O turismo técnico-científico chama a atenção de operadoras de turismo do mundo todo e colabora para divulgar o turismo de lazer em diversas regiões. A Moscamed participa do I Salão de Turismo da Bahia que iniciou nesta quinta-feira (17) e vai até este sábado, dia 19, no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia, com o objetivo de informar as operadoras de turismo o que é desenvolvido na biofábrica e o tipo de público interessado em conhecer o local. Agências de viagem e operadoras de turismo do mundo todo estão desenvolvendo roteiros voltados para grupos de pesquisadores em busca de congressos, workshops ou apenas visitas programadas a instituições desenvolvedoras de pesquisas.
Desde a sua criação, a Biofábrica Moscamed Brasil, localizada em Juazeiro, interior da Bahia, atrai pesquisadores do mundo todo que estudam ou desenvolvem pesquisas relacionadas à biotecnologia e controle biológico. A Moscamed é considerada referência no Brasil e no mundo na produção de insetos estéreis da ceratitis capitata, mais conhecida como moscas-das-frutas, que ataca a fruticultura, interferindo na comercialização e exportação das frutas.
Há pouco mais de um ano, a Moscamed desenvolveu em Juazeiro, o Projeto Aedes transgênico - PAT, que consiste na produção de mosquitos Aedes Aegypty modificado geneticamente, com o objetivo de supressão populacional para erradicar o vírus da dengue, transmitida pelo mosquito. Nesse cenário, a biofábrica atrai grupos de pesquisadores trazidos por operadoras de turismo que aproveitam a visita e incluem no roteiro o turismo de lazer. "A Moscamed recebe pesquisadores de outros estados e do exterior que vem conhecer as nossas atividades e aproveitando a sua estadia, as operadoras apresentam o produto turístico existente na região", resumiu a Superintendente da biofábrica, Carla Santos. Segundo ela, a Moscamed influencia a região e o estado não só no campo cientifico tecnológico, mas colabora para que o potencial da região seja conhecido por este público...