RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 128 registros para a palavra: ammpla

AMMPLA se manifesta sobre decisão da SETRANVASF de suspensão de gratuidade para idosos e pessoas com deficiência

A AMMPLA-Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina, no uso de suas prerrogativas legais, constantes em Lei e no Decreto nº. 60/2016 vem se posicionar a respeito de veiculação na mídia da intenção do SETRANVASF de suspensão de benefícios de gratuidade no transporte coletivo para idosos entre 60 e 64 anos bem como portadores de necessidades especiais conforme decisão judicial.

1º - Esclarecemos que até a presente data a AMMPLA não foi notificada oficialmente da decisão judicial citada pelo SETRANVASF;..

AMMPLA envia nota de esclarecimento sobre suspensão de gratuidade a idosos, veja na íntegra:

A AMMPLA – Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina, no uso de suas prerrogativas legais, constantes em Lei e no Decreto nº. 60/2016 vem se posicionar a respeito de veiculação na mídia da intenção do SETRANVASF de suspensão de benefícios de gratuidade no transporte coletivo para idosos entre 60 e 64 anos bem como portadores de necessidades especiais conforme decisão judicial.

1º - Esclarecemos que até a presente data a AMMPLA não foi notificada oficialmente da decisão judicial citada pelo SETRANVASF;..

AMMPLA: Petrolina terá representante na Câmara Temática do Trânsito, Educação e Cidadania no biênio 2017/2018

O agente de trânsito, Jilmar Barros, terá mais dois anos 2017/2018, como membro da Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania, em Brasília.

A participação efetiva do agente de Trânsito, atual coordenador de Fiscalização e Educação de Trânsito, Jilmar Barros, junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e ao Contran-Conselho Nacional de Trânsito, em discussões e busca por soluções para a segurança do trânsito resultaram na conquista da vaga em BrasÍlia. Esta é a segunda vez na história que a prefeitura de Petrolina será representada.

Para o biênio 2017/2018, além de Jilmar Barros foi nomeado o agente Alexandre Bezerra de Oliveira, como suplente.  A próxima reunião acontecerá em Brasilia dia 09 de dezembro.



As Câmaras Temáticas são órgãos técnicos vinculados ao Contran, têm como objetivo estudar e oferecer sugestões e embasamento técnico sobre assuntos específicos para decisões do Conselho.

Cada Câmara Temática é composta por pessoas representantes de órgãos e entidades de trânsito da União, dos Estados ou do Distrito Federal e dos Municípios, pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito, além de especialistas, representantes de diversos segmentos da sociedade relacionados com o trânsito.

"Vamos dar continuidade ao trabalho através desse canal que tem o objetivo de aprimorar as atividades que hoje são desenvolvidas para melhorar o trânsito em todas as cidades brasileiras. Queremos nortear nossas ações e campanhas para um trânsito mais seguro. Para isso buscaremos parcerias e somaremos forças com os demais parceiros e membros que fazerm parte da Câmara", finalizou Jilmar Barros...

AMMPLA: Campanha + Saúde alerta motoristas para mudança de comportamento no trânsito

"Seja a mudança que você quer ver no mundo". A frase é de Mahatma Gandhi e a AMMPLA-Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina, através do Setor de Educação, lança no próximo dia 5 dezembro,  em parceria com a Secretária de Saúde a Campanha + Saúde no Trânsito.

O coordenador do setor de Educação da Ammpla, agente de trânsito Jilmar Barros, diz que é essencial que cada motorista represente a transformação para um trânsito mais seguro e em paz.

"Portanto seja a mudança que você quer viver no trânsito. Precisamos compreender que os números assustadores da violência no trânsito também se relacionam com nossos comportamentos, com nossas escolhas pessoais e que precisamos mudar a cultura simplesmente porque da forma como estamos fazendo, colhemos resultados muito ruins", aponta Jilmar Barros.



