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UPAE/IMIP de Petrolina se prepara para 4ª eleição da CIPA

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) já está se preparando para a eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que acontecerá na próxima semana (15 e 16 de agosto). 

Para a votação, uma urna será disponibilizada na entrada dos funcionários das 7 às 21h, sob a supervisão de um técnico em segurança do trabalho e todos aqueles que possuírem vínculo celetista com a Unidade poderão votar. ..

79ª Caravana da Saúde realizou 271 atendimentos na Malhada da Areia

Nesta quarta-feira (09), a Caravana da Saúde foi até o Posto de Saúde do CAIC, no bairro Malhada da Areia, levando serviços de clínica geral, odontologia, ortopedia, oftalmologia, cardiologia e endocrinologia, além de exames laboratoriais e eletrocardiograma. Geraldo de Lima, vigilante, ficou bastante satisfeito com o atendimento. “É muito gratificante para nossa comunidade ter todos esses serviços aqui a disposição, ao lado da nossa casa”, garantiu Geraldo.

Desde a 70ª edição que a Caravana da Saúde vem contando com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), com serviços de atualização e averiguação cadastral para beneficiários do Bolsa Família, através da Unidade Móvel – Estação Cidadania; e o trabalho educativo para prevenção de acidentes de trânsito da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT)...

Juazeiro recebe Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres do campo

Juazeiro recebe esta semana uma das Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres do Campo que integram as ações do Programa “Mulher: Viver Sem Violência”, do Governo do Estado. A unidade atenderá aos distritos do Mandacaru, Salitre e Pinhões levando uma equipe multidisciplinar que inclui assistente social, psicóloga e advogada, numa parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) com a Secretaria de Políticas para Mulheres do Estado (SPM).

A Unidade Móvel é adaptada para levar às mulheres que vivem na zona rural, acesso aos serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência. O veículo é equipado com duas salas para o atendimento individual, geradores de energia, ar condicionado, copa e banheiro adaptados para a acessibilidade de pessoas com deficiência. Será disponibilizado atendimento com psicóloga, assistente social e advogada, todas aptas a prestarem acolhimento humanizado e eficiente às mulheres do campo...

SESP divulga programação de atendimento nesta terça-feira (08)

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informa à população de Juazeiro a programação dos trabalhos relacionados à iluminação pública e limpeza de espaços públicos nesta terça-feira (08).

As equipes de mutirões de limpeza estão na Avenida Raul Alves, Santo Antônio e Arco da Ponte – Próximo a Orla II; as equipes de varrição atendem hoje Tancredo Neves, Centenário, Jardim Vitória, Morada do Rio, Coreia, Maria Gorete, Dom José Rodrigues e Residencial Praia do Rodeadouro...

MUNÍCIPE RECLAMA DO ATENDIMENTO DO BANCO DO BRASIL EM SOBRADINHO

Geraldo,

A agência do Banco do Brasil em Sobradinho há muitos anos não presta um bom serviço à nossa população, ou a quem precisa...

SINDSEMP participa de reunião com profissionais do Atendimento Educacional Especializado do município para reformulação do EPCM

Representantes da diretoria do Sindicato dos servidores Municipais de Petrolina e da Associação dos Profissionais da educação Municipal se reuniram quarta-feira (02), para ouvir professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE), para ouvir as reinvindicações destes profissionais, em relação às sugestões e propostas a serem inseridas na reformulação do Estatuto e Plano de Carreira do Magistério Municipal (EPCM).

De acordo com a vice-presidente do SINDSEMP, a professora Inês Silva, esse momento foi muito importante para que os anseios da categoria sejam levados à comissão de reformulação do município, da qual o sindicato faz parte. “Nós temos um plano, agora a gente vai reformular. Nosso plano já está ultrapassado e não atende mais as necessidades do ano de 2017, então a gente leva essas novas propostas e novas perspectivas, principalmente no que diz respeito a salário e condições de trabalho. Estamos  ouvindo nossas bases e discutindo  democraticamente  a reformulação  do EPCM”, conclui.

A professora Rita de Cássia considerou a reunião muito relevante para a categoria, que elaborou propostas e sugestões que venham beneficiar a função. “Precisamos da garantia através da Lei, de pontos que culminem em avanços para o nosso trabalho, garantias que não tem no EPCM”, finaliza pontuando a necessidade da próxima reunião acontecer com o apoio jurídico, para agilizar essa demanda. ..

UPAE/IMIP de Petrolina promove capacitação sobre atendimento ao paciente em parada cardiorrespiratória

Dentro do tripé da assistência, ensino e pesquisa preconizado pelo IMIP, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) busca oferecer atualizações e capacitações em serviço para os seus funcionários e colaboradores. Como é o caso do treinamento para atendimento ao paciente em Parada Cardiorrespiratória (PCR) promovido esta semana pela instituição em parceria com o SAMU.

