RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 473 registros para a palavra: aulas

As aulas da rede estadual iniciarão no dia 7 de fevereiro na Bahia

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou, no Diário Oficial, a portaria 14/2022, referente ao processo de inscrição para a oferta de 12.985 vagas para 40 cursos técnicos na forma subsequente ao Ensino Médio, para o período letivo 2022.1, voltados para as pessoas que já concluíram o Ensino Médio. 

As inscrições iniciadas na sexta-feira (7), seguem até o dia 18 de janeiro, através do Portal da Educação. As aulas iniciarão no dia 7 de fevereiro...

Funceb abre 1,3 mil vagas em aulas de dança presenciais no mês de janeiro

A Escola de Dança e o Centro de Formação em Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), ambos localizados no Centro Histórico de Salvador, disponibilizam 1,3 mil vagas em 44 modalidades em dança até 28 de janeiro. No turno matutino estão abertas 540 vagas nos Cursos Intensivos de Verão 2022.

Nesta modalidade, as inscrições devem ser feitas diretamente com o professor ou professora de cada aula. A matrícula será formalizada com o pagamento do curso no primeiro dia de aula. Com duração de uma semana, os cursos intensivos têm carga horária de duas ou três horas diárias, e o investimento é a partir de R$ 120...

Matrículas online acabam com filas nas escolas municipais de Petrolina

As filas de pais em busca de vagas para os filhos em escolas de Petrolina, felizmente, ficaram no passado. Com a informatização da matrícula da rede municipal de ensino da cidade, quem vai a uma das Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil, nesta época do ano, se depara com um ambiente tranquilo e sem filas. Desde 2020 a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, realiza a matrícula de forma virtual, democratizando o acesso e dando mais um passo na construção de uma cidade inteligente.

A modernização do processo de matrícula é resultado do trabalho da Secretaria da Educação, a partir das prioridades estabelecidas no Planejamento Estratégico da administração municipal. Quando assumiu a gestão da Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos, em 2016, a gestora Eli Gonçalves lembra que o período de matrículas era um dos mais complicados na unidade. "Os pais dormiam na porta da escola e de manhã, quando alguns percebiam que não conseguiriam a vaga, começavam as brigas. O processo eletrônico é bastante interessante porque as famílias conseguem consultar pela internet se há disponível a vaga desejada e solicitar online mesmo. Então, quando vem para a escola, chega somente para confirmar a matrícula", revela a gestora...

Ministério da Educação proíbe exigência de vacinação para volta às aulas em instituições federais

O Ministério da Educação (MEC) editou um parecer que proíbe a exigência de vacinação contra a Covid-19 como condicionante ao retorno das atividades educacionais presenciais em instituições federais de ensino.

O parecer foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira e é assinado pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro...

Abertas matrículas online das Escolas Municipais e Cmeis de Petrolina

Cerca de 10 mil vagas, destinadas a novos estudantes, estão sendo disponibilizadas pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. As vagas estão distribuídas entre Escolas (Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos) e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Pelo segundo ano consecutivo, a solicitação da matrícula é feita de forma on-line, o que acabou com o problema histórico de longas filas que se formavam em frente às unidades de ensino...

Covid-19 suspende aulas de 99,3% das escolas de educação básica, revela pesquisa do IBGE 

A pesquisa Síntese de Indicadores Sociais (SIS): uma análise das condições de vida da população brasileira, divulgada hoje (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Rio de Janeiro, revela que o tempo médio de suspensão das atividades presenciais de ensino e aprendizagem em 2020, em função da pandemia, somou 279,4 dias no Brasil.

Na rede pública, a média de atividades suspensas presencialmente foi de 287,5 dias, e, na rede privada, de 247,7 dias. No geral, 99,3% das escolas da educação básica suspenderam as atividades presenciais e 90,1% não retornaram no ano letivo de 2020...

Caçada a assassino: escola em Goiás interrompe aulas por insegurança

As buscas por Wanderson Mota Protácio, 21 anos, entraram no quarto dia nesta quinta-feira (02). A caçada ao caseiro que assassinou três pessoas em Corumbá (GO), e que conta com 70 policiais do estado de Goiás, prejudicou o funcionamento da única escola de Mocambinho, no distrito do município de Gameleira de Goiás.

A diretora da escola municipal Fleury Adrião de Siqueira decidiu interromper as aulas do ensino na manhã desta quinta-feira — único turno da escola. Segundo a Prefeitura de Gameleira de Goiás e a Secretaria de Educação do município, ainda não está decidido se haverá aula na sexta-feira (03/11) pela insegurança decorrente das operações que estão acontecendo em Mocambinho...

Artigo - O direito dos consumidores na volta às aulas

Com a chegada do próximo ano letivo, os pais ou responsáveis devem ficar atentos aos seus direitos, de forma a não caírem nas práticas abusivas realizadas por algumas instituições de ensino.

Por conta disso, foi elaborado um checklist das principais dúvidas existentes na hora da realização da matrícula escolar. Vejamos:..

