RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 552 registros para a palavra: comunidades

Produção de ovos de comunidades rurais de Juazeiro ganham espaço em mercado da região

 

A produção de ovos do distrito de Massaroca, em Juazeiro, ganhou espaço nas prateleiras de estabelecimentos comerciais da região. Com investimentos do Governo do Estado na Cooperativa Agropecuária Familiar de Massaroca e Região (Coofama), os agricultores familiares cooperados têm aumentado a criação de galinhas caipiras e garantido renda com a venda dos ovos...

Cadastramento de pipeiros é realizado para atender comunidades de Sento-Sé

Esta quinta-feira (15) foi movimentada para a equipe da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca da Prefeitura de Sento-Sé que recebeu a equipe da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Governo do Estado – SUDEC para realização do credenciamento de pessoas físicas e jurídicas para transporte e distribuição de água potável para consumo humano, por meio de caminhões-pipas.

O credenciamento tem como objetivo atender as localidades do município que hoje está em situação de emergência ou estado de calamidade pública, em virtude de estiagem/seca, que foi homologada pelo Governo Estadual e reconhecida pelo Governo Federal...

Onu destaca Projeto Bem Diverso que contempla jovens do semiárido

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que o Projeto Bem Diverso, liderado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento(PNUD) está entre os eleitos da Segunda Chamada da Boas Práticas, Histórias de Sucesso e Lições Aprendidas ODS 2020/2021.

As ações desenvolvidas pelos pesquisadores da Empresa ganharam destaque por conterem um conjunto de práticas que englobam os problemas enfrentados pelas comunidades locais nos sistemas de produção, no processamento e comercialização de produtos e no acesso ao crédito e políticas públicas em seis territórios da cidadania nos biomas Amazônia (Alto Acre e Capixaba e Marajó), Caatinga (Sertão do São Francisco e Sobral) e Cerrado (Médio Mearim e Alto Rio Pardo). ..

Prefeitura leva serviços da Unidade Móvel Odontológica para mais de 20 comunidades no interior de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina realizará atendimentos gratuitos através da Unidade Móvel Odontológica para o interior do município. Cerca de 22 comunidades serão contempladas com consultas e manutenção da saúde bucal durante o mês de julho. 

A Unidade Móvel leva à comunidade um consultório totalmente equipado e tem o objetivo de facilitar o acesso da população rural aos serviços de saúde bucal. A equipe começa a atender a partir das 8h. As comunidades de Baixa do Urubu, Bom Jardim e Tapera já foram contempladas. ..

Fernando Monteiro leva poços com energia solar para comunidades de Custódia

A cidade de Custódia, no Sertão do Moxotó, foi beneficiada com 25 poços com energia solar e caixa d'água, frutos de emendas do deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE). O parlamentar esteve, neste sábado (03), vendo de perto a conquista, que beneficiará mais de 600 famílias no interior do município.

Na ocasião, o deputado pernambucano, acompanhado por Marcillio Ferraz, liderança municipal, e pelo ex-prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, foi recebido no sítio Fazenda Nova, uma das localidades beneficiadas com o investimento, pelo proprietário, "Seu Zeca", e sua família...

Agricultores e agricultoras familiares de comunidades rurais de Paulo Afonso passam a contar com viveiro de mudas 

Famílias agricultoras dos povoados Sítio do Lúcio e Campos Novos, município de Paulo Afonso, passaram a contar com viveiro de mudas. A iniciativa vai contribuir, não só com o repovoamento florestal das áreas de Caatinga dos agroecossistemas, como também na formação de pomares e com o uso de Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANC) pelas comunidades.

A ação, que contou com o envolvimento de famílias das comunidades, integra a ação de assistência técnica e extensão rural (Ater), prestado pela Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia (Agendha)...

Projeto Agroecológico realiza diagnóstico comunitário participativo em comunidades rurais

Obter dados socioeconômicos e culturais das comunidades é o objetivo do Diagnóstico Comunitário Participativo, uma das etapas do Ater Agroecologia, que está sendo realizada em 24 comunidades que integram o projeto nos municípios de Uauá, Curaçá, Casa Nova, Pilão Arcado, Juazeiro e Remanso, acompanhadas pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa).

Com o diagnóstico é possível obter informações para identificar as potencialidades e os desafios que precisam ser superados pela comunidade junto ao projeto Ater Agroecologia...

