RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 334 registros para a palavra: bombeiros

Leis de Organização Básica da Polícia Militar e dos Bombeiros da Bahia são sancionadas

Foram sancionadas pelo governador Jaques Wagner, na terça-feira (9), e publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (10) as Leis de Organização Básica (LOBs) da Polícia Militar da Bahia (Lei 13.201) e do Corpo de Bombeiros (Lei 13.202). Os dois projetos de lei, que haviam sido encaminhados pelo Poder Executivo Estadual à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), foram aprovados no dia 19 de novembro.

Após a sanção da LOB da PM, cinco mil policiais militares deverão ser promovidos ainda este ano. A lei também prevê a criação de novas unidades da PM no interior, como o Comando de Policiamento Regional Sudoeste e o Comando de Policiamento da Região da Chapada; dois esquadrões de Polícia Militar Montada, com sedes em Feira de Santana e Itabuna; um esquadrão de motociclistas também em Feira de Santana; e duas companhias independentes de Policiamento de Guardas, sediadas em Feira de Santana e Itabuna. Além disso, serão criados cinco colégios da PM e mais 19 companhias independentes da corporação.

Bombeiros

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 138/2014, que desvincula o Corpo de Bombeiros da estrutura da PMBA e o coloca ligado diretamente à Secretaria da Segurança Pública (SSP) já havia sido aprovada por unanimidade pela Alba, em junho deste ano. Porém, é a Lei 13.202, sancionada na terça-feira (9), que organiza a estrutura da corporação, dando a ela condições administrativa e financeira para realizar licitações e contratos, bem como promoções no quadro funcional. Cinco mil novos bombeiros também devem incrementar o quadro da corporação nos próximos anos...

Deputado Roberto Carlos participou da inauguração de instalações do 10º Grupamento de Bombeiros Militares

O deputado Roberto Carlos (PDT) participou, nesta quarta-feira (03), da solenidade de inauguração da Torre de Treinamento, Canil e Academia de Educação Física, além da reinauguração do Campo de Treinamento de Combate a Incêndios e demais instalações físicas da sede do quartel, no município de Simões Filho. 

De acordo com o parlamentar, que está sempre apresentando proposições ao Governo do Estado para reivindicar melhorias às instituições dos Bombeiros e da Polícia Militar, esta infraestrutura garante maior eficácia para o agrupamento e, consequentemente para a população...

Aprovação da Lei de Organização Básica deve aumentar efetivo do Corpo de Bombeiros

Após terem sido indicadas pelo Poder Legislativo Estadual, na semana passada, como matérias a serem apreciadas em regime de urgência, foram aprovados na noite desta quarta-feira (19), na sede da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, os projetos de lei (PL) 20.980/14 e 20.981/14, que instituem, entre outros itens, a organização básica da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), respectivamente. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 138/2014, que desvincula o Corpo de Bombeiros da estrutura da PMBA e o coloca ligado à Secretaria da Segurança Pública (SSP) já havia sido aprovada por unanimidade pela Alba, em junho deste ano, porém, é a Lei 20.981/14, aprovada nesta quartaque organiza a estrutura da corporação, dando a ela condições administrativa e financeira para realizar licitações e contratos, bem como promoções no quadro funcional, por exemplo. 

De acordo com o comandante de operações do Corpo de Bombeiros Militar, coronel José Nilton Nunes Filho, a aprovação da Lei de Organização Básica (LOB) representa um marco para a corporação. “Com isso teremos a estrutura de um novo órgão para poder desempenhar todo o arcabouço de bombeiro, não só a sua estrutura, mas também a parte orçamentária, e podemos ter a oportunidade de criar novas unidades e de uma promoção no Corpo de Bombeiros Militar”. O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia possui 15 Grupamentos de Bombeiros Militares (GBMs) e nove subgrupamentos de Bombeiros Militares (SGBMs). ..

Urgente: Incêndio toma conta de beira de rio em Petrolina

A já desgastada mata ciliar do Rio São Francisco sofre mais uma agfressão na tarde desta segunda-feira (10), na Orla de Petrolina. Um incêndio de grande proporção atinge as margens do rio neste momento, na vizinha cidade. Os bombeiros já estão no local e ainda não foi confirmada a causa.

Mais informações ao longo da nossa programação.

Veja as fotos:..

Comandante do 6º BPM é condecorado com Medalha do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco

O Tenente Coronel PM José Anselmo Moreira Bispo, Comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar da Bahia, foi um dos agraciados com a Medalha Pernambucana do Mérito Bombeiro Militar, durante solenidade alusiva aos 127 anos de existência do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, nesta terça feira (21), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife.