Confira a Programação Petrolina- Campanha + Saúde no Trânsito:
            
CURSOS
DATA     PÚBLICO     HORÁRIO     LOCAL
05/dez     Motoristas PMP     8h     Auditório SEST/SENAT
06/dez     Motoristas PMP     14h     Auditório SEST/SENAT
10/dez     Mototaxistas     9h     Auditório IGPREV
            
BLITZ EDUCATIVAS
DATA     LOCAL     HORÁRIO     ATIVIDADES
08/dez     Av. Clementino Coelho     9h - 11h     Blitz Educativa (AMPPLA)
09/dez     Av. Integração (Grau Técnico     9h - 11h     Distribuição de Panfletos
10/dez     Av. Guararapes (PMP)     9h - 11h     Adesivaço
Av. Integração (G Barbosa)     9h - 11h      
            
PANFLETAGEM
DATA     LOCAL     HORÁRIO     ATIVIDADES
09/dez     Bodódromo e Avenida S. Fco     21h - 23h     Distribuição de Panfletos
10/dez     Bodódromo e Avenida S. Fco     21h - 23h     Adesivaço

Dados revelam que a cada ano mais de 1,2 milhões de pessoas morrem em acidentes de trânsito em todo o mundo e de 30 a 50 milhões ficam feridas, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde.

"Para gerar a mudança de cultura necessária precisamos individualmente fazer melhores escolhas, trazer valores humanos para o trânsito é uma missão pública, que não se restringe aos cidadãos e cidadãs individualmente nem aos governos tão somente. Nossa saúde e segurança estão em jogo e por isso precisamos construir uma nova cultura de trânsito, que tenha a paz", finalizou Jilmar Barros...

AMMPLA divulga programação da Semana Nacional de Trânsito

A Autarquia Municipal de Mobilidade promove entre os dias 16 a 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito em Petrolina. A abertura do evento vai ocorrer na sexta-feira 16, no auditório do Sest/Senat a partir das 8hs. A  programação consta palestras, blitz educativas e de pilotagem defensiva. No domingo 25 vai acontecer o Passeio Ciclístico, saindo da avenida Cardoso de Sá, às 9hs. Este ano, o tema da Semana Nacional de Trânsito é: "Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro".

Confira a programação:

Sexta-feira 16 - Abertura Sest/Senat às 8hs.
Segunda-feira 19-Forum professor Amigo do Trânsito - Auditório Detran Recife-PE às 8hs
Terça-feira 20, Blitz Educativa. Avenida Clementino Coelho às 14hs
Quinta-feira 22, Palestras nas Escolas Públicas. Manhã e Tarde
Sexta-feira 23, Blitz Avenida Monsenhor Angelo Sampaio. Manha e Tarde
Domingo - 9hs Passeio Ciclístico - Avenida Cardoso de Sá...

AMMPLA promoverá Semana Nacional do Trânsito

A prefeitura de Petrolina, através da AMMPLA-Autarquia Municipal de Mobilidade promove entre os dias 16 a 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito. A abertura do evento vai ocorrer na sexta-feira 16, no auditório do Sest/Senat a partir das 8h. A programação consta também de palestras, blitz educativas e pilotagem defensiva. No domingo 25, vai acontecer o Passeio Ciclístico, saindo da avenida Cardoso de Sá, às 9h, 

Este ano, o tema da Semana Nacional de Trânsito é: "Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro". 



O diretor presidente da AMMPLA, Ryan Pedro, explica que a principal finalidade desta semana é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária. 

O coordenador de educação do trânsito da AMMPLA,  Jilmar Barros diz que a meta é realizar sempre ações focadas em todos os integrantes do trânsito (pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores), para garantir um trânsito mais seguro. 

"Cada um é responsável pelas atitudes no dia a dia no trânsito e que cada um pode e faz a diferença!", aponta Jilmar Barros.

Confira a Programação Semana Nacional do Trânsito em Petrolina:
Sexta-feira 16 - Abertura Sest/Senat às 8h.
Segunda-feira 19-Forum professor Amigo do Trânsito - Auditório Detran Recife-PE às 8h
Terça-feira 20, Blitz Educativa. Avenida Clementino Coelho às 14h
Quinta-feira 22, Palestras nas Escolas Públicas. Manhã e Tarde
Sexta-feira 23, Blitz Avenida Monsenhor Angelo Sampaio. Manha e Tarde
Domingo - 9h Passeio Ciclístico - Avenida Cardoso de Sá

Se nada for feito, a Organização Mundial da Saúde estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. A intenção da ONU com a "Década de Ação para a Segurança no Trânsito" é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020...

