Foram encontrados 85 registros para a palavra: afogamento

Afogamento é a segunda maior causa de morte acidental 

Praias, piscinas, rios, açudes, etc. Os locais são variados, mas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamentos Aquáticos (Sobrasa), mais da metade dos afogamentos (54%), acontecem em rios. A pesquisa ainda revela que, em 50% das mortes, as vítimas estavam brincando ou nadando. 

A enfermeira e coordenadora do curso de Enfermagem de uma faculdade particular de Petrolina, Ana Paula Andrade, alerta e orienta a população da região em casos de afogamento. Ela pontua que, quando o afogamento ocorre, "a função respiratória fica comprometida por conta da entrada de muita água nas vias de acesso, como nariz e boca, e, se não houver um resgate em tempo hábil, pode causar a obstrução das vias aéreas, acumulando água nos pulmões", explica.   ..

Equipe do 9° GBM resgata corpo vítima de afogamento na orla de Juazeiro (BA)

Informações oficiais do Tenente Coronel Tarcísio Ribeiro comandante do 9° GBM (Grupamento de Bombeiro Militar) de Juazeiro (BA) dão conta de mais um afogamento nas águas do Rio São Francisco.

No início da tarde o grupo de mergulho do Corpo de Bombeiros foi acionado e depois de várias buscas no leito do Velho Chico acabou encontrando o corpo da pessoa identificada apenas pelo apelido de ‘Índio’ que se afogou nas proximidades do ‘M’ na Orla da cidade...

LEITOR FAZ ALERTA SOBRE INEFICIÊNCIA DE SINALIZAÇÃO EM LOCAL DE RISCO DE AFOGAMENTO EM JUAZEIRO (BA)

A prainha da Cominag, proximidades da Agência Fluvial da Marinha do Brasil em Juazeiro (BA) já registrou inúmeros afogamentos e por esta razão o espaço foi sinalizado como local de risco. Mas, um leitor observador constatou que a sinalização pode ser ineficiente e ele explica as razões. Confira:

Querido amigo Geraldo José,..

Bombeiro civil foi vítima de afogamento agora à tarde na Orla 2, em Juazeiro

Aconteceu no início desta tarde (26), na Orla 2 de Juazeiro-Ba, um afogamento tendo como vítima um bombeiro civil. De acordo com informações colhidas pelo Blog GJ Notícias, o bombeiro civil chama-se Hélio Santana, de idade não confirmada. O corpo foi retirado das águas do São Francisco e deve ser encaminhado para perícia.

Atendendo a uma solicitação do Blog GJ Notícias o Capitão Moreira, PM Bombeiro, informou que ainda não chegaram informações concretas sobre o afogamento, confirmando apenas que se trata de um bombeiro civil que atua na região...

Polícia investiga afogamento de criança em piscina de clube de eventos, em Petrolina

A Polícia Civil instaurou inquérito para a apurar o afogamento de uma criança, no domingo (24), em um clube de eventos, no bairro Rio Corrente, em Petrolina, Sertão de Pernambuco. De acordo com a polícia, familiares da vítima, que tinha 4 anos de idade, disseram que o menino estava brincando na piscina infantil, quando passou para área dos adultos e ocorreu o acidente. O caso está sendo investigado pela delegacia de Petrolina, que comunicou que só vai se pronuncia quando as informações sobre o afogamento estiverem consolidadas.

A direção do clube onde aconteceu o afogamento se pronunciou através da seguinte nota: "Nós do Espaço livre não temos nada a declarar, mas deixando claro que é de total responsabilidade dos contratantes no dia do evento mediante contrato, este vem discriminando todos os regulamentos de uso e deveres (Em uma das cláusulas vem informando que: "Crianças menores de 12 anos, deveram estar acompanhados pelo responsável na piscina"). Ademais, temos isolamento na área da piscina, esse separa o salão de festa da área de banho"...

MAIS UM AFOGAMENTO NA ILHA DO FOGO

Neste sábado, dia 15 de dezembro, por volta das 14h30, uma pessoa foi encontrada sem os sinais vitais vítima de afogamento na Ilha do Fogo, exatamente no setor onde funcionava a extinta Franave.