Desta vez, a iniciativa envolveu os enfermeiros da Atenção Especializada (Ambulatório, Bioimagem Clínica e Bloco Cirúrgico), que puderam se atualizar e conhecer as mudanças nas diretrizes de ressuscitação cardiopulmonar e atendimento cardiovascular de emergência, realizadas em 2015 pela American Heart Association. Durante uma hora e meia o enfermeiro do SAMU, Nilton Paulo, falou sobre primeiros socorros, engasgo, desmaio, parada e reanimação, entre outros assuntos pertinentes.

À vontade na casa, pois já trabalhou na UPAE, Nilton realizou um treinamento dinâmico, prático e voltado para a realidade da Unidade. "A UPAE tem uma dinâmica muito diferente no Pronto Atendimento [urgência e emergência 24h] e na Atenção Especializada [serviço de especialidades], mas a equipe de enfermagem dos dois setores precisa estar preparada para qualquer eventualidade. Numa PCR cada minuto sem assistência diminui em 10% a chance de sobrevida do paciente, por isso é preciso pensar rápido e agir", alertou aos presentes...

78ª edição da Caravana da Saúde realiza 179 atendimentos no distrito de Mandacaru II

Nesta quarta-feira (2º), a Caravana da Saúde esteve no distrito de Mandacaru II, localizado na zona rural de Juazeiro. Na ocasião, a população teve acesso a consultas pré-agendadas com especialistas, bem como a realização de exames e recadastramento do Bolsa Família, totalizando 179 atendimentos. O programa da Prefeitura Municipal chega a sua 78ª edição e já ultrapassa a marca de 22 mil atendimentos realizados.

De acordo com a diretora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Juazeiro, Simone Freire, o principal objetivo do programa é reduzir a demanda reprimida de cada unidade. “Temos uma ampla cobertura nas nossas Unidades Básicas de Saúde, chegando a uma média de mil atendimentos por dia e que essas consultas geram demandas para a Atenção Especializada. A Caravana vem para dar uma resposta mais rápida e efetiva para a população, como determina o prefeito Paulo Bomfim”, destaca...

ESPAÇO DO LEITOR: SINE BAHIA EM JUAZEIRO SEM ATENDIMENTO.

Ola Geraldo,

Venho através de seu Blog relatar que o SINE BAHIA em Juazeiro esta há mais de 15 dias sem sistema, pelo menos é a desculpa deles, para emitir Carteira de Trabalho, tendo assim dificultado a vida de muitos que dependem da mesma para principalmente angariar emprego. Se não já bastasse tamanha crise que o País enfrenta com crescente desemprego, agora nem sequer uma carteira de trabalho está se podendo tirar...

Mudanças no Planserv limitam atendimento aos beneficiários. Cremeb emite nota

Diante das informações que circulam em público, que inclui o aumento de despesas do Planserv e a sua possível privatização, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) vem buscando entender melhor os fatos a fim de colaborar para a solução dos problemas que as instituições de saúde, os médicos e os pacientes deste plano vêm enfrentando. É visível que, após mudanças adotadas recentemente pela administração, ocorreram restrições ao atendimento dos 503 mil beneficiários do plano dos servidores estaduais.

Apesar do governo do estado alegar que as mudanças estão sendo feitas para melhorar e qualificar o atendimento aos usuários de forma transparente, as unidades de saúde, os médicos, os pacientes e o próprio Cremeb não têm recebido informações de forma oficial. Para esclarecer o que de fato vem ocorrendo, o Conselho convocou uma reunião com os diretores médicos dos hospitais privados de Salvador que atendem ao plano e convidou a coordenadora geral do Planserv, Cristina Teixeira Cardoso. O encontro aconteceu na quarta-feira, na sede do Conselho, e contou com a presença de representantes de nove grandes instituições, mas com a ausência da senhora Cristina...

Tramita na ALBA o Projeto de Lei do deputado Roberto Carlos que propõe atendimento diferenciado para diabéticos

Está em tramitação, na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, o Projeto de Lei proposto pelo deputado Roberto Carlos (PDT), que propõe o atendimento diferenciado para pessoas portadoras de diabetes que forem insulinizadas ou que possuam problemas crônicos em função da doença, na rede estadual e particular de saúde da Bahia.

O diabetes mellitus é uma doença crônica caracterizada pela elevação da taxa de glicose no sangue. A taxa normal é de aproximadamente 60 a 100 mg/dl e tal elevação está relacionada a fatores genéticos e ambientais. Observa-se que, com a presença de outros fatores como a obesidade, infecções bacterianas e viróticas, traumas emocionais ou gravidez, a doença pode aparecer mais cedo...