AMMPLA realizará Campanha Volta às Aulas no KM 25 Projeto de Irrigação Maria Tereza

A AMMPLA- Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina realiza a Campanha Volta às Aulas. A campanha tem o objetivo de garantir a segurança do transporte das crianças e adolescentes até as escolas.

A Campanha Volta às Aulas aconteceu nesta quinta-feira 18, na Avenida Joaquim Nabuco. No período de volta às aulas, o fluxo de veículos aumenta na cidade, gerando pontos de lentidão no trânsito e aumentando o risco de acidentes no entorno das escolas.

Na sexta-feira 19, no período da manhã e tarde haverá uma palestra na Escola Municipal Miguel Arraes, no bairro Vila Vitória. Na segunda feira 22, o projeto segue para o Projeto de Irrigação Maria Tereza km 25, no período da tarde.

Para a campanha Volta às Aulas, foram criados materiais gráficos (folderes) que destacam a importância do uso do cinto de segurança, transporte crianças menor de 7 anos, não forçar passagens, além de outras orientações para motoristas, pedestres e motociclistas.

O coordenador do setor de Educação da EPTTC, Jilmar Barros, lembra que as ações de volta às aulas pretendem conscientizar a população para que ajude a cidade a ter um trânsito mais seguro para crianças e pedestres.

Nas intervenções da campanha, a AMMPLA deseja não apenas proporcionar uma sinalização mais adequada no entorno das escolas, também comportamentos mais seguros dos condutores e pedestres em sua circulação.

A Campanha Volta às Aulas é desenvolvida no período da manhã e tarde, desde o início desse ano e agora no segundo semestre letivo. 

Também serão realizadas abordagens educativas em locais próximos as escolas. Pedestres e motoristas receberão os impressos e orientação sobre normas de segurança no trânsito, como:
- transportar crianças em segurança no interior do veículo;
– respeito dos limites de velocidade;
– estacionamento de acordo com a sinalização;
– não avançar sinais;
– respeito à sinalização dos agentes e monitores de travessias nas escolas;
– embarques e desembarques em locais apropriados e com segurança;
– orientar as crianças sobre deslocamentos seguros. ..

AMMPLA e Dnit instalam semáforos na avenida Sete de Setembro

A Avenida Sete de Setembro inicia este mês de agosto com a instalação dos semáforos. A AMMPLA-Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina em parceria com o Dnit-Departamento Nacional de Infraestrutura instalaram semáforos próximo a Caixa e na Bari. No semáforo próximo a Caixa, foram instalados 3 grupos focais veiculares e 2 pedestres com a programação de dois tempos, abrindo a principal da avenida Sete de Setembro. Já na Bari o conjunto semafórico comporta 4 grupos focais veiculares e 2 para pedestres.

Os técnicos da AMMPLA recomendam aos motoristas que redobrem a atenção nessas vias por causa do novo dispositivo. A Avenida Sete de Setembro é uma das vias mais movimentadas de Petrolina, no Sertão pernambucano. Ela se estende pelas Zonas Leste e Oeste da cidade e o trânsito em horário de pico fica intenso. A engenheira de trânsito da AMMPLA, Paula Lopes, reforça que os motoristas devem redobrar a atenção. "Os semáforos foram instalados com o objetivo de ampliar a segurança dos condutores que diariamente cruzam a avenida Sete de Setembro".

Os motoristas devem respeitar o local da parada dos veículos nas linhas de retenção que foram posicionadas próximo as faixas de pedestres. Quem não cumprir as regras serão punidos com multas. ..

AMMPLA fará esquema especial de trânsito para os festejos juninos

A prefeitura de Petrolina, através da AMMPLA-Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina prossegue com o esquema especial de transporte, segurança e fiscalização, com o objetivo de garantir tranquilidade das pessoas que vão participar das festas do São João 2016. Agora será a vez da festa no Pátio de Eventos Ana das Carrancas, localizado na Zona Norte da cidade, que inicia nesta sexta-feira 17 e vai até o dia  25 de junho.