A vítima identificada como José Cardoso da Silva, 51 Anos...

Técnico em Segurança Eletrônica que afogou-se no domingo, foi sepultado nesta quarta, em Sento-Sé

Com ausência de resgate especializado, pescadores e voluntários se revezam perigosamente na busca de corpos,
em Sento-Sé

Foi sepultado nesta quarta-feira (28), em Sento-Sé, o corpo do Técnico de Segurança Eletrônica e ex-membro do Conselho Tutelar no município, Rogério Batista, de 43 anos, vítima de afogamento no local conhecido como Porto das Barcas, onde a população, aos fins de semana, se desloca também para banhos e diversão. De acordo com o colaborador do Blog, Toni Lopes, “No mesmo local já aconteceram outros afogamentos e não existem boias, nem qualquer outro tipo de sinalização alertando para os perigos que a população se expõe quando mergulha naquele local”, explicou.

De acordo com as informações colhidas pelo Blog, o corpo de Rogerio ficou submerso desde o domingo (25) e só foi encontrado nas primeiras horas desta terça-feira (27), após pescadores da cidade avisterem o corpo, que submergiu próximo a uma embarcação da Agencia Fluvial da Caixa Econômica Federal. “Quando acontece um acidente dessa natureza aqui em Sento-Sé, as famílias sofrem muito com demora para o resgate, já que o Corpo de Bombeiros funciona em Juazeiro e não existe nenhum tipo de serviço de resgate na cidade. Pescadores e voluntários se obrigam a mergulhar, sem equipamentos e sem segurança, para tentar minimizar o sofrimento das famílias das vítimas. Um pescador conhecido como "seu Joca" e outros companheiros encontraram o corpo por volta das 4h15 da manhã", disse um morador.

Localizado em Juazeiro, com uma área de atendimento que inclui diversos municípios da região, o Corpo de Bombeiros fica impossibilitado de atender com rapidez as demandas que lhe são atribuídas, pela distância ou pela estrutura, sempre menor do que o que a demanda sugere...

Dois homens são acusados de provocar morte por afogamento de adolescente em Juazeiro

Eduardo Jorge Meireles da Cunha e Ramon Neto Costa foram denunciados pelo Ministério Público estadual pelo homicídio qualificado de um adolescente que morreu afogado no dia 7 de setembro deste ano em Juazeiro. Na denúncia, o promotor de Justiça Raimundo Moinhos explica que dois adolescentes teriam alugado um caiaque duplo com a empresa Caiaque do Vale, juntamente com dois coletes salva-vidas, para uma hora de uso no Rio São Francisco, em Juazeiro. Na denúncia, o promotor afirma que os dois teriam ultrapassado o tempo, o que levou o responsável pelo estabelecimento, Eduardo Jorge, a determinar que Ramon utilizasse outro caiaque para “ir até os adolescentes e tomar os coletes e o caiaque”.

Na denúncia, Raimundo Moinhos destacou que a vítima foi abordada “de surpresa, no meio do rio”, o que impossibilitou a sua defesa. O crime também foi qualificado por motivo fútil, tendo em vista que a ordem para que os adolescentes voltassem nadando se deu “somente pelo fato deles terem ultrapassado o tempo do aluguel”. A denúncia registra que, mesmo “cientes de que na região a correnteza é violenta e são rotineiros os casos de afogamento”, os acusados determinaram que eles “voltassem nadando”. Tal procedimento configura, segundo o promotor, dolo eventual. “Ainda que não desejassem, eles assumiram o risco de que o afogamento acontecesse”, afirmou Moinhos. ..

DIRIGENTES DA EMPRESA CAIAQUES DO VALE OFERECEM VERSÃO SOBRE O AFOGAMENTO DE ADOLESCENTE NO RIO SÃO FRANCISCO

Os diretores da empresa Caiaques do Vale Eduardo Jorge Meireles da Cunha e Denísia Medrado estiveram no Programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta quarta-feira (12) utilizando direito de resposta e apresentando as suas versões sobre o afogamento do adolescente Diogo Lira Ferreira, fato ocorrido na sexta-feira, 07 de setembro, em Juazeiro (BA).

