RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 1320 registros para a palavra: codevasf

Jornal do Comércio elogia trabalho da Codevasf

Publicação das mais antigas e influentes do Brasil, o Jornal do Commercio (JC) reconhece a contribuição da Codevasf para o desenvolvimento do Vale do São Francisco por meio da agricultura irrigada. No último dia 07 de dezembro, no editorial intitulado “São Francisco: vale da promissão”, o periódico do Recife exalta os investimentos agrícolas feitos pela Companhia para diversificar a fruticultura. O texto opinativo no espaço nobre do JC enaltece a participação da Codevasf desde os primeiros estudos para valorização do Vale à produção de frutas de climas temperados, o que representa o “capítulo mais ousado de sua história (do Vale do São Francisco)”, sublinha o jornal nonagenário.

Motivado pela diversificação frutícola financiada pela Codevasf e que levou ao ensaio para o cultivo comercial da maça, pêra e caqui no Perímetro de irrigação Senador Nilo Coelho, o editorial mostrou-se entusiasmado com a “postura altamente profissional da economia agrícola da região”. Nesse sentido, reconhece que a Companhia vem criando as condições para a abertura de novas fronteiras e “possibilitando um novo impulso para o desenvolvimento econômico sertanejo”...

Funcionário da Codevasf recebe homenagem nacional

O engenheiro de pesca Ruy Cardoso Filho, que atua na 6ª Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro (BA), é um dos homenageados pela Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional pela participação no Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional - edição 2010. O concurso teve como tema "O Desenvolvimento Regional para o Desenvolvimento Nacional", e este ano homenageou o economista Celso Furtado, pela sua contribuição ao estudo dos problemas de desenvolvimento econômico e regional no Brasil, e em comemoração dos 50 anos do lançamento do clássico "Formação Econômica do Brasil".

O Prêmio abrange três categorias: Produção do Conhecimento Acadêmico; Práticas Exitosas de Produção e Gestão Institucional e Projetos Inovadores para Implantação no Território. Foi nesta última categoria que Ruy Filho ficou entre os cinco primeiros classificados, com o projeto "Piscicultura Integrada à Agricultura Irrigada: Uma Proposta de Aumento de Renda em Perímetros Irrigados do Vale do São Francisco"...

CODEVASF E EMBRAPA INTRODUZEM NOVAS CULTURAS NO VALE DO SÃO FRANCISCO

Ontem (22) foram plantadas as primeiras mudas de maçã, pêra e caqui no Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho. Nesse ensaio para produção em escala comercial, 1000 macieiras, 1000 pereiras e 450 caquizeiros, vindas do Paraná, serão testadas numa área de 1,5 hectare irrigado de um lote agrícola no Núcleo Habitacional IV (N4). O processo de adaptação climática, floração e frutificação dessas plantas terá acompanhamento do pesquisador da Embrapa Semi-árido, Paulo Roberto Coelho Lopes, que desde 2005 trabalha nos estudos para
diversificar a fruticultura na região.

A inserção da maçã no Nilo Coelho é resultado do Projeto de Integração e avaliação de culturas alternativas para as áreas irrigadas do semiárido brasileiro desenvolvido pela Embrapa Semi-árido com financiamento da Codevasf, Banco do Nordeste e Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – Facepe. Só a Companhia repassou cerca de R$ 1 milhão para o projeto...

Buraco próximo a Codevasf provoca acidente em Petrolina

Um buraco provocou um acidente na manhã de hoje, em uma das principais ruas de Petrolina, próximo a Codevasf, em frente às casas da Aeronáutica. Um buraco provocado por um cano estourado se formou e quase engole um automóvel que passava. Segundo pessoas que moram perto do local, não é a primeira vez que isso acontece nas imediações. Quem por alí trafega diariamente se sente correndo perigo, pois nunca se sabe quando será a próxima vez. ..

Codevasf financia tecnologia ecosustentável no Semiárido

Se para o escritor Carlos do Drummond de Andrade uma pedra no meio do caminho’ vira poesia, para o engenheiro mecânico José Artur Padilha as pedras no curso de um riacho intermitente transformam-se em barragens ecologicamente sustentáveis e de baixo custo. Desde 1969, Padilha desenvolve essa experiência de convívio com a seca aproveitando as águas pluviais na Fazenda Caroá, município de Afogados da Ingazeira, sertão do Pajeú pernambucano.