O prefeito Julio Lossio afirmou que é o São João a maior festa da família nordestina e por isto um plano de segurança do trânsito será executado para garantir a diversão e a paz dos petrolinenses e dos turistas. O diretor presidente da AMMPLA, Ryan Pedro, determinou o esquema reforçado em todo o local e nas regiões no entorno do Parque de Eventos e locais destinados as demais ações juninas. 

De acordo com Ryan Pedro, a AMMPLA montou uma estrutura para distribuição de panfletos com o alerta para que os motoristas respeitem as leis de trânsito, não beber e dirigir. Também serão fiscalizados o transporte público e os pontos de táxis montados para facilitar o acesso aos forrozeiros. A polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal também participam das ações especificas de fiscalização e blitz durante o período junino.

Direção perigosa por embriaguez alcoólica, velocidade incompatível com a via, invasão das áreas isoladas ao trânsito de veículos, estacionamento em locais proibidos ou prejudiciais à fluidez do tráfego são consideradas pela AMMPLA infrações corriqueiras em eventos. Por isso, o contingente do órgão também atuará nessa frente, coibindo ações que possam colocar em risco a segurança das pessoas. Quem desejar ir ao Parque de Eventos Ana das Carrancas terá a opção do transporte público, sendo assim, o conhecido "Corujão" funcionará todos as madrugadas. ..

AMMPLA define esquema especial de Trânsito para o Povoado do Capim durante a 45º Jecana

O trânsito do Distrito do Capim, localizado a 25 km de Petrolina, terá esquema especial durante o período de 10 de junho a 12 de junho, quando ocorrerá a 45º Jecana-Corrida de Jegues e shows com Flávio Leandro, Elisson Castro e Banda Pega Leve.

O plano operacional foi definido nesta quarta-feira 8, durante a reunião realizada na Associação de Moradores e Produtores do Capim. 

A reunião contou com a participação da presidente da Associação do Capim, Duscineta Coelho Pereira, o diretor presidente da AMMPLA, Ryan Pedro, fiscais de trânsito, gerência de manutenção e agentes de trânsito.

Para garantir segurança e preservar a tradição de uma das festas consideradas mais tradicionais da região no Povoado do Capim, a Prefeitura, através da AMMPLA-Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina prepara o esquema de apoio e fiscalização  que vai acontecer durante a 45º Jecana. A organização do evento espera mais de 30 mil pessoas.

O prefeito Julio Lossio determinou que serão instalados  dois pontos fixos de fiscalização no percurso para o povoado do Capim com o objetivo de orientar motoristas e pedestres. 

O diretor presidente da AMMPLA, Ryan Pedro, garantiu que estarão envolvidos nos trabalhos cerca de 42 agentes de trânsitos, além de fiscais, viaturas e motos para ampliar a fiscalização.

O Gerente de Fiscalização de Trânsito da AMMPLA, Afonso Ricardo Rodrigues, reforça que respeitar as regras de trânsito e o próximo são condutas básicas para uma boa convivência no trânsito. Não fazer pelo outro o que você não quer para você é a regra número um para preservar a integridade física das pessoas, quando o motorista estiver trafegando.

O setor de educação do Trânsito da AMMPLA também vai realizar no domingo 12, uma panfletagem para conscientizar os condutores que trafegam no local para garantir um trânsito tranquilo e seguro.

O objetivo é mostrar o lado positivo para aqueles que Praticam atitudes certas para evitar acidentes garantindo um trânsito mais organizado. Dar passagem pela esquerda, quando solicitada por outro veículo, não costurar no trânsito garantem o bom tráfego, são bons exemplos para garantir um trânsito em paz..

"As regras de boa conduta incluem ainda não aceitar provocação de outro motorista, facilitar a passagem dos carros de bombeiros, ambulâncias e polícia, não dificultar a passagem de pedestres, principalmente crianças, pessoas idosas e portadoras de deficiência física e ultrapassar apenas pela esquerda", finalizou Afonso. ..

