RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 26 registros para a palavra: capes

Campus III da UNEB aprova programa de mestrado acadêmico junto à Capes, seleção prevista para o início do próximo semestre

O Departamento de Ciências Humanas (DCH), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, alcançou uma importante conquista com a aprovação do seu primeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O mestrado acadêmico terá como área de concentração “Educação, Cultura e Contextualidade” e linhas de pesquisa em “Educação para Convivência com o Semiárido” e “Letramento e Comunicação Intercultural”. A seleção para a primeira turma do mestrado ocorrerá até o final do primeiro semestre deste ano e está previsto o oferecimento de 20 vagas.

O objetivo é qualificar pesquisadores que pensem estrategicamente o planejamento e a execução de atividades educativas contextualizadas, informadas por referenciais teóricos adequados à concepção de educação para a convivência com o semiárido, observando-se as mediações vivenciadas pelos canais comunicativos e tecnologias associadas à educação. Para o doutor Edmerson Reis, coordenador do programa, o mestrado representa mais uma contribuição da Universidade no processo de construção de ações voltadas para a realidade da região semiárida brasileira, que apresenta características singulares e ao mesmo tempo complexas, retratadas em outros territórios semiáridos do mundo...

REVISTA DO COLEGIADO DE HISTÓRIA DA UPE CAMPUS PETROLINA RECEBE QUALIFICAÇÃO B5 DA CAPES

Historien revista eletrônica acadêmica do colegiado de História da UPE Campus Petrolina recebeu recentemente avaliação Qualis B5 da CAPES. A Revista é uma produção do Grupo de Estudos Históricos Sapientia et Virtute e abriga artigos de historiadores, sociológicos, antropólogos, cientistas políticos, professores e alunos das mais diversas instituições do Brasil e até mesmo do exterior. Já são sete edições lançadas desde 2009. A proposta da revista  é o incentivo a produção textual dos alunos da licenciatura, visando a expansão do conhecimento em história por meio da produção dos próprios acadêmicos. Os editores e o conselho editorial já lançaram as chamadas de artigos para o número oito da revista que tem como temática HISTÓRIA E PODER  e estarão recebendo artigos de 25 de março a 19 de abril. O envio de artigos para esse número pode ser feito pelo endereço eletrônico: revistahistorien@gmail.com.Os interessados poderão conhecer as normas para publicação e baixar todos os números da revista no site: historien.com ..

Capes aprova mestrado da Univasf em Ciências Veterinárias

O curso de mestrado em Ciências Veterinárias no Semiárido, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), foi aprovado pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na última quarta-feira (19). A proposta do curso foi submetida à Capes em junho deste ano. Segundo a professora e coordenadora do curso, Maria Helena Matos, a criação do mestrado vai contribuir para o fortalecimento da Pós-Graduação e da pesquisa na Univasf. “Com a aprovação do curso, será possível incrementar pesquisas em diferentes áreas do conhecimento em Medicina Veterinária, com relevância para a região do Semiárido”, complementou.

O mestrado será implantado a partir do primeiro semestre de 2013 e englobará três linhas de pesquisa: Biotecnologia aplicada à Medicina Veterinária; Morfofisiologia e Metabologia Animal; Saúde Animal e Medicina Veterinária Preventiva. A coordenadora do mestrado afirmou que este será o primeiro curso na região, em nível de mestrado, que pensa a pesquisa, o ensino e o desenvolvimento tecnológico de modo interdisciplinar. “Esperamos formar mestres qualificados para atuar nas áreas de clínica, saúde pública, biotecnologia, manejo e conservação de animais silvestres, produção ou reprodução animal, e com capacidade crítica para o ensino, a pesquisa, as tendências de aprimoramento, inovação e desenvolvimento sustentável no Semiárido”, concluiu. De acordo ainda com a professora Maria Helena Matos, o edital com as informações de seleção e matrícula será elaborado no mês de janeiro de 2013.  ..

UNEB sedia trabalhos da Comissão de Avaliação de Livros da Capes

A UNEB foi escolhida para sediar, entre os dias 3 e 7 de dezembro, as atividades da Comissão de Avaliação de Livros da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).  O grupo, formado por 23 pesquisadores, vai avaliar todos os livros produzidos em 2011 pelos 120 programas de pós-graduação stricto sensu na área de educação que funcionam no Brasil.  Segundo a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da UNEB, responsável pela vinda da comissão, é a primeira vez que essa etapa de avaliação acontece na Bahia.

1.500 obras serão avaliadas

Para marcar o início das atividades da comissão da Capes, será realizada uma cerimônia de abertura às 8h30, no Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional (CPEDR), no Campus I da universidade, em Salvador. A Comissão de Avaliação de Livros é composta por pesquisadores de estados como Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul...

Diretor de EaD da Capes destaca liderança da UNEB em visita à universidade

A UNEB é uma das líderes do sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil) no país. A afirmação foi proferida por João Carlos Teatini, diretor de EaD da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), durante visita que fez ao reitor Lourisvaldo Valentim, na última sexta-feira (27). O encontro aconteceu na Sala Nobre da Reitoria, do Campus I da UNEB, em Salvador. Durante a visita, os gestores discutiram possibilidades para a melhoria dos serviços prestados pela instituição na modalidade, a exemplo de um “plano de nucleação” dos polos da UAB vinculados à instituição.

Caso a proposta de nucleação seja concretizada, estudantes de cursos na modalidade à distância vão poder usufruir dos espaços físicos, do acervo bibliográfico e dos laboratórios dos campi e a instituição poderá ainda assumir administrativamente os polos. Também estiveram em pauta na reunião assuntos como a gerência administrativa dos polos vinculados à UNEB, a liberação de recursos para o custeio de bolsas para servidores que trabalham com a modalidade, a solicitação de apoio da Capes para iniciativas de capacitação e graduação a distância na universidade e a oferta de uma nova licenciatura em física...

Univasf aprova mais um mestrado junto à Capes

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) aprovou junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) um novo curso de pós-graduação stricto sensu. Trata-se do mestrado em Engenharia Agrícola que funcionará no campus de Juazeiro (BA). De acordo com o diretor de Pós-graduação da Univasf, professor Fernando Souto, o curso será aberto em agosto de 2011, com oferta de dez vagas, e pesquisas nas linhas de Engenharia de Água e Solo e Agrometeorologia e Ambiência voltadas para o Semiárido nordestino. O corpo docente será composto por professores da Univasf, IF Sertão Pernambucano, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e pesquisadores da Embrapa. ..