 Constituindo-se na mais alta condecoração daquela Corporação, a qual tem como Comandante Geral o Coronel BM Manoel Francisco de Oliveira Cunha Filho, a medalha foi concedida pelo Governador do Estado João Soares Lyra Neto  a autoridades civis e militares, instituições públicas e entidades privadas pelos serviços prestados em prol da causa pública. Foram condecorados policiais militares de vários Estados da Federação, sendo que, da Bahia, foram cinco Oficiais, incluindo o Tenente Coronel Anselmo Bispo...

Informativo: Pedido de viabilidade relativo a incêndios deverá ser feito direto ao Corpo de Bombeiros

A Secretaria de Fazenda do município de Juazeiro informa que a partir desta data, 10 de outubro de 2014, a análise dos Pedidos de Viabilidade, da parte que compete ao Corpo de Bombeiros, deixa de ser através do REGIN. Para os estabelecimentos em área acima de 100m² a solicitação deve ser feita  diretamente ao Corpo de Bombeiros através de requerimento próprio, disponível no site da Corporação, com a apresentação do Projeto de Segurança contra Incêndio e Pânico.

Em conformidade com a Lei 12.929 de dezembro de 2013, que dispõe sobre a Segurança Contra Incêndio e Pânico nas edificações e áreas de risco no Estado da Bahia, as edificações com área construída inferior a 100m² ficam dispensadas de vistoria, com exceção de depósito de GLP e barracas de venda de fogos. Entretanto, tratando-se de lojas ou salas em galerias ou prédios, deverá ser apresentado o Atestado de Regularidade do Corpo de Bombeiros Militar da galeria ou do prédio onde deverá funcionar o estabelecimento. "A partir de 1º de janeiro de 2015, todas as renovações ficarão sujeitas as exigências da lei", disse o secretário de Fazenda Raimundo Francisco...

Everaldo Cabral e Adalberto Cavalcanti recebem apoio de Sindicato dos Bombeiros Civis de Pernambuco

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Candidato à reeleição pelo PP, Everaldo Cabral ganhou um reforço de peso na reta final da eleição. Trata-se da diretoria do Sindicato dos Bombeiros Civis de Pernambuco. O parlamentar é autor da Lei 15.232, que dispõe sobre a prevenção a incêndios, beneficiando mais de mil brigadistas no Estado...

Novas viaturas fortalecem trabalho do Corpo de Bombeiros no estado

Veículos que serão utilizados para salvamento, comando avançado, atendimento e buscas do Corpo de Bombeiros em todo o estado foram entregues à corporação nesta segunda-feira (15). A ação faz parte do programa estadual Pacto Pela Vida, que tem o objetivo de fortalecer e modernizar o trabalho da polícia baiana, proporcionando mais segurança para a população. 

A cerimônia, que aconteceu no Jardim dos Namorados, na orla de Salvador, contou com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e representantes do Corpo de Bombeiros. Durante o evento, o governador falou sobre outros investimentos que vão fortalecer ainda mais a corporação. "Planejamos novas ações sempre com o objetivo de fortalecer a segurança no nosso estado. O próximo passo é a aquisição de veículos com escadas novas, para que o resgate e trabalho desses homens e mulheres seja ainda mais eficiente".

Foram entregues 31 das 62 viaturas adquiridas pelo estado, num investimento de mais de R$ 17,3 milhões, através da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP). Entre os veículos estão 14 auto bomba tanque,14 auto busca e salvamento, 15 auto rápido, 15 veículos para suporte avançado, três auto produto perigoso leve e um auto posto de comando avançado.

Os veículos, inclusive os outros 31 que chegarão até o final deste mês, serão distribuídos entre Salvador, Região Metropolitana e outros 15 municípios do interior do estado, como Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Cachoeira, Alagoinhas e Vitória da Conquista. ..

Odacy defende volta das promoções nos efetivos da PM e Bombeiros de Pernambuco

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Odacy Amorim, deputado estadual pelo PT-PE, esteve segunda-feira, 11, presente numa reunião a convite do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Guilherme Uchoa, do PDT-PE, discutindo o novo formato de promoções dos policiais e bombeiros militares pernambucanos. No encontro realizado na Alepe, estiveram presentes vários coronéis para que nessa discussão possa sair o modelo das novas promoções da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Pernambuco. O formato atual não agrada a corporação e mesmo assim, deixou de ser realizado pelo governo estadual numa ação importante de valorização do efetivo durante seu tempo em atividade...

