RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 473 registros para a palavra: aulas

Conuni decide na próxima terça-feira (25) se aulas na Univasf reiniciam dia 1º de outubro

Após 127 dias de greve, o Sindicato dos Docentes da Univasf (Sindunivasf) anunciou, no dia 18 de setembro, a suspensão temporária da paralisação que foi votada em assembleia da categoria. No mesmo dia, à tarde, os representantes sindicais entregaram ao reitor Julianeli Tolentino de Lima, documento comunicando a decisão de retorno dos professores à sala de aula no dia 1º de outubro. A proposta teve a concordância da Reitoria, mas a decisão caberá ao Conselho Universitário (Conuni) que vai se reunir na próxima terça-feira (25), em sessão extraordinária, às 14h, em Petrolina (PE).

Conforme a Pró-reitoria de Ensino (Proen), na reunião será apresentada aos conselheiros, proposta de reintegração do calendário acadêmico. Se aprovada, de acordo com a Proen, a previsão é que o semestre 2012.1 seja concluído por volta do dia 29 de novembro deste ano, ficando para janeiro de 2013 a abertura das atividades do semestre 2012.2. A expectativa é que em 2014 todos os semestres letivos possam estar normalizados...

Servidores do Campus Ouricuri suspendem greve e aulas começam na segunda

Depois de quarenta dias de greve, os servidores do campus Ouricuri do IF Sertão-PE decidiram em Assembléia pelo retorno às atividades. A greve, decretada em 18 de junho, fez parte do processo de adesão à greve nacional dos servidores da educação, que, ao seu final, atingiu cem por cento das universidades e institutos federais do Pais. O Governo Federal apresentou duas propostas de reajuste salarial, uma para os professores, variando de 25% a 40% , e outra para os técnicos administrativos em educação de 15,8%, porem ambas com os percentuais a serem aplicados sobre os salários de forma parcelada, em 2013, 2014 e 2015.

De acordo com o Comando de Greve do campus, a proposta do governo não contemplou as reais necessidades dos servidores do setor, mas foi preciso levar em conta a situação dos estudantes.  “Não temos motivos para sair dessa greve satisfeitos, mas chegamos à conclusão que a Presidência da República não está preocupada com a situação dos nossos alunos nem muito menos está comprometida com as condições e qualidade do ensino, e para eles do governo federal tanto faz que a greve termine hoje ou vá até dezembro”, disse um dos integrantes do  Comando de Greve ao termino da Assembléia...

Wagner conclama professores para o retorno às salas de aulas

Durante entrega de obras no município de Varzedo, sábado (9), o governador Jaques Wagner, em um rápido discurso realizado na praça central da cidade, para aproximadamente duas mil pessoas, inclusive com a presença de professores da região, conclamou a categoria a retornar às salas de aulas, lembrando do prejuízo que a greve prolongada representa para os estudantes da rede pública estadual.

Falando diretamente para os professores presentes ao evento, Wagner lembrou que “o direito de vocês reivindicarem não é maior do que o dos alunos estudarem”, acrescentando: “Não adianta querer impor a vontade de vocês, sacrificando as aulas de milhares de meninos carentes”. O governador ressaltou, ainda, que a pretensão dos professores estaduais não cabe no orçamento do Estado. “Não vou quebrar o Estado. A intolerância não pode estar acima da democracia”...

Governador Wagner pede bom senso aos professores e retorno já às aulas

Antes da viagem à Porto Seguro, na tarde desta terça (5), para inaugurar a restauração do Aeroporto Internacional da cidade e entregar outras obras, o governador Jaques Wagner comentou a decisão dos professores de manutenção da greve na rede estadual de ensino que já chega a 56 dias.

A categoria anunciou a continuidade do movimento e uma nova assembleia na semana que vem, dia 12, para reavaliar os rumos da greve. Wagner diz que o governo chegou ao limite do orçamento de gasto com pessoal para apresentar uma proposta que garante reajuste salarial de 22% a 26%. "Tenho maior apreço e quero cada vez mais valorizar os educadores e a educação na Bahia. Fui ao meu limite, e a resposta é a intransigência, a indiferença e o descaso porque uma semana depois é que eles vão avaliar se voltam ou não voltam [ao trabalho]", lamentou o governador...

Governo do Estado decide pagar salários cortados de professores caso a categoria volte às aulas

 
A Secretaria Estadual de Educação (SEC) divulgou ontem (17) um comunicado que assegura o pagamento do salário do mês de maio dos professores da Rede Estadual de Ensino, além da remuneração suspensa referente a abril. Para que isso seja possível, os docentes, em greve há 37 dias, terão que retornar “imediatamente” às atividades. Na nota enviada à imprensa, a pasta afirmou ter encaminhado a proposta ao arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, que auxilia na mediação. A administração baiana afirma ainda que a SEC irá criar, de forma conjunta com os educadores, um calendário especial de reposição de aulas para que os 200 dias de ano letivo sejam cumpridos. Mas, o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira, garante que a categoria só aceitará o acordo que contemple a principal pauta de reivindicação do movimento: o reajuste salarial de 22,22%. "A greve continua. Nós não iniciamos para devolver salário. É uma forma de intimidação. O governo confiscou o salário indevidamente".
..