Secretaria de Acessibilidade e AMMPLA realizam certificação de clínicas

A secretaria executiva de Acessibilidade e a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) realizaram na última semana a certificação de clínicas credenciadas ao Detran em Petrolina. Até agora, já foram certificadas 20 clínicas. O objetivo da certificação é garantir as condições de acessibilidade nas clínicas para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. As clínicas foram vistoriadas e tiveram que se adequar para receber de forma igualitária as pessoas com deficiência. As mudanças exigidas seguem o padrão da Norma Brasileira de Acessibilidade (ABNT NBR 9050).

"Na verdade esse trabalho  que  estamos  fazendo  com  as  clinicas,  é  uma conquista das pessoas com deficiência.Estamos apenas proporcionando o que lhes é de  direito. Esse acordo  com as clinicas vai contemplar acessibilidade predial, acessibilidade no aprendizado em relação as autoescolas, de forma que a pessoa com deficiência possa ter seus direitos garantidos" , frisou Julio Lossio, prefeito de Petrolina.

O diretor da Secretaria de Acessibilidade, Paulo César Dias, ressaltou a importância da vistoria e da certificação das clínicas. "A ideia é que todas as clínicas possam se adequar às normas, e estamos conseguindo cumprir com a demanda, já são 20 as clínicas que receberam a Delcaração de Acessibilidade. Ainda há muito a ser feito, mas temos avançado bastante em relação aos direitos das pessoas com deficiência", observou. A Secretaria de Acessibilidade segue engajada e conta com o apoio da AMMPLA para realizar as vistorias e orientar as clínicas para estarem de acordo com as normas técnicas da ABNT NBR 9050. ..

AMMPLA comemora o resultado positivo das ações e planejamento do revezamento da Tocha Olímpica

O significado da Tocha Olímpica é o que determinou o prefeito Julio Lossio, por meio da AMMPLA-Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina, a interditar o trânsito do percurso principal do revezamento do fogo olímpico que totalizou 21 quilometros na quinta-feira 26.

A finalidade foi proporcionar segurança dos revezadores, da comitiva da Tocha Olímpica e de toda a população da cidade e região que foi presenciar este momento singular na vida de uma cidade.

A passagem da Tocha Olímpica teve o papel de disseminar os ideias olímpicos com mensagens de esperança para todos os povos. Como também gestos de solidariedade, fraternidade, compreensão, amizade. Tudo isso para promover a paz. A paz na cidade, no país e no mundo.

Quando há guerra entre países e povos, dá-se o cessar fogo com a presença dos Jogos Olímpicos e o percurso da Tocha Olímpica. Daí a importância absoluta a este símbolo de paz e fraternidade entre todos.

Por isto a AMMPLA realizou algumas alterações no trânsito da cidade. O percurso teve início às 15h, na BR 407, no bairro Cosme e Damião e foi finalizado na orla de Petrolina, por volta das 19h.

A tocha percorreu os bairros IPSEP, Jardim São Paulo, Cosme e Damião, João de Deus, Nova Vida I e II, Jardim Amazonas, Pedro Raimundo, Ouro Preto, Jardim Maravilha, Vila Mocó, Centro, Caminho do Sol, Areia Branca, Maria Auxiliadora, Colônia Imperial e São José.

A AMMPLA montou uma força tarefa utilizando todos os agentes de trânsito, estagiários, fiscais com viaturas e carros de apoio que acompanharam todo o trajeto da Tocha Olímpica. 

Todos os trabalhos, ações e atividades culturais, educacionais e esportivas contou com a cooperação de todos os secretários municipais, que foram coordenados pelo o Comitê Olímpico Local.

"Foi planejando este momento desde o ano passado e a cooperação de todos e, principalmente, da população que foi proporcionar esse momento belo em nossas vidas e para a história de Petrolina", atribuiu o diretor presidente da AMMPLA, Ryan Pedro.
..

AMMPLA monta esquema especial para acompanhar o percurso da Tocha Olímpica

A Prefeitura de Petrolina, através da AMMPLA-Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina, já vive a expectativa da passagem da Tocha Olímpica por suas ruas e por este motivo o trânsito sofrerá algumas modificações. Na próxima quinta-feira, 26, o símbolo maior das Olimpíadas chega à cidade e será conduzido por 110 cidadãos, num percurso de 21km. Durante o trajeto não será permitido estacionamento de carros, motocicletas ou qualquer tipo de veículos no percurso, sendo passível de reboque.

