Foram encontrados 346 registros para a palavra: alimentos

Anvisa vai regular critérios mínimos para definir alimentos como integrais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai passar a regular um mercado considerado promissor pela indústria alimentícia: o de produtos integrais. Embora recomendados por médicos e nutricionistas, alimentos vendidos no Brasil com essa classificação muitas vezes apresentam em sua composição predominantemente ingredientes processados. A decisão de regular o tema foi aprovada na última reunião da diretoria da agência. "O consumidor tem de ter o máximo de informação para poder diferenciar alimentos e não ser enganado", afirmou o presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa.

A proposta, explicou, é trazer critérios mínimos para que produtos possam se declarar como integrais. A expectativa é de que o texto proposto traga também regras específicas para acertar as embalagens. A partir de agora, técnicos vão preparar um texto de resolução, que em uma outra etapa deverá ser colocado em consulta pública. "Produtos integrais geralmente são mais caros. Não podemos permitir que o consumidor seja induzido ao erro, gaste mais para comprar um alimento com qualidade nutricional diferente do que ele imaginava", avaliou Barbosa. A movimentação da Anvisa não é sem motivo. Uma pesquisa feita neste ano pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) com 14 biscoitos vendidos no Brasil como integrais demonstrou que apenas três continham de fato farinha de trigo ou cereal integral como principal ingrediente. O levantamento, com base na análise das tabelas nutricionais estampadas nas embalagens dos alimentos, mostrou que outros seis produtos apresentavam farinha integral, mas em uma quantidade menor do que outros ingredientes...

Banco de Alimentos do Sesc Petrolina incentiva doações e amplia parcerias durante a Fenagri 2016

"Do ponto de vista social, você está ajudando pessoas simples e evitando o desperdício. Isso é o que motiva a existência do Banco de Alimentos", diz a assistente social do Serviço Social do Comércio, Telma Calado, responsável, entre outras funções, pela garantia de  refeições para 8.746 pessoas em cinco municípios de Pernambuco e dois da Bahia.

Em um bairro mais distante e carente de Juazeiro (BA), o Nova Aliança, fica a Instituição Professora Cristina. Socorro Braga, 50, passou mais da metade da vida, 32 anos, em sala de aula. É uma das docentes que leciona na entidade. "Eu não me canso de ver vidas transformadas. Só as doações do Banco de Alimentos do Sesc nos ajudam a mudar a vida de 180 crianças e, indiretamente, a própria comunidade; principalmente porque trabalhamos com famílias violadas em seus direitos", diz a pedagoga...

76ª CIPM realiza ação social no Loteamento Nossa Senhora das Grotas, em Juazeiro

Nesta terça-feira (10), a 76ª CIPM realizou entrega de alimentos a comunidade carente do loteamento Nossa Senhora das Grotas, mas conhecida como invasão “Suvaco da Cobra”, que fica localizada próximo ao bairro Quidé.

A iniciativa visa aproximar a Polícia Militar da comunidade e está alinhada à política do Comando da Instituição, bem como a do Comando de Policiamento Regional Norte, dentro do programa "Um Norte Para Todos", que tem o objetivo de estreitar os laços com a comunidade e juntos formarem uma corrente do bem. ..

Encerramento do Curso de Confeitaria movimenta Escola de Alimentos em Petrolina

Mais 30 confeiteiros estarão no mercado de trabalho. Isto porque a Prefeitura de Petrolina concluiu mais um curso de qualificação com ênfase em Confeitaria e certificou os novos profissionais na quinta-feira (5). A formação foi realizada em parceria com o SENAI. 

Durante solenidade de certificação estiveram presentes o secretário-executivo de Juventude e Qualificação Profissional, Eduardo Aires, representantes do SENAI, como também professores e representantes do ACESSUAS, entre outros convidados.

O curso teve a duração de 60 horas, divididos em aulas teóricas e práticas e teve participação de  alunos moradores dos bairros Pedro Raimundo, COHAB Massangano, jardim Amazonas e Alto do Cocar. O objetivo do curso foi de capacitar e qualificar a mão de obra na cidade.

Na primeira parte do curso, os alunos receberam aulas sobre empreendedorismo, direitos humanos, habilidades de gestão, como lidar com os alimentos, higiene, competência socioprofissional, entre outros assuntos. Na segunda etapa da formação, os alunos aprenderam receitas de produtos que são oferecidos dentro de uma panificadora, tanto na parte de confeitaria, como salgados, doces e outros alimentos. ..

Petrolina: Merendeiras da Rede Municipal são treinadas em manipulação de alimentos

A formação sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos foi ofertada para as merendeiras da Rede Municipal da sede e do interior. O evento promovido pela Secretaria de Educação de Petrolina, através da Superintendência de Alimentação Escolar e Nutrição foi realizado na Escola Professora Eliete Araújo de Souza, e contou com a presença de aproximadamente 200 merendeiras.

Durante a formação as merendeiras tiveram oportunidade de aprender ainda mais sobre técnicas para Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, Com o objetivo de orientar quanto à aquisição, produção, armazenamento, exposição e distribuição de alimentos saudáveis e seguros aos alunos, obedecendo a Legislação vigente. O curso foi ministrado pelas nutricionistas da Seduc Sílvia Carvalho e Célia Oliveira e as tecnólogas Cristiana Batista, Valeria Pires e Rafaela de Rezende...

Excesso de chuvas provoca alta nos alimentos, aponta pesquisa

As chuvas dos últimos dois meses foi motivo de alegria e esperança para o sertanejo, mas o excesso delas nas principais regiões produtoras de alimentos provocou alta nos preços dos itens que compõem a cesta básica. A informação é de um levantamento realizado mensalmente pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape).

Dentre os produtos que tiveram aumento de preços, o feijão e o leite refletem as consequências do excesso de chuvas, o que também alterou o valor dos seus derivados, a exemplo da margarina. Outro item que teve um forte aumento e refletiu na inflação foi o açúcar. A elevação do preço do produto ocorreu devido a um movimento que privilegia a produção do etanol ao invés do açúcar. Como consequência, o item apresentou menor disponibilidade, o que fez o seu valor aumentar...