Foram encontrados 454 registros para a palavra: aulas

Parceria entre Facape e Uneb oferece aulas gratuitas de informática a comunidade quilombola

Estudantes da comunidade Quilombola do Alagadiço, localizada em Juazeiro (BA), tiveram a oportunidade de capacitar-se gratuitamente através de uma parceria entre a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A turma de 15 jovens recebeu, na última semana, o certificado do curso de informática básica, ministrado pelo professor Eduardo Magno Brito.

As aulas aconteceram na Facape e fazem parte do projeto de inclusão digital da autarquia. A iniciativa é uma forma de oportunizar aos estudantes uma facilitação para o mercado de trabalho. Segundo Eduardo, que também é coordenador do projeto, ainda é uma forma de aproximar os trabalhos acadêmicos da comunidade...

Corpo de estudante é liberado e Facape suspende aulas nesta terça-feira

As aulas da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) estão suspensas nesta terça-feira (6). Estudantes e servidores poderão acompanhar o velório da estudante Bruna Souza Torres, assassinada ontem (5) na cidade.

O corpo foi liberado no fim da manhã de hoje e o velório acontecerá até às 22h, na Rua José Braz da Silva, nº 60, bairro Pedro Raimundo, zona oeste de Petrolina...

Facape suspende aulas nesta segunda-feira após morte de estudante de Ciências Contábeis

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) externa seu profundo sentimento de tristeza e pesar pela morte brutal da estudante Bruna Souza Torres, discente do quarto período de Ciências Contábeis. Todo o corpo acadêmico da autarquia, transtornado com a notícia, solidariza-se com a família e os amigos da jovem assassinada na manhã de hoje (5). Pedimos a Deus que conforte seus corações e que dê forças neste momento de tamanha dor. ..

AMMPLA realizará Campanha Volta às Aulas no KM 25 Projeto de Irrigação Maria Tereza

A AMMPLA- Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina realiza a Campanha Volta às Aulas. A campanha tem o objetivo de garantir a segurança do transporte das crianças e adolescentes até as escolas.

A Campanha Volta às Aulas aconteceu nesta quinta-feira 18, na Avenida Joaquim Nabuco. No período de volta às aulas, o fluxo de veículos aumenta na cidade, gerando pontos de lentidão no trânsito e aumentando o risco de acidentes no entorno das escolas.

Na sexta-feira 19, no período da manhã e tarde haverá uma palestra na Escola Municipal Miguel Arraes, no bairro Vila Vitória. Na segunda feira 22, o projeto segue para o Projeto de Irrigação Maria Tereza km 25, no período da tarde.

Para a campanha Volta às Aulas, foram criados materiais gráficos (folderes) que destacam a importância do uso do cinto de segurança, transporte crianças menor de 7 anos, não forçar passagens, além de outras orientações para motoristas, pedestres e motociclistas.

O coordenador do setor de Educação da EPTTC, Jilmar Barros, lembra que as ações de volta às aulas pretendem conscientizar a população para que ajude a cidade a ter um trânsito mais seguro para crianças e pedestres.

Nas intervenções da campanha, a AMMPLA deseja não apenas proporcionar uma sinalização mais adequada no entorno das escolas, também comportamentos mais seguros dos condutores e pedestres em sua circulação.

A Campanha Volta às Aulas é desenvolvida no período da manhã e tarde, desde o início desse ano e agora no segundo semestre letivo. 

Também serão realizadas abordagens educativas em locais próximos as escolas. Pedestres e motoristas receberão os impressos e orientação sobre normas de segurança no trânsito, como:
- transportar crianças em segurança no interior do veículo;
– respeito dos limites de velocidade;
– estacionamento de acordo com a sinalização;
– não avançar sinais;
– respeito à sinalização dos agentes e monitores de travessias nas escolas;
– embarques e desembarques em locais apropriados e com segurança;
– orientar as crianças sobre deslocamentos seguros. ..

Pugilista baiano que dá aulas a alunos de base comunitária disputa semifinal olímpica neste domingo

Robson Conceição, pugilista semifinalista das Olimpíadas Rio 2016, se tornou a grande inspiração dos alunos de boxe que fazem parte do projeto da Base Comunitária de Segurança (BCS) de São Caetano, em parceria com a Associação de Moradores de Boa Vista de São Caetano, onde o atleta dá aulas. Neste  domingo (14), às 12h30, os olhos e o coração de cerca de 100 alunos e do treinador das turmas do projeto, Edvaldo de Souza, mais conhecido como Alemão, estarão voltados para a luta em que o baiano enfrentará o cubano Lázaro Alvarez, tricampeão mundial. 