DEPUTADO ROBERTO CARLOS VOTA A FAVOR DE PEC QUE VISA AUTONOMIA AO CORPO DE BOMBEIROS

Esta semana, o deputado Roberto Carlos (PDT) votou, na Assembleia Legislativa da Bahia, a favor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 138/2014, que desvincula o Corpo de Bombeiros da estrutura da Polícia Militar da Bahia.

De acordo com o parlamentar, esta proposta, que foi aprovada por unanimidade e encaminhada ao governador Jaques Wagner, tem como finalidade tornar o Corpo de Bombeiros um órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), passando a se chamar Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA)...

Aprovada PEC que desvincula Corpo de Bombeiros da PM-BA

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 138/2014, que desvincula o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar da Bahia, foi aprovada na noite desta segunda-feira (30/6) na Assembleia Legislativa da Bahia. O deputado estadual Carlos Geilson (PTN) foi relator da matéria e autor da emenda, sugerida pelos deputados Carlos Gaban (DEM), Capitão Tadeu (PSB) e Pastor Sargento Isidório (PSC).

A proposição, de autoria do Poder Executivo, destina-se a promover alterações na Constituição do Estado da Bahia, para desvincular o Corpo de Bombeiros da PM-BA, antiga reivindicação da categoria. Assim, o Corpo de Bombeiros torna-se órgão de regime especial da Administração Direta, vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Estado, passando a denominar-se Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA)...

Governo encaminha PEC do Corpo de Bombeiros à Assembleia Legislativa da Bahia

O governador Jaques Wagner encaminhou nesta terça-feira (20) à Assembleia Legislativa da Bahia a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que trata da nova concepção do Corpo de Bombeiros Militar. De acordo com a PEC, o Corpo de Bombeiros será desvinculado da estrutura da Polícia Militar da Bahia e se tornará órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública (SSP), passando a se chamar Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA).

Com essa decisão, o Corpo de Bombeiros passa a ter autonomia administrativa e financeira. A nova estruturação dos bombeiros terá a  organização básica e fixação do efetivo definidos por lei, no prazo de 120 dias da data de promulgação da Emenda Constitucional. O encaminhamento da PEC à Assembleia confirma o compromisso assumido pelo Governo do Estado de acompanhar a evolução conceitual, estrutural e operacional do Corpo de Bombeiros. ..

Policiais militares e bombeiros de Pernambuco decretam greve

O comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel José Carlos Pereira, esteve reunido, na manhã desta quarta-feira, com o governador João Lyra. De acordo com uma fonte oficial da Polícia Militar, que não quis se identificar, após o encontro no Palácio do Campo das Princesas, o comandante seguiu para o Quartel do Derby para se reunir com os comandantes da corporação no estado. Em pauta, a greve dos bombeiros e policiais militares de Pernambuco, deflagrada na noite de ontem. O oficial não confirmou os boatos que surgiram pelas redes sociais esta manhã, de que o comandante geral teria entregue o cargo ao governador. Na PM há 29 anos, o coronel Carlos Pereira, que antes exercia a função de diretor integrado do Interior II, substitui o coronel Marcos Aureliano no mais alto cargo da corporação desde junho de 2013.

Na Praça da República, em frente ao Palácio, é grande a mobilização de grevistas. A categoria se reúne em assembleia na manhã de hoje para decidir se, durante a paralisação, ficará nos quartéis ou se acampa nas proximidades da sede do governo do estado. De acordo com o movimento, liderado pelo soldado Joel e pela tenente coronel Conceição Antero, comandante do 19º Batalhão, os PMs que estão no local estariam de folga hoje, enquanto os de plantão estariam aquartelados. Segundo os grevistas, a adesão é grande em todo o estado e caravanas do interior estariam seguindo em direção ao Recife, para engrossar a manifestação...

Pms e bombeiros realizam manifesto em Recife-PE

Manifestação dos PMs chega à altura do Shopping Boa Vista, no Recife (Foto: Débora Soares / G1)

Soldados e bombeiros militares realizam mais um protesto, na tarde desta terça-feira (13), na Avenida Conde da Boa Vista, bairro da Boa Vista, região central do Recife. De acordo com a organização do evento, 500 pessoas estavam na concentração, mas o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) estima que 2 mil pessoas participam da marcha. O grupo saiu da Praça do Derby e seguiu pela Avenida Conde da Boa Vista, chegando ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo, por volta das 16h30...

Bombeiros encerram buscas por vítimas de naufrágio em Sento Sé

Os mergulhadores do Corpo de Bombeiros suspenderam as buscas dos três corpos, vítimas do naufrágio que aconteceu em Sento Sé na noite do dia 29 de abril. 

