Foram encontrados 454 registros para a palavra: aulas

Ano letivo começa na rede estadual com investimentos da ordem de R$ 83 milhões

Cerca de 700 mil estudantes da rede estadual voltam para as salas de aula em toda a Bahia. Durante evento que marcou o início do ano letivo de 2022, nesta segunda-feira (7), na sede do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, o governador Rui Costa entregou equipamentos e anunciou investimentos da ordem de R$ 83 milhões para a rede estadual. O evento contou com a presença do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, e com uma palestra virtual da professora e escritora Conceição Evaristo.

Foram entregues 200 kits para arenas de lutas, 100 kits de robótica com impressoras 3D, cerca de cinco mil computadores e 15 mil chromebooks, 100 óculos com tecnologia de leitura para estudantes cegos ou com baixa visão e ainda 100 kits de fanfarras. Rui autorizou também a ampliação e a modernização do IAT, com a construção de um bloco com 10 salas, cobertura de quadra poliesportiva, campo society e pista de atletismo...

Facape retoma aulas presenciais com protocolo de biossegurança

A Faculdade de Petrolina (Facape) retomou o ensino presencial nesta segunda-feira (7), depois de quatro semestres de aulas on-line. O retorno segue o protocolo de biossegurança adotado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Município de Petrolina.

O calendário vai seguir formato de aulas presenciais e remotas de forma alternada. As rotinas acadêmicas devem potencializar as medidas de biossegurança, realizando as adequações, planejando as adaptações e implementando mudanças significativas na organização dos espaços e no fluxo de pessoas. ..

Facape retomará aulas presenciais nesta segunda-feira (7)

A Faculdade de Petrolina (Facape) anunciou que voltará com as aulas presenciais e também remotas, de forma alternada, nesta segunda-feira (7). A instituição disse que seguirá o protocolo de biossegurança adotado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Petrolina. 

O protocolo foi compartilhado com os oito colegiados da Facape e enviados aos alunos matriculados neste semestre na instituição. Entre as medidas de biossegurança estão por exemplo o uso obrigatório de máscara, a manutenção de portas e janelas abertas para que o ar circule, torneiras e dispositivos de álcool, sabonete, papel toalha, etc...

Estudantes com mais de 18 anos terão que apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 nas escolas

Na próxima segunda (7), começam as aulas de forma 100% presencial em todas as unidades de ensino da rede pública estadual. Neste retorno, será obrigatória a apresentação do cartão de vacina, na portaria das escolas, para os estudantes maiores de 18 anos.

A regra também é válida para a comunidade escolar que deseje ter acesso às unidades de ensino, atendendo ao decreto governamental que exige o comprovante para entrar em prédios públicos estaduais. A medida é mais uma forma de prevenir a disseminação do Coronavírus, que vai contar também com o uso obrigatório de máscaras, ventilação dos ambientes e disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos, conforme os protocolos de biossegurança...

Aulas 100% presenciais começam na próxima segunda-feira na rede municipal de Petrolina

A partir da próxima segunda-feira (7) mais de 8 mil estudantes, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e 3° e 4° fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltam à rotina normal depois das férias.

Para esse retorno, e em virtude da pandemia da Covid-19 e dos casos de síndromes respiratórias, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, inicia o ano letivo de 2022 em apenas 31 Unidades Educacionais. Já a partir do dia 14 de fevereiro, retomam as salas de aula os estudantes do 1º ao 5º ano (Fundamental I) e toda a Educação Infantil...

Apesar do avanço da covid-19, estados mantêm aulas presenciais

Mesmo com a explosão dos casos de covid-19 causada pela disseminação da variante Ômicron, a maioria dos estados iniciou, ou vai começar, o ano letivo com aulas presenciais. É o que mostra levantamento realizado pela Agência Brasil.

Nos estados em que o calendário está mantido com atividades nas escolas, são adotados protocolos como uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool em gel, medição da temperatura dos estudantes e trabalhadores e distanciamento mínimo entre carteiras.

Contudo, alguns estados resolveram adiar o início das aulas em razão do crescimento dos casos de covid-19 e da situação epidemiológica local. Foi a decisão tomada pelos governos do Amazonas e do Rio Grande do Norte...