Na última sexta-feira (12) Robson derrotou o uzbeque Hurshid Tojibaev e já garantiu, no mínimo, o bronze. Mas pela torcida dos alunos... "ele já é ouro", declaram taxativos. Nascido e criado em Boa Vista de São Caetano, ele é professor voluntário do projeto da BCS, idealizado e coordenado pelo treinador Alemão. "Robson já sofreu e apanhou muito em campeonatos, mas ele não desistiu. É muito persistente. Para treinar ia correndo para a academia porque não tinha dinheiro para transporte", diz Alemão, que, apesar de toda dificuldade e cansaço - já que também exerce a função de rodoviário -, se dedica totalmente por amor. O sentimento é tão grande e verdadeiro que um dos alunos do treinador se tornou filho de criação. Assim como o atleta olímpico, Lucas Martins Conceição, de 16 anos, também é uma promessa. Ele é campeão brasileiro regional e enche o pai de orgulho. 

Projeto social

A base comunitária também oferece, na sede da unidade, aulas de judô, jiu jitso e karatê. Já na Academia Boa Vista Boxe, no bairro de Boa Vista, crianças a partir de 6 anos da comunidade local podem se inscrever nas aulas que são ministradas por voluntários. A Polícia Militar da Bahia (PMBA) oferece apoio por meio do espaço físico, manutenção do local, material utilizado nas aulas e apoio para alguns campeonatos. O estímulo ao esporte é o combustível para a expectativa de crianças e adultos por uma vida melhor e, dessa forma, afastá-los de possíveis atividades ilícitas. 

O projeto é tão estimulante que até Gaspar, sargento da reserva, que fez parte da companhia de área (9ª CIPM) durante 27 anos e é morador da região, se tornou aluno do boxe. "Aqui a cobrança é grande e o treino com Robson é bem pesado", afirma, acrescentando que o pugilista é muito querido no bairro. Gaspar e o treinador Alemão fazem parte da liderança comunitária de Boa Vista de São Caetano. O espírito competidor e de superação do pugilista baiano contagiou a todos do projeto que convivem como uma família. "Ele nos incentiva muito e se preocupa com a nossa vida pessoal", ressalta o medalhista Lucas. 

O comandante da base, tenente Gabriel Lessa, e o subcomandante, tenente Victor Sousa, comprovam de perto a importância do envolvimento e a preocupação social com a comunidade local. "Esses projetos oferecem uma chance de uma vida nova principalmente para as crianças, com disciplina e esperança". A BCS atende aos bairros de Boa Vista de São Caetano, São Caetano, Capelinha de São Caetano, Fazenda Grande do Retiro e Alto do Peru...

O departamento de Ciências Humanas, Campus III UNEB está promovendo as aulas inaugurais do Mestrado e do Doutorado

A Coordenação da Câmara de Pós-Graduação e o Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) fará uma conferência de abertura do semestre letivo 2016.2. O evento acontece nesta quarta-feira (03), às 8:30h, e vai discutir a CULTURA NA UNIVERSIDADE: a perspectiva da pragmática lexicultural.

O departamento também promoverá a aula inaugural do Doutorado Interinstitucional –DINTER- no dia 04 (quinta-feira) às 16h com o professor da USP, Eneus Trindade Barreto Filho que vai debater a temática Consumo Cultural e Midiático. Os eventos acontecem no Auditório Multimídia e são gratuitos e abertos ao público interno e externo...

Alunos da Rede Municipal voltaram às aulas nesta segunda-feira em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Esportes (Seduc) informa que as aulas das escolas da Rede Municipal de Ensino em Juazeiro (BA) foram retomadas nesta segunda-feira (11). Entre as atividades desempenhadas para recepcionar os estudantes, aconteceu a II Acolhida Divertida dos Programas de Correção de Fluxo em 31 escolas do município. O objetivo da atividade é reduzir a evasão escolar no 2º semestre.