Camarão de água doce é sustento de comunidades da Foz do Velho Chico

O camarão é o sustento da comunidade ribeirinha Retiro, situada às margens do rio Piauí, afluente do rio São Francisco, no município de Piaçabuçu (AL). Os pescadores e extrativistas utilizam o meio mais comum na região para obter o camarão, que é o covo – uma armadilha onde se colocam as iscas e que tem um acesso para retirar os peixes ou demais capturas, neste caso o camarão.

O crustáceo é nativo das lagoas da várzea da Marituba e segundo o tecnólogo químico, especialista em Desenvolvimento Sustentável do semiárido e agroecologia e morador da região, Jorge Izidro o local “é um berçário ecológico de espécies para o Velho Chico.

Muitas delas também acabam vindo do oceano. Digo que a região da Foz do rio São Francisco é muito importante para o ambiente natural, bem como a Área de Proteção Ambiental (APA) da base da Marituba. A conservação da fauna e flora são imprescindíveis e colaboram com a manutenção do sustento das comunidades ribeirinhas”, disse...

Projeto vai beneficiar comunidades carentes com a reutilização de óleo de cozinha

A Polícia Militar da Bahia, através da 75ª Companhia Independente (75ªCIPM), em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEG/Leste) e 9º Grupamento de Bombeiros Militar de Juazeiro-BA (9GBM), está desenvolvendo o projeto 'Eco-Circular', que vai beneficiar comunidades carentes com a reutilização de óleo de cozinha.

O projeto de preservação ambiental, segundo o presidente do CONSEG/ Leste, Germano Oliveira, tem como base os conceitos da própria Economia, ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços...

Prefeitura de Juazeiro cataloga principais demandas estruturais das comunidades e mostra resultados através de obras de pavimentação

O monitoramento de demandas realizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), já alcançou várias localidades do município. O serviço funciona como uma busca ativa com o objetivo de catalogar as principais necessidades referentes a elaboração de projetos e execução de obras.

Segundo o titular da pasta, Anderson Freire, já foram visitadas 19 localidades. “Já monitoramos diversas comunidades, tanto da sede como do interior. A prefeita Suzana pediu para que ouvíssemos a população para saber a real necessidade de cada ponto da cidade. Então, estamos realizando esse trabalho junto ao povo, às lideranças comunitárias e associações de moradores, por exemplo. A partir do conhecimento destas demandas, a SEDUR busca realizar projetos e analisar a viabilidade para realização das intervenções necessárias nas localidades”, explicou o secretário de Obras...

Através de novas pavimentações, prefeitura fortalece valorização das comunidades em Petrolina

A chegada da pavimentação em mais de 900 ruas, no município de Petrolina, já transformou milhares de vidas a partir da valorização das comunidades. Atualmente, os moradores dos bairros Pedro Raimundo, Ouro Preto, Cosme Damião, Jardim São Paulo, São Gonçalo, KM 02, Jardim Amazonas, Santa Luzia, José e Maria, Dom Avelar, entre outras localidades da sede e interior, estão vivendo essa experiência.

A presença dos trabalhadores nas ruas e avenidas traz esperança para quem, por muito tempo, só conhecia a realidade das vias com terra e lama. A Avenida 13 do bairro Pedro Raimundo; a Avenida do Nordeste que liga os bairros Santa Luzia e José e Maria, são algumas das mais de 900 ruas que foram pavimentadas na atual gestão. A Rua do Mercúrio, Dom Avelar, também recebeu melhorias neste mês de junho com a nova camada asfáltica...

Programação da Assistência Social segue levando animação junina a comunidades de Petrolina

O clima junino que tanto alegra o coração dos sertanejos não passará despercebido para as comunidades atendidas pelos Cras de Petrolina. Isso porque as equipes da assistência social seguem levando forró e muita animação no ‘São João DendiCasa’, que vem garantindo a tradição da época mais amada pelos nordestinos.

Com figurinos apropriados e coreografia forrozeira, os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedesdh) vêm percorrendo algumas comunidades com um São João itinerante...

Prefeitura de Juazeiro realiza mutirão de limpeza no bairro da Penha e executa serviços públicos em outras comunidades

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), avançou nos trabalhos de manutenção e melhorias em vários bairros da cidade.

Após conclusão dos serviços nos bairros Alto do Cruzeiro, Alto da Maravilha, Castelo Branco, Tancredo Neves, João XXIII e residenciais São Francisco, Mairi e Juazeiro I, II e III, o mutirão de limpeza e intervenções chegou ao bairro Nossa Senhora da Penha.  ..

Prefeita de Juazeiro visita comunidades quilombolas para identificação de necessidades e soluções

Com o objetivo de identificar os principais problemas das comunidades quilombolas e planejamento das soluções, a Prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos visitou nesta terça-feira (7) as comunidades de Barrinha da Conceição, Alagadiço e Curral Novo.