Em 2010 o Ministério do Meio Ambiente reconheceu a experiência inovadora para revitalização de bacias hidrográficas idealizada por José Padilha. O Conceito Base Zero foi considerado um programa modelo na conservação e recuperação de solos, água e biodiversidade. A cerimônia de premiação vai ser realizada no próximo dia 08 de dezembro em Brasília.

Pela primeira vez em quatro décadas, os barramentos em série erguidos com pedras secas sem utilização de argamassa estão recebendo o financiamento do Governo Federal, fruto de um convênio entre a Codevasf e Cooperativa de Energia, Comunicação e Desenvolvimento do Alto Pajeú, Ceralpa.

Através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Companhia direcionou R$ 430 mil para a construção de 90 barramentos nas microbacias Carapuças e Matinha, em Afogados e Carnaíba, respectivamente. Elas têm em média 2.000 ha de área e uma população rural de 60 famílias.

Por ser uma tecnologia hídrica de baixo custo que não degrada o meio ambiente, de fácil aplicação pelo homem do campo e uma fonte de emprego e renda, Padilha aponta o Conceito Base Zero como proposta objetiva e imediata para erradicar a miséria no Brasil. “O CBZ revela-se convincentemente habilitado para promover uma emancipação econômica ecologicamente sustentável dos produtores rurais do semiárido,” acredita Padilha.

Além de controlar o processo erosivo nas microbacias gerado no período chuvoso, os barramentos proporcionam o armazenamento de água subterrânea a poucos centímetros da superfície e a formação de terraços férteis com os sedimentos transportados pela chuva e os materiais orgânicos decompostos. Nesses baixios, os agricultores cultivam feijão, milho, mandioca e algumas frutíferas para consumo familiar.

Após visitar Afogados da Ingazeira para conhecer a experiência ecosustentável de convivência com a seca, o gerente de Revitalização da Codevasf em Pernambuco, Gildemar de Oliveira Santos, assegurou que a Companhia já analisa a viabilidade de ampliação do Conceito Base Zero para as demais microbacias do Rio São Francisco. ..

Codevasf avalia realização de obras

O alto escalão da Codevasf estará reunido em Aracaju (SE) hoje e amanhã, dias 4 e 5, para avaliar a execução das obras de implantação de Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES) e de Abastecimento de Água realizadas pela companhia, e que fazem parte do Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas, inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Participam do encontro O presidente da Codevasf, Orlando Cezar da Costa Castro, e técnicos da Companhia envolvidos com a gestão, coordenação, supervisão e fiscalização das referidas obras em todas as regiões de atuação da Codevasf.

No norte da Bahia, na área de revitalização, estão sendo realizadas obras de implantação de Sistemas de Esgotamento Sanitário em cidades como Macururé, Ourolândia, Campo Formoso, Pilão Arcado, Remanso, Rodelas, Glória, Abaré e Sento Sé. Dentro do Água para Todos mais de 1.681 unidades de cisternas com placas já foram instaladas em municípios como Abaré, Casa Nova, Chorrochó, Curaçá, Glória, Paulo Afonso, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho...

Codevasf incentiva a criação de horta pedagógica em escola estadual do Perímetro Irrigado Brígida, em Orocó (PE)

O Perímetro Irrigado Brígida, localizado na zona rural do município de Orocó (PE), Sertão do Estado, uma horta pedagógica e orgânica implantada na Escola Estadual Bem-Te-Vi, localizada na agrovila 4, oferece à comunidade estudantil a oportunidade do aprendizado e enriquecimento curricular dos alunos sobre preservação do meio ambiente e da saúde. A criação da horta pedagógica é fruto da integração entre Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), fornecida pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Petrolina (PE), através do convênio firmado com a Eletrobrás Chesf, e a Escola Estadual Bem-Te-Vi.