Mutirão de Cirurgias inicia atendimento na região de Candeias

Moradores de seis municípios da região de Candeias começam a ser atendidos pelo Mutirão de Cirurgias a partir de terça-feira (25). A iniciativa do Governo da Bahia, viabilizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), tem como objetivo auxiliar na redução da fila de espera, atendendo aos pacientes com agilidade e segurança.

As consultas pré-operatórias serão realizadas em unidades móveis estacionadas na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, no centro de Candeias, a partir das 7h, até sexta-feira (28). A equipe tem capacidade de atender 200 pacientes por dia. Nesta etapa, além de Candeias, serão contemplados os municípios de Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Saubara...

Atendimentos às crianças com microcefalia na UPAE/IMIP de Petrolina completa 1 ano

Há um ano, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco selecionou a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) para ser referência na reabilitação e estimulação precoce de crianças com microcefalia, que residem IV Macrorregional de Saúde.

E esse, sem dúvida, é um motivo a mais a ser comemorado nos 4 anos de aniversário da UPAE completados agora em julho. “Ficamos felizes com o reconhecimento do estado em nos referenciar para este serviço, pois, deste modo, o atendimento às crianças com microcefalia foi descentralizado e interiorizado, poupando a população de grandes deslocamentos para os tratamentos específicos”, ressalta a coordenadora geral, Ana Beatriz Mota Aguiar. ..

ATRASO PARA ATENDIMENTO NO MUTIRÃO DE CONSULTAS PARA PEQUENAS CIRURGIAS IRRITA PACIENTES DO HOSPITAL REGIONAL DE JUAZEIRO

O Blog Geraldo José postou dia passado (20) matéria oriunda da Assessoria do Hospital Regional de Juazeiro que anunciou para esta sexta-feira (21) um mutirão de consultas médicas na especialidade de Cirurgia Geral para triagem de pequenas cirurgias na referida unidade hospitalar. Segundo o hospital, os pacientes que necessitassem da retirada de pequenos tumores benignos, pequenos sinais de pele, retirada de cistos, verrugas, entre outros, deviam comparecer a unidade nesta sexta-feira, 21 de julho, a partir das 07:00 horas para a realização do cadastro. As consultas começariam a partir das 10:00 horas e logo após a finalização da consulta poderiam fazer a marcação da cirurgia, caso houvesse indicação médica.

No final da manhã desta sexta a redação do Blog recebeu inúmeras ligações, inclusive, do leitor Elias Santa Cruz que denunciou o descaso do Hospital Regional de Juazeiro com as pessoas que compareceram desde às 04 horas da madrugada e até meio-dia ainda não tinham sido atendidas. Veja a mensagem: “Geraldo quero denunciar o Hospital Regional de Juazeiro porque os pacientes estão aqui desde as 4hs da manhã e não tem atendimento para o mutirão de cirurgias. Só aqui no atendimento tem mais de 250 pacientes. Meu nome é Elias Santa Cruz, morador do bairro Santo Antônio. Eu estou aqui no hospital fizeram a ficha aí temos que passar pelo médico. A primeira informação é de que o médico começaria a atender as 10h, mudaram para as 11h voltamos a perguntar e eles informaram que o médico não tinha chegado. Mudaram para as 12h, mas todas as informações são negativas. Estamos aqui desde às 4h da manhã, tem idosos na fila e não temos atendimento” lamentou o denunciante...

Atendimento da UPAE/IMIP de Petrolina é considerado bom/excelente por 80% dos seus usuários

No mês de aniversário da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) muitos são os motivos para serem comemorados. Entre eles, o índice de satisfação do usuário, que é aferido através de questionário qualitativo feito pela ouvidoria da instituição. No último consolidado deste ano, o método apontou que 80% dos usuários da Unidade consideram o atendimento da UPAE bom/excelente.

A pesquisa de avaliação é feita com 10% do percentual diário dos usuários que utilizam os serviços da urgência e emergência e da atenção especializada. O questionário aplicado individualmente por uma assistente administrativa é composto de onze perguntas, que envolvem desde a avaliação da limpeza dos banheiros e silêncio nas salas de espera e observação ao atendimento médico, de funcionários e recepcionistas...

Novo Centro Pop vai melhorar atendimento à população em situação de rua em Petrolina

Com um ambiente mais espaçoso e localizado na área central da cidade, o novo Centro de Referência Especializado Para a População de Rua (Centro Pop) foi inaugurado nesta quarta-feira (19). O equipamento social foi entregue pelo prefeito Miguel Coelho em cerimônia com a presença do senador Fernando Bezerra, secretários municipais, vereadores e dezenas de usuários da nova estrutura. O Centro Pop agora fica situado na Rua Padre Fraga, nº 395, e terá como papel resgatar a cidadania de pessoas em situação de rua com diversos serviços e acompanhamento psicossocial.  