Greve de professores: Em caso de corte de ponto, não haverá reposição de aulas

Se o governo baiano mantiver a posição de cortar o ponto dos professores da rede estadual de ensino, em greve há 16 dias, não haverá reposição das aulas perdidas. A ameaça, que pode comprometer o ano letivo e prejudicar cerca de 32 mil alunos, foi feita pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira. “Eles vão ter que contratar quem reponha. A greve começou por causa do governo, que não cumpriu o acordo de garantir os 22,22% de reajuste. [...]  O governo diz que está aberto ao diálogo, mas os professores estão tendo os salários cortados, que diálogo é esse?”, questionou em entrevista ao jornal Correio. A categoria se reúne na manhã desta sexta-feira (27) nas dependências da Assembleia Legislativa, onde permanecem acampados, para fazer um enterro simbólico do governador Jaques Wagner. ..

Canudos: Professores municipais retornam as aulas

Os professores da rede municipal de ensino de Canudos decidiram em Assembleia ontem (23) retornar às salas de aula. Os mesmo estavam parados desde o dia 09 de Abril. Hoje (24), cerca de 2.000 alunos retornaram aos estudos depois de 15 dias parados em função da greve dos professores do município. Da pauta de reivindicações da categoria, vários itens foram aceitos em um acordo com o prefeito, através do Ministério Público. A audiência foi realizada na cidade de Uauá e ao retornarem a Canudos os professores comemoraram bastante. ..

UNEB Juazeiro divulga nova data para início das aulas dos cursos de Agronomia e Direito

O início das aulas dos cursos de Agronomia e Direito do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro (BA), previsto para a próxima segunda-feira (9), foi adiado para o dia 18 de abril.

O comprovante de matrícula estará disponível a partir do dia 13 de abril, no site www.portalacademico.uneb.br. Os alunos que necessitarem fazer algum ajuste de matrícula podem procurar a Secretaria Acadêmica nos dias 13; 16 e 17 de abril, das 8h às 18h...

Secretaria de Educação de Petrolina pede aos profissionais da educação que não paralisem as aulas

Carta Aberta ao Professor (a),

Pensar em educação sem considerar a importância dos movimentos sindicais em defesa da causa, seria, no mínimo, ingênuo...

Inscrições para aulas de hidroginástica em Juazeiro encerram nesta terça(06)

As inscrições para as aulas de hidroginástica do Programa de Atividades Físicas do município de Juazeiro encerram nesta terça-feira (06). Estão sendo oferecidas pela Secretaria da Saúde 40 novas vagas. Os interessados devem comparecer no Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (Necom), situado no Centro de Saúde III, bairro Angari, das 14h às 17h.

Para se inscrever é necessário fazer parte do Programa de Hipertensão e Diabetes da Unidade de Saúde da Família do seu bairro, sendo obrigatório levar o documento de identidade e o laudo médico comprovando ser portador de hipertensão, diabetes, obesidade ou doenças respiratórias...

Estudantes do Estado ganham camisa para aulas de educação física

Este ano, além das duas camisas oficiais, os estudantes da rede estadual vão ganhar mais uma para as aulas de educação física, inclusive os alunos da noite. Segundo a vice-diretora do Raphael Serravalle, que fica no fim de linha da Pituba, Marinilse Carneiro, apenas neste colégio mais de 2.800 alunos serão contemplados.

A medida, que pretende garantir que todos os estudantes tenham condições de cumprir o regulamento, agradou a aluna Fabiana Assis, 11 anos, 5ª série, que prometeu cuidar bem da nova camisa. “Gostei muito, ela é muito bonita. Vou cuidar também das outras duas camisas e dos livros que ganhei”.

A farda é obrigatória para o acesso à escola. Alisson de Almeida Pereira, 11 anos, também da 5ª série do Raphael Serravalle, recebeu a camisa. A médica cardiologista Vânia de Almeida, 31 anos, mãe do estudante, explicou que a medida representou uma economia no seu orçamento. “Se eu fosse comprar, me custaria entre R$ 25 e R$ 30, além de outras despesas”.

A dona de casa Maricília Carvalho, 36 anos, vê a atitude como um facilitador para os pais. “É bom que é algo que já não teremos que nos preocupar. No ano passado, como eu não sabia que ganharíamos, acabei comprando, para que meu filho não fosse sem farda para a escola. Agora está bem melhor”. ..