“Nós lamentamos profundamente o ocorrido, mas rechaçamos todas as acusações imputadas a empresa, entre elas a de que nós tomamos o caiaque no meio do rio e deixamos os jovens à deriva é muito pesada, muito forte. Estou arrasado com a perda de um jovem, sou pai, sou avô, Juazeiro me conhece e o fato não foi em hipótese nenhuma dessa forma” contestou Eduardo Jorge...

Juazeiro: Adolescente morre afogado e amigo diz que funcionário da locadora obrigou vítima a abandonar caiaque e nadar

Este Blog publicou ontem (07) a informação de um afogamento de adolescente de 16 anos quando fazia a travessia de caiaque em Juazeiro.

A Polícia está investigando as causas do afogamento. Na edição do Jornal da TV Bahia, a informação é que o afogamento ocorreu  "após o jovem supostamente ter sido obrigado por um homem a abandonar o caiaque em que estava, no meio do Rio São Francisco, e a seguir viagem nadando". A denúncia foi feita por um amigo da vítima que estava na embarcação com o jovem e outras duas pessoas...

Mais uma pessoa morre afogada no Rio São Francisco

Na manhã desta sexta-feira, após o desfile de 7 de setembro, um jovem morreu afogado nas águas do rio São Francisco, fato registrado na orla II da cidade.

Inúmeros populares que acompanhavam o desfile correram para acompanhar a ação do corpo de Bombeiros e da Polícia Militar que estiveram no local e recolheram o corpo para o Instituto Médico Legal...

JOVEM DE 21 ANOS É VÍTIMA DE AFOGAMENTO EM REMANSO

Na tarde quarta-feira (11) o Blog Geraldo José recebeu a informação de vários leitores em Remanso de que por volta das 13h33min foi registrado um afogamento no Rio São Francisco, desta feita no porto da cidade de Remanso. A vítima, um jovem de pré-nome, Moisés, 21 anos de idade, se afogou no local. A ocorrência registra ainda que a namorada da vítima, pediu apoio porque ninguém estava localizando o corpo do rapaz. ..

Afogamentos: Leito do rio São Francisco é perigoso

O afogamento é uma das principais causas de morte no mundo, com cerca de 472 mil mortes por ano. A asfixia debaixo d’água está entre as 10 principais causas de morte de crianças e jovens em todas as regiões do planeta. A Organização Mundial da Saúde (OMS), faz um apelo para a tomada de medidas de prevenção, principalmente em relação aos jovens. Mais da metade das mortes é de menores de 25 anos e a maior taxa de morte por afogamento entre as crianças é de menores de cinco anos.

O risco de morte por afogamento no Rio São Francisco, principalmente neste período mais quente do ano e de Natal, fim de ano e férias de janeiro, fevereiro, reacende o alerta sobre os riscos de banhistas que usam as águas para se refresca, prática que se repete em diversos municípios banhados pelo Velho chico...

Afogamento na tarde desta sexta-feira(15) no Rio São Francisco

Mais um afogamento foi registrado no Rio São Francisco na tarde desta sexta-feira (15). Segundo informações recebidas pelo blog, o corpo de um rapaz foi encontrado na Orla II, próximo ao ponto de aluguel de caiaques.

Procurado pelo blog, o 9º GBM confirmou o afogamento, porém, não soube informar mais detalhes sobre o ocorrido...

JOVEM É VÍTIMA DE AFOGAMENTO NA ILHA DO FOGO EM JUAZEIRO

Domingo (26) de forte calor e o público superlotou as ilhas ao longo do Rio São Francisco, entre elas, a Ilha do Fogo que registrou na parte da tarde o afogamento do Jovem César Augusto da Silva,17 anos, morador da rua 05, bairro Alto do Alencar.

O corpo foi localizado por uma equipe do Corpo de Bombeiros e rapidamente transferido para o IML – Instituto Médico Legal de Juazeiro sob acompanhamento de vários curiosos...