As atividades variam de acordo com a instituição. Para os estudantes da Escola Municipal Joca de Souza Oliveira foi programada uma visita ao Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA). De acordo com a gestora da escola, Uyara Belfort, o objetivo é que os alunos conheçam mais a respeito do sertão em que vivem. Outras escolas da rede realizarão atividades variadas como gincanas, banhos de piscina, oficinas, sessões de cinema...

Aulas de judô da PM transformam jovens em promessas do esporte

Saúde, disciplina, defesa pessoal e exemplos de vida, tudo na mesma atividade. O judô cresce nas comunidades de Salvador graças à Polícia Militar da Bahia (PMBA). No bairro de Lobato, 66 jovens e crianças participaram do exame de graduação, nesta quinta-feira (9), na sede da 14º Companhia da Polícia Militar, onde ocorrem as aulas. Os nomes dos golpes e a contagem dos exercícios em japonês não espantam a garotada e a dedicação é recompensada. 

Adiel Conceição tem 12 anos e passou direto da faixa branca para a azul, saltando a faixa cinza. "Judô é para mim uma filosofia de vida e está sendo importante, aqui no Lobato, porque várias pessoas estão aprendendo uma arte marcial. O professor puxa muito da gente, nos cobra educação e respeito, principalmente à família, e eu estou aprendendo muito isso tudo". A mãe de Adiel, Nádia Rosângela de Oliveira, constata que o garoto se transformou após começar as aulas de judô, inclusive com melhor aproveitamento escolar. "Ele [...] era muito nervosinho [e] melhorou na escola. Ficou mais calmo e mais tranquilo". 

O projeto Judô começou em agosto de 2015, com o soldado André Sales, faixa preta terceiro dan, e já beneficia 386 jovens e crianças, entre meninos e meninas. "É uma experiência de vida, a gente se torna um pai para esses jovens e crianças. [...]. Se todos tivessem essa visão, teríamos uma comunidade muito melhor. A gente mostra que [...] não precisa estar no meio das drogas, fazer coisas erradas". ..

Alunos da Escola de Confecções de Juazeiro voltam às aulas cheios de entusiasmo

Foi com entusiasmo e alegria que os alunos da Escola de Confecções voltaram às aulas nesta segunda-feira, 09. O projeto faz parte do Programa Qualifica Juazeiro da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social, em parceria com o Instituto Mocidade Liberdade e Cidadania.

O jovem Luis Pereira é um dos alunos e, desempregado, estava ansioso pelo retorno do curso. "Desde o início do curso que já deu pra aprender um pouquinho, já consigo fazer consertos, reformas de roupas. No tempo que ficamos parados, sem aula, eu já estava praticando o que aprendi no início. Ainda bem que a Secretaria conseguiu resolver tudo e agora espero aprender mais, trabalhar na área e ser um grande costureiro", disse...

Aulas da Escola de Confecções iniciam nesta segunda (9) em Juazeiro

A Escola de Confecções, um projeto da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), volta às aulas na próxima segunda-feira, 9, e funcionará na Rua Marquez de São Vicente, 402, Bairro Santo Antonio.

A Escola de Confecções, escola de formação profissional, está dentro do Programa Qualifica Juazeiro e é realizada através de parceria entre a Prefeitura  e o Instituto Mocidade, Liberdade e Cidadania. Em 2015, cerca de 130 mulheres foram formadas na Escola de Confecções, que completou um ano em Março desse ano...

CAOS NA REDE PÚBLICA ESTADUAL: ALUNOS DO COLÉGIO PEDRO RAIMUNDO REGO DENUNCIAM A IMPOSSBILIDADE DE AULAS COM AS ESCOLAS SUJAS

A exemplo do que os estudantes do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães já tinham denunciado no Blog Geraldo José na tarde desta quarta-feira (04), alunos do Colégio Estadual Professor Pedro Raimundo Rodorigues Rego, localizado à Praça Antônio Tanuri, em Piranga, procuraram este veículo de comunicação para colocar da impossibilidade de ter aula em razão da falta dos terceirizados que faziam a limpeza do estabelecimento de ensino.

Eles também cobram uma resposta do governo da Bahia quanto ao pagamento dos salários atrasados dos funcionários terceirizados, responsáveis pelos serviços gerais da escola. Bem como o retorno ou a substituição dos servidores que foram demitidos...