Segundo o Sub-comandante do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros, de Juazeiro, Major José Alberto, que estava acompanhando a operação, informou que a última abordagem foi realizada ontem (quinta-feira, 08) quando o acidente completou dez dias. "Os mergulhadores usaram uma roupa apropriada e uma tesoura hidráulica para cortar os compartimentos do barco, onde poderiam estar os corpos. Mesmo com a iluminação utilizada pelos mergulhadores, há pouca visibilidade. Os mergulhadores não conseguiram chegar até os corpos. No barco tem muita carga e cerca de cinco motos, esse fato dificultou também o resgate. Além do risco biológico, motivado pela decomposição dos corpos, o que pode oferecer risco à saúde dos mergulhadores", informou, Major José Alberto...

Plantão: Pelo menos 30 pessoas estariam na embarcação que naufragou entre Remanso e Sento-Sé

As últimas informações colhidas pelo Blog dão conta de que pelo menos 30 pessoas estariam na embarcação “Rio Vermelho”, que naufragou na noite desta terça-feira (29) quando fazia viagem entre Remanso e Sento-Sé. Ventos fortes poderiam ter ocasionado o naufrágio.

Ainda não há confirmação de vítimas em função das dificuldades de comunicação e é grande a apreensão nos dois municípios ribeirinhos, mas falam em sete morte e 17 desaparecidos. De acordo com o site Sento-Sé Notícias um grande número de pessoas se aglomera na beira do rio aguardando a chegada de informações mais concretas sobre o acidente...

Bahia tem defasagem de 549,5% no Corpo do Bombeiros

O número desejável de militares no Corpo de Bombeiros da Bahia é de 14 mil. No entanto, apenas 2.200 bombeiros estão à disposição da população baiana. Quem aponta esse dado é a Organização Nações Unidas (ONU), que indica que para cada mil habitantes é necessário um bombeiro. Ou seja, a Bahia tem uma defasagem de bombeiros de 549,5% e ainda ocupa a 26ª posição entre os estados que menos tem efetivos por habitantes, de acordo com dados do Instituto Movimenta Salvador, de 2013.

No ano passado, o governo da Bahia realizou concurso para preenchimento de vagas do Corpo de Bombeiros. O edital contemplava 2 mil vagas para a Polícia Militar, sendo que dos convocados, 650 não compareceram. Sendo assim, 1.350 começaram a fazer o curso, no entanto, desses que iniciaram a formação, 100 desistiram. Dessas vagas apenas 135 vagas eram para Bombeiros, 49 ficaram inaptos, portanto apenas 86 iniciaram o curso em janeiro. O concurso tem validade até junho de 2014 e até agora o governo não convocou mais aprovados para repor a defasagem...

Falta de energia gera alarme falso ao Corpo de Bombeiros de Juazeiro

A falta de energia no centro de Juazeiro na tarde desta segunda-feira (31) gerou uma chamada desnecessária da equipe do Corpo de Bombeiros, que chegou rapidamente, mas não houve a necessidade de intervenção porque não havia incêndio e também não se tratava de trote.

Com a falta de energia no centro, o Hospital Pró-Matre ligou o gerador próprio e a fumaça que exalou do motor chamou à atenção de um transeunte ou vizinho que ligou para o 9° GBM (Grupamento de Bombeiro Militar) dando conta de um incêndio que não existiu...

ESPAÇO DO LEITOR: APLAUSOS AOS BOMBEIROS...!!!

Não poderia passar batido sobre a sorte aliada a funcionalidade de equipamento de segurança, e mais aquela ajudinha do céu permitindo que aquela jovem após seu carro capotar por oito vezes (não sei quem contou), veio a desabar da altura máxima do vão central da Ponte Pres. Costa e Silva – Rio/Niterói (mais de 50m até a lâmina d’água), quando seguia a caminho do seu trabalho – uma viagem de quase 31km.

Só sei o seguinte: é uma verdadeira autopista com os veículos sempre em alta velocidade naqueles pouco mais de 13 km, cuja lembrança me vem a tona daquela movimentação nos dois sentidos, tendo por lá passado em vários horários diferentes e aqui pra nós, desejando logo chegar a terra firme... rsrsrs...

Espaço do Leitor: Bombeiros de Petrolina apagam incêndio em Juazeiro

Geraldo,

Que vergonha, mais uma vez quem socorre a nossa cidade é Petrolina. Obrigada aos bombeiros da vizinha cidade que mais uma vez apagaram o fogo em Juazeiro, durante incêndio tarde passada na Travessa São Miguel, bairro Santo Antônio...