Abertas inscrições para aulas de hidroginástica do Programa de Atividades Físicas em Juazeiro

A Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) abre 40 novas vagas para as aulas de hidroginástica do Programa de Atividades Físicas do município. As inscrições podem ser feitas no Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (Necom), situado no Centro de Saúde III, bairro Angari, nos dias 05 e 06 de março, das 14h às 17h. As vagas estão abertas para toda a comunidade, com prioridade ao idoso. Para se inscrever o interessado deve fazer parte do Programa de Hipertensão e Diabetes da Unidade de Saúde da Família do seu bairro, sendo obrigatório levar o documento de identidade e o laudo médico comprovando ser portador de hipertensão, diabetes, obesidade ou doenças respiratórias.

As aulas iniciarão em março, duas vezes por semana, no período vespertino na Unidade de Saúde da Família do Dom Thomaz. O objetivo é promover saúde através da realização de ações preventivas em prol de mais qualidade de vida. A ação é mais uma iniciativa da Diretoria de Promoção à Saúde, através do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (Necom) e da Coordenação do Programa de Atividades Físicas do Município para Hipertensos e Diabéticos (Projeto Mover)...

Início das aulas do campus Ouricuri definido para seis de fevereiro

A direção do Campus Ouricuri do IF Sertão-PE informa que está marcado para o dia 06 de fevereiro o início das aulas no campus. De acordo com o diretor da Instituição, Adalberto Pinheiro de Araújo,  na data será realizada aula inaugural “que marca o início do ano letivo no campus tendo como suporte uma grande programação elaborada para promover a integração entre estudantes novatos e veteranos, e que também cumpre o papel de informar ao corpo discente como funciona o campus Ouricuri em suas diversas instâncias”. A aula inaugural está marcada para as 19h da segunda-feira, 06 de fevereiro, e a direção está convocando os alunos de todos os cursos - Química, Edificações, Agropecuária, Agroindústria e Informática – para participarem do evento. ..

Casa Nova: falta de acordo ameaça início das aulas em 2012 na rede municipal de ensino, afirma APLB Sindicato‏

Em email ao blog, a APLB Sindicato informa que a situação da rede municipal de ensino em Casa Nova inspira sérios cuidados. É que, mesmo após sucessivas paralisações dos professores e trabalhadores em educação, a prefeitura ainda não acenou com a possibilidade de abrir a rodada de negociações sobre determinados pontos de pauta que se fazem urgentes.

De acordo com a diretora da APLB Sindicato em Casa Nova, professora Maria do Carmo da Rocha Braga, os portos mais imediatos são o Plano de Cargos e Carreira e o reajuste do piso salarial Nacional, cujas propostas da administração ainda não foram enviadas à Câmara Municipal e que, segundo ela, tem somente mais duas sessões para este ano. Para a sindicalista estes pontos, juntamente com as reformas das escolas, são essenciais para serem tratados e definidos antes do retorno às aulas no próximo ano.
 
Durante os dias 08 e 09 deste mês, quinta e sexta, os professores de Casa Nova paralisaram suas atividades por 48 horas, reivindicando o cumprimento do acordo estabelecido para dar fim a greve que durou 44 dias.  O acordo havia sido celebrado no dia 15 de junho deste ano entre APLB Sindicato, representante da Categoria, e a administração municipal, tendo por signatário o próprio prefeito, Orlando Xavier, sob a mediação da delegacia do Ministério do Trabalho e Emprego MTE, Edésia Almeida Silva...

AULAS DAS NOVAS TURMAS DE HIDROGINÁSTICA COMEÇAM HOJE EM JUAZEIRO

Sexta-feira (09), as alunas das turmas do Programa de Atividade Física para Hipertensos e Diabéticos de Juazeiro, ofertado pela Secretaria da Saúde, se reuniram em clima de alegria e agradecimento a Prefeitura de Juazeiro por mais um beneficio dado à comunidade. Durante o evento que aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) do Dom Thomaz muitos idosos e adultos que participam das aulas de hidroginástica fizeram uma avaliação positiva da atividade e parabenizaram o poder público municipal.

Ainda durante a festa, o grupo saboreou um café da manhã saudável ouvindo o show musical com Antônio Monteiro do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (NECOM). Para encerrar o evento com chave de ouro, as alunas e os professores realizaram um amigo secreto. “Adorei tudo. O encontro foi animado. É bom sempre rir. Eu entrei este ano para o Programa e acho as aulas ótimas. Não quero mais perder, pois incentiva a gente a viver melhor. Todo mundo busca saúde. Tenho problemas de desgaste na cartilagem dos joelhos e já caminho hoje bem melhor. Tomara que a prefeitura aumente os dias de aulas”, disse sorrindo a vendedora Marineide Nunes Silva, 44 anos...