Aulas do cursinho Pré – Vestibular da Prefeitura de Juazeiro começam dia 05 de abril

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc) informa aos alunos matriculados no cursinho Pré-Vestibular Prepara que as aulas terão início na próxima terça-feira, 05 de abril.

Os alunos que ficaram na lista de espera têm até o dia de hoje (29) para efetuar a matrícula no Colégio Paulo VI, localizado no bairro Maria Gorete, das 19h às 21h...

Aulas de unidades escolares do Residencial Vivendas em Petrolina já começam esta semana

As 2.432 famílias que ocuparão o Residencial Vivendas, em Petrolina, já contarão com a escola municipal Marechal Mascarenhas de Moraes e também uma Centro Municipal de Educação Infantil Wallison Pedro Souza de Sá. As unidades escolares foram entregues, sexta (19), pela Presidente Dilma e pelo Prefeito Julio Lossio, simultaneamente com as residências do programa Minha Casa Minha Vida.

Cerca de  1000 crianças serão atendidas pelas unidades escolares municipais. As turmas vão do Pré I ao Pre II,  no CMEI e do 1º Ano ao 5° anos,  na Escola Marechal. O secretário de Educação garantiu que nenhum aluno será prejudicado.  "As unidades escolares  passarão a funcionar a partir do próximo dia 24, quarta-feira próxima e terão programação escolar  ajustada para cumprir o calendário letivo, sem prejuízo para os alunos" , explicou o secretário de Educação, coronel Leite...

Aulas da rede estadual começam nesta segunda-feira

No Colégio Estadual Senhor do Bonfim, nos Barris, em Salvador, o acolhimento aos estudantes será movimentado por várias atividades recreativas e pedagógicas, entre estas uma palestra sobre direitos e deveres dos alunos em geral e, para os do 3º ano, a temática será voltada às profissões e ao mercado de trabalho. “Nós, que trabalhamos com educação, temos um papel importante de mostrar aos jovens a importância da educação como caminho de cidadania e um dos nossos desafios é contribuir para que eles se tornem agentes transformadores, através do protagonismo juvenil”, destacou o vice-diretor, Fabiano Rocha.

A diretora Daniela Lordelho, do Colégio Estadual Evaristo Veiga, em Ondina, também na capital, disse que já está tudo organizado para receber os estudantes. “Nossa escola está toda limpa, com retoques de pintura e portas nas salas. A aula, no primeiro dia, será na quadra. Abriremos um diálogo sobre o trabalho que realizaremos ao longo do ano letivo, voltado à nossa realidade, conforme as diretrizes da Secretaria da Educação do Estado, através de ações estruturantes”. 

No Colégio Estadual Governador Otávio Mangabeira, no Saboeiro, a diretora Neuza Pinheiro também disse que a escola está toda arrumada, pintada e enfeitada de bolas e mensagens de boas-vindas para receber os alunos. “No primeiro dia de aula, os professores farão dinâmicas em sala de aula, dentro da nossa proposta de intensificar os projetos lúdico-pedagógicos”.

Aula inaugural

Na aula inaugural, os convidados especiais serão os alunos dos diversos projetos científicos, artísticos, esportivos e culturais que, com suas linguagens, performances e poéticas, se destacaram no 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, realizado no final de 2015. Para revisitar a história e a diversidade cultural da Bahia, a partir do protagonismo estudantil, os músicos da Banda Face, sob a direção do músico Luciano Bahia, acompanharão os alunos do projeto Festival da Canção Estudantil (Face). Entre outras atividades, haverá ainda a Exposição Leituras e Percepções Estudantis, composta por 30 obras do projeto Artes Visuais Estudantis (Ave).

“Durante a programação da aula inaugural, os nossos estudantes irão revelar que são capazes de ler, interpretar e reinventar o mundo, realçando os traços da diversidade de saberes e a valorização das manifestações culturais de nosso estado”, destacou a coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação, Nide Nobre. Com um formato pioneiro e diversificado, completa a gestora, a aula inaugural visa enaltecer as políticas educacionais desenvolvidas pela Secretaria para a Educação Básica, através das experiências criativas dos estudantes, por meio dos programas e projetos que fortalecem as aprendizagens e garantem a expressão de conhecimentos científicos, artísticos, esportivos e culturais. ..