Mulher morre afogada no Assentamento Mansueto de Lavor

Uma mulher de 26 anos morreu no final da tarde de ontem, quinta-feira (12), quando tomava banho no rio São Francisco, no Assentamento Mansueto de Lavor, em Petrolina, no sertão de Pernambuco. A jovem chegou a ser levada para o Hospital da cidade de Lagoa Grande, mas já estava morta.
O corpo da mulher foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Petrolina (IML).
  ..

Tia de Daniel Alves morre afogada no Salitre

Uma tia do jogador baiano Daniel Alves, que atua no clube francês PSG, morreu afogada no rio Salitre, afluente do rio São Francisco, em Juazeiro, norte da Bahia, nesta sexta-feira (18). A informação foi confirmada pela Polícia Civil e por familiares do jogador. Conforme familiares, a mãe de Daniel Alves é irmã da vítima e passou mal ao receber a notícia. Ela recebeu atendimento médico em um hospital de Juazeiro.

Segundo a polícia, o caso aconteceu na manhã desta sexta, após a vítima, Marlúcia Capistania, 46 anos, sair para cuidar de umas mudas de banana na fazenda Mulungu, no povoado de Salitre, onde morava. De acordo com a polícia, a família estranhou a demora dela e foi procurá-la. O corpo foi encontrado no dreno do rio, perto da fazenda, e retirado da água por familiares...

Filho do Jogador Guerra, vítima de afogamento, aparece brincando com o pai no hospital.

Imagens publicadas ontem (09) por Kris Espejo, mulher do jogador Alejandro Guerra, do Palmeiras, mostra o filho do casal, Assael, vítima de afogamento na última  quarta-feira, brincando com o pai no Hospital Albert Einstein, onde continua internado.

Nas imagens o garoto, de apenas três anos, Assael, aparece brincando e interagindo com Guerra, em um brinquedo dentro do Hospital. Em que pese os movimentos ainda lentos, a cena mostra que Assael não teria algum tipo de comprometimento motor, o que geralmente ocorre quando o cérebro deixa de receber oxigênio por período prolongado...

Afogamento de jovem na Orla de Juazeiro provoca debate na Câmara de Vereadores

O vereador Domingos Alves Viana, o Domingão (PRTB) usou a tribuna na sessão ordinária desta terça-feira (06) para informar sobre a reunião que participou na sede da Agência Fluvial de Juazeiro com o Capitão-Tenente Silvio Miranda Pinto Júnior, titular da agência; e os vereadores Gleidson Medrado (PSD), Fábio Luiz (PRB), Anastácio Assis (PCdoB), Jean Gomes (PT) e o presidente Alex Tanuri (PSL).

“Mais uma vez venho a esta tribuna e meios de comunicação para falar sobre os riscos nas áreas de banho de Juazeiro. A vítima na tarde desta segunda-feira (05) foi a jovem Edna Luana, 18 anos, moradora do bairro Antônio Guilhermino. Logo nos comunicamos e fomos à Agência Fluvial de Juazeiro onde o Capitão Silvio Miranda demonstrou toda sua preocupação com essa situação”, contou Domingão...

MAIS UM AFOGAMENTO NA "PRAINHA" EM JUAZEIRO-BA

Por volta das 13 horas desse domingo (28) o Núcleo de Mergulho do Nono Grupamento de Bombeiros de Juazeiro  foi acionado a fim de resgatar  corpo de uma vítima de afogamento. A vítima Inael Araújo Santos, 20 anos, residia no sitio Rancho Grande, município de Araripina/PE. 

O jovem veio visitar parentes na cidade de Petrolina/PE, e pediu para ver o rio, ao chegar no local da Prainha, orla nova de Juazeiro, adentrou nas águas do velho Chico e mergulhou próximo a um banco de areia, como não sabia nadar, começou a se afogar e a pedir por socorro. Algumas pessoas tentaram ajudá-lo, sem contudo obter êxito. O corpo foi encaminhado ao IML de Juazeiro...