (@portalculturama-https://bit.ly/3fifmy)...

Plano Nacional de Operacionalização para vacinação das comunidades quilombolas é insuficiente, classifica Conaq

A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras e Rurais Quilombolas (Conaq) classificou o Plano Nacional de Operacionalização para vacinação das comunidades quilombolas, divulgado pelo Ministério da Saúde, como insuficiente.

Na avaliação da Conaq, o plano não contempla a totalidade da população quilombola, utilizando números subdimensionados. Por enquanto, a estimativa geral do Plano contabiliza 1.133.106 quilombolas distribuídos em 1.278 municípios e 25 estados e DF. ..

Governo do Estado viabiliza CEFIR para famílias de Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto em Juazeiro e região

Mais de 3 mil famílias, que residem em 87 comunidades tradicionais de fundo de pasto, nos municípios de Uauá, Remanso, Pilão Arcado, Juazeiro, Curaçá, Sento Sé e Campo Alegre de Lourdes foram beneficiadas com o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR) para Povos e Comunidades Tradicionais (PCT).

O cadastro é obrigatório e tem como objetivos a proteção do território e as áreas coletivas da comunidade, ajudar no planejamento de uso do território, regularizar a situação documental das famílias para facilitar o acesso às políticas públicas de crédito rural, entre outros.  ..

Rio São Francisco: Falta de informação sobre construção de Usina Nuclear preocupa a população das comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas

O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) solicitou ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, informações sobre o projeto de construção de uma Central Nuclear, com seis reatores, no município sertanejo de Itacuruba, localizado a 470 quilômetros do Recife.

Desde 2007 que o assunto foi posto em discussão, mas existe uma grande dificuldade em obter informações do Governo Federal, que mantém o estudo sob sigilo. No final de 2019, o pedetista chegou a pedir a realização de uma reunião pública, mas em razão da pandemia da Covid19 no ano seguinte, o encontro não pôde acontecer. ..

Vice-prefeito de Juazeiro e diretora do SAAE visitam comunidades e discutem modernização do sistema de água e saneamento

O vice-prefeito Leonardo Bandeira e a diretora-presidente do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) Juazeiro, Josilene Alixadre visitaram vários bairros da cidade nesta quarta-feira (3) e discutiram com a equipe técnica da autarquia melhorias para o sistema de saneamento, abastecimento e rede coletora. A intenção foi conhecer de perto as áreas de planejamento para implantação das melhorias a curto, médio e longo prazo.

"A intenção da prefeitura e do SAAE é trazer bem-estar ao cidadão juazeirense, melhorando a distribuição de água, tratando o esgoto da forma correta e levando saneamento básico de qualidade para todas as comunidades. Sob a presidência de Josilene, o SAAE vive dias melhores e Juazeiro ganha com isso, por isso estamos debatendo melhorias para toda a comunidade, um compromisso da prefeita Suzana Ramos, confirmando um novo tempo de trabalho em Juazeiro", ressaltou Leonardo Bandeira...

SAAE faz manutenção emergencial e suspende abastecimento em cinco comunidades rurais de Juazeiro

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro informa que está realizando uma manutenção emergencial na rede de abastecimento de Caraíba Metais, nesta sexta-feira (26). Com isso, foi preciso suspender o abastecimento nas comunidades de Angico, Angical, Abóbora, Massaroca e Poções, na zona rural. O serviço foi iniciado de forma urgente, ainda durante a madrugada.

Segundo a coordenação geral da região, a previsão de normalidade na rede de abastecimento será até o período da tarde, quando tudo voltará a funcionar normalmente. O SAAE pede a compreensão dos usuários e reafirma seu compromisso em continuar trabalhando para a melhoria dos serviços oferecidos...

Comunidades tradicionais em Curaçá denunciam ameaças de mineradora e grileiros

Buscando dar visibilidade a situação que vivem as Comunidades Tradicionais de Fundos de Pasto, no Município de Curaçá/BA, a Articulação Estadual das Comunidades Tradicionais enviou a seguinte nota:

Articulação Estadual das Comunidades Tradicionais de Fundos e Fechos de Pasto - Bahia ..