O engenheiro agrônomo, Anestor Cavalcanti, da Ater, fornece, à equipe de jovens estudantes, as orientações agronômicas sobre o cultivo orgânico das hortaliças. “Além dos objetivos pedagógicos, também incentivamos a implantação de pequenas hortas no lote familiar, que além de incrementar a alimentação, também pode ser alternativa de renda para a unidade agrícola”, explica.
 
De acordo com o gestor do contrato de Ater do Perímetro Irrigado Brígida, Cláudio Baltazar, este empreendimento também tem o objetivo de preparar os jovens para ajudarem as famílias no acesso ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), operacionalizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que garante a compra de produtos oriundos da agricultura familiar. 

Horta –Em uma pequena área de 1.250 metros quadrados da Escola Estadual Bem-Te-Vi, estão preparados 30 canteiros de hortaliças, onde o grupo composto por sete jovens cultiva rúcula, beterraba, cenoura, alface, cebolinha e coentro. A Codevasf, por meio do Projeto Amanhã, doou um kit de irrigação de micro aspersão para hortas, incluindo bombas e tubulações, e viabilizou a estruturação de um pequeno viveiro onde são preparadas as mudas das hortaliças. Outros kits de irrigação também foram doados às comunidades dos Perímetros Irrigados Manga de Baixo, localizado em Belém do São Francisco, e Fulgêncio, que fica em Santa Maria da Boa Vista, ambos em Pernambuco.

A Ater acompanha todos os processos e orienta os jovens na preparação dos canteiros, produção de mudas, manuseio do sistema de irrigação, além da produção de calda orgânica para adubar o cultivo. A integrante do grupo de jovens que cuida da horta, Alterliane Silva, afirma que esta iniciativa significa mais um aprendizado que pode possibilitar em uma fonte de renda a mais e que a experiência significa também mais uma motivação para continuarem outros trabalhos comunitários. “O conhecimento que adquiro aqui também posso levar para minha casa e incentivar minha família a produzir alimentos que preservem não só a nossa saúde, mas também a dos consumidores”, reflete Alterliane...

Codevasf recupera aguadas para período chuvoso

Com a proximidade do período chuvoso no sertão nordestino, uma das técnicas mais simples e baratas para armazenar as águas pluviais são os açudes e aguadas. A água retida nos reservatórios garante a sobrevivência dos animais durante a seca. Em Pernambuco, o trabalho de recuperação dos mananciais é realizado pela Codevasf em 38 municípios espalhados pelos sertões do São Francisco, Itaparica, Araripe, Pajeu, Moxotó e Central. Essas obras hídricas foram contratadas por R$ 3,2 milhões.          

“O serviço consiste basicamente na movimentação de terra com limpeza de área, escavação para aumento da profundidade, reconstrução dos maciços de terra, sangradouros e rampas de acesso para animais”, explica o gerente de Infraestrutura da Codevasf em Petrolina, José Wilson dos Santos Plutarco...

SUPERINTENDENTE DA CODEVASF EM PETROLINA FALA SOBRE CONTRATO DE ATER

O superintendente da Codevasf em Pernambuco, Luís Eduardo Frota, concederá entrevista coletiva aos veículos de comunicação do Vale do São Francisico onde serão abordadas questões referentes ao contrato de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) nos perímetros irrigados de Petrolina. A entrevista será realizada nesta terça-feira (19/10), às 9h30 h, no Gabinete do superintendente, à Rua Presidente Dutra, 160, Centro, Petrolina/PE. ..

Codevasf transforma Estação de Piscicultura em Centro Pesqueiro

A Estação de Piscicultura do Perímetro de Irrigação Bebedouro em Petrolina, fundada na década de 80, está sendo revitalizada e dará lugar ao Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aqüicultura da Codevasf (Ceraqua). A revitalização compreende reforma de tanques, prédios, galpões, construção de laboratório e alojamentos e a aquisição de equipamentos. O investimento ultrapassa a cifra de R$ 2 milhões.

De acordo com o chefe do Ceraqua, o engenheiro de pesca Rozzano Figueiredo, a ex-Estação de Piscicultura vai ampliar o campo de atuação, deixando de ser apenas produtora de alevinos. “A gente vai produzir e transferir tecnologia, capacitar pescadores e pequenos piscicultores da região de forma integrada com instituições de pesquisa como a Embrapa e as universidades da região, Univasf, UNEB”, relata Rozzano...