Em Casa Nova Programa "#Partiu Testagem" leva segurança às escolas no retorno às aulas 

Inicialmente alunos da rede pública estadual e em seguida toda a rede municipal participa do Programa "#Partiu Testagem" em parceria com o governo estadual para testar todos os alunos das redes públicas de Casa Nova. 

"É mais segurança e a informação que necessitamos para dar aos pais a tranquilidade necessária para enviar seus filhos novamente às escolas" – explica a Secretária de Saúde de Casa Nova, Maria Regina. ..

APLB Sindicato em Juazeiro repudia atitude de diretor de escola em Maniçoba que obriga professores a retornar às aulas sem oferecer transporte

A APLB Sindicato em Juazeiro recebeu um ofício enviado por um grupo de professores da escola de campo Olavo Ferreira Neto, localizada no distrito de Maniçoba, denunciando o diretor José Mirondes por obrigar os professores a voltarem às aulas sem que haja disponibilização de transporte dos profissionais da sede ao distrito. Diante dessa situação, a APLB repudia a atitude truculenta do gestor que tomou a decisão arbitrária, sem promover uma discussão com os trabalhadores em educação, trazendo os alunos para sala de aula, sem que dê aos professores condições necessárias ao retorno das atividades. 

Revoltados com a situação, os professores encaminharam um documento ao Núcleo Territorial de Educação (NTE 10) com cópia à APLB Sindicato denunciando o que está acontecendo na escola. De acordo com o documento enviado pelos professores, a escola fica 33Km distante da sede do município e apenas alguns profissionais da unidade escolar recebem auxílio transporte que assegura o deslocamento entre bairros. Os professores não se opõem ao retorno das atividades, segundo o documento, apenas querem o mínimo de condições para que se desloquem até a escola que funciona em dois turnos – vespertino e noturno. ..

Escolas municipais de Juazeiro que atendem o Ensino Fundamental II recebem notebooks para transmissão simultânea de aulas

Para auxiliar alunos e professores durante o processo de ensino e aprendizagem, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), está distribuindo notebooks nas escolas da sede, que ofertam o segmento Fundamental II (6º ao 9º ano). A iniciativa visa proporcionar o aprendizado simultâneo entre alunos que frequentam as aulas presenciais e os que desenvolvem as atividades letivas remotamente.

O material será disponibilizado diretamente em todas as salas de aula do segmento Fundamental II, para transmissão simultânea dos conteúdos pedagógicos, que poderão ser acessados pelo estudante através da Plataforma Escola Presente...

Prefeitura de Juazeiro suspende retorno presencial das aulas no interior para realização de ajustes

Escolas da Rede Municipal de ensino de Juazeiro, localizadas no interior do município e que retornariam às atividades presenciais a partir desta segunda-feira (22), tiveram o retorno suspenso.

A medida adotada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), foi para realizar ajustes logísticos e avaliações com base no retorno das aulas na sede...

Aulas presenciais da Facape serão retomadas no primeiro semestre de 2022

A Faculdade de Petrolina (Facape) vai retomar as aulas presenciais no primeiro semestre de 2022. A data foi definida em calendário acadêmico e será no dia 07 de fevereiro. 

De acordo com o comunicado, "a faculdade respeitará os protocolos de segurança sanitária estabelecidos pelo Governo de Pernambuco, que prezam distanciamento social, higiene e monitoramento para evitar o contágio do coronavírus"...

Sanitização des escolas municipais é medida de rotina durante retorno das aulas em Juazeiro

O retorno às aulas presenciais em diversos municípios brasileiros está ocorrendo com bastante cautela neste momento de pandemia, e em Juazeiro não é diferente, onde a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), está aplicando rigorosas medidas e seguindo todos os protocolos de biossegurança, conforme recomendação das autoridades de saúde.
 
Pensando nos cuidados com todos os envolvidos, a Seduc continua com ações de sanitização nos prédios das escolas municipais que estão com retorno presencial escalonado. A última unidade que recebeu medidas de sanitização foi o Colégio Municipal Paulo VI, nesta segunda-feira (15), feriado da Proclamação da República.

"A sanitização é um conjunto de procedimentos higiênico-sanitários que visam garantir que superfícies, equipamentos e ambientes tenham características adequadas de limpeza, diminuindo os riscos de propagação da Covid-19. Essa medida faz parte da rotina adotada pela gestão municipal, em cumprimento do protocolo de retorno das atividades. Essa medida é aliada da limpeza realizada nas unidades diariamente", destaca a secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida.
 
Outras escolas: Outras unidades da Rede Municipal de Ensino que já receberam sanitização são: as Escolas Municipais de Educação Infantil Maria Suely Medrado Araújo, Jandira Borges, Manoel Marques de Souza, Beatriz Angélica Mota e a Escola Municipal Professora Dinorah Albernaz Melo da Silva.
 
Outras medidas: Além da sanitização das unidades de ensino, também são adotadas nas escolas, outras medidas como: o revezamento de turmas durante o horário da merenda escolar; monitoramento dos sintomas gripais em colaboradores e estudantes; aferição da temperatura durante a entrada na unidade de ensino; distribuição de pias nas escolas para lavagem das mãos, de fácil acesso aos estudantes e etc...