Univasf recebe doação de motos para aulas de Engenharia Mecânica

O Colegiado de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) recebeu a doação de sete motos da marca Yamaha para as aulas sobre motores de combustão interna (M.C.I.) no curso. A doação foi realizada pela Yamaha Motor da Amazônia Ltda. com veículos que variam de R$ 5.000,00 a R$ 15.000,00.

As motos, de 250, 125 e 100 cilindradas, vão ser utilizadas a partir do ano que vem na disciplina Sistemas Térmicos do curso de Engenharia Mecânica, mas, de acordo com professor do colegiado José de Castro Silva, que solicitou a doação, os veículos não vão servir apenas para o ensino. “O colegiado não tinha um número significativo de motores para as aulas práticas e isso vai facilitar o aprendizado dos alunos, mas as motos também podem incentivar pesquisas e projetos de iniciação científica na área”, complementou o professor...

INÍCIO DAS AULAS DO PROERD NA ÁREA DA 74ª CIPM

Foram iniciadas no último dia 17, as aulas da segunda etapa do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, na área da 74ª CIPM, nas Escolas Municipais Maria José Lima da Rocha e Haydée Fonseca Falcão, localizadas no bairro João Paulo II.

O PROERD já formou 187 alunos das Escolas Municipais Anália Barbosa de Souza, Presidente Tancredo Neves e Dom José Rodrigues de Souza, no último semestre. Agora são 192 alunos contemplados, com formatura prevista para o mês de novembro...

JOVENS DO DISTRITO DE ABÓBORA TÊM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A 74ª Companhia Independente de Polícia Militar de Juazeiro, responsável por 3.600 km², a 2ª maior área de atuação destinada às CIPM do município, esteve desempenhando um belíssimo trabalho para a comunidade do distrito de Abóbora. Na pessoa do Soldado PM Jaime Ferreira, que proativamente desempenhou o trabalho, foram realizadas palestras de conscientização sobre a importância da atividade física para uma vida saudável. Como visto nas fotos, os participantes realizam aulas de alongamento, prática de aeróbica, ginástica localizada, exercícios abdominais, além de condicionamento físico.

Com registro no Conselho Regional de Educação Física, o Soldado PM Jaime Ferreira (CREF 002735G-PE) é Personal Trainer profissional e experiente há muito tempo, pois conta com academia particular e, com certeza possui bagagem para desempenhar tal atividade. Enquanto os jovens da comunidade estiverem ocupados em tarefas que vão lhes fazer bem à saúde, certamente estarão longe de desenvolver atividades ilícitas. Essa, com certeza, é mais uma iniciativa que visa a prevenção para não precisar da repressão. (Com informações da  74 CIPM) ..

Pré-Vestibular Universidade para Todos: Início das aulas

O Departamento de Ciências Humanas – Campus III, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através da coordenação local do Programa Universidade para Todos (UpT), está convidando os estudantes matriculados no curso pré-vestibular oferecido gratuitamente pela Universidade para Aula Inaugural amanhã (10), às 19 horas, no próprio Departamento, espaço ”Canto de Tudo”. As aulas do pré-vestibular iniciarão na próxima segunda-feira (13), no novo pavilhão de salas de aula do Departamento – salas 11, 12 e 13, das 19h às 22:30 horas. Em todo o estado da Bahia, a UNEB disponibilizou cerca de 12 mil vagas para 119 pólos. O Departamento de Ciências Humanas, da UNEB, ofereceu 350 vagas, sendo 150 para o município de Juazeiro; 100 para Curaçá, e 100 para Sobradinho. ..

Curso de mestrado da Univasf terá aulas com técnicos da EBDA

A nova turma de alunos do curso de mestrado em Engenharia Agrícola da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) será contemplada com mais aulas práticas a partir do segundo semestre deste ano. Isso se deve à parceria firmada entre a Secretaria da Agricultura (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), e a instituição de ensino. O convênio estabelece que técnicos da empresa orientem os futuros mestres nas linhas de pesquisa como Engenharias de Água e Solo, Agrometeorologia e Ambiência, e também dará ênfase às atividades in loco de assistência técnica e extensão rural (Ater).

De acordo com o professor da Univasf, Bráurilo Leal, o corpo técnico da EBDA possui mestres e doutores que atuam diretamente no campo e buscam o fomento da agricultura na região. “Essa parceria é vital para o Vale do São Francisco e essa experiência de campo será repassada para os alunos conforme a realidade da região, e o mais importante, apresentando resultados exitosos. Isso só é possível graças ao alcance de ações que a empresa tem nas comunidades agrícolas”, comentou o professor...