Codevasf de Juazeiro realiza II Encontro Interno sobre Assistência Técnica e Extensão Rural

Técnicos da Codevasf e funcionários das empresas Plantec, Projetec, Plena e JM participaram do II Encontro Interno sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que foi realizado segunda-feira (27) no auditório da Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro (BA). A promoção foi da Gerência Regional de Irrigação (GRI), por meio da Unidade de Apoio à Produção (UAP). Entre os objetivos do encontro estavam o de integrar as equipes de assistência técnica e extensão rural das empresas que atuam nos perímetros irrigados da região, discutir as dificuldades enfrentadas pelos profissionais e os resultados obtidos junto aos irrigantes, além de buscar a sistematização e otimização dos serviços de ATER.

A programação começou com a apresentação dos técnicos da empresa Plantec, que atuam nos perímetros irrigados de Curaçá, Maniçoba, Mandacaru e Tourão. Em seguida representantes da Projetec apresentaram alguns dados estatísticos sobre produção e a situação atual do perímetro irrigado Pedra Branca, localizado no município de Curaçá.

Na apresentação dos técnicos da JM Engenheiros Consultores Ltda, também foi realizada uma análise das principais dificuldades encontradas pela extensão rural na aplicação de ações voltadas ao desenvolvimento regional nos perímetros irrigados de Glória e Rodelas, no nordeste do estado...

Diretor da Codevasf explica PPP do Projeto de Irrigação Pontal

A Superintendência da Codevasf em Petrolina convidou os veículos de comunicação do Vale do são Francisco para coletiva de imprensa sobre a licitação da Parceria Público-privada (PPP) do Projeto de Irrigação Pontal. A coletiva será realizada nesta quarta-feira (29/09), às 9h30 no auditório da Companhia, localizada na Rua Presidente Dutra, 160, Centro, Petrolina/PE.

Na ocasião, o diretor da área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf/Brasília, Clementino de Souza Coelho , vai explicar a implantação do novo modelo de gestão da agricultura irrigada para o Vale...

Misael presta contas no bairro Codevasf

A situação de abandono com as ruas intransitáveis, cheias de lixo, às escuras e inseguras levou o candidato a deputado estadual pelo PMDB, Misael Aguilar, na caminhada da noite de terça feira, no Bairro da Codevasf a prestar contas do trabalho que realizou enquanto prefeito.

Lembrou que o calçamento existente na maioria das ruas do bairro “foi feito há 14 anos” na sua primeira gestão, que o saneamento, com as galerias principais, foi obra de sua segunda gestão, com recursos assegurados para a ligação em cada casa do bairro: “Como foi uma obra minha o prefeito atual não deu continuidade. O dinheiro está na Caixa e eles não fazem e enquanto isso a população sofre com o esgoto e com as muriçocas”...

Encontro sobre extensão rural na Codevasf em Juazeiro

A 6ª Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro estará realizando na segunda-feira, dia 27 de setembro, o II Encontro Interno de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural). O evento, que começa às oito da manhã no auditório da superintendência, no bairro de Piranga, vai reunir técnicos da Codevasf e das empresas contratadas que atuam na área de extensão rural nos perímetros irrigados da região.

A promoção é da Unidade de Apoio a Produção da Gerência Regional de Irrigação (GRI/UAP). Entre os objetivos estão os de integrar as equipes, discutir as dificuldades enfrentadas e os resultados obtidos e sistematizar os serviços de ATER. Participam as empresas Plantec, Projetec, JM e o consórcio Plena/Projetec, co-responsável pela administração do Projeto Salitre...

Seminário reforça segurança digital na Codevasf

Para reforçar a segurança no acesso à rede mundial de computadores, a superintendência da Codevasf em Petrolina realizou, nos dias 14 e 15 de setembro, o 1º Seminário de Tecnologia da Informação, ministrado por técnicos da empresa vindos de Brasília. Foram discutidos os riscos e vulnerabilidade aos golpes virtuais, utilização do correio eletrônico corporativo, aspectos jurídicos e éticos relacionados ao tema. 