A estrutura tem capacidade de atender em média cem usuários por dia com café da manhã e fazendo acompanhamento para almoço e jantar no Restaurante Popular, que fica próximo ao Centro Pop. Essa localização, por sinal, foi um dos pontos estratégicos para eficientizar e universalizar o serviço, já que, além de fazer conexão com o centro de alimentação, está na área onde é registrada a maior presença de pessoas em situação de rua. Antes, os serviços ficavam num prédio no bairro Palhinhas, distante da região central da cidade...

Caravana da Saúde realizou 141 atendimentos na Goiabeira II

A comunidade da Goiabeira II, distrito do Junco, recebeu nesta quarta-feira (19) a 76ª edição da Caravana da Saúde. Ao todo, foram 141 atendimentos. Além de oferecer exames laboratoriais e eletrocardiogramas, a comunidade contou com especialidades como: clínica geral, odontologia, cardiologia, endocrinologia e oftalmologia. Os pacientes foram encaminhados para a consulta oftalmológica no Posto de Saúde do Angari, na unidade móvel da Fundação Banco de Olhos. O agricultor Edvaldo Macedo, 62 anos, passou pelo endocrinologista e aprovou a realização da Caravana. “Para nós do interior é muito bom porque evita esse deslocamento até a cidade. É uma boa oportunidade para cuidarmos da nossa saúde. Gostei bastante do atendimento”, declarou Edvaldo.

A Caravana da Saúde também conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), com serviços de atualização e averiguação cadastral para beneficiários do Bolsa Família; o trabalho educativo para prevenção de acidentes de trânsito da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) e a participação do Núcleo de Educação e Promoção da Saúde (Neps). Ailton Gomes, motorista do ônibus da Escola Municipal Antônio Francisco Oliveira, enquanto aguardava a saída dos alunos, aproveitou para assistir a palestra da equipe de Educação para o Trânsito. “Gostei bastante da palestra. Como motorista é sempre bom reforçar e renovar os conhecimentos sobre o trânsito. A gente nunca sabe tudo, é sempre bom aprender”,..

ESPAÇO DO LEITOR: MAU ATENDIMENTO DO PSF DO JARDIM VITÓRIA.

Geraldo,

Em primeiro momento quero deixar claro que não sou contra a gestão do atual prefeito quem vem dando continuidade ao crescimento de nossa Juazeiro. Estou apenas fazendo juz ao meu direito de cidadão...

Central de iluminação pública encerra 1º semestre com quase 5 mil atendimentos em Petrolina

Aos poucos o telefone tem se tornado um grande aliado de quem precisa resolver algum problema relacionado à iluminação pública em Petrolina, no sertão pernambucano. É que somente entre os meses de janeiro e junho deste ano, a prefeitura registrou 4.708 solicitações de serviços na central de atendimento telefônico, à serviço da população através do telefone (87) 3862-2993. A partir de cada solicitação de reparos, as equipes de manutenção da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) percorreram todos os bairros de Petrolina, além da zona rural do município, neste primeiro semestre de 2017.

Os quase 5 mil atendimentos registrados na central de atendimento de iluminação pública, resultaram numa quantidade significativa de equipamentos defeituosos substituídos. De janeiro a junho, foram trocados 789 reatores, 2.038 bases e relês fotoelétricos e 2.877 lâmpadas nos mais de 31 mil pontos de luz do município. Números que mostram a eficiência do trabalho realizado pelas equipes de manutenção, de acordo com o secretário-executivo de Serviços Públicos, Fred Machado. “A demanda de atendimento aqui em Petrolina é muito grande, por isso nós elaboramos um esquema de escala das equipes para que uma delas sempre esteja de plantão para atender as ocorrências. Com o trabalho da central de atendimento por telefone da SEDURBS e também o da Ouvidoria, nós conseguimos otimizar nossa atuação, a fim de que os problemas sejam resolvidos cada vez mais rápido. É com essa agilidade que pretendemos aumentar cada vez mais a eficácia do serviço que prestamos para a população”, projeta Machado...

Juazeiro: Sebrae oferece atendimento com hora marcada

Com foco na comodidade dos empreendedores baianos que buscam as soluções do Sebrae, já está sendo realizado o atendimento empresarial com hora marcada em todos os 27 pontos de atendimento da instituição. O interessado deve agendar gratuitamente pela Central de Relacionamento Sebrae, no 0800 570 0800, das 9h às 17h, o dia e a hora para comparecer a um dos pontos. A ligação é gratuita, inclusive de celular.

O novo modelo vai garantir atendimento gratuito para serviços como orientação sobre abertura de empresas, soluções para o Microempreendedor Individual (MEI), atendimento sobre finanças, mercado e marketing, ideias de negócios (Radar Sebrae), dentre outros...