A Tocha percorrerá 17 bairros e  terá início às 15h, na BR 407, no bairro Cosme e Damião e será finalizado na orla de Petrolina, por volta das 18h, quando haverá shows e celebrações. A AMMPLA terá um esquema especial de trabalho com mais de 50 agentes de trânsito, 8 homens operacionais da manutenção, fiscais de transportes, motocicletas, viaturas, vans e guinchos, além da sinalização com cavaletes e cones.

De acordo com a engenheira de trânsito da AMMPLA, Paula Lopes, a  tocha percorrerá os bairros IPSEP, Jardim São Paulo, Cosme e Damião, João de Deus, Nova Vida I e II, Jardim Amazonas, Pedro Raimundo, Ouro Preto, Jardim Maravilha, Vila Mocó, Centro, Caminho do Sol, Areia Branca, Maria Auxiliadora, Imperial Colônia e São José. O transporte coletivo terá sua rota alterada à medida que as vias que eles trafegam sejam interditadas. Os fiscais das empresas serão responsáveis pela mudança do trajeto dos ônibus.

"É um momento único e por isto precisamos da compreensão e contribuição de todos, motoristas e pedestres para fazer um momento de tranquilidade para garantir um percurso seguro", diz Paula, ressaltando que o revezamento da Tocha Olímpica representa um olhar positivo para Petrolina no cenário turístico e esportivo nacional. Para garantir que o evento aconteça de maneira segura, a Prefeitura instalou uma comissão municipal, responsável pela organização do trânsito, pela assistência médica ao longo do trajeto do percurso. ..

AMMPLA realiza palestra na Chesf, em Sobradinho visando os cuidados com a segurança no trânsito

Equipe da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina-AMMPLA, participou nesta terça-feira 17, do "Programa Fique Alerta para a Segurança 10", o projeto promovido pela Chesf-Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, pensando sempre na saúde e bem estar dos seus empregados, tem como um dos focos a segurança no trânsito.

Por este motivo a equipe do setor de Educação da AMMPLA-Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina realizou a palestra com o tema Trânsito Seguro é a gente que faz-Segurança tratada com seriedade. O evento foi realizado no auditório da Chesf, em Sobradinho, Bahia, com o objetivo de disseminar a cultura proativa de segurança no trânsito, estabelecendo práticas que previnam a ocorrência de acidentes. 

O coordenador do setor de educação da AMMPLA, o agente de trânsito Jilmar Barros e o arte educador Palhaço Pirulito  mostraram e discutiram o perigo de embriaguez no trânsito, excesso de velocidade, trânsito e cidadania, ações preventivas, respeito a pedestres e ciclistas e os bons exemplos de conduta ética e correta, além das regras previstas no Código Brasileiro de Trânsito.

O evento contou com a participação do gerente administrativo da Chesf, Lourinaldo Ferreira de Santana, da técnica em Segurança do Trabalho, Lais Modesto Fonseca, Técnico de Segurança, Francisco Junior e da gerente do serviço de Pessoal Segurança e Medicina do Trabalho, Maria Almira Florencio de Brito, também dos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, além de centenas de funcionários do orgão.

A AMMPLA está realizando um ciclo de palestras sobre segurança no trânsito em diversas empresas e escolas públicas. "É um momento para sensibilizar os funcionários da empresa a pensarem na importância da segurança no trânsito. Fazer com que eles parem e reflitam sobre o que fazem para garantir a segurança deles no trânsito", explicou Jilmar Barros. Qualquer escola ou empresa pode solicitar uma palestra, para isso basta solicitar informações pelo fone 87 3862 0300. ..

AMMPLA: Maio Amarelo será encerrado no domingo dia 29 com passeio ciclístico

Chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo – este é o objetivo do Movimento 'Maio Amarelo', que acontece em todo o território nacional, e Petrolina participa  por meio de ações da Prefeitura, através da AMMPLA-Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina, em parceria com outros órgãos governamentais e sociedade civil.