Na oportunidade também estiveram presentes o secretário de saúde, Fernando Costa, a superintendente da atenção básica, Marília Andrada e o Gestor do interior do Saae, Nerivaldo Benevides...

AGE Petrolina e Sedurbh articulam ações para comunidades beneficiadas pelo PNHR

Como uma das etapas de implementação do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) nas comunidades de Cacimba do Baltazar e Poço Dantas, áreas rurais de Petrolina, membros da direção da Agência Municipal do Empreendedor e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação tiveram uma reunião nesta segunda-feira (7) para alinhar ações voltadas a atividade socioeducativa.

23 famílias das localidades e beneficiárias do PNHR, serão contempladas com ações no âmbito do empreendedorismo e educação financeira. Serão ofertadas oficinas nos temas supracitados, além de palestra sobre normas de proteção e defesa do consumidor, conforme projeto aprovado pelas diretrizes da Caixa Econômica Federal...

Comunidades da zona rural de Juazeiro são beneficiadas com cerca de 70 barreiros

Comunidades da zona rural de Juazeiro, ganharão cerca de 70 barreiros através de uma parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), e em conjunto com o Ministério da Cidadania – Programa Cisternas, o Consórcio Sustentável do Território do Sertão do São Francisco (Constesf) e o Instituto de Políticas Públicas Nordeste Digital.

O objetivo é melhorar a vida do homem do campo, visando garantir o acesso à água para uso animal e plantações. Semana passada, o titular da ADEAP, Carlos Neiva, por recomendação da prefeita Suzana Ramos, realizou visita técnica à comunidade de Lagoinha, onde os primeiros foram construídos...

Deputado Zó se reúne com diretor do Centro de Reprodução da Ararinha Azul em Curaçá e coloca mandato à disposição para solucionar demandas do projeto e das comunidades do entorno

Engajado nas causas ambientais, principalmente as do Sertão, o deputado estadual Zó visitou nesta quarta-feira, 2/5, o Centro de Reprodução da Ararinha Azul, no município de Curaçá, Norte da Bahia e se reuniu com o diretor do espaço Dr Cromwell Purchase, que solicitou ao parlamentar articulação para solucionar demandas de infraestrutura para a unidade, o que, além de contribuir com a reintrodução da espécie extinta da natureza em seu habitat natural, a caatinga, beneficiaria mais de 10 comunidades rurais no entorno.

O encontro contou com a participação do professor José Carlos Santana, que representa a comunidade de Melancia, e do assessor e tradutor Vitor Porto. ..

Bomba queima e deixa algumas comunidades de Juazeiro sem água nesta segunda, comunica prefeitura

A Prefeitura de Juazeiro, através do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), informa que o motor da Bomba 8, do bairro Piranga, queimou nesta segunda-feira (31) e a equipe técnica já está trabalhando para solucionar o problema.

Até o meio dia, ficarão sem abastecimento os bairros: João XXIII, Alto do Cruzeiro, Ruas 1, 2 e 3 do bairro Tabuleiro, e Condomínio Mais Viver...

Carta-denúncia: carretas para transporte de minério provocam caos em comunidades de Sento Sé

Carta-denúncia: Em apenas 24h, carretas para transporte de minério da Tombador Iron já provocam caos em comunidades de Sento Sé. Qual será o futuro das populações ribeirinhas?

Nós, das comunidades tradicionais ribeirinhas localizadas no entorno da Serra da Bicuda em Sento Sé/BA, às margens do rio São Francisco (Ponta D'Água, Volta da Serra, Cajuí, Retiro de Cima, Retiro de Baixo, Tombador, Pascoal, Limoeiro, Aldeia, Andorinhas e Itapera), impactadas pela Tombador Iron Mineração, denunciamos a seguinte situação:..

Rio São Francisco: Comunidades acusam que Projeto de Instalar Usina Hidrelétrica da Formoso não parou um segundo mesmo com pandemia

O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com ação civil pública contra as empresas Formoso Energia e Quebec Engenharia, para que impedir a realização de atividades de campo na área de impacto do projeto da Usina Hidrelétrica de Formoso, com construção prevista no leito do Rio São Francisco, em Pirapora (MG), na região do Alto São Francisco.

Nessa região, vivem os indígenas Tuxá, as comunidades quilombolas João Martins e Tira Barro, além de pescadores artesanais, ribeirinhos, vazanteiros, barranqueiros e remeiros, que são povos tradicionais mineiros que ocupam território nas margens do Velho Chico...