APLB Sindicato em Juazeiro defende discutir retorno das atividades escolares, devido aumento nos casos de covid-19

Preocupada com o aumento crescente de casos de Covid-19 e surto de gripe em Juazeiro e região, a APLB Sindicato em Juazeiro fez um alerta à Secretaria de Educação e aos pais, quanto ao retorno presencial das aulas tanto da rede pública de ensino quanto da particular. A entidade acredita que é de extrema importância rediscutir a volta às atividades escolares. 

"Os pais precisam estar atentos ao perigo das variantes, pois existe um surto de gripe se alastrando pela cidade e pelo mundo e precisamos ter muito cuidado com o retorno dos alunos às escolas, mesmo com todos os cuidados de higiene e protocolos de segurança", ressalta Gilmar Nery, diretor da APLB Sindicato em Juazeiro. ..

Bahia: Matrícula na rede estadual continua nesta terça-feira (1º) para novos estudantes do Ensino Médio

O processo de matrícula na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2022 segue, até esta terça-feira (1º), para o estudante que deseja ingressar em uma unidade escolar da rede, seja qual for o ano ou a série do Ensino Médio.

A matrícula poderá ser realizada pelo próprio estudante, caso seja maior de 16 anos de idade, ou pelo responsável legal, preferencialmente via internet ou em qualquer unidade escolar da rede estadual. ..

Conselho de Educação autoriza o retorno às aulas presenciais, mas com ressalvas

O Conselho Nacional de Educação (CNE) emitiu uma nota de esclarecimento em que considera a necessidade de retorno à presencialidade das atividades de aprendizado em todos os níveis, etapas ou modalidades de ensino.

 Entretanto, o CNE recomenda que, nas localidades com elevadas taxas de contágio da covid-19, as redes e instituições de ensino poderão decidir pelo adiamento da volta às aulas ou pela continuidade de oferta de aprendizado remoto...

'Retorno às aulas presenciais é fundamental', diz presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco

O presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime-PE), Natanael José da Silva, defendeu que o retorno às aulas presenciais seja mantido, mesmo diante do aumento de casos confirmados de Covid-19. 

Em entrevista Silva disse que cada de unidade de ensino deve adotar protocolos de prevenção à doença...

UFPE contará com aulas exclusivamente remotas por três semanas a partir do próximo dia 31

O reitor da UFPE e presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade, professor Alfredo Gomes, decidiu ad referendum do Cepe, pela alteração da oferta dos componentes curriculares propostos no formato presencial (com hibridização de atividades) para o formato exclusivamente remoto, por três semanas, a contar do dia 31 deste mês, data de início do semestre 2021.2.

Os Colegiados de Curso deverão aprovar a Proposta Pedagógica com base na Resolução CNE/CP nº 02, de 5 de agosto de 2021, adequando o seu Projeto Pedagógico de Curso a esta decisão...

Volta às aulas: Prefeitura de Petrolina prepara início do ano letivo com formações continuadas

O Ano Letivo 2022 da Rede Municipal de Ensino, está previsto para começar no dia 7 de fevereiro. Nesse sentido, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, já se prepara para receber os mais de 56 mil estudantes e equipes, numa busca contínua por novos caminhos para manter a qualidade do ensino.

Entre as diversas ações a serem realizadas a partir desta semana, estão as formações continuadas, visando preparar os profissionais da Educação, a lidar com as novas formas de ensinar e aprender...

Prefeitura de Juazeiro alerta sobre prazo para entrega de documentos para confirmação de matrícula na rede municipal de ensino

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), alerta aos pais e responsáveis que fiquem atentos ao prazo para confirmação de matrículas dos alunos da Educação Infantil, Pré-Escola, Ensino Fundamental e EJA, na rede municipal de ensino.

O procedimento para os grupos Pré-Escola, Ensino Fundamental e EJA iniciou nesta segunda-feira (17) e segue até o dia 21 de fevereiro. Já para os alunos da Educação Infantil (creche), a data de início será na quarta-feira (19) e seguirá até o dia 21 de janeiro. ..

As aulas da rede estadual iniciarão no dia 7 de fevereiro na Bahia

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou, no Diário Oficial, a portaria 14/2022, referente ao processo de inscrição para a oferta de 12.985 vagas para 40 cursos técnicos na forma subsequente ao Ensino Médio, para o período letivo 2022.1, voltados para as pessoas que já concluíram o Ensino Médio. 