Por isso, o último domingo de maio, dia 29, está programado um passeio ciclístico que terá o objetivo de divertir e conscientizar a todos sobre os cuidados que devemos ter no trânsito. Haverá também a distribuição de prêmios e bicicletas com os participantes. Já foram inscritos mais de 200 ciclistas. As inscrições podem ser feitas na sede da AMMPLA, Avenida da Integração 1202. Informações pelo fone 87 3862 0300. Este ano o prefeito Julio Lossio instituiu em Petrolina o "Mês Maio Amarelo".

A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a "Década de Ações para a Segurança no Trânsito". Dados registram que são mais de três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país. ..

AMMPLA: Petrolina recebe visita da analista de infraestrutura do Ministério das Cidades

A analista de infraestrutura da Secretaria de Transporte e Mobilidade do  Ministério das Cidades, a arquiteta, urbanista Guadiana Lopes Cortizo, na tarde de segunda-feira 2, esteve reunida com o diretor presidente da AMMPLA, Ryan Pedro, o fiscal de transporte Paulo Valgueiro, o gestor de Projetos especiais Rogério Valença; a engenheira de trânsito da AMMPLA Paula Lopes e o gerente executivo de governo da Caixa, Rafael Mattos.

Na oportunidade Guadiana tomou conhecimento dos projetos das obras do Plano de Aceleramento (PAC-pavimentação), Projeto de Implantação do VLT, plano para ampliar a ciclovia e do Plano de Mobilidade Urbana de Petrolina.

Em visita a AMMPLA-Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina, Guadiana Lopes teve acesso a Central de Monitoramento onde conheceu o sistema de câmeras.

O  prefeito de Petrolina, Julio Lossio aponta que o Projeto para a construção Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), um processo de edital do PAC Mobilidade e também o outro da pavimentação  dentro do PAC Mobilidade representam mais um passo importante para o desenvolvimento do município.

O Plano de Mobilidade Urbana de Petrolina (PLANMOB), elaborado pelo Poder Executivo e aprovado pela Câmara Municipal, traça as diretrizes de ações integradas de cidadania, inclusão social, desenvolvimento urbano, de mobilidade e de proteção ao meio ambiente, conforme objetivos estabelecidos na Lei Federal.

A Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana – SeMob foi instituída no Ministério das Cidades com a finalidade de formular e implementar a política de mobilidade urbana sustentável, entendida como a reunião das políticas de transporte e de circulação, e integrada com a política de desenvolvimento urbano. ..

AMMPLA realiza blitz educativa com alunos da Escola Laurita Coelho

A Escola Municipal Laurita Coelho Ferreira (Bairro Vila Marcela) recebeu uma blitz educativa de trânsito na manhã desta sexta-feira 29, na avenida Monsenhor Angelo Sampaio. A ação faz parte do projeto Trânsito com Educação 2016, realizado pela Prefeitura de Petrolina, através da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina-AMMPLA.

Os alunos receberam as orientações e dicas importantes para ter um futuro melhor no quesito mobilidade urbana e trânsito. O diretor presidente da AMMPLA, Ryan Pedro, afirmou que a intenção é exatamente esta. "As crianças e jovens são multiplicadores das orientações sobre trânsito seguro junto à sociedade", disse Ryan.

"O que elas aprendem, repassam aos amigos, parentes e vizinhos", avalia Ryan. O coordenador de educação de trânsito da AMMPLA, Jilmar Barros afirma que o objetivo é de desenvolver atividades educativas relacionadas ao trânsito para alunos do ensino fundamental e médio.

"O tema educação no trânsito deve estar no dia a dia das crianças e é fundamental que também seja tratado nas escolas.Este ano, vamos atingir mais de 10 mil alunos que serão multiplicadores de conhecimento e vão garantir um trânsito mais seguro", definiu Jilmar Barros. A prefeitura de Petrolina através da AMMPLA iniciará na próxima segunda-feira 2, o Mês Maio Amarelo. ..

Ammpla orientação mudanças trânsito

A AMMPLA-Autarquia de Mobilidade Municipal de Petrolina informa que houve modificação de trânsito em duas ruas: Rua Padre Fraga - Sentido único de circulação com direção da Avenida Governador Eraldo Gueiros Leite para Rua Januário Alves (Águas Palace Hotel para Cemitério). 