O analista em sistema da Codevasf em Brasília, Jorge Soares, justifica os seminários como uma maneira de alertar as instituições públicas sobre os crimes pelo computador. “Os empregados terão agora uma maior noção de segurança na internet. O serviço público tem sido muito visado para esses crimes, por isso precisamos ter bastante atenção”, ressaltou Soares. ..

Pedro Alcântara reúne lideranças do bairro Argemiro, Malhada da Areia e Codevasf

O deputado estadual e candidato a reeleição Pedro Alcântara, realizou ontem  um encontro no bairro Argemiro, acompanhado do Prefeito Isaac Carvalho, dos vereadores Suzana Ramos, Mozaniel, Jane, do ex- vereador Priminho e de diversas lideranças. Populares aproveitaram a presença do deputado para expor suas demandas.

Alcântara lembrou dos investimentos que estão sendo efetuados nas comunidades, como o calçamento dos bairros Argemiro, Malhada da Areia e Codevasf, praça da Juventude e do Centro Educacional Infantil (creche) do Argemiro “Coloquei uma emenda de R$ 1 milhão de reais para Juazeiro, que irá beneficiar a população desses bairros. O calçamento, já se encontra em fase de licitação e a ordem de serviço para construção da creche já foi assinada. São obras que visam à melhoria da qualidade de vida da população”, destacou Alcântara...

Orçamento da Codevasf em PE aumenta em 76% com Lula

Na passagem do presidente Lula por Pernambuco, na terça (17), o superintendente da Codevasf no Estado, Luís Frota, destacou a movimentação orçamentária da empresa e as obras de saneamento básico em execução. “No governo atual, o repasse de recursos para Codevasf em Pernambucano teve um aumento de 76%; o que representa R$ 300 milhões a mais em relação ao orçamento dos anos anteriores”, compara o superintendente. 

Frota também lembra que na gestão dele (assumiu o cargo em 2007) foram repassados R$ 500 milhões à Codevasf, empresa ligada ao Ministério da Integração, que abrange 69 municípios pernambucanos (70% da área territorial) e uma população estimada em 2 milhões de habitantes. ..

Prefeito assina ordem de serviço para construção de creche na Codevasf

A comunidade do bairro Codevasf se reuniu na noite da última sexta-feira (6) na Escola Helena Araújo para receber do prefeito Isaac Carvalho a ordem de serviço para construção de uma creche na localidade, antiga reivindicação dos moradores solicitada durante a plenária do programa “Prefeitura nas Comunidades” que envolveu a região IX correspondendo aos bairros Argemiro, Malhada da Areia, Padre Vicente, Piranga I, Piranga II, Antonio Conselheiro, Jardim das Acácias e Vila Nova Esperança. 

No evento, além do prefeito Isaac Carvalho, da vice Gorete Castro e secretários municipais, estiveram presentes os vereadores Damião Medrado, Mitonho Vargas, Suzana Ramos, Bené Marques e Janeleide Pereira...

Assinatura ordem de serviço para construção de creche no bairro Codevasf

De acordo com nota enviada pela assessoria da prefeitura de Juazeiro ao blog, o prefeito Isaac Carvalho e o secretário de Educação, Plínio Amorim, assinam às 19h desta sexta-feira (6) na Escola Helena Araújo no bairro Codevasf, ordem de serviço para construção de uma creche no local. As obras terão inicio na segunda-feira (9). Em seguida, a administração municipal se reúne com a comunidade para apresentar o resultado das demandas levantadas durante a realização da plenária do programa Prefeitura nas Comunidades, informando sobre as obras já realizadas e aquelas que se encontram em fase de execução e projeto para a região. ..

Codevasf monta poços em Lagoa Grande

Desde a segunda quinzena de julho, a Codevasf monta os 20 poços tubulares do programa Água para Todos destinados ao município de Lagoa Grande, no sertão do São Francisco. Nas comunidades rurais, de acordo com a vazão do poço, também estão sendo instalados sistemas simplificados de abastecimento de água com reservatório e rede adutora. Ao final, a Codevasf montará 56 poços tubulares nos municípios da calha do Velho Chico entre Petrolina e Jatobá. Todo o investimento na perfuração e montagem dos poços é de R$ 1,1 milhão custeado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). ..