As inscrições iniciadas na sexta-feira (7), seguem até o dia 18 de janeiro, através do Portal da Educação. As aulas iniciarão no dia 7 de fevereiro...

Funceb abre 1,3 mil vagas em aulas de dança presenciais no mês de janeiro

A Escola de Dança e o Centro de Formação em Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), ambos localizados no Centro Histórico de Salvador, disponibilizam 1,3 mil vagas em 44 modalidades em dança até 28 de janeiro. No turno matutino estão abertas 540 vagas nos Cursos Intensivos de Verão 2022.

Nesta modalidade, as inscrições devem ser feitas diretamente com o professor ou professora de cada aula. A matrícula será formalizada com o pagamento do curso no primeiro dia de aula. Com duração de uma semana, os cursos intensivos têm carga horária de duas ou três horas diárias, e o investimento é a partir de R$ 120...

Matrículas online acabam com filas nas escolas municipais de Petrolina

As filas de pais em busca de vagas para os filhos em escolas de Petrolina, felizmente, ficaram no passado. Com a informatização da matrícula da rede municipal de ensino da cidade, quem vai a uma das Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil, nesta época do ano, se depara com um ambiente tranquilo e sem filas. Desde 2020 a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, realiza a matrícula de forma virtual, democratizando o acesso e dando mais um passo na construção de uma cidade inteligente.

A modernização do processo de matrícula é resultado do trabalho da Secretaria da Educação, a partir das prioridades estabelecidas no Planejamento Estratégico da administração municipal. Quando assumiu a gestão da Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos, em 2016, a gestora Eli Gonçalves lembra que o período de matrículas era um dos mais complicados na unidade. "Os pais dormiam na porta da escola e de manhã, quando alguns percebiam que não conseguiriam a vaga, começavam as brigas. O processo eletrônico é bastante interessante porque as famílias conseguem consultar pela internet se há disponível a vaga desejada e solicitar online mesmo. Então, quando vem para a escola, chega somente para confirmar a matrícula", revela a gestora...

Ministério da Educação proíbe exigência de vacinação para volta às aulas em instituições federais

O Ministério da Educação (MEC) editou um parecer que proíbe a exigência de vacinação contra a Covid-19 como condicionante ao retorno das atividades educacionais presenciais em instituições federais de ensino.

O parecer foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira e é assinado pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro...

Abertas matrículas online das Escolas Municipais e Cmeis de Petrolina

Cerca de 10 mil vagas, destinadas a novos estudantes, estão sendo disponibilizadas pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. As vagas estão distribuídas entre Escolas (Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos) e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Pelo segundo ano consecutivo, a solicitação da matrícula é feita de forma on-line, o que acabou com o problema histórico de longas filas que se formavam em frente às unidades de ensino...

Covid-19 suspende aulas de 99,3% das escolas de educação básica, revela pesquisa do IBGE 

A pesquisa Síntese de Indicadores Sociais (SIS): uma análise das condições de vida da população brasileira, divulgada hoje (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Rio de Janeiro, revela que o tempo médio de suspensão das atividades presenciais de ensino e aprendizagem em 2020, em função da pandemia, somou 279,4 dias no Brasil.

Na rede pública, a média de atividades suspensas presencialmente foi de 287,5 dias, e, na rede privada, de 247,7 dias. No geral, 99,3% das escolas da educação básica suspenderam as atividades presenciais e 90,1% não retornaram no ano letivo de 2020...

Caçada a assassino: escola em Goiás interrompe aulas por insegurança

As buscas por Wanderson Mota Protácio, 21 anos, entraram no quarto dia nesta quinta-feira (02). A caçada ao caseiro que assassinou três pessoas em Corumbá (GO), e que conta com 70 policiais do estado de Goiás, prejudicou o funcionamento da única escola de Mocambinho, no distrito do município de Gameleira de Goiás.

A diretora da escola municipal Fleury Adrião de Siqueira decidiu interromper as aulas do ensino na manhã desta quinta-feira — único turno da escola. Segundo a Prefeitura de Gameleira de Goiás e a Secretaria de Educação do município, ainda não está decidido se haverá aula na sexta-feira (03/11) pela insegurança decorrente das operações que estão acontecendo em Mocambinho...