Sendo regulamentada a proibição de estacionamento do lado direito da via, permitindo-se apenas do lado esquerdo, onde não houver meio fio amarelo. Essa modificação se fez necessária para dar uma maior fluidez ao trânsito daquela região, regulamentando também a área de estacionamento que era um conflito diário. Essa alteração foi executada em 14/04/2016 e está válida a partir desse período.

Ruas do Bairro Vila Mocó - Várias ruas transformaram-se em sentido único de circulação, devido ao grande fluxo de veículos na região, além de possuir um corredor de ônibus no local:

Rua Arraial do Bom Jesus sentido único de circulação da direção da Avenida Gilberto Freire para a Rua do Imperador. Logo, quem estiver na Avenida Gilberto Freire e quiser ir para a Avenida da Integração deverá acessar a Rua Arraial do Bom Jesus e logo em seguida a Rua do Imperador à direita, para esse propósito.

Rua da Esperança, Avenida Manoel do Arcos e Avenida Pernambuco sentido único de circulação da direção da Rua do Imperador e Avenida Gilberto Freire para Rua Lucyanno Patriota. Logo, todos os veículos que estiverem nessa localidade deverão seguir em direção à Rua Lucyanno Patriota para ir para o centro ou seguir em frente (após essa rua) para acessar a Av. da Integração.

Essa alteração foi executada em 26/04/2016 e está válida a partir desse período (para adaptação por 15 dias e para notificação após 1 mês). ..

AMMPLA inicia reuniões para definir ações do Projeto Professor Amigo do Trânsito

A prefeitura de Petrolina, através da AMMPLA-Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina está engajada no Projeto “Professor Amigo do Trânsito”, que tem como público os professores de escolas públicas do ensino fundamental I e II. Esta semana o setor de Educação da AMMPLA  reuniu 52 professores da rede de educação de Petrolina e na oportunidade foi apresentado o Projeto para que todos possam contribuir com o planejamento e ações.

O Projeto Professor Amigo do Trânsito, além de criar uma rede de educação de trânsito, vai capacitar os professores para atuarem como agentes multiplicadores na esfera municipal, levando para a sala de aula boas práticas no trânsito. O coordenador de Educação de Trânsito da AMMPLA, Jilmar Barros, explica que serão premiados em setembro os melhores projetos, aqueles que se destacarem em ações educativas, considerando os critérios de inovação, quantitativo e percentual de alunos alcançados. 

"O municipio que for contemplado com o melhor projeto vai participar da solenidade de apresentação no dia 22 de setembro no Recife", revela Jilmar Barros. A proposta é formar os motoristas do futuro. “Pensar na próxima geração de motoristas é uma das prioridade e Investir em educação no trânsito e aplicação de medidas que reduzam os acidentes", ressalta Jilmar Barros.

Pesquisas apontam que o trânsito é uma das maiores causas de mortes no mundo, inclusive no Brasil e que grande parte dos acidentes poderiam ser evitados, daí a importância desse projeto voltado para os professores e a comunidade escolar. O projeto Professor Amigo do Trânsito, possibilitará uma maior e mais frequente atuação junto às escolas do município, difundindo de forma mais eficaz os conhecimentos sobre educação de trânsito e possibilitando uma troca de informações por parte dos membros da rede do projeto. ..

AMMPLA tem novo diretor presidente, Ryan Pedro

O Prefeito Julio Lossio apresentou durante coletiva de imprensa, os novos secretários que a partir desta terça-feira 4,  vão gerenciar as secretarias de Governo; Saúde; Educação; Cidadania, Cidade, AMMPLA e Fazenda.

O prefeito empossou o novo diretor Presidente da AMMPLA-Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina, Ryan Pedro Nascimento Oliveira. 

"Os novos secretários assumem com a missão de contribuir para um novo governo e devem ao final, entregar o resultado de um produto, que é mais qualidade de vida para a população. São pessoas de muita capacidade que entram com a responsabilidade de trazer novas ideias e propostas", afirmou o Prefeito Julio Lossio, após realizar uma reunião com os novos secretários.

Ryan Pedro ressaltou que a meta é proporcionar a qualidade dos serviços e a continuidade da melhoria do trânsito em Petrolina. Ryan é funcionário concursado e já exerceu a gerência da Ammpla (ex-EPTTC).
..