APLB Sindicato em Juazeiro denuncia Secretaria de Educação pela insistência em manter as aulas no Colégio Paulo VI mesmo após casos confirmados de Covid- 19

Após tomar conhecimento de que as aulas do Colégio Paulo VI serão mantidas mesmo com casos confirmados de Covid-19 entre alunos e funcionários, a APLB Sindicato em Juazeiro vem a público denunciar a decisão da Secretaria de Educação do município em suspender as aulas apenas de uma turma e não de todo o colégio.   

A APLB recebeu a denúncia de que alunos, professores e pessoas da direção do Colégio testaram positivo para a Covid-19 e vê como um absurdo a decisão da SEDUC em suspender as aulas de apenas uma turma...

Mega Revisão Enem UniFTC: inscrições abertas para aulas e simulado gratuito

Faltando pouco mais de dez dias para a realização da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que este ano acontece nos dias 21 e 28 de novembro, os estudantes seguem se preparando para garantir o passaporte de entrada no ensino superior. Para ajudar nessa preparação, a Rede UniFTC segue com as inscrições abertas para a Mega Revisão UniFTC, no site https://bit.ly/megarevisaoenem_uniftc. A ação é gratuita e reúne mais de 30 nomes especialistas em aprovação no exame. O evento será transmitido pelo canal do Youtube da Rede UniFTC.

Neste momento que antecede o Enem é normal que os estudantes fiquem ansiosos e curiosos pelo que vem pela frente, mas o coordenador pedagógico do projeto e apresentador da Mega Revisão, o professor Ricardo Carvalho, relembra que o evento reúne um time composto pelos melhores mestres para ajudar a turma rumo à aprovação. ..

APLB Sindicato em Juazeiro alerta mais uma vez para o risco das aulas presenciais após alunos do Colégio da Polícia Militar terem confirmação de Covid e aulas serem suspensas

Mais uma unidade de ensino da rede estadual em Juazeiro suspendeu as atividades escolares depois que alunos tiveram confirmação para a Covid-19 - mesmo já tendo recebido a primeira dose do imunizante - e foram colocados em isolamento. Desta vez foi o Colégio da Polícia Militar (CPM), que já comunicou o fato aos órgãos de saúde competentes para que as medidas sanitárias sejam tomadas.

De acordo com informações do CPM, os alunos estão sendo acompanhados e, ao fim do período determinado e teste negativo apresentado, as aulas devem ser retomadas novamente, em data prevista para dia 22 de novembro. ..

Prefeitura de Juazeiro inicia segunda etapa do retorno presencial das aulas na Rede Municipal

A Prefeitura de Juazeiro segue dando continuidade ao retorno presencial e escalonado das aulas na Rede Municipal. Nesta segunda-feira (08), retornaram as escolas que atendem o Ensino Infantil, Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (Eja), de unidades de ensino localizadas na sede.

A secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida, acompanhou o retorno na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, localizada no bairro Dom José Rodrigues e que atende mais de 680 alunos. Na ocasião, a secretária conversou com estudantes e colaboradores, e acompanhou a adoção dos protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19, pela comunidade escolar...

Aulas presenciais do Ensino Fundamental I e II e do EJA na Rede Municipal de Juazeiro retornam nesta segunda-feira (08)

Na próxima segunda-feira (08), a Prefeitura de Juazeiro iniciará mais uma etapa do plano para retorno gradual das aulas presenciais da Rede Municipal.

As escolas estão preparadas para receber os alunos do Ensino Infantil (nas unidades que ofertam o segmento); Fundamental I e II (1º ao 9º) e Educação de Jovens e Adultos, todas localizadas na sede do município...

Aplb mostra preocupação com o retorno às aulas presenciais após casos confirmados de Covid 19 em escolas estaduais de Juazeiro e região 

A rede estadual de ensino da Bahia teve retorno presencial das aulas no dia 18 de Outubro sob forte resistência da Associação dos Professores Licenciados (Aplb). Passados 17 dias após o início das aulas, cinco escolas de Juazeiro (Colégio Estadual Rui Barbosa, Colégio Modelo, Pedro Moreira Rêgo, CETEP e Artur Oliveira), duas em Sobradinho (Escola Modelo Jorge Khoury e a Vila São Joaquim) e uma em Pilão Arcado (Escola Estadual Sofia Mascarenhas), apresentaram casos confirmados de Covid 19 entre alunos e funcionários.  

São cerca de 900 mil alunos de volta ao convívio escolar sem que todos estejam devidamente imunizados com as vacinas e muitas unidades escolares do estado não têm estrutura suficiente para cumprir as medidas sanitárias. Com as confirmações da doença nas escolas da Região Norte da Bahia, a Aplb Sindicato em Juazeiro faz o alerta e reforça a necessidade de que as aulas voltem ao sistema anterior, como forma de proteção à vida.  ..